Efetividade no estudo por questões

Avatar


16 de outubro4 min. de leitura

Antes de adentrar em nosso tema de hoje, vamos refletir sobre o momento que estamos perpassando? Vivendo toda essa crise, há oportunidades, principalmente para quem tem o sonho de ser servidor público no ano de 2021. É grande o quantitativo de vagas presentes nos editais em dezenas de áreas de atuação, e isso pode mudar a vida de todos aqueles que se comprometerem e, apesar das dificuldades, acreditarem na força do estudo como álibi.

Há um mito em meio aos aspirantes a um cargo público: o de que só passa quem tem facilidade e é extremamente inteligente, ou que, para conquistar a nomeação, é necessário absorver todo o conteúdo presente no edital e fixá-lo. Em contrapartida, quero assegurar que a preparação é fundamental, mas não é necessário decorar tudo, nem tampouco ser um especialista para dar conta do conteúdo disposto no cronograma.

É importante sim estudar, mas o diferencial em sua preparação será definir o caminho, ter estratégias de estudo e de resolução de provas, controle emocional para tornar menos árduo o percurso. Com as dicas a seguir, proponho velocidade, consistência e dinamismo durante a trajetória rumo a essa conquista.

  • Entenda o processo da aprovação

O erro mais comum entre os que se propõem a estudar para concursos é o famoso sair atirando para todos os lados, sem ter um motivo definido. Antes de pensar em dinheiro e em estabilidade, é primordial ter em mente que, independentemente do cargo a ser ocupado, a função pública consiste em estar a serviço da sociedade, ou seja, é necessário gostar de lidar com pessoas e facilitar ao máximo a vida de quem depende da prestação do seu serviço.

Parar um tempo e pontuar suas competências, suas afinidades, suas limitações, o que gosta e o que não gosta te fará ter conhecimento a respeito de si mesmo e se de fato há vocação ou não para ocupar o cargo, bem como para carreira específica a ser seguida.

Independentemente da área escolhida (seja policial, saúde, judiciária, fiscal, legislativa, executiva), o comprometimento e o compromisso após a definição te auxiliarão a manter o hábito, motivado a persistir. A decisão de entrar nesse campo de batalha, com tanta renúncia, limitações e clareza a partir do que realmente se quer, será o pontapé inicial que manterá o candidato motivado durante toda a jornada.

  • Resolva questões e crie intimidade com o examinador

Após definir o que você quer e para onde irá, é de extrema importância saber com quem competirá. Na vida sempre estamos competindo e, no mundo dos concursos, não seria diferente. Além de lidar consigo e com sua parte emocional (esta, sem dúvida, será a peça chave para você persistir no aprendizado do conteúdo), outro ponto de extrema relevância é conhecer a banca examinadora a qual organizará todo o certame.

Buscar entender o modo de cobrança, como tem sido as avaliações dessa instituição ao longo do tempo através da análise das provas anteriores e de editais semelhantes ao do seu concurso almejado são ações muito importantes na hora de iniciar o planejamento.

O candidato aprovado foca na banca avaliadora assim como foca na carreira a ser seguida. Cada uma dessas instituições possuirá suas peculiaridades, que te auxiliarão na forma de estudar corretamente. Ao resolver questões da banca responsável pelo seu concurso ou da instituição a qual pretende integrar, sempre produza um caderno de erros com seus principais registros e marque em sua legislação os artigos mais cobrados.

Tomando o Cebraspe como exemplo: essa banca costuma aplicar os maiores concursos do país há muitos anos, e possui um padrão bem definido de provas. Há uma porcentagem de cobrança em cada matéria de cada disciplina, e isso serve de parâmetro para o candidato, pois, ao se valer desses quantitativos, ele consegue otimizar o tempo no sentido de identificar o que realmente será cobrado de modo mais relevante.

Outro ponto a ser observado é que as primeiras questões das provas são mais extensas, com mais textos, com cálculos, com língua estrangeira; além disso, há uma redação ao final. A única finalidade dessa ordem é cansar o candidato despreparado. Pode perceber que até o peso da primeira parte das questões é considerado de menor valor do que o das matérias específicas.

Ainda falando do padrão do Cebraspe, ele adota o sistema de uma questão errada anular uma questão certa. Isso aumenta mais ainda a importância de se ter atenção a essa análise detalhada de quem vai te avaliar, pois sua nota pode ser negativada.

A falta de planejamento e informação faz com que muitos se percam na organização do conteúdo, pois não construíram a base estrutural no início dos estudos; sem dúvidas, a falta de familiaridade com a banca examinadora só será construída com o  tempo e conforme você se comprometa dia a dia com sua decisão de avançar nos estudos.

  • Aposte no treino e no controle do tempo

O momento da preparação será a construção do êxito no dia da prova, por isso a importância da clareza, do planejamento e da execução.

Além do estudo da teoria, é essencial que exista a prática de questões desde o primeiro dia de sua rotina. Será a forma mais eficaz de ter contato direto com as exigências e particularidades da banca examinadora, sem contar que é a melhor forma de absorver o conteúdo.

Além de resolver muitas questões, é importante ter atenção redobrada quanto aos erros cometidos nesse processo, principalmente se sua banca for o Cebraspe, que anula uma questão certa em face de uma errada.

Quando errar, consulte a teoria, busque entender o motivo do erro, revise para saber se este ocorreu por falta de conhecimento ou por falta de atenção. Essa prática te proporcionará um grande diferencial de fixação e, além disso, as questões se repetem, logo, uma ou algumas delas podem fazer parte da sua avaliação.

Há quem apenas faça o famoso estudo reverso, partindo das questões para depois consultar a teoria, mas há quem prefira fazer o contrário. Há quem se adapte, há quem não se adapte. A verdade é que não é necessário ser um expert, o foco é saber fazer questões e acertar a maior quantidade possível delas. É preciso ter foco nas disciplinas nas quais se têm mais dificuldade, mas sem negligenciar a revisão da parte em que já tem algum domínio.

A consciência do tempo também é outro pilar a ser observado: cronometrar o tempo de estudo, bem como o da resolução dos simulados. Aqui é fundamental utilizar o prazo disposto no edital como parâmetro e ir adaptando conforme a realidade do candidato.  Com essa ferramenta, o estudante adquire agilidade e segurança no dia de resolver a prova.

Defina os horários livres, organize a rotina e persista todos os dias em dar o melhor para que haja mais preparo para alcançar o objetivo almejado. Sabe-se que não é inteligência, nem tampouco o coeficiente intelectual que determinarão sua aprovação, mas, sem dúvidas, saber como e o que fazer no Dia D.

Por fim, não deixe de sempre refazer as questões que errou. Você perceberá que errará os mesmos itens várias vezes. Elabore uma proporção na qual a resolução de questões ocupe 30% de seu tempo diário de estudos antes da publicação do edital e 70% após a publicação, separando o restante do tempo para revisar seus materiais teóricos e realizar simulados.

É isso; após ler esse artigo, você obteve a clareza de que precisa de ajuda? De um acompanhamento diário e ilimitado oferecido em conjunto com cronogramas semanais certeiros? Eu e a equipe com mais de 50 GranXperts estamos prontos para conduzir sua preparação até a tão sonhada aprovação.

 

Grande abraço e bons estudos.

Nelson Marangon

Avatar


16 de outubro4 min. de leitura