Ensaios Microbiológicos em Medicamentos

Avatar


18 de junho1 min. de leitura

Você sabe qual é a diferença entre ensaios biológicos e microbiológicos?

 

Você já ouviu falar sobre ensaios biológicos e ensaios microbiológicos, não é mesmo? Mas você sabe dizer qual é a diferença entre os dois? Não? Então vamos descobrir agora!

Tratam-se de dois tipos de experimentos muito importantes para a indústria farmacêutica e o meio científico. Sem esses ensaios, seria difícil até mesmo imaginar quais consequências negativas para o ser humano e o meio ambiente teríamos que enfrentar. Para evitar problemas (como, por exemplo, uma reação indesejada grave para o ser humano), contamos com esses dois métodos.

Afinal, do que adianta um medicamento eficaz (que cura) mas que não é seguro e provoca efeitos colaterais mais graves do que a própria doença? É por isso que os novos medicamentos, aqueles que estão em etapas de “testes” antes de ser disponibilizados para toda a população, precisam passar por vários tipos diferentes de ensaios (pré clínicos e clínicos) prévios.

Vejamos, então, quais as principais diferenças entre eles.

Os ensaios biológicos investigam os efeitos de uma substância específica em um órgão isolado ou um organismo vivo. São métodos de estudo empregados para caracterizar determinada droga e seu comportamento em organismos. Por isso mesmo eles são essenciais no desenvolvimento de novos medicamentos e no monitoramento de poluentes no meio ambiente, garantindo o mínimo de interferência possível. Essa determinação é fundamental para que uma droga seja utilizada de forma terapêutica. São exemplos de ensaios biológicos: Toxicidade, Pirogênio, Endotoxinas Bacterianas.

Já os ensaios microbiológicos incluem diferentes testes em diversos materiais e produtos que podem utilizar micro-organismos como parte do método de detecção. Esses testes incluem esterilidade, detecção, isolamento, enumeração, identificação de organismos, dentre outros.

Sempre é bom reforçar que, seja qual for o tipo de ensaio utilizado, ele deve ser realizado ou supervisionado por uma equipe experiente, qualificada e competente. Ah, temos também o uso dos regulamentos nacionais específicos, bem como nosso compêndio oficial (a Farmacopeia Brasileira), para garantir ainda mais a eficácia do teste.

E falando em qualificação, No Gran você sabe que pode encontrar várias opções para te auxiliar em seus estudos, não é mesmo? Então, não fique de fora! Temos várias aulas nos nossos cursos elaboradas para que você se torne cada vez mais um profissional qualificado e preparado para gabaritar questões de microbiologia no seu concurso!

Agora que você já sabe a diferença básica entre esses dois tipos de ensaios, que tal se aprofundar mais em cada um deles?

 

Conheça os nossos cursos!

Te espero lá!

Pollyana Lyra

Avatar


18 de junho1 min. de leitura