Equilíbrio necessário para ser aprovado

Avatar


06 de maio4 min. de leitura

Já parou para pensar que, muitas vezes, você estuda por horas, dias e meses e, mesmo assim, tem a impressão de que não tem sido o suficiente, de que está faltando alguma coisa? Conhece alguém que estudou por meses, sempre demonstrou ter bastante conhecimento sobre o conteúdo, contudo, até hoje não obteve a tão sonhada aprovação?

Será que “apenas” estudar é o suficiente? Será que é necessário fazer mais alguma coisa além de sentar e estudar?

Hoje eu venho aqui te falar que estudar não é o suficiente. Você precisa ir além, precisa ter uma vida equilibrada e precisa dar atenção a outras áreas da sua vida, caso contrário, poderá ser o seu próprio sabotador.

Como assim, Micael?

Todo mundo tem pelo menos cinco grandes áreas na vida: intelectual, emocional, espiritual, financeira e física. Aí está o grande erro de muitos concurseiros. Vejo muitas pessoas se preocupando apenas com a parte intelectual e abandonando completamente as demais áreas, não tendo noção do prejuízo que esse comportamento acarreta.

É claro que, como concurseiro, sendo o seu principal objetivo no momento passar num concurso público, você precisará dedicar mais atenção e energia à área intelectual; entretanto, é preciso sempre buscar o equilíbrio, pois, caso tenha qualquer problema em um das outras áreas, isso comprometerá a qualidade dos seus estudos e, consequentemente, a sua esfera intelectual.

O que fazer, então? Busque sempre o equilíbrio. Quanto à parte emocional, temos muito a dizer – eu poderia fazer um artigo apenas tratando desse tema, mas, em breve palavras, é necessário que você desenvolva e utilize a sua inteligência emocional. Ter inteligência emocional quer dizer administrar as emoções e não ficar refém delas. É preciso assumir o controle, evitar picos de emoções e saber viver um dia de cada vez.

O estresse e a ansiedade são dois grandes vilões que tentam comprometer o emocional do concurseiro. Grosso modo, o estresse é o excesso do hoje, do agora, muitas tarefas sendo executadas ao mesmo tempo, e a ansiedade é o excesso do amanhã – às vezes, você gasta muito tempo pensando no amanhã e “vivendo-o” e não rende nem metade do que deveria ser feito hoje.

Nesse momento, eu já gostaria de mencionar a importância de você ter um tempo reservado para o Intervalo de Qualidade no seu plano de estudos. Todo mundo já ouviu falar que o descanso é necessário durante essa caminhada, mas vou além: não basta só descansar, é necessário também dedicar um tempo para realizar alguma atividade agradável, a qual funcione como uma recompensa por ter vencido a sua meta semanal e sirva para descansar a mente e repor suas energias para mais uma semana de estudo que irá iniciar.

No pré-edital, em que você ainda não tem uma data para sua prova e não sabe até quando vai precisar manter o ritmo dos estudos, eu recomendo você reservar um dia na semana para ter o seu Intervalo de Qualidade. Por outro lado, caso o seu edital já tenha sido publicado, o seu intervalo pode ser realizado em um ou dois turnos no seu final de semana.

Vale mencionar que essa pausa não diz respeito apenas à área emocional, mas sim a todas os demais âmbitos de sua vida (financeiro, espiritual e físico também). Procure cuidar igualmente de sua espiritualidade, independentemente de sua religião ou até mesmo se você não tem uma. Cuidar de seu espírito, de sua alma, e ter a confiança de que há um Ser superior cuidando de você e te guiando proporcionará a paz e a tranquilidade necessárias para te auxiliar nessa caminhada.

Cuidar das suas finanças é importante? Sem dúvidas! É claro que muitos buscam nos concursos públicos o alívio de seus problemas financeiros, contudo, é importante ressaltar que o controle financeiro é necessário para todos, independentemente de qual é a sua realidade hoje. Até mesmo porque, como já mencionado no início desse texto, caso você tenha problemas com as finanças, como dívidas e credores te cobrando incessantemente, tudo isso vai comprometer a sua dedicação, o seu foco e a qualidade dos seus estudos.

Além disso, temos a parte física. Não a subestime. Não pense que apenas pessoas as quais estudam para concursos que possuem o Teste de Aptidão Física (TAF) precisam se cuidar e praticar atividades físicas – é claro que, se você estudar para um concurso que tenha esse teste, a sua dedicação precisará ser dobrada, pois você precisará atingir determinadas marcas nos exercícios para ser aprovado, todavia, praticar atividade física vai muito além disso.

A prática de atividades físicas será muito benéfica para a qualidade dos seus estudos, pois ela melhora a concentração, o sono, a memória, aumenta a atividade cerebral e ajuda a controlar o estresse. Lembre-se de que, caso não pratique exercícios físicos, além de perder a oportunidade de melhorar todos esses aspectos mencionados, você também ficará mais vulnerável e poderá se lesionar mais facilmente, ou até mesmo pegar alguma doença, caso esteja com o sistema imunológico fraco.

Espero que você tenha entendido que o que vai te fazer ser aprovado não é estudar durante 12 horas por dia, abrindo mão de práticas físicas, deixando de dedicar algumas horas para sua espiritualidade, relegando sua vida financeira ao acaso e abrindo mão de ter controle de suas emoções. Pelo contrário, o que te fará ser aprovado é o equilíbrio. Mantenha um ritmo forte de estudo. Seu intelectual é o ponto no qual você precisará dedicar mais energia, contudo, siga atento a todas as áreas da sua vida que precisam de alguns minutos da sua atenção.

Dessa forma, quando for montar o seu plano de estudos semanal, lembre-se de tudo que foi mencionado aqui. Separe um tempo para realizar atividades físicas pelo menos de duas a três vezes por semana. Reserve um tempo para ir à igreja e/ou para buscar a Deus. Além disso, esteja sempre no controle de suas emoções e regre a sua vida financeira para que nada fuja do seu controle. Semanalmente, reserve um tempo dedicado para o seu Intervalo de Qualidade.

Enquanto você estuda, é necessário continuar “vivendo”, mas sem exageros. Que tal começar agora? Verifique o plano de estudos atual e analise se há tempo reservado para as áreas emocional, espiritual, financeira e física. O equilíbrio te conduzirá até a aprovação. Vamos juntos! Forte abraço, e até a próxima!

Avatar


06 de maio4 min. de leitura