Esforço e bom ânimo: a dupla essencial na conquista de objetivos. Por: Wellington Antunes

Avatar


25 de julho3 min. de leitura

Esforço e bom ânimo: a dupla essencial na conquista de objetivosEsforça-te, e tem bom ânimo (Josué 1.6)

John Gardner disse que “há sempre um futuro melhor ao qual as pessoas podem chegar por esforços próprios”.

A palavra esforço é conceituada como empregar todos os meios em direção a alguma coisa; empenhar-se em prol de algo, é uma ação de (se) esforçar; é a utilização de força, vigor ou impulso; designação de tentativa ou diligência; dedicação, interesse ou zelo; intrepidez ou valentia.

Note que, para alcançarmos o que buscamos, necessariamente temos de nos esforçar, pois, como visto, o esforço envolve uma ação em direção a alguma coisa.

Li, certa vez, em uma garrafa dessas que levamos para os treinos na academia, o seguinte: “nós obtemos não aquilo que apenas desejamos, mas sim o que nos esforçamos para obter”.

Isso é muito interessante e válido para a conquista dos nossos objetivos. Se fôssemos listar tudo o que queremos, a lista provavelmente seria bem extensa (pelo menos a minha, rsrs!).

Entretanto, bem mais importante (e essencial) do que a lista dos desejos é a disposição para empregar todos os meios necessários em direção ao que nós queremos – isso é esforço!

Muitos querem! Mas poucos se esforçam!

Semanalmente, na nossa coluna “Eu cheguei lá”, no canal do Gran Cursos Online, no YouTube, são entrevistados concursandos que foram aprovados nos mais diversos concursos. O interessante é que, embora as trajetórias desses vencedores tenham sido bem diferentes, há um ponto comum em todas elas: todos tiveram de se empenhar.

A dedicação, o interesse vivo, a intrepidez e a valentia foram marcas comuns na jornada desses verdadeiros guerreiros.

Precisamos “vestir a camisa”. Dedicarmo-nos integralmente.

Quem se dedica “pela metade” alcança, proporcionalmente, resultados pela metade. Trata-se da infalível lei da semeadura.

Ayrton Senna, nosso grande e eterno campeão, disse certa vez que, “no que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz”.

“Coladinho” ao esforço, deve estar o ânimo, pois este funciona como um combustível necessário ao prosseguimento, à continuidade na jornada.

Normalmente, a conquista de nossos objetivos leva “um pouquinho” mais de tempo do que gostaríamos.

Nessa linha, o esforço inicial, com o tempo, vai perdendo o vigor. É nessa hora que o “bom ânimo” entra em ação. Ele atua como um verdadeiro energético, dando-nos um ganho de energia.

Na trajetória em busca de nossos alvos, teremos de enfrentar muitos obstáculos, mas não podemos perder nosso foco. Diariamente, precisamos avançar em direção à nossa meta.

Quando bater aquela vontade de desistir, analise tudo o que deixará de ganhar com essa decisão.

Olha… o preço da desistência é altíssimo!

Há um provérbio chinês que diz: “jamais se desespere em meio às sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda.”

Não há vitórias sem lutas, sucesso sem trabalho, conquista de metas sem aflições.

Isso precisa estar bem claro para nós.

O Grande Mestre Jesus Cristo deixou uma clara mensagem aos seus discípulos: “digo-vos isso para que tenham paz, no mundo tereis aflições, mas tenham bom ânimo”.

A ausência do ânimo é o desânimo. Este, se não dominado, paralisa e atrofia todo grande projeto.

Há um sem número de grandes sonhos e projetos engavetados nas cômodas do desânimo.

Isso pode ser mudado! Hoje mesmo mire para o seu alvo. Inicie (ou continue) a jornada disposto a não desistir.

De um lado, coloque uma boa dose de esforço. Do outro, ânimo. Para esses dois ingredientes, não há contraindicações. Use-os sem moderação!

Siga a trilha até o final.

Vencem aqueles que perseveram até a linha de chegada!

É assim que os vencedores alcançam seus objetivos!

Você é um vencedor!

Valerá a pena todo o esforço empreendido!

Sucesso na jornada.

Wellington Antunes

Professor de Direito Constitucional. Licitações, Contratos e Convênios. Servidor Efetivo do MPU. Aprovado para Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados/2014 (aguardando nomeação) Aprovado para Analista de Finanças e Controle da CGU (aguardando nomeação). Graduado em Administração Pública. Pós-graduado em Direito Administrativo no IDP (Especialista). Instrutor interno do MPU (atuante na área de Licitações e Contratos, entre outras funções – pregoeiro, elaboração de Editais, Projetos Básicos e Termos de Referência, instrução de processos de dispensa e de inexigibilidade)

Estudando para concursos públicos ? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#0404bb” color=”#ffffff” size=”7″ center=”yes” icon=”icon: shopping-cart”]Edital[/su_button]

garantia-de-satisfacao-30

Avatar


25 de julho3 min. de leitura