Esforço e disciplina levaram Silane a conquistar o 1º lugar no concurso da Prefeitura de Axixá – TO para Contador. Inspire-se!

Avatar


02 de dezembro7 min. de leitura

esforço e disciplinaNossa entrevistada dessa semana é Silane Rocha da Costa Reis, 27 anos, maranhense, formada em Ciências Contábeis na Universidade Federal do Maranhão e é mais uma aluna do Gran Cursos Online que conquistou seu cargo público e “Chegou Lá”.

A aprovada inicialmente não se via como servidora pública, achava uma carreira um tanto quanto tediosa e sem perspectivas de evolução profissional. Porém, quando terminou a faculdade, ingressou em um concurso da Universidade como professora substituta e daí em diante sua concepção sobre a carreira pública começou a mudar.

Atualmente, Silane foi aprovada em primeiro lugar no concurso da Prefeitura Municipal de Axixá no Tocantins, no cargo de Contador, sua área de formação. A aprovada compartilha conosco um pouco da sua história de vida, de estudos e trajetória na carreira pública. “Meu nome é Silane Rocha da Costa Reis, tenho 27 anos, sou formada em Ciências Contábeis pela UFMA-CAMPUS II Imperatriz-MA, sempre gostei de estudar, fiz meu ensino médio no CEFET-MA e ingressei na UFMA no curso de contábeis. Até então eu via aprovação em concursos como algo muito distante e ao mesmo tempo um trabalho tedioso, pois ao meu ver depois da aprovação a pessoa passava o resto da vida sem crescer profissionalmente. Bem essa minha concepção mudou logo que conclui a faculdade, quando tive a felicidade de ingressar na UFMA como professora substituta, mas antes de encarar as salas de aula da UFMA, eu consegui dar aulas de contabilidade em um curso técnico e acabei me encantando e logo que terminei minha disciplina a universidade abriu vagas para professor substituto e como era de extrema necessidade eles permitiram que bacharéis participassem da seleção, o que facilitou pra mim, já que ainda não tinha iniciado minha pós-graduação. Quando eu já estava efetivamente dando aulas e ralando muito e crescendo muito profissionalmente, vi que a minha concepção de servidor público estava completamente equivocada, primeiro porque era sim possível e segundo a estagnação vai de cada pessoa, você pode sim ter um emprego estável e mesmo assim continuar evoluindo, buscando novos desafios. Pois bem, como se tratava de algo temporário o meu contrato encerrou esse ano e foi quando decidi começar a me preparar para os concursos, eu amo minha profissão e estou dando prioridade aos concursos da minha área.”

Silane conta que o início da sua trajetória nos concursos públicos se deu com o concurso do INSS, quando inclusive, a aluna conheceu o Gran Cursos Online e se adaptou muito bem com o método. Apesar de não ser um concurso com estrita relação com a sua formação, a aluna foi aprovada, mas numa classificação que não tinha muitas esperanças. Depois disso deu prosseguimento a jornada de estudos e provas. “Embora minha preferência seja a área contábil/fiscal eu comecei minha jornada de concurseira estudando para o INSS e foi quando me encantei pelas vídeos aulas do Gran Cursos Online. Consegui aprovação, mas numa colocação extremamente distante de classificação. Não desisti porque ser aprovada numa banca da CESPE UAUUU já era motivo de comemoração. Ao mesmo tempo que estava me preparando pra prova do INSS saiu um edital com vaga pra contador numa cidade aqui próxima (Estreito/MA) e fui fazer a prova sem estudar e não deu outra REPROVADA, mas embora o resultado tenha sido desastroso eu não fiquei triste pois sabia que não havia me preparado. E em junho saiu o edital pra prefeitura de Axixá, quando vi decidi me preparar e comecei a estudar, adquirir materiais específicos na página do Gran Cursos Online, voltei com a rotina de estudo diária igual havia feito com a prova do INSS, pesquisei provas da banca comecei a resolver e provas de outras bancas mas que também eram pra contadores.”

Como a entrevistada comentou anteriormente, ela estava estudando para o concurso do INSS e não para o da Prefeitura Municipal de Axixá no Tocantins. Mas, apesar de serem concursos e cargos muito distintos, as matérias que ela vinha focando em sua preparação para o INSS fizeram a diferença para o outro concurso. Quando saiu o edital, Silane também modificou sua rotina para que conseguisse mais horas disponíveis para estudar e focou em seu objetivo com muita determinação. “Bom eu não estava estudando especificamente pra esse concurso, como falei anteriormente estava me preparando pro do INSS e assim que fiz a prova parei com minha rotina e retornei apenas quando saiu esse edital. Mas o que eu havia estudado de Direito Administrativo, português me ajudou bastante. Minha rotina depois que saiu o edital era basicamente chegar do trabalho (numa conversa com meu chefe consegui trabalhar 6 horas seguidas, para ter mais tempo pra estudar e ele aceitou) por volta das três e meia da tarde depois de já ter almoçado, dormia cerca de uma hora (com sono meu rendimento caiu muito), e iniciava os estudos por volta das cinco da tarde e só parava entre 21:30 e as 22:00 hs ou seja, estudava diariamente cerca de quatro a quatro horas e meia, durante esse período levantava somente pra ir ao banheiro, ou tomar água/café/coca nada que me tomasse muito tempo. Depois de estudar sempre fazia minhas orações pedindo a Deus sabedoria, fé, força pra me manter focada. Faltando um mês para a prova decidi parar de acessar todas as redes sociais, e parei de sair aos finais de semana, o máximo que me permitia era ir até a casa de uma amiga conversar um pouco.”

A aprovada conta um pouco sobre como foi sua preparação e sua estratégia nas disciplinas específicas do concurso. Também fala um pouco sobre suas táticas de estudos que dão muito certo com ela. “Eu, particularmente, consigo ter um aproveitamento melhor quando vou a fundo numa disciplina, então quando estudava as especificas o meu “descanso” era ver atualidades. Português era meu descanso depois de estudar direito, eu sempre mesclo algo que me exija bastante com algo que já tenho mais facilidade. Mais de modo geral e pra essa prova especificamente eu devo ter utilizado 85% do meu tempo com conteúdo especifico e os outros 15% com os demais, porém o que permitiu ter mais foco nas matérias especificas foi o aprendizado das demais matérias estudando pro edital do INSS. Eu sempre consigo assimilar mais conteúdos quando eu leio a matéria antes de ir pras vídeos aulas, as vídeos aulas servem pra esclarecer pontos que não consegui entender, e depois resolvo várias questões e corrijo uma a uma, e nas que erro analiso detalhadamente procurando as justificativas e relendo os livros/legislação e até mesmo volto para as vídeos aulas.”

Silane conta como Gran Cursos Online contribuiu para sua vitória nesse concurso. “As vídeos aulas do professor Bruno Eduardo AFO e as do professor Marcos Freire foram fundamentais nessa minha conquista, eu sou formada em contabilidade, dei aula e mesmo assim tinha dificuldades em contabilidade pública, pois ela é de maneira geral diferente da contabilidade privada, com normas especificas e com uma serie de mini detalhes e foi esses mini detalhes que essas aulas esclareceram, simplesmente consegui tirar várias dúvidas e entender muitas outras coisas, sem essas aulas dificilmente conseguiria ser aprovada.

A Contadora comenta como foram os dias que antecederam a prova e o que fazia nos momentos livres. “Durante a semana os momentos de folga tirava pra assistir algo que me distraísse um pouco e aos finais de semana um pouco de música depois de estudar e dormia bem.”

A aluna acredita que o diferencial dela para ser aprovada na primeira colocação nesse certame foi o acompanhamento do Gran Cursos Online, dos professores especialistas mencionados acima e frisa a importância de suas orações e sua fé. ” Acho que o meu diferencial nesse concurso foi com certeza as vídeos aulas dos professores acima, sem elas dificilmente teria alcançado esse resultado mesmo se tivesse mantido a mesma rotina de estudo. E sem sombra de dúvidas minhas orações diárias após os estudos, me conectar com Deus após estudar por horas me dava calma e não deixava ansiosa e também a fé/acreditar que era sim possível, por mais que muitos falassem “ah, é só uma vaga, não vale a pena… só uma vaga é difícil demais” confiei que era possível desde o início. Resumindo FÉ, AÇÃO e ORAÇÃO.”

Silane fala sobre a emoção/ sensação de ver seu nome como aprovada em primeiro lugar no concurso público. “Uauuuu!!! Foi gratificante/emocionante e muitos gritos de felicidade.. . saber que todo meu esforço e orações tinham sido alcançados, e que eu havia conseguido ..nossa sem palavras. E essa aprovação me motivou a continuar estudando porque tenho outros grandes objetivos e tenho que me preparar de cedo antes de sair os editais rsrsrs”

A entrevistada aponta, segundo ela, quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para concursos. “Acho que o maior erro é não manter o foco, não criar uma rotina de estudos, não resolver questões, não abrir mão de certos prazeres por algo maior, por exemplo, quando parei de acessar as redes sociais eu simplesmente não sabia o que se passava com os meus amigos, mas pedi que se acontecesse algo ou se precisassem falar comigo que me ligassem porque assim não perdia tempo de descanso ou estudo com outras coisas.”

Silane comenta as dificuldades que encontrou durante o período de preparação e comenta que teve que se abster um pouco até do convívio com familiares e amigos e deixar de ir em shows que era fã para manter o foco no objetivo. “Na verdade quando você se propõe a uma grande conquista você tem abster de alguns momentos, deixei de ir ver minha tia alguns finais de semana, deixei alguns passeios de lado e incrivelmente não fui ao show do Jorge e Mateus embora fosse véspera de feriado, era na semana da prova. Mas não é que seja difícil, eu particularmente não encaro dessa forma, difícil é lutar contra uma doença, ver alguém sofrendo e não ter como ajudar.”

A Aprovada deixa algumas dicas de estudo para quem está começando a estudar agora, ou até mesmo para quem já estuda para concursos. “Meu conselho para quem está estudando é que a pessoa veja a melhor forma de melhorar seu desempenho, por exemplo se você se cansa fácil ou fica entediado de estudar uma disciplina por várias horas então o ideal é você estudar duas ou mais dependendo do seu tempo pra estudo, eu particularmente tenho um desempenho melhor estudando por horas e horas a mesma matéria, resolvendo questões etc. Outro ponto o descanso é essencial, antes de começar a estudar eu dormia uma hora, é muito tempo (eu sei) mas depois dessa uma hora de sono eu estudava por quase cinco horas sem nem ao menos pestanejar, podia ser lendo ou assistindo as aulas que não sentia sono. Outra dica também é o horário de estudo, eu particularmente aos finais de semana podia estudar até três da manhã tranquilamente, mas nunca consigo acordar mais cedo pra estudar, já tem outras pessoas que conseguem aprender mais acordando as quatro/cinco da manhã e estudando, descubra qual o seu melhor horário.”

Silane comenta que ainda não voltou a rotina de estudos (sua aprovação é recente, a classificação final do concurso saiu em meados de novembro de 2016) mas pretende voltar a estudar em breve e tem objetivos definidos. “Pretendo estudar sim, depois da prova ainda não consegui voltar a minha rotina diária porque tive que voltar a trabalhar as oitos horas (temporariamente) e resolvi entrar na academia, por isso, ainda não consegui montar minha nova rotina. Meu plano é conseguir ser auditora da receita federal (exige muitoooo estudo).E a curto prazo pretendo fazer o concurso pra contador em Brasília-DF já que, morar em Brasília facilitaria meu ingresso em um mestrado e pretendo voltar as salas de aula e um mestrado é fundamental para isso.”

Por fim, a Contadora deixa uma mensagem para todos aquelas que almejam conquistar um cargo público e assim como ela – Chegar Lá!

“Minha mensagem é não desistir, nunca desistir. A aprovação pode demorar um pouco mas nenhum estudo ou esforço é jogado fora, nesse ano eu tive uma reprovação, uma aprovação e uma classificação, se eu tivesse desistido eu não estaria aqui nesse momento compartilhando minhas experiências. E uma outra coisa afastem-se de pessoas negativas que não acreditam e pensam que você não vai conseguir, ou que falam só um dia sem estudar não vai fazer diferença, mentira! vai sim. Um dia sem estudar e toda sua rotina se quebra, mantenham o foco e sigam em frente, é cansativo? é, porém é muito mais recompensador”

________________________________________________________________________________

Estudando para concursos públicos ? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-ilimitada-

garantia-de-satisfacao-30

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)
Avatar


02 de dezembro7 min. de leitura