Estilos de Aprendizagem: qual é o seu?

Avatar


26 de setembro3 min. de leitura

“Conhece-te a ti mesmo.”

Certamente, você já ouviu e talvez tenha, inclusive, repetido essa frase por aí.

De acordo com o escritor Pausânias (geógrafo e viajante grego, autor de “Descrição da Grécia”), esse aforismo grego foi inscrito no pátio do Templo de Apolo, em Delfos.

Sua autoria é atribuída, em grande parte, a Tales de Mileto, mas há teorias divergentes que atribuem essa máxima a Sócrates, Heráclito e até mesmo Pitágoras.

Em contrapartida, é unânime o reconhecimento da profundidade que está por trás desse ditado.

O autoconhecimento é o ponto de partida para que possamos explorar nossas potencialidades.

Exercícios de autoanálise e de autoavaliação permitem identificar pontos fortes e fracos para que eles possam ser administrados de forma estratégica.

O autoconhecimento fortalece a autoestima e desenvolve a autoconfiança de que tanto precisamos durante a nossa trajetória de estudo para concursos.

Ao longo de toda a vida, estamos aprendendo. Aprendemos, inclusive, a aprender.

A ciência tem se dedicado, especialmente nos últimos 40 anos, à investigação de como ocorre esse processo, o aprendizado.

Os indivíduos reagem de forma distinta ao conhecimento, ou seja, aprendem uma mesma coisa de diferentes formas. Assim, surgiu o conceito de “estilos de aprendizagem”.

Os estilos de aprendizagem referem-se às diferenças individuais na maneira como a informação é compreendida, processada e comunicada.

Identificar esse estilo, ou ainda, essas “preferências de aprendizagem”, possibilita a otimização do percurso/trajetória do estudante, potencializando as chances de sucesso na obtenção dos resultados almejados.

Uma das mais conhecidas teorias sobre estilos de aprendizagem (existem várias) e que pode ser útil à nossa discussão é a teoria VARK. Nela, os indivíduos são classificados em quatro grupos, a saber:

Visual (visuais)

Auditive (auditivos)

Reading (leitura/escrita)

Kinesthetic (cinestésicos)

De acordo com a teoria VARK, essas habilidades são coexistentes, mas geralmente uma delas se manifesta de forma predominante e favorece a aprendizagem.

Existem vários testes, inclusive online, que se propõem a identificar seu estilo de aprendizagem.

No entanto, uma simples análise das características abaixo relacionadas pode apontar uma tendência e, consequentemente, sugerir-lhe os métodos de estudo nos quais você deve investir a maior parte do seu tempo e esforço.

A divisão dos estilos de aprendizagem em quatro grupos distintos recebe algumas críticas, principalmente por parecer não considerar a complexidade dos seres humanos e que estamos em constante processo de mudança.

No entanto, é importante ressaltar que a teoria VARK admite a combinação desses estilos e, ainda, reconhece que a aprendizagem pode ser multimodal. Ou seja, é possível que um indivíduo se identifique com vários ou até mesmo com todos os perfis de aprendizagem.

As múltiplas preferências de aprendizagem podem revelar, inclusive, a capacidade de adaptação do estudante às metodologias disponíveis. Será possível obter bons resultados independente dos métodos utilizados e/ou com a conjugação de diferentes estratégias.

Ao realizar combinações, valendo-se de diversos recursos de aprendizagem, a rotina de estudos torna-se mais prazerosa e sustentável.

Aqui, no Grancursos Online, você encontra tudo o que precisa para construir uma trajetória de estudos de acordo com suas preferências. Veja!

  • Videoaulas;
  • PDFs;
  • Garantia de complementação (Atualização minuciosa do conteúdo conforme publicação do edital) ;
  • Fórum de Dúvidas;
  • Cronograma de estudos personalizado;
  • Simulados online (Plataforma Gran Cuca) com correção em tempo real;
  • Certificação gratuita após a conclusão do curso;
  • Possibilidade de assistir às videoaulas em modo OFFLINE por meio do iOSAndroid. ;
  • Acesso a um banco com mais de 300 mil questões de concursos, escolhidas por especialistas;
  • Acelerador de vídeos em 1.5x e 2x;
  • Audioaulas disponíveis para DOWNLOAD;
  • Recurso para anotações prático e moderno;
  • Monitor de desempenho com indicadores sobre sua preparação.

Aproveite ainda os conteúdos gratuitos e dê um upgrade na sua preparação!

Apostilas e Ebooks

Editais verticalizados

Questões e simulados

Cursos gratuitos

Grupos de estudo

Aulões e palestras

Atualizações jurisprudenciais e legislativas


Érika Radespiel

Analista de Suporte ao Negócio – CAESB. Aprovada em diversos concursos: Pedagoga do Ministério da Fazenda, Analista técnica II no SEBRAE/NA, Técnico e Pesquisador do INEP, Administrador na EMBRATUR, Analista de Correios Jr. – Administrador da ECT, Analista Judiciário – Pedagogia – TSE, Analista de Gestão Educacional do GDF, Professor de Educação Básica – Atividades do GDF, Supervisor de Apoio Administrativo do CFP, Analista de Pessoal do COFEN, Professor de Educação Básica – Administração e Atividades SEDF.

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/coaching-para-concursos” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


26 de setembro3 min. de leitura