Estruturas Organizacionais – O que mudou no Guia PMBOK 6ª Edição ?

Avatar


28 de fevereiro3 min. de leitura

A estrutura organizacional, como nome sugere, mostra a forma como uma organização é estruturada. Para o PMBOK, a estrutura organizacional é um fator ambiental da empresa que pode afetar a disponibilidade dos recursos e influenciar a forma como os projetos são conduzidos. No guia PMBOK 5ª Edição, eram apresentados apenas três tipos de organizações, a saber:

  • Funcional;
  • Matrical; e
  • Projetizada

A estrutura matricial ainda poderia ser dividia em:

  • Fraca;
  • Por matricial; e
  • Forte.

A organização clássica é a funcional. Nela há uma hierarquia clara. Cada empregado tem um superior. Além disso, é possível enxergar as diversas funções da organização: marketing, engenharia, contabilidade, etc. Tipicamente essas função são desempenhadas por departamentos na organização. Cada departamento fará o seu trabalho de modo independente dos demais departamentos. Gerentes de projetos tem pouco poder/influência nesse tipo de estrutura. O poder de decisão é dado aos gerentes funcionais. A figura a seguir, retirada PMBOK 5ª Edição, ilustra uma organização funcional típica.

Provavelmente você trabalha uma organização funcional. Ela é estrutura mais  adotada pelas empresas e organizações de forma geral. Observando a figura anterior, é possível notar que a equipe de projetos (caixas em cinza) está distribuída em diferentes departamentos. Cada departamento, tem seu próprio gerente funcional. Isso quer dizer que o membro da equipe, além de executar as atividades do projeto, tem que executar atividades do seu dia a dia, as quais são demandadas pelo gerente funcional. Esse tipo de estrutura leva a um problema que é a disputa pelo recurso humano. Ou seja, o membro da equipe tem que atender o gerente funcional e também ao gerente de projetos.

Em outro extremo, temos as chamadas organizações projetizadas. Esse tipo de organização é orientado a projetos. Em uma organização projetizada, os gerentes de projetos possuem muito poder/influência. A figura a seguir, retirada PMBOK 5ª Edição, ilustra uma organização projetizada típica.

Note que a equipe de projetos está à disposição do seu respectivo gerente de projetos. Aqui o gerente de projetos é quem manda. Ele é “o cara”.

Entre os dois extremos que acabamos de ver, temos a chamada organização matricial. Esse tipo de organização é divido em: fraca, por matricial e forte. Essa classificação depende do grau de poder do gerente de projetos. Esse poder irá variar com a proximidade/distância do modelo projetizado. Na fraca, como nome sugere, estamos próximos do modelo funcional, por isso a autoridade do gerente de projetos é baixa. Na forte, o seu poder de influência já se aproxima do modelo projetizado. Por isso, dizemos que o gerente de projetos possui um nível de autoridade variando de moderado a alto. Entre essas duas está o tipo matricial por matricial que também chamada de balanceada, ou ainda de equilibrada. Nesse tipo de organização, a autoridade do gerente de projetos é baixa a moderada. As figuras a seguir, retiradas do PMBOK 5ª Edição, mostram estruturas matriciais típicas.

Organização matricial fraca

Organização matricial balanceada

Organização matricial forte

A tabela a seguir, retirada do PMBOK 5ª Edição, mostra a influência de cada estrutura organizacional dos projetos.

O conhecimento e memorização dessa tabela é importantíssimo em concursos públicos de TI. Vejamos algumas questões que já foram cobradas sobre esse tema:

(CESPE/EMAP/2018) Uma forma de gerenciamento de projetos é a adoção da estrutura ou organização matricial, que combina a estrutura funcional e a estrutura por projetos. Uma organização matricial fraca tem como características o menor poder do gerente de projetos e maior poder do gerente funcional para tomar decisões que envolvam o projeto.

 

Comentários:

Certo. Basta lembrar que na estrutura funcional, temos maior poder do gerente funcional. À medida que um tipo de organização matricial se aproxima da projetizada, o poder do gerente de projetos cresce. Lembre-se que o seu poder será maior na projetizada (alto ou quase total). Na matricial fraca seu poder aumenta em relação a funcional, mas ainda é baixo

No guia PMBOK 6ª Edição, temos agora 10 tipos de estruturas organizacionais a saber:

No guia PMBOK 6ª Edição, temos agora 10 tipos de estruturas organizacionais a saber:

  • Orgânico ou simples
  • Funcional (centralizado)
  • Multidivisional (pode replicar funções para cada divisão com pouca centralização
  • Matriz – forte
  • Matrix – fraca
  • Matriz – equilibrada
  • Orientado a projetos (composto, híbrido)
  • Virtual
  • Híbrido
  • EGP

Foram mantidas dos tipos do PMBOK 5ª Edição: funcional, matricial forte, matricial fraca, matricial equilibrada e a projetizada. Um detalhe é que a estrutura projetizada passou a se chamar de orientada a projetos. Essa é uma das novidades do PMBOK 6ª Edição. Outra novidade é que ele destacou que a organização funcional é um tipo de estrutura centralizada. Além disso, nota-se que a nova versão do PMBOK, explicitou o escritório de gerenciamento de projetos (EGP) como sendo uma estrutura organizacional. Dito isso, vamos descrever agora os 5 novos de tipos de estruturas organizacionais, os quais provavelmente serão cobrados nos próximos certames. São eles:

1) O tipo orgânico ou simples é aquele onde a organização dos grupos de trabalho é flexível. As pessoas trabalham lado a lado. Nesse tipo de estrutura, a autoridade do gerente de projetos é pouca ou nenhuma. E quem gerencia o orçamento é o proprietário/operador.

2) No tipo multidivisional, como o nome sugere, pode-se replicar funções para cada divisão. A organização dos grupos de trabalho pode ser feita, por exemplo, por cliente, por região geográfica ou por produto. A autoridade do gerente de projetos é pouca ou nenhuma. Quem gerencia o orçamento do projeto é o gerente funcional.

3) No tipo virtual, a organização dos grupos de trabalho é feita por meio de uma estrutura de rede. A autoridade do gerente de projetos é baixa a modera. E o controle do orçamento é feito de maneira mista.

4) No modelo híbrido, a organização dos grupos de trabalho é um mix dos demais tipos existentes. A autoridade do gerente de projetos e o controle do orçamento é misto.

5) Por fim, na estrutura do tipo EGP, temos um escritório/organização de gerenciamento de projetos. Nesse tipo de estrutura, a organização dos grupos de trabalho se dá na forma de um mix dos demais tipos. Já a autoridade do gerente de projetos é alta ou quase total. Além disso, é o gerente de projetos o responsável pelo gerenciamento do orçamento do projeto.

Até a Próxima,

Grande Abraço!

Referências

1.Guia PMBOK 5ª Edição

2.Guia PMBOK 6ª Edição

Avatar


28 de fevereiro3 min. de leitura