Estudando para concursos: dicas para sua preparação

Avatar


02 de setembro4 min. de leitura

Passar em um concurso público é o sonho de muitas pessoas, principalmente em tempos de crises como esse que estamos vivendo, de caráter pandêmico. Milhares de pessoas foram demitidas, muitas famílias estão necessitadas e, nesse contexto, um cargo público seria um grande alívio, isso porque ser sevidor público nos traz certa estabilidade financeira.

            Mas passar em um certame não é fácil, pelo menos para a grande maioria das pessoas. Obviamente existem pessoas que passaram com facilidade, às vezes até sem terem estudado, mas esses casos são exceções, portanto vamos para algumas dicas que vão te ajudar na sua preparação e te permitirão chegar mais competitivo ao dia da prova.

SAIBA O QUE VOCÊ QUER

            Pode parecer clichê, mas, se não souber onde quer chegar, você irá a qualquer lugar para onde o vento tocar. E, convenhamos, na maioria das vezes, não chegamos a lugar nenhum quando não nos propomos a algo. Então, tenha muito claro na sua mente qual é o seu objetivo. Você está estudando para quê? O que você quer alcançar com essas horas de dedicação?

            Saber onde você quer chegar te ajudará a se manter constante nos estudos e será combustível para aqueles dias em que você não estará muito motivado.

            Tenha também esse sonho bem vívido dentro de você. Espalhe, por exemplo, fotos do lugar onde você quer trabalhar, da farda que você vai usar, dos lugares que vai querer conhecer, das pessoas que vai querer ajudar etc.

            Lembre-se sempre do seu propósito!

TENHA ORGANIZAÇÃO

            Eu sempre falo: quanto maior for a sua concentração, maior será o seu aprendizado. Ou seja, o que pudermos fazer para não nos dispersar, assim o faremos. Fatores que vão te ajudar muito a manter a concentração são a organização do seu espaço, da sua mente e do seu tempo.

            Organizando o seu espaço – sua mesa de estudos deve estar bem clean, com apenas os materiais que serão utilizados naquela sessão de estudos. Nenhum outro objeto é bem-vindo nesse momento. Celular, então, de preferência deixe-o em outro cômodo. Fique atento à luz do ambiente, ao seu sentar na cadeira (nada de estudar deitado na cama, pelo menos não aconselho), posicione-se como se estivesse no trabalho. Leve seus estudos a sério! Seu cérebro precisa entender isso e agirá de acordo.

            Organizando sua mente – antes de começar seus estudos, procure relaxar uns minutinhos: faça uma meditação, desvincule-se de redes sociais, deixe sua mente dirigir  a atenção para o que realmente precisa naquele momento. Uma mente mais centrada e mais leve ajuda a potencializar o aprendizado.

            Organizando seu tempo –  tenha já preparado o que você vai estudar em cada dia, em qual momento e durante quanto tempo. Organize seu tempo de modo que as prioridades sejam realizadas conforme estipulado e que nada seja esquecido ou postergado. Falarei mais sobre isso na próxima dica.

ESTABELEÇA UM PLANEJAMENTO COM METAS DIÁRIAS

            “O planejamento é uma ferramenta que possibilita a organização de todos os passos necessários para que possamos alcançar nossos objetivos” (ROSS, Rosemary).

            O ato de planejar é o que vai nortear nossas ações. Para isso, escolha um dia da semana – domingo, por exemplo – e tire uma horinha para planejar a sua semana. Primeiro ponto: quanto tempo você tem disponível para estudar diariamente? Distribua as disciplinas ao longo da semana por horas diárias, de acordo com a sua realidade. Pense em sessões de 50 minutos, com pausa de 10 minutos entre uma sessão e outra. Procure intercalar disciplinas que mais diferem entre si para não tornar o estudo mais exaustivo.

            Por meio desse planejamento semanal, estipule metas diárias. Por exemplo, hoje eu vou fazer quatro sessões de estudo:

  • 1ª sessão – 2 videoaulas de Gramática;
  • 2ª sessão – 2 videoaulas de Raciocínio Lógico;
  • 3ª sesssão – 2 videoaulas de Informática.

Na 4ª sessão, farei 50 questões que contemplem os conteúdos estudados no dia de hoje. Sobrou tempo? Aumente a meta. Cumpriu a meta? Comemore! Deixe seu cérebro entender que você é capaz!

            É importante que você, antes de começar a estudar, já tenha tudo preparado e estipulado. Você não vai perder tempo pensando o que tem de estudar naquele dia e também não vai se dar a opção de estudar apenas aquilo em que tem mais facilidade. O planejamento já foi feito, e as metas diárias, estipuladas. Tenha disciplina e foco, que vai dar certo!

FAÇA QUESTÕES

            Resolver questões não é uma opção. Grave bem isso! As questões devem ser resolvidas desde o primeiro dia de estudo e o máximo que você conseguir. São as questões que vão medir o que você já aprendeu, o que precisa ser melhor compreendido, o que ainda não estudou e o quanto você precisa melhorar. É uma espécie de feedback do conteúdo estudado.

            As questões vão te dar uma ideia de como a banca cobra os conteúdos, como os enunciados são elaborados, o que costuma “cair” nas provas, dentre outras várias funcionalidades. Aliar a teoria (material de base) com a prática (exercícios) é essencial para dar robustez aos seus estudos.

PRATIQUE A REVISÃO

            A prática da revisão também tem de ser constante dentro do seu planejamento. Aos meus alunos, por exemplo, eu oriento que, antes que comecem os estudos daquele dia, eles tirem uns 20 minutinhos para revisar o material de revisão elaborado no dia anterior. Uma revisão rápida semanalmente também é interessante.

            Friso aqui a importância de você criar o seu próprio “resumo”, fazendo associações com elementos do seu dia a dia, porque são essas particularidades que vão garantir uma melhor recordação desse conteúdo no dia da sua prova, e é esse material de revisão que vai te amparar quando você fechar o edital.

APRENDA A DESCANSAR 

            Lembre-se de que você não é uma máquina. Aprenda a escutar seu corpo e suas necessidades. Somos seres humanos, e nosso corpo funciona melhor quando todas as áreas estão em equilíbrio, seja na parte física como também na emocional.

            Durma bem, pratique exercícios físicos, não perca o contato com as pessoas que você ama, alimente-se corretamente, tire um dia da semana para descansar (se o tempo para a prova permitir), aproveite a natureza, vibre com suas conquistas, RESPIRE!

            “Para alcançar nosso potencial mais elevado, a conexão entre mente-corpo-espírito deve estar em equilíbrio”.

             Conte comigo e com a equipe do Gran Cursos Online. Vamos juntos!

Isa Marques Alemar

Pedagoga – Área Educacional

Servidora Pública – Analista Pedagógica/PMU

GranXpert – Mentoria e Coaching

Instagram: @isa_alemar

 

Avatar


02 de setembro4 min. de leitura