Estudando por questões

Por
4 min. de leitura

Fazer questões é se preparar para a prova definitiva. É como um treino no qual você testa seus limites e conhece o adversário antes do confronto. Mesmo assim, não são poucos os candidatos que renegam essa importante etapa e também importante instrumento de estudo. Por que isso acontece?

Eu acredito que o fator medo tem bastante relevância no porquê de os candidatos não colocarem “resolução de questões” como tarefa na sua rotina de estudos. Não foram poucos os que me relataram que têm medo de fazer simulados porque ficam com receio de saberem suas notas, acreditando que isso vá desmotivá-los – já eu acredito que isso se trata de um grande erro. Esse é o momento de arriscar. De errar. Na verdade, esse é o momento de você nem se importar com os erros (em seu aspecto quantitativo), já que esta é a etapa na qual o foco é o aprendizado. Errando é quando mais temos oportunidade de aprender.

Outro fator que leva os candidatos a não fazerem questões é o desconhecimento. Também não foram poucos os que me relataram que não sabiam que deviam fazer questões em sua preparação. Bom, isso já não pode mais ser alegado por você. Fazer questões, simulados, são, de novo, etapas muito importantes em sua preparação. Mas por que você deve fazer questões?

 

  1. As questões de concurso sempre tendem a se repetir. Não foram poucas as vezes que já vi a mesma questão ser cobrada em provas diferentes, para cargos diferentes. Lembre-se, o conteúdo jurídico (e a criatividade dos examinadores) é limitado. Logo, existe uma quantidade de assuntos os quais podem ser abordados, além de uma quantidade de formas que eles também podem ser vistos.
  2. Seguindo essa linha, sabemos que muitas provas gostam de utilizar legislações novas para fazer “pegadinhas”. Ao fazer questões, não só você já se inteira sobre essas legislações como vai conhecendo o estilo da banca. O que nos leva ao próximo ponto.
  3. É a melhor forma de você conhecer estilos de provas. É a maneira de saber qual banca gosta mais de cobrar letra de lei, qual prefere jurisprudência, qual utiliza a doutrina. É o método de preparação que vai te colocar frente a frente com seu adversário, proporcionando a você a vantagem de conhecer o seu inimigo.
  4. Também é a melhor forma de conhecer suas limitações e se colocar em teste, já que é nesse momento que você poderá notar os seus pontos fracos, qual matéria ou disciplina necessitam de uma revisão etc.

 

Vou fazer agora um compilado de perguntas que tenho recebido acerca do estudo por questões.

 

Como posso estudar por questões?

A primeira dica é: reserve um tempo em seu cronograma apenas para fazer questões. Você pode traçar isso de duas formas: a) fazendo provas anteriores (método que eu apenas recomendo quando você já tiver vencido um conteúdo adequado); b) montando simulados com as disciplinas e matérias já estudadas. Dessa forma você pode colocar no horário todas as disciplinas já aprendidas, pode estudar alguma eleita como “a do dia” ou estabecer um horário para cada conteúdo. A forma é livre. Vale a pena também selecionar as disciplinas e matérias estudadas mais recentemente e resolvê-las no formato simulado.

Estabeleça um mínimo adequado de questões para o tempo que utilizará para realizar essa tarefa e sempre, sempre, SEMPRE faça questões utilizando o estudo reverso.

 

O que é estudo reverso?

Estudo reverso é uma técnica na qual você resolve a questão, verifica se houve erro ou acerto e, a partir daí, você deve conferir os comentários, analisar todas as alternativas (se for uma questão de múltipla escolha), incluindo aquelas em que ocorreram acertos ou erros, e estudar a questão em si, não apenas resolvendo-a e verificando erros e acertos.

 

E no que isso me ajuda?

Como eu já falei, existe um limite para o conteúdo jurídico, logo, fazendo mais questões, você aumenta a probabilidade de encontrar o mesmo enunciado em sua prova. Além disso, ao fazer questões, você também monta o seu caderno de erros, que nada mais é do que o material (pode ser feito no Word, em papel, no Evernote etc.) no qual você coloca as questões nas quais teve mais tendência de errar, e um pouco sobre o conteúdo estudado. Através dele, você sempre poderá revisitar esse conteúdo, seja em seus estudos, seja em suas revisões, e isso te ajudará a vencer a curva do esquecimento.

 

Fazer questões vai me fazer passar em um concurso?

O estudo para concurso é um conjunto de atividades, e fazer questões é uma dessas tarefas. É igual à leitura de lei: você não vai passar apenas lendo o texto legal, ou lendo apenas a doutrina, ou só fazendo questões. Você vai passar é com um estudo correto, no qual você utiliza todas as ferramentas à sua disposição para conseguir se preparar da melhor forma possível.

 

Por onde posso fazer questões?

Existem vários conteúdos sobre os quais você encontrará um acervo de questões aptas para sua prática. Para quem é assinante do Gran Cursos Online, nós temos o Gran Questões, plataforma onde você terá acesso a mais de um milhão de questões, atualizada com 13.000 novas questões por mês, e certificada com o selo de qualidade Gran Cursos, além de ter mais de nove anos de mercado. Lá você também terá mais de 50.000 questões comentadas!

Mais do que saber a resposta correta, é preciso saber exatamente os motivos pelos quais as outras alternativas estão erradas. Os nossos professores, alguns que já até participaram de bancas examinadoras, esclarecem tudo para você! A plataforma conta ainda com um sistema o qual apresenta a quantidade de questões resolvidas, monitora seus erros e acertos e apresenta exatamente as disciplinas e assuntos que precisam receber mais atenção. Depois, é só clicar no assunto para montar um simulado específico, baseado no que você precisa melhorar no seu desempenho, eliminando o que está puxando sua pontuação para baixo nas provas. Há filtros no Gran Questões através dos quais é possível buscar exatamente as questões relacionadas ao conteúdo que você precisa aprender para alcançar o cargo dos seus sonhos. Filtre as questões separadamente por disciplina, assunto, palavra-chave, banca examinadora, nível de escolaridade, ano, nível de dificuldade, órgão, cargo, esfera administrativa e por estado, e de diversas outras maneiras para acelerar o seu treino. Basta clicar no link e conhecer mais sobre essa incrível ferramenta.

 

 

 

 

 

Por
4 min. de leitura