Estudar com disciplina para uma área específica foi o segredo do sucesso de Gesner. Motive-se!

Deixe seu like:

Avatar


18/11/2016 | 17:18Atualizado há 2677 dias

disciplinaNosso entrevistado dessa semana é Gesner Soares Barbosa, sargento do Exército Brasileiro, natural de Teresina – PI e que atualmente reside em Brasília DF. O aprovado se mudou para Brasília por conta do trabalho e atualmente foi aprovado no Concurso da Secretaria de Planejamento e Coordenação da Prefeitura de Teresina para o Cargo de Técnico de Nível Superior – Analista de Orçamento e Finanças Públicas e compartilha a sua história conosco nessa entrevista.

Gesner é graduado em Tecnologia da Gestão Pública, cursa uma pós graduação na mesma área e sua vida na carreira pública iniciou cedo. Há 15 anos ele foi aprovado nos concursos da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Teresina, Correios e Escola de Sargentos do Exército EsSA (cargo que ocupa até hoje). Depois do curso de formação da Escola de Sargentos, Gesner se dedicou ao trabalho por alguns anos, deixando de lado as seleções públicas. Retornou há poucos anos atrás buscando concursos dentro da área de orçamento e finanças e já obteve resultados positivos. “Sou graduado em tecnologia da Gestão Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina-UNISUL e atualmente estou no último período da Pós-Graduação em Gestão Pública também. Digamos que já sou concurseiro de cedo, só tinha dado um tempo, já fui aprovado no concurso da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Teresina em 2001, no concurso dos Correios em 2001 também e em 2002 fui aprovado no concurso da Escola de Sargentos do Exército EsSA. Após o período de formação na escola comecei a trabalhar e deixei um pouco de lado os concursos e em 2012 terminei a graduação e comecei em 2013 a focar o MPU. Fui aprovado no concurso da ANATEL que está válido e aprovado no CNMP, porém minha prova discursiva não chegou a ser corrigida, porém já vi como um bom primeiro passo. Resolvi continuar a estudar e fazer provas na área que estudo e que viso trabalhar futuramente no TCU ou MPU.”

O sargento comenta que optou pela carreira pública por ter identificado características pessoais que dão certo com o serviço público. E frisa que nessa carreira de 14 anos no Exército criou grande afinidade com o serviço público. “Atualmente trabalho no Exército Brasileiro, sou Sargento do Exército aqui em Brasília-DF e estou há 14 anos nas fileiras do Exército. Comecei a estudar novamente há 03 anos, após ter me dedicado por 10 anos ao trabalho, estudando paralelamente com a Pós-Graduação. Eu optei pela carreira pública porque tenho afinidade pelo serviço público, não é à toa que já são 14 anos de dedicação aos serviços da Pátria.”

Gesner comenta que antes da publicação do edital procurou estudar as disciplinas básicas, que estão presentes em todos os certames, e depois estudou com mais afinco as disciplinas específicas direcionadas para os concursos que ele desejava. ” Procurei estudar as disciplinas básicas primeiro, rascunhar livros com marca textos e após isso estudei as disciplinas específicas como por exemplo Administração Financeira e Orçamentária, Orçamento Público e Lei de Responsabilidade Fiscal pelas vídeo aulas do Gran Cursos Online. Quando comecei a estudar pelas vídeo aulas e apostilas do Gran Cursos Online, ainda não tínhamos a assinatura ilimitada, só após a assinatura ilimitada obtive mais êxito, pois consegui estudar nas madrugadas, pois trabalho o dia todo e ás vezes final de semana.

Como nosso entrevistado tinha uma árdua rotina de trabalho no Exército, teve de se esforçar para conseguir horários disponíveis para estudar e combater o cansaço no período de preparação para o concurso público. “No período da preparação eu trabalhava e ainda trabalho, então só tenho tempo para assistir as vídeo aulas à noite e ler os livros, tenho o costume de resolver questões também nesse horário. Para conciliar os horários procurava dormir cedo, por volta de 22h e acordava 04h da manhã, estudava até 06h e partia para o trabalho. Na hora do almoço estudava mais 40 minutos todos os dias.”

O aprovado conta que se dedicou para a disciplina de Administração Financeira e Orçamentária (AFO) por dois anos completos, disciplina chave para a área que Gesner almeja. Como estratégia ele comenta que estudou bem as disciplinas básicas até que tivesse uma boa base, e posteriormente, focou nas disciplinas específicas sempre buscando realizar concursos que tinham relação alguma relação com a área que queria (Orçamento e Finanças). “Não tenho ideia de quanto tempo estudei para as disciplinas específicas. Estudei dois cursos completos de Administração Financeira e Orçamentária (AFO) pelas aulas do Gran Cursos Online, fora os cursos que fiz à distância pelas plataformas do Senado, ENAP, SOF e outros. Como estratégia foquei uma área específica que gosto de estudar e pretendo trabalhar, foquei nas matérias básicas, após ter uma boa base, parti paras específicas, nunca atirando em todo concurso que aparecia, sempre fazia os concursos que apareceram dentro da área de orçamento e finanças.”

O aluno comenta que o Gran Cursos Online contribuiu para sua aprovação de diversas maneiras, com as vídeo aulas de qualidade, materiais e até mesmo com o conteúdo motivacional encontrado no Blog Gran Cursos Online.”Acredito que o Gran Cursos Online me ajudou na conquista do cargo primeiramente com as excelentes vídeo aulas, professores, materiais e apostilas. Posso citar também o Blog com as mensagens de motivação que nos incentivam quando mais precisamos.”

Nos dias que antecederam a prova o aluno comenta que, por acaso, tirou férias e fazia apenas leituras descompromissadas do conteúdo. “Não dá para acreditar, mas no período que antecedeu a prova eu tirei férias faltando uma semana para o dia da prova e fiquei relaxando, só lendo os conteúdos sem compromisso, só para fim de revisão.”

O aluno comenta qual foi o diferencial para ter alcançado a aprovação e uma boa colocação no certame e descreve a sensação que teve ao ver seu nome na lista. “Acredito que o meu diferencial foi ter foco em determinada área e determinação. Ao ver meu nome na lista de aprovados tive uma surpresa, pois fui fazer o concurso como se fosse um simulado para os concursos que realmente almejo. Fui fazer para verificar como estava meu nível estudo, se realmente estava valendo a pena a dedicação, estudar aquelas 02 horas ou mais por dia.”

O aluno fala sobre o que ele considera ser um dos maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para concursos. “Acho que o maior erro das pessoas que estudam para concursos é desistir, achar que só há vagas para os outros e não acreditar no potencial que existe em você.”

Gesner comenta que achou difícil decidir qual seria o foco do direcionamento de seus estudos e montar as estratégias de estudo.”Acredito que o mais difícil nessa caminhada foi decidir qual seria o foco, o alvo a se alcançar, montar as estratégias para chegar lá e manter a disciplina.”

O Sargento e futuro Analista de Orçamento e Finanças Públicas deixa algumas dicas de estudo e de preparação para quem está estudando para certames públicos. “Minha dica se resume a três palavras PACIÊNCIA para respeitar o seu atual nível de conhecimento e procurar dentro do tempo somar mais conhecimento. PERSISTÊNCIA para nunca desistir, sempre acreditar que chegará sua vez, os concursos não irão acabar, logo chegará sua vez. E por último a DETERMINAÇÃO, sem determinação não conseguimos chegar ao nosso alvo. Com relação às matérias sempre gostei de esgotar uma matéria por vez, após estudar todas matérias básicas e específicas, procurei resolver questões para me familiarizar com a banca, sempre procurei material para resolver com questões da banca que iria fazer a prova. Com relação às bancas, tenho o seguinte pensamento: “CESPE AME-O OU DEIXE-O”, hoje sou viciado em resolver questões do CESPE.”

O aluno comenta que não parou por aí. Continuará com os estudos até conseguir sua aprovação na área que deseja, nos órgãos que almeja. “Após essa aprovação continuo com os estudos, pois como falei anteriormente, esta aprovação serviu de termômetro para verificar como anda o nível dos meus estudos. Para o futuro estou focado no TCU e MPU, órgãos que me identifico com suas atuações.”

Por fim, Gesner deixa uma mensagem para todos aqueles que estudam para concursos e que um dia almejam Chegar Lá:

Deixo a seguinte frase que li uma vez no livro “QUEM PENSA ENRIQUECE” de Napoleon Hill que diz: “Quando um homem deseja alguma coisa tão obstinadamente, a ponto de arriscar todo o seu futuro em um lance único para consegui-la, é porque está seguro da vitória”. #FORÇASEMPRE! 

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros

matricule-se 3

assinatura-ilimitada-

garantia-de-satisfacao-30

Depoimentos de alunos aprovados AQUI. Casos de sucesso:

CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ CHEGUEI-LÁ2 CHEGUEI-LÁ-Natálial CHEGUEI-LÁ (7)

Deixe seu like:

Avatar


Equipe do Gran Cursos Online


Tudo que sabemos sobre:

cheguei lá estratégias de estudo