Estudar para a OAB ou aproveitar as festas de fim e início de ano? Que dúvida crucial!

Por
2 min. de leitura

study-or-going-outGuerreiros(as) do Exame de Ordem, essa foi a pergunta que surgiu em uma conversa entre amigos dias atrás: – Estudar para o XXII Exame de Ordem l, para a 2ª Fase do XXI, em janeiro, ou aproveitar as festas de fim de ano?
Quem reprovou e ficou por mais de três questões tem poucas chances de conseguir a aprovação com recurso, visto que as questões passíveis de anulação são poucas.
Que dúvida, hein? Refletindo sobre o tema chegamos a conclusão de que a resposta para essa pergunta passa por um sentimento: A CULPA
A CULPA EM SEU SENTIDO SUBJETIVO
“No sentido subjetivo, a culpa é um sentimento que se apresenta à consciência quando o sujeito avalia seus atos de forma negativa, sentindo-se responsável por falhas, erros e imperfeições.” Wikipédia
Uma das coisas mais comuns para quem está estudando é pensar nos estudos enquanto se diverte e vice-versa. E isso decorre da nossa dificuldade, natural, de manter a nossa mente focada naquilo que estamos fazendo naquele momento e não no que poderíamos estar fazendo enquanto fazemos aquilo.
Mas a culpa, em si, quando falamos de exame de ordem vai depender da situação em que o sujeito se encontra.
1ª – Primeira vez no Exame de Ordem
Na hipótese de você ser um formando ou recém formado que acabara de fazer a sua primeira prova, vá aproveitar. Foram cinco anos de luta e esse é o momento de deleite com a família, que, por enquanto, ainda não irá lhe perguntar “E aí? Já passou na OAB?” toda a vez que te ver.
A próxima prova, com o calendário de 2017, será em abril, ou seja, tempo suficiente para se reorganizar e estudar valendo para conseguir a aprovação na próxima prova. E quem fará a 2ª Fase em janeiro não pode bobear. Parada para comemorações e foco nos estudos. A roda gira e o tempo não para, já dizia o poeta.
2ª – Mais de uma reprovação
a) Duas ou três reprovações
Quando se reprova duas ou mais vezes no Exame de Ordem é que começamos a sentir o peso da reprovação em nossos ombros. A cobrança externa (família, amigos, etc.) se apresenta e você se torna um “formado em direito que ainda não passou na OAB”.
Começa a surgir um pouco de culpa, o que, se não administrado, pode influenciar – e muito – o seu desempenho em provas futuras. Mesmo assim, ainda vale aproveitar e não estudar. Há bastante tempo para estudar para a próxima prova e, caso você reprove, não sentirá a culpa de não ter aproveitado as, sagradas, festas de fim de ano.
b) Quatro reprovações ou mais
Aqui a culpa já existe e o sujeito dificilmente conseguirá ficar alheio a ela, principalmente nos momentos de lazer. A culpa alimenta o próprio temor do indivíduo com relação a prova e nessa lomba será preciso um bom freio para parar nessa descida.
Se você está nessa situação não é recomendável grandes exageros, festas consecutivas nem grandes estrepolias. Utilize esse período de fim de ano para se renovar e refletir sobre a sua trajetória na prova, avaliar suas principais falhas, considerar os seus avanços e traçar novas metas para o ano que chega. 2017 É O ANO DA APROVAÇÃO.
Desejo a todos um FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO com a carteira da OAB na mão e muitos honorários.
LUCAS ÁVILA 
Advogado, professor e especialista na orientação de examinandos do Exame de Ordem e Estudantes de Direito.
Fonte: assimpassei (adaptado)

2ª Fase da OAB é no Projeto Exame de Ordem!! Matricule-se!

matricule-se 3

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

xxii-exame-de-ordem

Por
2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

artigo dicas de estudo estudos exame de ordem