Exame CFC 2023.1: confira 20 dicas proféticas para a prova!

Exame CFC 2023.1: provas serão aplicadas no dia 7 de maio!

Por
5 min. de leitura

O  Exame CFC 2023.1 terá provas aplicadas no dia 7 de maio.  O Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade funciona como uma comprovação de que os bacharéis e técnicos em Ciências Contábeis podem atuar como contadores.

Os professores do Gran preparam dicas importantes para você conferir antes da prova. Veja a seguir 20 dicas proféticas para o Exame CFC 2023.1!

 

1. Contabilidade Geral – Feliphe Araújo

Exemplos de fluxos de caixa que decorrem das atividades operacionais são:
a) recebimentos de caixa pela venda de mercadorias e pela prestação de serviços;
b) recebimentos de caixa decorrentes de royalties, honorários, comissões e outras receitas;
c) pagamentos de caixa a fornecedores de mercadorias e serviços;
d) pagamentos de caixa a empregados ou por conta de empregados.

2. Legislação e Ética Profissional – Feliphe Araújo

O contador deve estabelecer, por escrito, o valor dos serviços em suas propostas de prestação de serviços profissionais, considerando os seguintes elementos:
a) a relevância, o vulto, a complexidade, os custos e a dificuldade do serviço a executar;
b) o tempo que será consumido para a realização do trabalho;
c) a possibilidade de ficar impedido da realização de outros serviços;
d) o resultado lícito favorável que, para o contratante, advirá com o serviço prestado;
e) a peculiaridade de tratar-se de cliente eventual, habitual ou permanente; e
f) o local onde o serviço será prestado.

3. Princípios e Normas Brasileiras de Contabilidade – Feliphe Araújo

A interpretação técnica tem por objetivo esclarecer a aplicação das Normas Brasileiras de Contabilidade, definindo regras e procedimentos a serem aplicados em situações, transações ou atividades específicas, sem alterar a substância dessas normas.

4. Contabilidade de Custos – Egbert Buarque

Custos fixos são aqueles que não variam com o volume de produção numa determinada faixa de produção e por um determinado período. Porém os custos fixos podem variar, desde que tal variação não decorra da alteração do volume de produção. Custos variáveis são aqueles que variam com o volume de produção. Já os custos diretos são aqueles que podem ser apropriados aos objetos de custo de forma objetiva, sem necessidade de rateios, enquanto os custos indiretos precisam de rateio para sua apropriação aos objetos de custo.

5. Contabilidade Gerencial – Egbert Buarque

exa

Em que:

  • CVu: custo variável unitário;
  • DVu: despesa variável unitária.

O ponto de equilíbrio contábil representa a quantidade mínima a ser produzida e vendida para que a empresa não tenha prejuízo.

6. Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Rodrigo Machado

O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público gera três tipos de natureza de informação: patrimonial, orçamentária e de controle. O primeiro dígito da conta contábil é denominado classe. Há oito classes no PCASP, sendo as classes 1, 2, 3 e 4 destinadas ao registro da natureza de informação patrimonial, 5 e 6 destinadas ao registro da natureza de informação orçamentária e 7 e 8 destinadas ao registro da natureza de informação de controle.

7. Controladoria – Rodrigo Machado

São funções do controller: (i) Planejamento e controle; (ii) Reporte; (iii) Avaliação e consultoria; (iv) Proteção de ativos; e (v) Avaliação dos aspectos econômicos. O controller deverá possuir conhecimentos de projetos (PMI) e trabalhar com a análise dos dados, que podem ser usados para controlar os custos e incluem (mas não estão limitados a) a Análise do Valor Agregado (AVA). A AVA compara a linha de base da medição do desempenho com o cronograma real e o desempenho dos custos. O gerenciamento de valor agregado (GVA) integra a linha de base do escopo à linha de base dos custos e à linha de base do cronograma para formar a linha de base da medição do desempenho.

8. Direito Público e Privado – Eugênio Brüggerr

CÓDIGO CIVIL, art. 3º São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os menores de 16 (dezesseis) anos.
Art. 4º São incapazes, relativamente a certos atos ou à maneira de os exercer:
I – os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos;
II – os ébrios habituais e os viciados em tóxico;
III – aqueles que, por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir sua vontade;
IV – os pródigos.

9. Direito Empresarial e Legislação Societária – Eugênio Brügger

A Lei da Liberdade Econômica (Lei n. 13.874/2019) incluiu os § 1º e 2º no artigo 1.052 do Código Civil e trouxe a possibilidade de constituição de sociedade limitada unipessoal (SLU). Cuidado! Diferentemente da extinta EIRELI, a SLU não exige capital social mínimo.

10. Direito Constitucional – Gustavo Brígido

No estudo do Poder Constituinte, uma nova Constituição é manifestação do Poder Constituinte Originário, revogando por completo a Constituição anterior. As demais normas infraconstitucionais serão recepcionadas ou não, a partir de parâmetros materiais. Não confundir a supremacia formal da Constituição com o critério material de recepção.

11. Direito Administrativo – Ana Paula Blazute

A Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

12. Direito Civil – Daniel Carnacchioni

O contrato de compra e venda entre cônjuges é válido e eficaz em relação aos bens excluídos da comunhão, assim como é válida a compra e venda entre ascendentes e descendentes, desde que haja autorização do cônjuge do alienante (salvo no regime da separação obrigatória de bens) e dos demais descendentes, se houver. A ausência de autorização é causa de anulação, no prazo de dois anos da data do negócio, porque é pressuposto de validade (legitimidade).

13. Direito Trabalhista e Legislação Social – Fernanda Rocha

Lembre-se de que a remuneração do empregado é composta de salário e gorjeta (art. 457 da CLT, caput). Não são consideradas parcelas de natureza salarial: ajuda de custo, prêmio, abono, diárias para viagem e vale-alimentação (vedado seu pagamento em dinheiro). Lembre-se também de que as gorjetas não integram o cálculo das seguintes parcelas: aviso prévio, hora extra, repouso semanal remunerado e adicional noturno.

14. Direito e Legislação Tributária – Maria Christina

Dentro do Simples Nacional, haverá a arrecadação unificada de IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS PASEP, CPP, ISS e ICMS, devendo ser pago por fora o que venha de importação e regime de ST.

15. Matemática Financeira – Marcelo Leite

16. Estatística – Marcelo Leite

Os assuntos média, moda, mediana e desvio padrão serão cobrados nesse certame. Lembrando que a variância é o quadrado do desvio padrão. Fique atento em relação à distribuição de probabilidade, dando uma atenção às distribuições binomiais.

17. Teoria da Contabilidade – Luiz Eduardo

Sobre a Estrutura Conceitual: lembre-se de que, apesar de ser a base para a elaboração, interpretação e aplicação das normas contábeis, ela não é uma norma propriamente dita e nada do que está nela contido se sobrepõe a qualquer norma ou qualquer requisito de norma. Lembre-se, também, de que o objetivo do relatório financeiro para fins gerais, que forma a base da estrutura conceitual, é fornecer informações a investidores e credores para a tomada de decisão sobre a oferta de recursos à entidade; administradores não necessitam desse relatório, porque já têm acesso às informações internas da entidade.

18. Perícia Contábil – Ellen Verri

Perito do juízo é o contador nomeado pelo Poder Judiciário para exercício da perícia contábil. Perito arbitral é o contador nomeado em arbitragem para exercício da perícia contábil. Perito oficial é o contador investido na função por lei e pertencente a órgão especial do Estado. Assistente técnico é o contador ou órgão técnico ou científico indicado e contratado pela parte em perícias contábeis.

19. Auditoria Contábil – Ellen Verri

A emissão de opinião em auditoria pode ser dividida em não modificada (não há distorções relevantes) e modificada (há distorções relevantes). Dentro da modificada, há três tipos: “Opinião com ressalva, “Opinião adversa” e “Abstenção de opinião”.

20. Língua Portuguesa Aplicada – Lucas Lemos

A coesão é a ligação entre as frases do texto, ao passo que a coerência estabelece a harmonia entre as ideias do texto, ou seja, torna o texto lógico.
Conjunções, preposições e pronomes, por exemplo, são considerados elementos coesivos, pois servem para fazer conexões dentro do texto.
Memorize as conjunções mais cobradas: CONQUANTO = concessão; PORQUANTO = causa; PORTANTO = conclusão; ENTRETANTO = adversidade; ENQUANTO = tempo; CONTANTO QUE = condição.

Confira todos os detalhes sobre o Exame CFC 2023.1 aqui

Resumo do Exame CFC 2023.1

Exame CFC 2023.1 Conselho Federal de Contabilidade
Situação Atual Edital publicado 
Banca organizadora Consulplan
Cargos Bacharelado em ciências contábeis
Escolaridade Nível superior
Carreiras Contabilidade
Lotação Nacional
Número de vagas Não se aplica
Remuneração Não se aplica
Inscrições 13/02/2023 a 23/03/2023
Taxa de inscrição R$ 70,00
Data da prova objetiva 7/05/2023
Clique aqui para ver o edital do Exame CFC 2023.1

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
5 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado