Exame CFC: Fase de Estudo e Preparação para a Prova

Por
2 min. de leitura

Queridas e queridos futuros contadores,

Este é o primeiro artigo de uma série que, espero, deve ajudar no seu caminho ao sucesso no Exame de Suficiência do CFC e, quem sabe, também em seus próximos desafios.  O assunto que vou tratar aqui é um pouco mais amplo do que aqueles que eu espero tratar nos outros artigos, porém muito, mas muito importante mesmo: a organização de sua preparação.

Estamos em meados de julho de 2023, e a prova está marcada para 24 de setembro próximo.  Portanto, temos um pouco mais de dois meses para realizar uma boa preparação e isso indica a necessidade de uma preparação rápida, objetiva, prática e direcionada para o seu objetivo.

Vejamos, o objetivo é acertar, pelo menos, 25 (vinte e cinco) das 50 (cinquenta) questões da prova.  Portanto, o objetivo não é acertar todas as questões, como seria o caso em um concurso público para cargos de elite no serviço público,

Outro ponto essencial a considerar é o de que as matérias da prova são matérias que, de alguma maneira, já foram vistos por você, nos cinco anos de faculdade, algumas com mais e outras com menos profundidade.  Dessa forma, alguns dos conteúdos somente precisarão ser revisados, enquanto outros, necessitarão de mais estudo.

Assim, a escolha do que estudar se torna fundamental para o sucesso de sua preparação.

De nossa parte, uma equipe completa, com os melhores professores e cobrindo todos os tópicos do edital, é oferecido um conjunto de ferramentas para garantia da efetividade do estudo: (a) explicação completa da teoria objeto de cada assunto do edital, (b) resumos dos assuntos mais recorrentemente requeridos nas provas e, principalmente, (c) a resolução das questões de provas anteriores.  Com isso, sabendo o que já foi exigido anteriormente, você estará preparado para o que provavelmente será exigido na prova.

De sua parte, porém, serão necessários foco e objetividade.

Em uma preparação de longo prazo, um a dois anos, para um concurso público de ponta, alguns cuidados com a saúde seriam altamente desejáveis, para chegarmos ao final da preparação em boas condições físicas e mentais, para realizar uma boa prova: (a) abandonar o tabagismo, (b) reduzir, ou até mesmo evitar, o consumo de bebidas alcoólicas, (c) realizar atividade física regularmente e (d) ajustar o período de sono para seis a oito horas por noite.  Contudo, o caso aqui é diferente, temos apenas dois meses para a prova e todas as providências antes citadas demandam, no início, muita energia e dedicação, o que certamente retiraria energia de sua preparação.

Por outro lado, nesses sessenta e poucos dias, você tem a necessidade e obrigação de reservar algumas horas diárias e os finais de semana para o estudo.

Então, vamos combinar o que fazer, durante esse curto período de preparação.

  1. Não será preciso alterar seus hábitos, deixe para o dia seguinte à prova o início de seus esforços para parar de fumar, parar de beber, fazer ginástica ou fazer dieta. Durante esses dois meses mantenha a rotina a que você sempre esteve acostumado.
  2. Reserve horas do dia para o estudo. Eu aproveitava para ler no trajeto de ida para o trabalho e também na volta. Ainda lia no horário de almoço (naquela época, eu tinha que utilizar o banheiro da empresa porque não queria que ninguém soubesse o que eu estava estudando).  À noite, em casa, antes de dormir, mais duas horas de estudo eram a rotina.
  3. Troque a diversão dos finais de semana pelo estudo. Festas, bares e espetáculos podem esperar, mas a prova só acontece duas vezes por ano.
  4. Acompanhe, conosco, a resolução de questões antigas do exame e identifique aquelas em que você tiver dificuldade. Elas indicarão os tópicos a serem estudados mais profundamente, de cada matéria. Assim, você poderá direcionar os seus estudos.

Bem, é isso.  No próximo artigo, finalizando a proposta de preparação, conversaremos sobre a arte de resolver uma prova, aproveitando o máximo do que você sabe sobre a matéria e alcançando o melhor resultado possível.  Nos seguintes, entraremos em detalhes sobre questões técnicas da Contabilidade.

Um abraço, bons estudos e sucesso!

Professor Luiz Eduardo.

Por
2 min. de leitura