Exercitando COBIT 5

Avatar


16 de dezembro4 min. de leitura

Fim do ano chegando, então, resolvi trazer as últimas questões de COBIT 5 cobradas em 2021 para que os futuros servidores coloquem seus conhecimentos em prática. Vamos lá!

Questões cobradas em 2021:

 

Questão 1 (Instituto Quadrix – Quadrix/ CREFITO 4/2021) Julgue o item quanto ao COBIT 5 (Control Objectives for Information and Related Technologies).

O COBIT 5 é largamente utilizado nas organizações porque ele não faz distinção entre governança e gestão. Para ele, essas disciplinas abrangem os mesmos tipos de atividades e atendem a propósitos semelhantes.

 

Resposta:

O 5º Princípio do COBIT 5 trata de distinguir a Governança da Gestão.

Este princípio faz uma clara distinção entre Governança e Gestão. Essas duas disciplinas compreendem diferentes tipos de atividades, exigem modelos organizacionais diferenciadas e servem a propósitos diferentes. A visão do COBIT 5 sobre esta importante distinção entre Governança e Gestão é:

 

Governança

Gestão
Garante que as necessidades, condições e opções das partes interessadas sejam avaliadas a fim de determinar objetivos corporativos acordados e equilibrados; definindo a direção através de priorizações e tomadas de decisão; e monitorando o desempenho e a conformidade com a direção e os objetivos estabelecidos.

ATENÇÃO: As palavrinhas mágicas, que podem ajudar nesta distinção são:

Quem vem acima;

Direciona;

É quem manda (toma decisões);

Define direção;

Avalia;

Dirige;

Monitora.

É responsável pelo planejamento, desenvolvimento, execução e monitoramento das atividades em consonância com a direção definida pelo órgão de governança a fim de atingir os objetivos corporativos.

ATENÇÃO: As palavrinhas mágicas, que podem ajudar nesta distinção são:

Quem vem para materializar a Governança;

O nível de esforço aqui é muito maior;

É quem executa;

Planeja;

Monitora.

 

Ou seja, a resposta correta está ERRADA.

 

Questão 2 (Instituto Quadrix – Quadrix/ CREFITO 4/2021) Julgue o item quanto ao COBIT 5 (Control Objectives for Information and Related Technologies).

Cobrir a organização de ponta a ponta representa um dos cinco princípios básicos em que o COBIT 5 se baseia para governança e gestão de tecnologia da informação (TI) da organização.

 

Resposta:

O COBIT 5 baseia-se em cinco princípios básicos para governança e gestão de TI da organização:

Ou seja, a resposta correta está CERTA.

 

Questão 3 (Instituto Quadrix – Quadrix/ CREFITO 4/2021) Julgue o item quanto ao COBIT 5 (Control Objectives for Information and Related Technologies).

A grande vantagem de se implementar o COBIT 5 nas organizações está relacionada à questão da padronização dos processos, já que, para ele, todas as organizações operam em um mesmo contexto, determinado por fatores externos e internos, e não exigem um sistema de governança e gestão personalizado de acordo com o mecanismo-cascata de objetivos do COBIT 5.

 

Resposta:

A questão está errada 1, 2, 3 vezes.

Cada organização opera em um contexto diferente. Este contexto é determinado por fatores externos (mercado, setor, geopolíticas, etc.) e fatores internos (cultura, organização, inclinação ao risco, etc.), exigindo um sistema de governança e gestão personalizado.

As necessidades das Partes Interessadas devem ser transformadas em uma estratégia exequível pela organização, daí que surge o conceito de cascata de objetivos, que nada mais é que o mecanismo de tradução das necessidades das Partes Interessadas em objetivos corporativos específicos, personalizados, exequíveis, objetivos de TI e metas de habilitador.

Ou seja, a resposta correta está ERRADA.

 

Questão 4 (Instituto Quadrix – Quadrix/ CREFITO 4/2021) Julgue o item quanto ao COBIT 5 (Control Objectives for Information and Related Technologies).

O COBIT 5 aborda a gestão da informação e da tecnologia correlata apenas em seções/departamentos específicos da área de informática, e não a partir da perspectiva de toda a organização (de ponta a ponta).

 

Resposta:

Um dos Princípios do COBIT 5 é Cobrir a organização de ponta a ponta.

Este é o 2º Princípio.

O COBIT 5 aborda a governança e gestão da informação e da tecnologia correlata a partir da perspectiva de toda a organização, de ponta a ponta. Isso significa que o COBIT 5:

  • Integra a governança corporativa de TI à governança corporativa da organização;
  • Cobre todas as funções e processos necessários para regular e controlar as informações da organização e tecnologias correlatas onde quer que essas informações possam ser processadas.

 

Ou seja, a resposta correta está ERRADA.

 

Questão 5 (VUNESP/ EsFCEx – Oficial /2021) O COBIT 5 estabelece 5 princípios básicos visando a governança e gestão de Tecnologia da Informação em uma organização. Um desses princípios estabelece

  1. a) atender a uma parcela reduzida da organização.
  2. b) aplicar diversos modelos diferenciados entre si.
  3. c) atender às necessidades das partes interessadas.
  4. d) reduzir a necessidade de tecnologia na organização.
  5. e) igualar os tratamentos da governança e da gestão.

 

Resposta:

Conforme já vimos, os 5 Princípios do COBIT são:

  • 1º Princípio: Atender às Necessidades das Partes Interessadas: as organizações existem para criar valor para suas Partes interessadas mantendo o equilíbrio entre a realização de benefícios e a otimização do risco e uso dos recursos. O COBIT 5 fornece todos os processos necessários e demais Habilitadores para apoiar a criação de valor para a organização com o uso de TI. Como cada organização tem objetivos diferentes, o COBIT 5 pode ser personalizado de forma a adequá-lo ao seu próprio contexto por meio da cascata de objetivos, ou seja, traduzindo os objetivos corporativos em alto nível em objetivos de TI específicos e gerenciáveis, mapeando-os em práticas e processos específicos;
  • 2º Princípio: Cobrir a Organização de Ponta a Ponta: o COBIT 5 integra a governança corporativa de TI organização à governança corporativa;
  • 3º Princípio: Aplicar um Modelo Único Integrado: o COBIT 5 se alinha a outros padrões e modelos importantes em um alto nível e, portanto, pode servir como o um modelo unificado para a governança e gestão de TI da organização;
  • 4º Princípio: Permitir uma Abordagem Holística: Governança e Gestão eficiente e eficaz de TI da organização requer uma abordagem holística, levando em conta seus diversos componentes interligados. O COBIT 5 define um conjunto de Habilitadores para apoiar a implementação de um sistema abrangente de gestão e governança de TI da organização;
  • 5º Princípio: Distinguir a Governança da Gestão: o modelo do COBIT 5 faz uma clara distinção entre Governança e Gestão. Essas duas disciplinas compreendem diferentes tipos de atividades, exigem modelos organizacionais diferenciadas e servem a propósitos diferentes.

 

Ou seja, a resposta correta é letra C.

 

Questão 6 (Instituto Quadrix – Quadrix/ CREFITO 4/2021) Julgue o item quanto ao COBIT 5 (Control Objectives for Information and Related Technologies).

O COBIT 5 fornece uma visão holística e sistêmica sobre governança e gestão de TI da organização, que tem por base diversos habilitadores, os quais são definidos, normalmente, como qualquer coisa que possa ajudar a atingir os objetivos corporativos

 

Resposta:

Os Habilitadores são os recursos organizacionais que podem ser aplicados na Governança, como os frameworks, princípios, estruturas, processos e práticas. Ou seja, são fatores que, individualmente e em conjunto, influenciam se algo irá funcionar – neste caso, a Governança e a Gestão Corporativas da TI.

 

Ou seja, a resposta correta está CERTA.

 

É isso, Pessoal.

Por hoje, é só.

Bons estudos!

Profª. Samantha Gomes

 

 

Avatar


16 de dezembro4 min. de leitura