Figuras de linguagem: entenda as principais!

Entenda as figuras de linguagem com nosso conteúdo especial e esteja pronto para as provas!

Por
2 min. de leitura

Figuras de linguagem: entenda as principais

Figuras de linguagem: entenda as principais!

O português é uma das matérias mais comuns e que costuma aparecer como conteúdo importante em provas de todos os tipos. Mas nem sempre o candidato dá a importância necessária para o estudo desta matéria, preferindo focar os estudos em conteúdos mais específicos, relacionados ao assunto principal da avaliação. Este é um erro muito comum, que acaba tendo impacto direto na aprovação ou não do candidato.

Afinal, a língua portuguesa é muito complexa e cheia de particularidades. E o seu conhecimento interfere não só nas questões que são diretamente sobre este conteúdo, mas em questões de toda a prova, em todas as matérias.

Saber gramática, interpretação de textos e figuras de linguagem pode fazer uma grande diferença na hora de garantir a sua vaga. Abaixo, veremos mais sobre as figuras de linguagem, suas características principais e a aplicação em alguns exemplos.

E não se esqueça de que o Gran Cursos Online é o seu grande aliado na conquista da vaga tão desejada. Nós desenvolvemos o melhor método de ensino, oferecendo materiais de estudo exclusivos e total apoio ao aluno, feito por professores especializados. E o melhor é que você pode aproveitar tudo isso sem precisar sair de casa.

Figuras de linguagem: fique ligado!

As figuras de linguagem são expressões que fogem um pouco da formalidade da língua portuguesa. Estes recursos costumam apresentar ao texto um sentido que vai além do literal, e às vezes pode ser plurissignificativa, ou seja, ter vários significados.

Para que você entenda melhor a figura de linguagem, no exemplo da frase “João tem muita cara de pau”, a expressão “cara de pau” é uma figura de linguagem, já que é usada para dizer que João não tem vergonha, e não que a cara de João seja feita de madeira, literalmente.

As figuras de linguagem são separadas em algumas classificações, como podemos ver abaixo, quando informamos as características mais comuns e seus exemplos usados em frases.

Metáfora: este tipo de figura de linguagem é um dos mais populares, e tem uma relação de semelhança entre a palavra utilizada e a sua representação. Por exemplo: “Maria tem uma pedra dentro do peito”. Neste caso, a metáfora expressa que Maria é insensível e tem o coração duro como pedra.

Catacrese: esta figura de linguagem ocorre quando não existe outra palavra designada para identificar algo, como, por exemplo: “João consertou o pé da mesa”. É de conhecimento geral que a mesa não possui pé, mas, como essa parte do móvel não tem um nome específico, o termo é emprestado para poder identificá-lo.

Personificação: a personificação é o ato de emprestar características humanas àquilo que não é humano, por meio de figuras de linguagem. Por exemplo: “o cansaço veio rastejando em minha direção”.

Sinestesia: esta figura de linguagem se caracteriza por usar, em uma mesma frase, palavras que se referem a sentidos (como tato, olfato, paladar, etc.) diferentes, mas atuam ao mesmo tempo. Por exemplo: “ela tinha olhos frios, porém doces”. Para determinar como os olhos eram, foram usadas palavras do sentido de tato (frios), juntamente com o de paladar (doces).

Ironia: a ironia é outra figura de linguagem muito popular e se caracteriza por expressar uma ideia usando palavras que são exatamente o oposto do sentido comumente usado. Por exemplo: “com essa chuva, parece uma ótima ideia ir ao parque”.

Hipérbole: a hipérbole ocorre quando usamos uma expressão que empreste à frase uma ideia de exagero intencional e absoluto, como, por exemplo: “estou te esperando há séculos”. O exagero “há séculos” é usado propositalmente para passar ideia de que a pessoa está esperando há bastante tempo.

Eufemismo: o eufemismo é usado para suavizar uma frase, usando expressões que deixam a frase menos agressiva ou desagradável. Por exemplo: “ele não está mais entre nós”.

Antítese: esta figura de linguagem ocorre quando usamos, na mesma frase, palavras ou expressões com significados diretamente opostos. Por exemplo: “quem ama o feio, bonito lhe parece”.

Figuras de linguagem: comece a se preparar!

As figuras de linguagem aparecem com frequência em vários conteúdos de provas. Por isso, é muito importante focar nos estudos e se dedicar não só ao estudo deste assunto, mas de conteúdos gerais da língua portuguesa. Com o Gran Cursos Online, você começa a estudar hoje mesmo, utilizando materiais de estudo exclusivos e professores especializados na área, além de ficar por dentro dos concursos abertos e concursos previstos.

Por
2 min. de leitura