Gabarito Bombeiros Tocantins: confira o gabarito extraoficial!

Confira também os comentários de nossos mestres sobre a prova do Bombeiros Tocantins

Avatar


14 de Março de 2023

As provas do concurso Bombeiros Tocantins foram realizadas neste domingo, 12 de março. Estão sendo ofertadas vagas de nível médio e superior nos cargos de Oficial e Soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins.

Os nossos professores estão realizando a correção da prova e a elaboração do gabarito preliminar.

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova Bombeiros Tocantins

Ser aprovado é questão de treino: Segurança Pública com Érico Palazzo

Gabarito Bombeiros Tocantins: gabarito extraoficial

O gabarito concurso Bombeiros Tocantins extraoficial está em elaboração.

Para este Gabarito extraoficial, os professores do Gran utilizaram essa PROVA AQUI.

Gabarito Bombeiros Tocantins: comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Aluno-Praça comentada por nossos professores especialistas.

Este conteúdo será atualizado conforme o recebimento dos comentários. Utilize o índice abaixo para navegar entre as disciplinas:

Aluno-Praça

Aluno-Praça

Gabarito Bombeiros Tocantins: Língua Portuguesa

Comentários de Língua Portuguesa – professor Gustavo Silva

Questão 1 – D

O item D é o correto, visto que, efetivamente, o autor menciona no texto: “Não é incomum ver um motorista acelerar o carro ao ver um pedestre atravessando a rua”. O item A está errado, pois o corpo da cidade, de acordo como texto, é constituído das ruas, das praças, dos carros, etc. O item B é
incorreto, porque inverte a ideia do texto: os motoristas é que precisam respeitar os pedestres. Por fim, o item C também é errado, uma vez que a alma da cidade são os pensamentos e os sentimentos dos que nela moram.

Questão 2 – D
No texto, apresenta-se este trecho: “Onde se podem encontrar as almas das cidades? Eu as encontro bonitas nas feiras, nas bancas de legumes e frutas, no mercadão, no sacolão”. Em vista das relações coesivas do trecho, verifica-se que o pronome oblíquo átono “as” estabelece coesão referencial anafórica com “as almas das cidades”. Disso decorre a correção da alternativa D.

Questão 3 – B
Trata-se de questão cuja resolução gira em torno da identificação contextual do significado dos termos envolvidos. No trecho apresentado, “incomum” quer dizer extraordinário, anormal, o que prontamente afasta as sugestões dos itens A (corriqueiro), C (banal) e D (trivial). Daí a correção da alternativa B.

Questão 4 – A
O verbo ter, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, assume a forma tem, ao passo que, na terceira pessoa do plural do mesmo tempo, ostenta a forma têm. Isso implica afirmar que é o acento circunflexo o indicador da flexão no plural. Daí a correção do item A. O item B e o D são errados porque “pôs” e “Há” não estão flexionados no plural. O item C, por sua vez, é incorreto em vista de “artesãos” não ostentar acento gráfico (o til não é acento, e sim notação léxica).

Questão 5 – D
A opção D tão somente inverte a sequência das orações, registrando corretamente a vírgula após “pés”. O item A é incorreto, pois, além de alterar o sentido original, apresenta erro de concordância em “forem” (o certo seria for). O item B deturpa o sentido original, visto que “as compreenderem” equivale a compreenderem as cidades. Por fim, o item C também altera o sentido original, daí sua inadequação.

Questão 6 – B
O termo “também” introduz no texto a ideia de soma, acréscimo, inclusão. Já a palavra “Mas” – equivalente a porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia – é conjunção coordenativa adversativa e, obviamente, expressa adversidade, oposição, contrariedade, divergência. Disso decorre a correção da alternativa B.

Questão 7 – D
A impessoalidade é uma das características dos textos produzidos no âmbito da Administração Pública; portanto, os assuntos devem ser tratados de forma estritamente impessoal. Disso decorre a correção do item D. O item A é errado, pois não existe um padrão oficial de linguagem para redação oficial: emprega-se tão somente o padrão culto de linguagem, que não é próprio (no sentido de propriedade, pertença), exclusivo da Administração Pública, ou seja, não há uma linguagem oficial para textos da Administração, emprega-se a linguagem que todos usam em contextos de comunicação formal escrita (como em jornais, revistas, livros). O item B é incorreto, pois o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) afirma que a elipse é um recurso de coesão textual. Finalmente, o item C está errado, uma vez que o texto conciso transmite, com o mínimo de palavras, o máximo de informações.

Questão 8 – A
O Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) manifesta preferência por que as informações sejam apresentadas no próprio corpo do email, de sorte a se evitarem anexos desnecessários. Daí a correção do item A. O item B está errado, porque o MRPR é expressamente contrário ao uso do fecho Att. Os itens C e D são incorretos pela mesma razão: o MRPR se coloca contrário ao uso de ilustrações ou grafismos no email, inclusive a imagem do Brasão Nacional (Armas da República).

Questão 9 – D
O termo “pescador”, no contexto, é um chamamento dirigido ao interlocutor, ao destinatário da mensagem, servindo para evocá-lo, para chamar sua atenção. Em vista disso, trata-se de um vocativo.

Questão 10 – A
O emprego do vocábulo “Ei” tem por objetivo tão somente testar o canal de comunicação. Nesse contexto, a função da linguagem que aí se percebe é a fática, que consiste em focar justamente o canal comunicativo. Daí a correção do item A. O item B está errado, pois a função referencial é focada no referente, no assunto da mensagem, como ocorre em uma notícia de jornal, por exemplo. O item C é incorreto, uma vez que a função conativa (leia-se também co-ativa) se mostra quanto o foco do texto está em “coagir”, em influenciar a ação do receptor da mensagem, como ocorre nas propagandas. Por fim, o item D é errado, já que a função metalinguística se mostra quando se emprega a linguagem para falar sobre a própria linguagem, a exemplo do que fazem os dicionários.

Gabarito Bombeiros Tocantins: Normas relativas ao CBMTO

Comentários de Normas relativas ao CBM TO

QUESTÃO NÚMERO 11

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: LEI Nº 2.578, DE 20 DE ABRIL DE 2012, Art. 2º A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar são instituições permanentes, reserva do Exército Brasileiro, diretamente subordinadas ao Governador do Estado.

QUESTÃO NÚMERO 12

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: LEI COMPLEMENTAR N° 131, DE 30 DE SETEMBRO DE 2021., Art. 8º O Chefe do Estado-Maior, designado por ato do Chefe do Poder Executivo, é o principal assessor do Comandante-Geral, competindo-lhe a direção, orientação e fiscalização dos trabalhos do Estado-Maior.

QUESTÃO NÚMERO 13

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: LEI Nº 2.578, DE 20 DE ABRIL DE 2012. Art. 34. Ao militar são proibidas a sindicalização e a greve, bem como a filiação a partido político enquanto permanecer em atividade.

Art. 35. § 4º Ao bombeiro militar da ativa é proibida: I – elaborar, ou, de qualquer forma, colaborar para a apresentação de projeto contra incêndio e pânico;

QUESTÃO NÚMERO 14

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: LEI COMPLEMENTAR N° 131, DE 30 DE SETEMBRO DE 2021. Art. 18, III – Diretoria de Logística e Patrimônio, subordinada ao Comando de Gestão de Recursos Financeiros e Patrimoniais, responsável pelos assuntos relativos à aquisição de material e serviços, logística geral, e ao controle e fiscalização do patrimônio e estoque.

QUESTÃO NÚMERO 15

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: LEI COMPLEMENTAR N° 131, DE 30 DE SETEMBRO DE 2021. Art. 27. Compete aos Oficiais do: I – QOBM: realizar o comando, a chefia e a direção das unidades que compõem a estrutura organizacional do CBMTO

QUESTÃO NÚMERO 16

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: LEI Nº 2.578, DE 20 DE ABRIL DE 2012. Art. 11. II – idade mínima de 18 anos, no ato da inclusão;  IV – altura mínima de 1,63m, se do sexo masculino, e 1,60m, se do sexo feminino;

QUESTÃO NÚMERO 17

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: LEI Nº 2.578, DE 20 DE ABRIL DE 2012. Art. 9º. d) Designação: é a modalidade de movimentação do militar para realizar curso ou estágio ou exercer função especificada no âmbito da OM;

QUESTÃO NÚMERO 18

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: VI – as punições disciplinares a que estão sujeitos os militares são as seguintes, em ordem de gravidade crescente: f) demissão.

QUESTÃO NÚMERO 19

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: LEI Nº 2.578, DE 20 DE ABRIL DE 2012. Art. 41. São competentes para a instauração de Conselho de Justificação e de Conselho de Disciplina e para determinar o imediato afastamento do acusado do exercício de suas funções: I – o Chefe do Poder Executivo, em relação a todos os militares estaduais;

QUESTÃO NÚMERO 20

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: LEI Nº 2.578, DE 20 DE ABRIL DE 2012. Art. 46 São transgressões de natureza grave:  XXVII – andar ostensivamente armado em trajes civis;

Gabarito Bombeiros Tocantins: Matemática

Comentários de Matemática – professor Thiago Cardoso

QUESTÃO NÚMERO 21
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
Devemos levar em consideração que 1 hora tem 60 minutos e que 1 minuto tem 60 segundos. Então, a fração corresponde a 0,17 horas seriam:

𝑡 = 2 ℎ + 0,17 ℎ = 2 ℎ + 0,17 ⋅ 60 𝑚𝑖𝑛 = 2ℎ + 10,2 𝑚𝑖𝑛
Podemos também converter a fração de 0,2 min para segundos.
𝑡 = 2 ℎ + 10,2 𝑚𝑖𝑛 = 2 ℎ + 10 𝑚𝑖𝑛 + 0,2 𝑚𝑖𝑛
𝑡 = 2 ℎ + 10 𝑚𝑖𝑛 + 0,2 ⋅ 60 𝑠 = 2 ℎ + 10 𝑚𝑖𝑛 + 12 𝑠

QUESTÃO NÚMERO 22
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
Vamos resolver a equação do segundo grau.

𝑥² + 4 = 0
𝑥² = −4
∴ 𝑥 = ±√−4 = ±√4 ⋅ √−1 = ±2i

QUESTÃO NÚMERO 23
GABARITO PRELIMINAR:
A
COMENTÁRIO:
O racionamento começará quando o volume de água atinge 40, que é a metade do inicial.

Podemos resolver a equação exponencial, igualando os expoentes.

∴ 0,005𝑡 = 1
∴ 𝑡 =1 /0,005 = 200

QUESTÃO NÚMERO 24
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
Em uma equação do segundo grau genérica:
𝑎𝑥² + 𝑏𝑥 + 𝑐 = 0
A soma das raízes é dada por:
𝑆 = −𝑏/𝑎
Então, nesse caso, temos:
𝑆 = − (−11)/1 = 11

QUESTÃO NÚMERO 25
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:

Vamos desenhar um diagrama de Venn envolvendo os conjuntos A e B.

Assim, o número de elementos da intersecção, isto é, os militares que praticam os dois esportes.
#(𝐴 ∩ 𝐵) = 60 − 18 − 25 = 17

QUESTÃO NÚMERO 26
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
O número total de comissões que podem ser formadas consiste em escolher 2 pessoas no total de 12 soldados.

#𝑡𝑜𝑡𝑎𝑖𝑠 = (12 2) = 12!/10! 2! = 12.11.10!/10! 2.1 = 12.11/2.1 = 6.11 = 66

Podemos usar o princípio da exclusão para calcular o número de comissões que têm pelo menos uma mulher. Para isso, vamos calcular o número de comissões que não contém mulheres podem ser calculadas escolhendo 2 pessoas no total de 7 homens.

#𝑝𝑟𝑜𝑖𝑏𝑖𝑑𝑎𝑠 = ( 7 2) = 7!/5! 2! = 7.6.5!/5! 2.1 = 7.6/2.1 = 7.3 = 21

Pelo princípio da exclusão, o número de comissões que possuem pelo menos uma mulher é:

#𝑝𝑒𝑟𝑚𝑖𝑡𝑖𝑑𝑎𝑠 = 66 − 21 = 45

Desse modo, pela definição de probabilidade, temos:
𝑃 = #𝑝𝑒𝑟𝑚𝑖𝑡𝑖𝑑𝑎𝑠/#𝑡𝑜𝑡𝑎𝑖𝑠 = 45/66 = 15/22

QUESTÃO NÚMERO 27
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
Para montar a matriz dos coeficientes,

QUESTÃO NÚMERO 28
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
O ponto de máximo de uma função do segundo grau é:
ℎ𝑚𝑎𝑥 = − Δ/4𝑎
O discriminante da equação é:
Δ = 𝑏² − 4𝑎𝑐 = 6² − 4. (−1). 2 = 36 + 8 = 44
Então, a altura máxima é:

ℎ𝑚𝑎𝑥 = −𝛥/4𝑎= − 44/4. (−1) = 44/4 = 11

QUESTÃO NÚMERO 29
GABARITO PRELIMINAR: Nula
COMENTÁRIO:
Questão bem difícil. Primeiramente, vamos desenhar o tronco de pirâmide.

Podemos esticar os vértices do tronco de pirâmide até completar uma pirâmide.

Veja que o volume do tronco de pirâmide é a diferença entre o volume da pirâmide maior e o volume da pirâmide menor.
𝑉 = 𝑉𝑚𝑎𝑖𝑜𝑟 − 𝑉𝑚𝑒𝑛𝑜𝑟
As duas pirâmides são semelhantes. Então, podemos dizer que seu volume é proporcional ao cubo da razão das arestas. Vejamos:
𝑉𝑚𝑒𝑛𝑜𝑟/𝑉𝑚𝑎𝑖𝑜𝑟 = (1/2)³ = 1/8
Assim, temos:
𝑉 = 𝑉𝑚𝑎𝑖𝑜𝑟 −1/8𝑉𝑚𝑎𝑖𝑜𝑟 = 7/8⋅ 𝑉𝑚𝑎𝑖𝑜r

Se h1 for o apótema da face dessa pirâmide, podemos escrever:

Pela semelhança de triângulos, podemos escrever:
ℎ1/2 = ℎ1 − √5/1
∴ 2ℎ1 − 2√5 = ℎ1
∴ ℎ1 = 2√5
Agora que sabemos a altura da face da pirâmide, podemos usar o teorema de Pitágoras para calcular a altura da pirâmide toda.

(2√5)² = 1² + 𝐻²
20 = 1 + 𝐻²
∴ 𝐻² = 20 − 1 = 19
∴ 𝐻 = √19
Então, podemos calcular o volume da pirâmide toda como:
𝑉𝑚𝑎𝑖𝑜𝑟 = 𝐵𝐻/3 = (2²) ⋅ √19 /3 = 4√19/3
Portanto, o volume do tronco de pirâmide desejado é:

𝑉 = 7/8⋅ 𝑉𝑚𝑎𝑖𝑜𝑟 = 7/8⋅4√19/3 = 7√19/6

QUESTÃO NÚMERO 30
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
Vamos desenhar o que foi descrito no enunciado.

Assim, podemos usar o teorema de Pitágoras.
(𝑥 + 4)² = 𝑥² + (8√2)²
(𝑥 + 4)² − 𝑥² = (8√2)²
Podemos utilizar o produto notável de que a diferença entre dois quadrados
é igual ao produto da soma pela diferença.
[𝑥 + 4 + 𝑥] ⋅ [𝑥 + 4 − 𝑥] = 64 ⋅ 2
(4 + 2𝑥) ⋅ 4 = 128
Podemos dividir tudo por 4.

(4 + 2𝑥) = 128/4 = 32
Podemos passar o 4 para o outro lado.
2𝑥 = 32 − 4 = 28
∴ 𝑥 = 28/2 = 14

Gabarito Bombeiros Tocantins: Noções de Informática

Comentários de noções de informática – professor Fabrício Macedo

Questão 31
Gabarito da questão: Letra A
Comentários: A Limpeza de Disco tem capacidade para a eliminação de arquivos temporários e arquivos do sistema.
Veja:

Questão 32
Gabarito da questão: Letra A
Comentários: ORIGEM B4 =SOMA($B2:$C2)
Para colar em C4 houve um deslocamento de 1 coluna e 0 linha.
Ficando:
DESTINO C4 =soma($B2:$C2) 3
Observe que com a colocação do cifrão antecedendo as colunas B e C, essas colunas não terão alterações na cópia da fórmula.

Questão 33
Gabarito da questão: Letra A ou B
Comentários: O que são as frequências 2.4 GHz e 5 GHz ?

Tecnologia utilizada para transmitir dados através de ondas sem fio. A diferença entre as frequências é a quantidade de ondas que o equipamento transmite por segundo e o alcance.

2.4 GHz = 2,4 bilhões de ondas por segundo

5 GHz= 5,8 bilhões de ondas por segundo

A frequência 2.4 GHz tem maior alcance, mas é mais propensa a interferências. Já a 5 GHz tem um alcance menor e proporciona maior velocidade e qualidade de sinal.

Roteadores na frequência 2.4 Ghz fornecem internet para uma área ampla, mas sofrem maior interferência. Já a frequência de 5 Ghz tem maior velocidade e qualidade no sinal em um espaço físico menor.

Conclusão:

Na letra A, podemos concluir que existe a possibilidade de usar exclusivamente a frequência 2,4 GHZ ou a 5 GHZ sem que concorram entre si.

Na letra B, de acordo com o conceito acima, vimos que o padrão 5GHZ irá oferecer uma velocidade maior. Porém, ao colocar a palavra PADRÃO na alternativa, pode ser que o item  venha como errado pois se o roteador tiver com uma banda de 200Mbs, ambas as frequências usarão essa velocidade.

Vamos aguardar o gabarito da banca para analisarmos possíveis recursos.

Questão 34
Gabarito da questão: Letra A
Comentários: =SOMA(A:A) somará todo o conteúdo da coluna A, pois não definiu o limite da linha. O Excel interpretará
como: Somar toda a coluna A. Resultado 7.

Questão 35
Gabarito da questão: Letra D
Comentários: De acordo com a própria Google:
O que acontece quando você navega com privacidade
O Chrome não salva seu histórico de navegação, cookies e dados do site nem informações inseridas em formulários.
Os arquivos de downloads e os favoritos criados ficam salvos.
Sua atividade continua visível para os sites que você acessa, seu empregador, sua escola ou o provedor de acesso à Internet.
Fonte: Ajuda do Google Chrome.

Questão 36
Gabarito da questão: Letra B
Comentários: TCP (Protocolo de controle de transmissão (camada 4 – OSI)
O TCP (transmission control protocol), protocolo orientado para a conexão, possibilita a transferência de dados na internet, com as características de confiabilidade, isto é, a mensagem chega ao receptor ou mensagens enviadas chegam na ordem de envio. O TCP é o protocolo responsável em transportar os pacotes de dados da rede. Utilizado em transporte de pacotes que exigem confiabilidade. Exemplos:
E-mail, transferência de sites.

Questão 37
Gabarito da questão: Letra D
Comentários: Será criada uma cópia do arquivo ao arrastar para à Área de Trabalho.

 

Questão 38
Gabarito da questão: Letra D
Comentários: Através do botão EXIBIR MENU DO THUNDERBIRD é possível acessar a opção EXIBIR

Em EXIBIR a opção ORDENAR POR, AGRUPAR TÓPICOS

Questão 39
Gabarito da questão: Letra B
Comentários:

A) NordVPN Software utilizado para configurações de VPN (rede privada virtual).
B) Dropbox PLATAFORMA DE ARMAZENAMENTO DE ARQUIVOS EM NUVEM.
C) Spotify Plataforma de Streaming de músicas.
D) Netflix Plataforma de Streaming de filmes/séries

Questão 40
Gabarito da questão: Letra A
Comentários: Arquivos de informação pequenos que são enviados para o computador do usuário quando ele visita um
site na Web.
Obs: São arquivos TXT que armazenam configurações e informações sobre o que os usuários acessam em determinados sites

Gabarito Bombeiros Tocantins: Conhecimentos acerca do Estado do Tocantins

Comentários de Conhecimentos acerda do Estado do Tocantins – professor Daniel Vasconcellos

QUESTÃO NÚMERO 41
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Os franceses, depois de se estabelecerem no forte de São Luís, na costa maranhense, iniciaram a exploração dos sertões do Tocantins. Coube a eles a descoberta do Rio Tocantins pela foz no ano de 1610. Somente após mais de quinze anos da chegada dos franceses é que os portugueses iniciaram a colonização da região pela “decidida dos jesuítas”. No século XVII os padres da Companhia de Jesus
fundaram as aldeias missionárias da Palma (Paranã) e do Duro (Dianópolis). O extremo norte de Goiás foi desbravado por missionários católicos chefiados por Frei Cristovão de Lisboa que, em 1625, percorreram a área do rio Tocantins, fundando ali uma Missão religiosa.

QUESTÃO NÚMERO 42
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Segundo o próprio site do governo de Tocantins: Os Karajá, Karajá-Xambioá (ou apenas Xambioá) e Javaé formam o povo Iny (pronuncia-se ‘inã’), pertencente ao tronco lingüístico Macro-Jê, família e língua Karajá. Juntos, formam o maior povo do Tocantins, com 6.123 indígenas, conforme o último levantamento.

Fonte: https://www.to.gov.br/noticias/povos-indigenas-integram-colcha-de-retalhos-da-cultura-tocantinense/3p kblnxoqbqx#:~:text=Os%20Karaj%C3%A1%2C%20Karaj%C3%A1%2DXambio%C3%A1%20(,ind%C3%ADgen as%2C%20conforme%20o%20%C3%BAltimo%20levantamento.

QUESTÃO NÚMERO 43
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
Letra a: correta. A construção da BR-153, na década de 1950, criou novas cidades como a própria Araguaína (1º de janeiro de 1959).
Letra b: incorreta. Como pôde ver em nossas aulas em pdf, com a construção da BR-153, o transporte hidroviário foi paulatinamente perdendo importância em detrimento do transporte rodoviário.
Letra c: incorreta. A BR-153 teve seu início de construção no Governo JK (1956-1961).
Letra d: incorreta. Ao contrário, a região ganhou dinamismo agroindustrial justamente após a construção da rodovia.

QUESTÃO NÚMERO 44
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Soja e milho são os principais produtos cultivados no estado. Para a oleaginosa, a estimativa de área plantada é de 1,14 milhão de hectares, com uma produtividade próxima a estabilidade, podendo chegar a 3.138 kg/ha. Atente-se para o fato de Tocantins ter o 10º maior rebanho bovino do país, com participação no efetivo nacional de 4,5%. Contudo, trata-se do gado de corte!

https://www.conab.gov.br/ultimas-noticias/4432-tocantins-producao-de-graos-na-safra-2021-22-tende-asuperar-5-5-milhoes-de-toneladas-no-estado#:~:text=Soja%20e%20milho%20s%C3%A3o%20os,chegar%20a%203.138%20kg%2Fha.

QUESTÃO NÚMERO 45
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
Questão de fácil resolução.
Letra a: correta. Quilombolas são descendentes de negros que foram escravizados e fugiram, formando comunidades denominadas quilombos.
Letra b: incorreta. Comunidades geraizeiras: comunidades tradicionais camponesas da região de transição entre o Cerrado e a Caatinga, residentes em áreas de encostas e vales, no norte de Minas Gerais e no oeste da Bahia, rica em biodiversidade e cultura.
Letra c: incorreta. Quilombolas não têm sua origem indígena. Apesar de existirem mestiços nessas comunidades, a grande maioria é de origem quilombola.
Letra d: incorreta. Algumas comunidades ainda buscam legitimação de seus territórios. Contudo, o que as caracteriza é o fato de manterem suas raízes culturais tradicionais.

QUESTÃO NÚMERO 46
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
Letra a: Correta. Ainda que nunca tenha ouvido falar no Plano Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Tocantins (PERH-TO), o examinador indica os aproveitamentos destes recursos hídricos e a característica fundamental da Região Hidrográfica do Tocantins, qual seja, o grande potencial hídrico. Ademais, como verá na sequência, as outras alternativas não deixam margem de dúvidas quanto às suas incorreções.
Letra b: Incorreta. O clima predominante no Estado do Tocantins é o clima tropical com inverno seco. Este clima se caracteriza por apresentar uma estação chuvosa no verão, de novembro a abril, e nítida estação seca no inverno, de maio a outubro (julho é o mês mais seco).
Letra c: Incorreta. O Estado do Tocantins está localizado no Planalto Central Brasileiro, o que justifica a predominância de planaltos em seu relevo. Além da presença marcante dos planaltos, dentro dos limites do Estado do Tocantins, encontramos também áreas de planícies e depressões. As áreas de maiores altitudes médias estão na Serra Geral (localizada na porção leste do Estado do Tocantins), porém o ponto
mais elevado do relevo tocantinense está em Paranã, na serra das Traíras, localizada na porção sul do Estado com 1.340m de altitude.
Letra d: Incorreta. O território do Tocantins não é uma zona de transição geográfica entre o Cerrado e o Pantanal. Basta consultar um mapa para perceber. É sim uma zona de transição entre o Cerrado e a Amazônia.

QUESTÃO NÚMERO 47
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
Segundo a LEI COMPLEMENTAR N° 131, DE 30 DE SETEMBRO DE 2021. PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL Nº5.945, de 08/10/2021. (Dispõe sobre a Organização Básica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins – CBMTO, e adota outra providência.)

Art. 2º Compete ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins – CBMTO, além de outras atribuições previstas na legislação
III – exercer, privativamente, a prevenção contra incêndio e emergência no Estado do Tocantins, mediante:
a) o planejamento de ações;
b) o estabelecimento de normas;
c) a análise de projetos de sistemas de prevenção contra incêndio e emergência;
d) a vistoria, certificação e fiscalização de edificações e áreas de riscos.

QUESTÃO NÚMERO 48
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
Letra a: Incorreta. As duas mesorregiões (Ocidental e Oriental do Tocantins) são cortadas pela rodovia BR-153, dividindo-as entre leste e oeste.
Letra b: Correta. A média do PIB da microrregião de Gurupi é de R$ 31.500,50, a maior do Estado. A média do PIB da microrregião do Bico do Papagaio é de R$ 11.886,31, a menor do Estado. Fonte:
https://www.codevasf.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/biblioteca-geraldo-rocha/publicacoes/outras-publicacoes/caderno-de-caracterizacao-estado-do-tocantins.pdf página 73
Letras c: Incorreta. As oito microrregiões, segundo o IBGE, são: Bico do Papagaio, Araguaína, Miracema do Tocantins, Rio Formoso, Gurupi, Porto Nacional, Jalapão e Dianópolis.
Letra d: Incorreta. O IDH da microrregião de Porto Nacional é de 0,671, considerado médio, com uma população total de 413.057. Já o IDH da microrregião de Rio Formoso é de 0,671, com uma população de 128.892. Portanto, apesar de terem IDH idênticos, a microrregião de Porto Nacional possui maior população, ao contrário do que afirma a alternativa.

QUESTÃO NÚMERO 49
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
Letra a: Incorreta. Segundo a Constituição do Estado do Tocantins, em sua Subseção III – Dos Servidores Públicos Militares. Art. 13. Os membros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar são militares do Estado, regidos por estatuto próprio, estabelecido em lei.
Letra b: Correta. Pegadinha da banca. Em 1988, com a criação do estado do Tocantins, Miracema do Norte, hoje Miracema do Tocantins, foi escolhida para sediar a capital provisória do novo estado, por ato dopresidente da República. Somente a partir do dia 1° de janeiro de 1990, é que Palmas passou a ser a capital definitiva do estado. Entretanto, note que o examinador afirma que houve um processo ordenado:
primeiro, a criação do Estado pela Constituição de 1988, depois, a promulgação da Constituição Estadual e, por fim, a instalação da nova e definitiva capital. Ainda assim cabe recurso!
Letra c: Incorreta. O candidato precisa obter maioria absoluta dos votos.
Letra d: Incorreta. Segundo a Constituição do Estado do Tocantins: § 2º A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Assembleia Legislativa de projeto de lei, subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado estadual, distribuído em pelo menos cinco Municípios, com percentual mínimo de três décimos dos eleitores de cada Município-subscritor.

QUESTÃO NÚMERO 50
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
Nas décadas de 1730 e 1740 ocorreram as descobertas auríferas no norte de Goiás e, por causa delas, a formação dos primeiros arraiais no território onde hoje se situa o Estado do Tocantins. Natividade e Almas (1734), Arraias e Chapada (1736), Pontal e Porto Real (1738). Nos anos 40, surgiram Conceição, Carmo e Taboca, e mais tarde Príncipe (1770). Fonte: NETO, Antônio Teixeira. Norte goiano: meio natural,
povoamento e urbanização. Élisée, Rev. Geo. UEG – Porangatu, v.7, n.1, p.08-40, jan./jun. 2018.

Gabarito Bombeiros Tocantins: Modelo de Redação Discursiva

Confira o modelo de redação discursiva – Professor Gustavo Silva

Queridos servidores, como esperado, a banca Cebraspe cobrou a sua clássica estrutura dissertativa, em que se verifica um caráter expositivo nos tópicos solicitados por ela. 

Nesse sentido, é necessário redigir um texto entre 4 e 5 parágrafos. No caso, introdução e conclusão à parte. 

Observa-se a cobrança de 3 tópicos e, assim, cada um deverá ser respondido em parágrafo de desenvolvimento distinto. 

Tópico 1 

“A exploração dos recursos naturais acontece desde os primórdios da humanidade. Contudo, na medida em que a sociedade desenvolveu-se, essa exploração intensificou-se, colocando em risco o equilíbrio do planeta e comprometendo o suprimento das gerações futuras. 

A questão do desmatamento tomou grandes proporções a partir da Revolução Industrial. A introdução de novas tecnologias (que proporcionaram o aumento da produção industrial) e o consumo (que aumentou consideravelmente) fizeram com que diversas florestas temperadas e tropicais fossem devastadas, a fim de atender a essa nova demanda. 

Os países industrializados apresentaram, durante esse período, maiores taxas de desmatamento. Com o passar dos anos, essas taxas começaram a cair nesses países e a aumentar nos países em desenvolvimento e subdesenvolvidos. 

O desmatamento pode ser atribuído a diversas atividades, sendo essas, em sua maioria, antrópicas. A retirada da cobertura vegetal está relacionada, por exemplo, com a expansão do agronegócio; com o extrativismo animal, vegetal ou mineral; com a necessidade de explorar matéria-prima para atividades de todos os setores da economia; com a urbanização referente ao aumento das cidades; e também com atividades ilegais que envolvem queimadas propositais e até mesmo exploração de áreas de conservação para fins pessoais, como especulação fundiária.

A expansão do agronegócio é considerada uma das principais causas do aumento do desmatamento no mundo todo. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), só na América Latina, a expansão da agricultura e da pecuária comercial é responsável por aproximadamente 70% do desmatamento. 

Dados da FAO revelam que a prática agrícola, por meio das produções em escala industrial, e a pecuária, por meio do aumento dos pastos extensivos, fomentam o desmatamento em vários países do mundo. 

Essa questão tem gerado diversas polêmicas, pois o agronegócio é o carro-chefe da economia de diversos países. Portanto, muitos justificam o desmatamento como necessário ao suprimento das necessidades humanas, como a produção de alimentos. Contudo, segundo o relatório O estado das florestas do mundo, de 2016, lançado pela FAO, aponta que não é necessário desmatar florestas para produzir alimentos. É necessário, ao invés de expandir as áreas agrícolas retirando as florestas, intensificar a atividade agrícola e as medidas de proteção social.” 

Tópico 2 

Há cerca de 370 milhões de indígenas em cerca de 90 países. Isso representa 5% da população mundial. São mais de cinco mil grupos, falantes de sete mil línguas. No Brasil, existem 897 mil indígenas, presentes em todos os estados brasileiros. Compõem 305 etnias, falantes de 274 línguas. 

Os dados são do último Censo Demográfico feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010. Isso sem falar dos povos isolados que não são contabilizados pelo Censo. 

E quando falamos de indígenas, se engana quem pensa apenas nos povos que vivem na Amazônia e nas outras florestas. Ainda segundo o Censo de 2010, 36,2% dos nativos brasileiros vivem em área urbana. De acordo com a ONU, indígenas acabam deixando suas áreas ancestrais e migram para as cidades por fatores como a invasão de suas terras, guerras ou mesmo a busca por melhores oportunidades. 

O fato de morarem nas áreas urbanas e usufruírem da vida urbana não diminui nem um pouco quem são e suas raízes culturais. Mas isso parece ainda ser uma questão difícil para as pessoas entenderem. 

Tópico 3 

Por muitos séculos, os saberes originários foram sistematicamente combatidos. Após muita luta e resistência desses grupos, políticas públicas estão sendo criadas para a inclusão das pessoas indígenas. Porém, elas não são efetivamente aplicadas.

Alguns mecanismos, como a Lei nº 11.645, de 10 março de 2008, que tornou obrigatório o ensino da temática indígena e afro-brasileira nas escolas, são importantes. A realidade, entretanto, demonstra que percepções racistas ainda são ensinadas às crianças e adolescentes. 

Datas como o dia 19 de abril são chamadas de ‘dia do índio’, em alusão ao nome inventado pelos colonizadores para nomear as populações nativas. O escritor indígena Daniel Munduruku, afirma que a data reforça a ideia pejorativa de que existe um modelo de ‘ser indígena’, apagando a diversidade histórica desses povos. 

Além disso, o termo ‘índio’ é uma estratégia estabelecida pela branquitude para diminuir e menosprezar as tradições e pertencimento das nações indígenas. Por isso, na consultoria de diversidade, repensar o vocabulário é uma estratégia que deverá ser adotada. 

Outra conquista são as ações afirmativas. Elas são relevantes, pois abriram o caminho para a entrada dessas comunidades no ensino superior. Muitas delas, principalmente aquelas mais distantes das cidades, ainda falam as suas línguas indígenas. Assim, deve-se melhorar cada vez mais o acesso de minorias nesses espaços. 

O ensino escolar diferenciado e as políticas de permanência na universidade, também são significativas para que os povos originários do Brasil, possam demonstrar que valorizar suas tradições, não é sinônimo de atraso.

As instituições devem estar preparadas para uma gestão de diversidade que valorize essas pessoas, suas experiências e conhecimentos. Elas trazem novas ideias e percepções para enfrentar os desafios que aparecem no dia a dia do trabalho. 

Em razão disso, entenda como a ancestralidade está presente na vida de grupos diversos e como se relaciona com o mercado de trabalho. 

Com essas informações, você conseguirá formar excelentes parágrafos dissertativos. Selecione as melhores palavras-chaves e produza com segurança!

Gabarito Bombeiros Tocantins: gabarito preliminar

O gabarito preliminar será divulgado no dia 14 de março de 2023. 

Gabarito Bombeiros Tocantins: recursos

A interposição de recursos contra o gabarito oficial preliminar da prova objetiva e a favor desse gabarito e contra o padrão preliminar de respostas da prova discursiva acontecerá nos dias 15 e 16 de março. 

Gabarito Bombeiros Tocantins: próximas etapas

O certame é composto das seguintes etapas:

  • primeira etapa: prova objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe;
  • segunda etapa: prova de capacidade física, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe;
  • terceira etapa: avaliação psicológica, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe;
  • quarta etapa: avaliação de saúde, de caráter eliminatório, de responsabilidade do CBMTO;
  • quinta etapa: investigação social e da vida pregressa, de caráter eliminatório, de responsabilidade do CBMTO.

Todas as etapas serão realizadas na cidade Palmas/TO

Gabarito Bombeiros Tocantins: cronograma

O gabarito tem previsão para ser divulgado a partir das 19h do dia 14 de março. Conforme previsão no cronograma, para interposição de recursos contra o gabarito oficial preliminar da prova objetiva e a favor desse gabarito e contra o padrão preliminar de respostas da prova discursiva, o candidato tem os dias 15 e 16 de março.

Prova Bombeiros Tocantins: análise

Fez a prova dos Bombeiros Tocantins neste domingo (12/03)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Resumo do Concurso Tocantins

 Concurso Bombeiros Tocantins Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins – CBM  TO
Situação atual Edital publicado
Banca organizadora Cebraspe
Cargos Oficial e Soldado
Escolaridade Nível médio e superior
Carreiras Segurança pública
Lotação Tocantins
Número de vagas 110 vagas
Remuneração Aluno Praça – R$ 1.836,05 / Cadete – R$ 5.297,71 (CFO) / R$ 9.869,05 (Após CFO)
Inscrições 21/12 a 19/01/23
Taxa de inscrição de R$ 80,00 a R$120,00
Data da prova objetiva 12/03/23
Clique aqui para ver o edital Bombeiros Tocantins

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


14 de Março de 2023

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado