Ansioso pelo Gabarito SME Recife PE? As provas do concurso SME Recife PE estão marcadas para este domingo, 9 de fevereiro de 2025. A Prefeitura de Recife, Pernambuco, oferta 400 vagas para o cargo de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE) na Secretaria Municipal de Educação.
Clique aqui para seguir o canal do Gran no Whatsapp!
Acompanhe aqui o gabarito SME Recife PE Extraoficial!
Destaques: |

Gabarito SME Recife PE Extraoficial: comentários
Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial comentadas por nossos professores especialistas.
Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.
Para a correção, foi utilizado o modelo de prova a seguir: PROVA AADEE SME RECIFE
Confira os comentários:
Gabarito SME Recife PE Extraoficial: Língua Portuguesa
QUESTÃO DE 1 a 15 – Prof .Bruno Pilastre
QUESTÃO NÚMERO: 1
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: observe a razão de as alternativas (a), (b), (c) e (e) estarem incorretas: (a) na verdade, após esse período houve a reabertura da catedral; (b) não eram seis evangelistas, mas quatro; (c) não se fala que o órgão da catedral é o mais antigo (fala-se que é um dos maiores instrumentos musicais da França); (e) o resgate foi realizado pelos bombeiros (não se especifica quem). A afirmativa correta está em (d): de fato, as três curiosidades se referem às esculturas, ao instrumento e à coroa.
QUESTÃO NÚMERO:
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: as concordâncias em (a), (b), (d) e (e) estão inadequadas. O correto seria: (a) [as relíquias] foram retiradas; (b) estavam; (d) o órgão estava; (e) [a coroa] foi resgatada. A concordância em (c) está adequada (pode ser no singular ou no plural, tendo em vista o partitivo “parte de”).
QUESTÃO NÚMERO: 3
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Em I, pode-se registrar “se parecia à coroa de espinhos”, sem mudança de sentido. Esse é o entendimento de Luft (Dicionário prático de regência verbal). Em II, a norma gramatical não prevê a regência sugerida (qualificadas a). Em III, as duas regências são permitidas (coberto por | coberto de). Por fim, em IV, a substituição gera mudança de sentido (e, conforme Luft, gera incorreção gramatical). Apenas a afirmativa em I está correta.
QUESTÃO NÚMERO: 4
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: vejamos, primeiramente, os erros: em (b), (d) e (e), a vírgula separa o sujeito de seu predicado; em (c), a vírgula separa incorretamente o verbo de seu complemento; em (d), a vírgula separa o quantificador “todo” de seu substantivo (o processo). Apenas a pontuação em (a) está adequada: o termo “para isso” está intercalado e a segunda vírgula marca uma explicação.
QUESTÃO NÚMERO: 5
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: o articulador coesivo “embora” é concessivo. Não se trata de uma conjunção conclusiva, comparativa, adversativa ou explicativa.
QUESTÃO NÚMERO: 6
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: não haverá crase se o termo for masculino, como em (e): O restauro. Os demais termos são femininos e, nesse caso, aceitam o artigo definido feminino (e, consequentemente, a crase, pois há preposição “a”).
QUESTÃO NÚMERO: 7
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: a explicação está em (b): que pouquíssimas pessoas conheciam. Trata-se de uma subordinada adjetiva explicativa (observe a vírgula antes do “que”). Nas outras alternativas, temos estruturas adversativas ((a) mas faltava […]; (d) mas o choque […]), aditiva ((c) entrou e procurou) e um adjunto temporal contextualizadora ((e) após se acalmar).
QUESTÃO NÚMERO: 8
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: o prefixo “im-” denota negação, opondo o termo “impossível” a “possível”. Isso ocorre em (a), pois “improvável” é a negação de “provável”. Nas outras alternativas, o morfema “im-” pode denotar “movimento (para dentro)”.
QUESTÃO NÚMERO: 9
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: os termos “aparentemente”, “supostamente”, “possivelmente” e “provavelmente” são sinônimas de “presumivelmente”, pois esses advérbios denotam possibilidade, hipótese. Em (d), no entanto, o termo “indubitavelmente” denota certeza (algo que não gera dúvida).
QUESTÃO NÚMERO: 10
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: vamos utilizar a regra da preposição: em português, o sujeito não pode ser preposicionado. Por isso, eliminamos (a), (c) e (e). Em (b), observamos um verbo flexionado, o qual não pode exercer função sintática de sujeito. Resta-nos a alternativa (d): o que “havia terminado”? A barulheira (sujeito da oração “havia terminado”).
QUESTÃO NÚMERO: 11
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: se o termo está determinado por artigo e é núcleo do sintagma nominal, será substantivo. Esse mesmo padrão ocorre em (e) “uma caixa” (o “uma” pode ser artigo indefinido), um substantivo. Nas outras alternativas, as classes gramaticais são estas: verbo, verbo (gerúndio), pronome e particípio (no caso, uma subordinada reduzida).
QUESTÃO NÚMERO: 12
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: o pronome reto “elas” é anafórico e retoma “esculturas em cobre dos doze apóstolos de Jesus”. Uma vez estabelecida a cadeia coesiva, descartam-se as alternativas (b), (c), (d) e (e).
QUESTÃO NÚMERO: 13
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: os termos de (a) a (d) são proparoxítonas (antepenúltima sílaba tônica). Em (e), o termo “órgão” é paroxítona (penúltima sílaba tônica).
QUESTÃO NÚMERO: 14
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: no trecho em análise, um relicário é um recipiente usado para guardar artefatos religiosos (no caso, a coroa). Não se trata de um objeto utilizado para guardar ferramentas ou de um material raro, utilizado na construção civil. Também não se pode dizer que se trata de um objeto sem significado histórico ou cultural, muito menos parte de um móvel de uso cotidiano.
QUESTÃO NÚMERO: 15
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: o articulador coesivo “no entanto” é adversativo e introduz uma ideia de contraste (em relação ao que se disse anteriormente). Não denota um reforço, uma explicação, uma causa ou uma adição.
Gabarito SME Recife PE Extraoficial: Raciocínio Lógico e Matemática
QUESTÃO DE 16 a 25 – Prof.Thiago Cardoso
QUESTÃO NÚMERO: 16
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
Como a quantidade de garrafas pet é o dobro da quantidade de tampinhas e são 324 tampinhas, pode-se concluir que há 648 garrafas pets.
Por outro lado, a quantidade de caixas de sapato é:
S = ⅓*324 =108
Portanto, o total de unidades de materiais recicláveis será:
Total = 324 + 108 + 648 = 1080
Considerando que eles vão ser distribuídos igualmente entre as 3 turmas, temos que cada turma receberá:
Turma = 1080/3 = 360
QUESTÃO NÚMERO: 17
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Em um triângulo retângulo, o maior lado (ou a hipotenusa) pode ser calculado pelo Teorema de Pitágoras em função dos catetos:
a2 = b2 + c2
a2 = 36*36 + 48*48
a2 = 1296 + 2304 = 3600
Por fim, podemos calcular a hipotenusa, extraindo a raiz quadrada.
a = 60
QUESTÃO NÚMERO: 18
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Seja x o número de alunos, sabemos que x/3 acertaram duas questões, x/2 acertaram apenas uma questão e que 5 alunos erraram as duas. Então, podemos escrever:
x = x/3 + x/2 + 5
Podemos tirar o MMC para resolver a soma de frações:
x = 2x/6 + 3x/6 + 5
x = 5x/6 + 5
Por fim, podemos isolar o valor de x:
x – 5x/6 = 5
x/6 = 5
Então, o número de alunos é:
x = 5*6 = 30
QUESTÃO NÚMERO: 19
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
O tempo necessário para o trabalho pode ser obtido como uma regra de três, pois é diretamente proporcional ao número de trabalhos necessários. Assim, podemos escrever:
x/7 = 372/12
x/7 = 31
Portanto, o tempo total gasto pela professora em minutos será:
x = 7*31 = 217
Considerando que 1 hora tem 60 minutos, podemos concluir que ela gastará 3 horas inteiras (180 minutos) e mais 37 minutos.
QUESTÃO NÚMERO: 20
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
A média pode ser calculada somando todas as notas e dividindo pelo número de turmas:
Média = (7,2 + 6,8 + 8,0 + 7,4 + 7,6)/5 = 37/5 = 7,4
QUESTÃO NÚMERO: 21
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Sejam x o número de meninas e y o número de meninos nessa turma. De acordo com o enunciado, a razão entre o número de meninos e meninas é igual a ⅔, então podemos escrever:
y = ⅔*x
Sabemos, ainda, que o total de alunos é igual a 25. O total de alunos corresponde à soma do número de meninos com o número de meninas.
x + y = 25
x + ⅔*x = 25
5/3*x = 25
Por fim, podemos resolver usando o meio pelos extremos:
x = 3*25/5
x = 3*5 = 15
Portanto, há 15 meninas na sala, e, por consequência, 10 meninos. Desse modo, há 5 meninas a mais nessa turma.
QUESTÃO NÚMERO: 22
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Os três alimentos serão servidos juntos no MMC entre os três números.
10, 8, 20 | 2
5, 4, 10 | 2
5, 2, 5 | 2
5, 1, 5 | 5
1, 1, 1 | = 2*2*2*5 = 40
Portanto, os alimentos serão servidos juntos novamente após 40 dias.
QUESTÃO NÚMERO: 23
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
Seja x o número de professores, o número de alunos será 35x. Como o total de pessoas é 504, podemos calcular:
x + 35x = 504
36x = 504
Portanto, o valor de x é:
x = 504/36 = 14
Logo, o número de alunos na sala é:
Alunos = 35*x = 35*14 = 490
QUESTÃO NÚMERO: 24
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Uma equivalente clássica do operador condicional consiste na operação de inversão. Nessa operação, invertemos a ordem das duas frases e negamos ambas. Assim, teremos:
SE não vamos ensinar uma criança, ENTÃO não queremos ter um dia feliz.
QUESTÃO NÚMERO: 25
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Veja que 42% dos servidores possuíam casa própria e 25% deles possuíam automóvel. Então, 25% de 42% dos servidores possuem tanto a casa própria como o automóvel. Esse percentual pode ser calculado como:
Percentual = 0,42*0,25 = 0,105 = 10,5%
Gabarito SME Recife PE Extraoficial: Legislação Municipal
Lei 13.146/15 – Prof. Carlinhos Costa
QUESTÃO NÚMERO: 34
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
A) ERRADA – Ao dizer que será realizado exclusivamente por professores capacitados em educação especial a alternativa foi reducionista, pois o dever de garantir uma educação inclusiva é de TODOS – A Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015) busca garantir a inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares, com o apoio de profissionais qualificados.
B) CORRETA – Esse deve ser o gabarito da questão. Esta alternativa está correta e reflete com precisão os objetivos da Lei Brasileira de Inclusão. A lei busca garantir a inclusão efetiva de alunos com deficiência em todas as etapas da educação, com as adaptações necessárias para permitir sua plena participação.
C) ERRADA – A Lei de Inclusão não preconiza a segregação dos alunos com deficiência em escolas separadas. O princípio da inclusão é justamente o oposto: garantir o direito à educação em escolas regulares, com o suporte necessário.
D) ERRADA – Esta alternativa também está incorreta, pois a Lei Brasileira de Inclusão abrange todos os tipos de deficiência, sem discriminar ou priorizar apenas um tipo específico.
E) ERRADA – A Lei de Inclusão não limita o atendimento a somente atividades em sala de aula. Ela reconhece que os alunos com deficiência podem precisar de suporte em outras áreas, como transporte, alimentação, recreio, entre outras.
Gabarito SME Recife PE Extraoficial: Conhecimentos Específicos
QUESTÃO DE 31 a 33/ De 35 a 50 – Prof. Fernanda Borges Lima
QUESTÃO NÚMERO: 31
GABARITO PRELIMINAR: D
O item IV apresenta erro de forma. A garantia da educação de qualidade é prevista na Constituição e na LDB.
QUESTÃO NÚMERO: 32
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: A educação básica de qualidade é um direito previsto tanto na Constituição “Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. “ quanto no ECA “Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”
QUESTÃO 32 – Prof.Luciano Dutra
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Segundo o art. 208, inc. I, da CF/1988, “ O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria”.
Conforme o art. 53, inc. V, do ECA, “A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes: […] acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica”.
QUESTÃO NÚMERO: 33
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: apenas a letra C apresenta o conceito de interculturalidade. As demais apresentam conceitos opostos ao significado.
QUESTÃO NÚMERO: 35
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Segregar é discriminar, separar, isolar. Neste sentido, o item E atende ao comando da questão ao afirmar que o estudante da educação especial não é produtivo e estaria bem cuidado se estivesse separado (segregado).
QUESTÃO NÚMERO: 36
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: questão interessante. Sabemos que o papel do agente de apoio de desenvolvimento muitas vezes não é bem definido no dia a dia, entretanto, de acordo com LDI, é papel: XIII – profissional de apoio escolar: pessoa que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas;
QUESTÃO NÚMERO: 37
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: PSICOPEDAGÓGICA: buscava a educação dos “anormais”, que eram identificados por meio de escalas psicológicas e escalas de inteligência. Mesmo tendo como objetivo a educação do estudante com deficiência, essa vertente também revelou um caráter segregatório, dando origem às classes especiais públicas (JANNUZZI, 1992; MENDES,1995).
QUESTÃO NÚMERO: 38
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Daltonismo cultural é um conceito que sugere que a melhor forma de lidar com a desigualdade e a discriminação é ignorar ou minimizar as diferenças raciais e culturais. Pode ser que a banca considere a letra A.
QUESTÃO NÚMERO: 39
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: multiculturalismo valoriza a diversidade, o item B é o único que traz um conceito que vai na contramão do significado.
QUESTÃO NÚMERO: 40
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: o item I está incorreto ao afirmar que a diferença se refere a pobreza cultural.
QUESTÃO NÚMERO: 41
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: o autista precisa de ambiente em que as regras são claras, os comandos sejam visuais. O apoio escolar tem a função de fazer adaptações para que a criança autista possa participar das atividades, garantindo que ela não se desregule, por isso, a alternativa A descreve melhor a situação.
QUESTÃO NÚMERO: 42
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Assim como no item anterior, a adaptação visa garantir que seja ofertada uma educação de acordo com a necessidade do educando com deficiência.
QUESTÃO NÚMERO: 43
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A ficha diário é um importante documento de controle a fim de verificar o desenvolvimento do aluno. A partir da ficha controle é possível ajustar algumas condutas, visando adaptar o que necessita de ajuste.
QUESTÃO NÚMERO: 44
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: A educação socioemocional está prevista na BNCC e a partir dela, sugere-se o trabalho de habilidades ligadas: Autoconhecimento, Autocontrole, Empatia, Relacionamento interpessoal, Tomada de decisão responsável.
QUESTÃO NÚMERO: 45
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: a BNCC apresenta as 5 competências socioemocionais e o item B se encaixa nelas.
- Autoconsciência: está relacionada ao conhecimento individual e à noção das aptidões e limitações de cada ser humano;
- Autogestão: trata-se do gerenciamento das próprias emoções diante de diversas situações, pessoais e profissionais, para uma execução de tarefas eficiente;
- Consciência social: trata-se do exercício da empatia, do reconhecimento e da valorização da diversidade para uma vida saudável em sociedade;
- Habilidades de relacionamento: estão ligadas a uma comunicação respeitosa, ao exercício da escuta, do acolhimento e da cooperação;
- Tomada de decisão responsável: envolve o conhecimento das normas, cuidados com a segurança e padrões éticos da sociedade, além dos interesses pessoais e sociais relacionados.
QUESTÃO NÚMERO: 46
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Os objetivos dos primeiros socorros consistem em garantir a vida da pessoa, sendo assim, deve-se analisar situações em que o indivíduo está com sua vida em risco. Outros objetivos dos primeiros socorros são:
- Reconhecer situações de risco
- Controlar o sangramento
- Aplicar respiração e circulação artificiais
- Tratar outras condições de risco
- Evitar infecções
- Deixar a vítima confortável
- Providenciar assistência médica
QUESTÃO NÚMERO: 47
GABARITO PRELIMINAR: letra C
COMENTÁRIO: As manobras de desengasgo devem ser realizadas assim que a criança mostra sinais de engasgo. A importância dos primeiros socorros está no entendimento de que a urgência do ato pode salvar vidas.
QUESTÃO NÚMERO: 48
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: De acordo com manuais de primeiros socorros, em caso de sangramento nasal, devemos:
– manter a calma e fazer compressão na narina que estiver sangrando, com a cabeça levemente inclinada para frente;
– evitar qualquer tipo de calor próximo à região do nariz: sol, alimentos quentes, secador de cabelo, banhos quentes;
– evitar esforços físicos;
– a cabeça deve ficar ligeiramente inclinada para frente. Não deve ser inclinada para trás para evitar que o sangue escorra pela faringe e vá parar no estômago ou nas vias aéreas;
– a pessoa deve respirar pela boca enquanto durar a compressão e sentar-se confortavelmente de modo a manter a cabeça numa posição mais alta do que o resto do corpo. Jamais deitar!
– hemorragias que não param com a compressão por 15 minutos, precisam de assistência médica
QUESTÃO NÚMERO: 49
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: A banca também pode considerar a letra D, uma vez que tanto um quanto o outro são recomendáveis em caso de convulsão.
QUESTÃO NÚMERO: 50
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: De acordo com o Manual do Ministério da Saúde, a primeira coisa a se fazer em caso de necessidade de reanimação pulmonar é a compressão torácica ”Reanimação cardiorrespiratória (RCP) precoce: Quanto antes o socorrista começar a RCP (especificamente com compressões no peito), maior a chance de o cérebro e outros órgãos vitais receberem oxigênio suficiente para manter a pessoa com vida até que um desfibrilador externo automático (DEA) possa ser utilizado ou que cuidados médicos mais avançados sejam proporcionados.”
Gabarito SME Recife PE Extraoficial: etapas
O edital conta apenas com três etapas. São elas:
- Prova objetiva e discursiva, de caráter classificatório e eliminatório;
- Prova de títulos, de caráter classificatório;
- Exame Psicotécnico eliminatório.
Gabarito SME Recife PE Extraoficial: gabarito preliminar
Os gabaritos serão divulgados ao término da aplicação das provas, no encerramento de todas as atividades, no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br.
Gabarito SME Recife PE Extraoficial: recursos
Caberá interposição de recursos, devidamente fundamentados, ao Instituto AOCP, no prazo de dois dias úteis da publicação das decisões objetos dos recursos.
Saiba mais sobre o concurso SME Recife PE clicando aqui
Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada X
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Tutor 24h, Gran Comunidade, Banco de Discursivas Exclusivas, Vade Mecum Facilitado e o Guia do Aprovado. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.
Resumo do Concurso SME Recife PE
Concurso SME Recife PE | Prefeitura Municipal de Recife PE |
---|---|
Situação atual | Edital publicado |
Banca organizadora | Instituto AOCP |
Cargos | Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE) |
Escolaridade | Nível médio |
Carreiras | Educação |
Lotação | Recife, Pernambuco |
Número de vagas | 400 vagas |
Remuneração | R$ 1.904,23 |
Inscrições | 10/12/2024 a 13/01/2025 |
Taxa de inscrição | R$ 70,00 |
Data da prova objetiva | 09/02/2025 |
Clique aqui para ver o edital Concurso SME Recife PE Confira aqui a primeira retificação do concurso |
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
Participe da conversa