Gabarito FASEPA extraoficial: confira a correção da prova

Gabarito FASEPA extraoficial: confira também os comentários de nossos mestres sobre a prova

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As provas do Concurso FASEPA foram aplicadas neste domingo (6/08). Acompanhe aqui, o gabarito FASEPA extraoficial para o cargo de Agente Administrativo.

A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará está ofertando 67 vagas imediatas mais a formação de cadastro de reserva, para cargos diversos.

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Gabarito FASEPA extraoficial

Em breve Gabarito Extraoficial FASEPA na íntegra!

Gabarito FASEPA: comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran disponibiliza o gabarito extraoficial das questões da prova comentadas por nossos professores especialistas.

Este conteúdo será atualizado conforme o recebimento dos comentários.

Os professores utilizaram essa prova: VEJA AQUI

Confira abaixo os comentários:

Gabarito Língua Portuguesa – Prof. Márcio Wesley

QUESTÕES DE 1 a 10

QUESTÃO NÚMERO 1. Sobre o texto, é possível afirmar:
GABARITO PRELIMINAR: A.
COMENTÁRIO:
(A) RESPOSTA. O segundo parágrafo faz esse alerta. O quarto e o quinto parágrafos reforçam
esse alerta.
(B) ERRADO. Depois que o segundo, o quarto e o quinto parágrafos alertam sobre os riscos
de expor o criminoso e seus atos, lemos ainda no quinto parágrafo: “Evidentemente que a
divulgação da notícia é importante, mas o alerta é para que em casos de violência, como
o ataque ocorrido na escola, não ganhe tamanha notoriedade a ponto de inspirar outras
pessoas a cometer o mesmo ato.” Assim, fica claro que o texto não reafirma a ampla
necessidade de expor o criminoso e seus atos. Na verdade, o texto ameniza e relativiza a
necessidade dessa divulgação.
(C) ERRADO. O texto não problematiza a atuação dos meios de comunicação. Em vez disso, o
texto discute a decisão de divulgar com maior ou menor intensidade atos de violência em
escolas.
(D) ERRADO. O texto não responsabiliza a mídia por influenciar ataques criminosos. Em vez
disso, o texto problematiza a decisão de divulgar mais ou menos os atos de violência em
escolas, sem apontar a mídia como responsável.
(E) ERRADO. O terceiro parágrafo mostra um aspecto positivo do efeito de contágio: somos
influenciados também por ideias otimistas e atitudes de solidariedade. As últimas linhas
do parágrafo final do texto reforçam a possibilidade de aspectos positivos do efeito de
contágio. Então não se trata apenas de aspectos negativos.

QUESTÃO NÚMERO 2. “Recentemente fomos surpreendidos com a notícia de um ataque (…”, é
correto afirmar sobre o sujeito da ação verbal:
GABARITO PRELIMINAR: B.
COMENTÁRIO:
(A) ERRADO. A palavra “notícia” apareceu no segmento “com a notícia”. Esse segmento inicia
pela preposição “com”. Devemos lembrar que sujeito inicia sem preposição inicial. Então,
o segmento “com a notícia” não exerce função de sujeito e, assim, a palavra “notícia” não
pode funcionar como núcleo do sujeito. Em vez disso, o segmento “com a notícia”
mostrou relação com a locução verbal da voz passiva “fomos surpreendidos” e informou a
causa de “sermos surpreendidos”. Então o segmento “com a notícia” exerceu função
sintática de adjunto adverbial. Dessa forma, a palavra “notícia” aparece como núcleo de
um adjunto adverbial.
(B) RESPOSTA. A ação verbal expressa na locução verbal “fomos surpreendidos” se mostra na
forma típica da voz passiva analítica: verbo “ser” (fomos) e particípio (surpreendidos). O
sujeito ficou subentendido ou elíptico (também chamado de sujeito oculto): nós –
percebido pela flexão verbal em “fomos”, na primeira pessoa plural. Esse sujeito elíptico
“nós” apenas recebeu ação, portanto é um sujeito paciente elíptico.
(C) ERRADO. O sujeito estava elíptico pela flexão verbal em “fomos”, primeira pessoa plural
“nós”. Não era um sujeito indeterminado. Devemos lembrar que sujeito indeterminado
ocorre com verbos em terceira pessoa plural sem nenhuma informação subentendida a
partir de outras frases de um texto, ou ocorre sujeito indeterminado com o pronome “se”
no papel de índice de indeterminação do sujeito.
(D) ERRADO. Uma estrutura oracional reflexiva deveria ter obrigatoriamente pronomes
reflexivos: me, te, se, nos, vos. Mas isso não ocorreu na frase dada no enunciado. Além
disso, o sentido reflexivo é de uma ação feita pelo sujeito em si mesmo, ou de uma ação
feita um ao outro.
(E) ERRADO. O sujeito elíptico “nós” foi paciente, ou seja, recebeu a ação verbal nessa voz
passiva analítica: fomos surpreendidos

QUESTÃO NÚMERO 3. A alternativa em que a palavra não pode ser grafada sem acento gráfico é:
GABARITO PRELIMINAR: E.
COMENTÁRIO:
(A) ERRADO. A palavra pode ser grafada com acento ou sem acento gráfico. Com acento,
temos o substantivo “contágio” como paroxítona terminada em ditongo, por isso com acento gráfico. Sem acento, temos flexão do verbo “contagiar” em primeira pessoa
singular (eu) do presente do indicativo: eu contagio (com sílaba tônica em “gi”, portanto
sem acento gráfico).
(B) ERRADO. A palavra pode ser grafada com acento ou sem acento gráfico. Com acento,
temos o substantivo “estímulo” como proparoxítona, portanto acentuada graficamente.
Sem acento, temos flexão do verbo “estimular” em primeira pessoa singular (eu) do
presente do indicativo: eu estimulo (com sílaba tônica em “mu”, portanto sem acento
gráfico).
(C) ERRADO. A palavra pode ser grafada com acento ou sem acento gráfico. Com acento,
temos o substantivo “influência” como paroxítona terminada em ditongo, por isso com
acento gráfico. Sem acento, temos flexão do verbo “influenciar” em terceira pessoa
singular (ele, ela) do presente do indicativo : ele influencia (com sílaba tônica em “ci”,
portanto se acento gráfico).
(D) ERRADO. A palavra pode ser grafada com acento ou sem acento gráfico. Com acento,
temos o substantivo “notícia” como paroxítona terminada em ditongo, por isso com
acento gráfico. Sem acento, temos flexão do verbo “noticiar” em primeira pessoa singular
(eu) do presente do indicativo: eu noticio (com sílaba tônica em “ci”, portanto sem acento
gráfico).
(E) RESPOSTA. A palavra possui apenas uma forma de grafia como substantivo “impotência”,
palavra paroxítona terminada em ditongo, por isso com acento gráfico. Não existe verbo
“impotenciar” que pudesse assumir uma flexão com sílaba tônica diferente e, por isso,
sem acento gráfico.

QUESTÃO NÚMERO 4. Completaria adequadamente uma oração de sentido antitético…
GABARITO PRELIMINAR: C.
COMENTÁRIO: Os parênteses foram posicionados em contraste com “passividade” e com
“aumento” (da violência). O enunciado pediu sentido antitético, ou seja, pediu sentido contrário.
(A) ERRADO. A palavra “capital” não possui sentido contrário a “passividade”. Possui apenas
sentido diferente. A palavra “diminuição” possui sim sentido contrário a “aumento”.
Porém, o “aumento da violência” implica “diminuição da paz”. Então, no final das contas,
não ocorreu antítese, não ocorreu oposição quando olhamos o sentido completo da frase.
(B) ERRADO. A palavra “anarquismo” não possui sentido contrário a “passividade”. O sentido
de “anarquismo” é falta de ordem, falta de obediência a um comando ou governo. A
palavra “extinção” não é exatamente o contrário de “aumento”; em vez de ser contrário,
“extinção” é, na verdade, o extremo da “redução”. Além disso, a nova frase assume a forma “extinção da paz”, e isso ainda condiz com o sentido original de “aumento da
violência”, pois violência maior diminui a paz social.
(C) RESPOSTA. A palavra “passividade” assume sim sentido contrário ao sentido de
“ativismo”. O sentido de “ativismo” é de uma ação vigorosa, uma prática intensa. A
palavra “implementação”, olhada isoladamente, não possui sentido contrário ao sentido
de “aumento”. Mas precisamos lembrar que o enunciado pediu “uma oração de sentido
antitético”. O enunciado não pediu uma análise de palavras isoladas da frase. Dessa
forma, a expressão resultante em “implementação da paz” forma sentido contrário ao
sentido da expressão original “aumento da violência”.
(D) ERRADO. A palavra “exaltado” não possui sentido contrário a “passividade”. Possui
apenas sentido diferente. A palavra “exaltado” possui sentido de “excitado, exagerado,
excessivo”. A palavra “exaltação” não possui sentido contrário a “aumento”. Apesar disso,
a expressão resultante “exaltação da paz” forma sentido oposto ao sentido original de
“aumento da violência”.
(E) ERRADO. A palavra “alienado” não possui sentido contrário a “passividade”. Em vez disso,
“alienado” possui sentido dentro do campo de sentido de “passividade”, sem ser
sinônimo: “alienado” é alguém sem consciência dos acontecimentos, alheio à realidade. A
palavra “manutenção” não possui sentido contrário a “aumento” (o contrário de aumento
é diminuição ou redução). A palavra “manutenção” possui apenas sentido diferente de
“aumento”. Apesar disso, a expressão resultante “manutenção da paz” pode se opor ao
sentido original de “aumento da violência”.

QUESTÃO NÚMERO 5. “Evidentemente” é uma noção adverbial similar à:
GABARITO PRELIMINAR: B.
COMENTÁRIO: O advérbio “evidentemente” se forma a partir do adjetivo “evidente”, que significa
algo claro por si mesmo, algo óbvio, patente.
(A) ERRADO. A palavra “contestável” é um adjetivo que nos direciona para a visão oposta ao
sentido de “evidentemente”. Algo contestável não é evidente, não é claro.
(B) RESPOSTA. A palavra “indubitável” é um adjetivo que nos direciona para a visão similar
ao sentido de “evidentemente”. Algo indubitável é evidente, é claro, é óbvio.
(C) ERRADO. A palavra “duvidosa” é um adjetivo que nos direciona para a visão contrário ao
sentido de “evidentemente”. Algo duvidoso não é evidente, não é claro.
(D) ERRADO. A palavra “improcedente” é um adjetivo que nos direciona para a visão oposta
ao sentido de “evidentemente”. Algo improcedente não possui fundamento, não procede,
não tem razão de ser.
(E) ERRADO. A palavra “eventual” é um adjetivo com sentido diverso, apenas diferente. Não
se trata de contrário, mas apenas diferente. Algo eventual é casual, fortuito, imprevisível.

QUESTÃO NÚMERO 6. Não há relação correta entre significado e o vocábulo em:
GABARITO PRELIMINAR: E.
COMENTÁRIO:
(A) ERRADO. São palavras do mesmo campo de ideias. Solidariedade pressupõe assistência,
ajuda, e vice-versa. Então existe relação correta entre significado e o vocábulo.
(B) ERRADO. São palavras do mesmo campo de ideias. Crime e delito são praticamente
sinônimos.
(C) ERRADO. São palavras do mesmo campo de ideias. O verbo “corroborar” significa
confirmar, fortalecer. O verbo “validar” significa tornar algo válido.
(D) ERRADO. São palavras do mesmo campo de ideias. Atônito é alguém assombrado,
espantado. Aturdido é alguém pasmado, atordoado, desnorteado. São sinônimos.
(E) RESPOSTA. São palavras com sentido oposto. Contágio é a infecção. Desinfecção combate
o contágio.

QUESTÃO NÚMERO 7. O processo de formação é diferente dos demais em:
GABARITO PRELIMINAR: A.
COMENTÁRIO:
(A) RESPOSTA. A palavra “inadequado” é formada mediante adição de prefixo “in-”, de valor
negativo, e sufixo “-ado”, formados de adjetivos. Portanto, trata-se de palavra formada
pela derivação prefixal e sufixal.
(B) ERRADO. A palavra “recentemente” é formada apenas pela adição do sufixo “-mente”,
formador de advérbios. Portanto, trata-se de palavra formada pela derivação sufixal.
(C) ERRADO. A palavra “propagação” é formada apenas pela adição do sufixo “-ção”,
formador de nomes abstratos, a partir do verbo “propagar”. Portanto, trata-se de palavra
formada pela derivação sufixal.
(D) ERRADO. A palavra “solidariedade” é formada apenas pela adição do sufixo “-dade”,
formador de substantivos abstratos, a partir do adjetivo “solidário”. Portanto, trata-se de
palavra formada pela derivação sufixal.
(E) ERRADO. A palavra “compartilhamento” é formada apenas pela adição do sufixo
“-mento”, formador de substantivos abstratos, a partir do verbo “compartilhar”.
Portanto, trata-se de palavra formada pela derivação sufixal.

QUESTÃO NÚMERO 8. Sobre “(…) mesmo que não há nada que justifique este horror.” é correto
afirmar:
GABARITO PRELIMINAR: B.
COMENTÁRIO:
(A) ERRADO. Existe um verbo de segunda conjugação (terminação “-er” – haver: há) e um
verbo de primeira conjugação (terminação em “-ar” – justificar: justifique).
(B) RESPOSTA. A presença da locução conjuntiva concessiva “mesmo que” antes do verbo
exige mesmo a flexão de modo subjuntivo: mesmo que não haja. Em regra, conjunções
concessivas requerem verbo flexionado no modo subjuntivo.
(C) ERRADO. Ocorre dígrafo consonantal (rr) em “horror”. Já em “justifique”, ocorre encontro
consonantal em “st” e ocorre dígrafo consonantal em “qu”. Lembrete: dígrafo consiste em
duas letras com o som de uma só.
(D) ERRADO. A segunda oração é que justifique este horror”. Essa oração iniciou com o
pronome relativo “que” (equivale a escrever “o qual”). Esse pronome relativo retomou
seu antecedente “nada”: …mesmo que não haja nada o qual justifique este horror. Então
a segunda oração (que justifique este horror) é subordinada adjetiva restritiva.
(E) ERRADO. O verbo “haver” (há) ocorreu com sentido de “existir”. Ora, quando ocorre com
sentido de “existir”, o verbo “haver” fica sem sujeito. Em vez de ter sujeito, aqui o verbo
“haver” (há) possui objeto direto. Assim, a palavra “nada” funciona sintaticamente como
objeto direto da forma verbal “há”.

QUESTÃO NÚMERO 9. O excerto foi incorretamente analisado em:
GABARITO PRELIMINAR: C.
COMENTÁRIO:
(A) ERRADO. O pronome demonstrativo “esta” ocorreu no quarto parágrafo. O entendimento
do texto permite associar a expressão “esta influência” ao conjunto de afirmações do
texto sobre a ameaça de divulgações intensas de ataques violentos em escolas.
Entendendo dessa maneira, a referência de “esta influência” é o assunto tratado no texto.

Essa referência constitui um emprego correto para o pronome demonstrativo “esta” como
dêitico, referente ao que temos no momento durante a leitura do texto. Caso olhemos
como referência anafórica, veremos um problema, pois a referência anafórica com “esta”
somente ficaria dentro da norma gramatical quando temos dois elementos citados e
desejamos retomar somente aquele citado por último. Mas o quarto parágrafo está todo
concentrado apenas na influência ou inspiração que a divulgação de ataques violentos em
escolas pode ter. De qualquer forma, um dos possíveis entendimentos ainda pode
caracterizar uso correto do demonstrativo “esta”.
(B) ERRADO. O trecho inicial do quarto parágrafo é: “No caso de um crime violento ou de um
ataque, como o que aconteceu na escola, a ação pode servir de inspiração”. Nesse trecho,
realmente a conjunção “como” estabeleceu comparação e exemplificação do caso
ocorrido na escola, dentro a visão geral de “um crime violento ou de um ataque”. De fato,
a oração entre vírgulas é comparativa e, além disso, está deslocada entre o início da frase
do parágrafo (No caso de…) e o restante dessa frase (…a ação pode servir de…).
(C) RESPOSTA. A palavra “embora” foi empregada no penúltimo período como conjunção
subordinativa adverbial concessiva, com sentido equivalente a: apesar de, ainda que…
Quando se trata de conjunção, a palavra “embora” não é resultado de aglutinação. Existe
a palavra “embora” empregada como advérbio; somente quando empregada como
advérbio a palavra “embora” equivale a uma expressão antiga “em boa hora” e, assim,
hoje temos a composição por aglutinação no advérbio “embora”, em frase como: vamos
embora. Confira no link: Embora | Michaelis On-line (uol.com.br)
(D) ERRADO. Em regra, a palavra “onde” só pode ser empregada em referência a lugar físico.
No entanto, aqui apareceu a palavra “onde” em referência a “efeito contágio”. Fica
mesmo inadequado, como afirma a opção “D” nesta questão.
(E) ERRADO. A oração foi iniciada com a palavra “embora” em sentido concessivo
equivalente a: ainda que, mesmo que… Então a oração é mesmo subordinada adverbial
concessiva.

QUESTÃO NÚMERO 10. Não é correto afirmar sobre o termo “onde” em…
GABARITO PRELIMINAR: A.
COMENTÁRIO: O trecho em análise ocorre na primeira frase do texto: “Recentemente fomos
surpreendidos com a notícia de ataque a uma creche em Blumenau, onde um homem, em um ato
de barbárie, vitimou quatro crianças…”.
(A) RESPOSTA. A palavra “onde” só pode pertencer a duas classes gramaticais: ou é pronome
relativo quando retoma termo substantivo anterior como ocorre no trecho dado; ou é
advérbio de lugar e se relaciona com um verbo anterior, o que não ocorreu no trecho
dado. Independentemente da classe gramatical da palavra “onde”, sua função sintática é sempre adjunto adverbial de lugar. Atenção: lembre que pronome relativo pode exercer
diversas funções sintáticas, entre elas a função de adjunto adverbial. Então, não é correto
afirmar que a palavra “onde” sintaticamente é um adjunto adnominal. Lembrete: o único
pronome relativo que exerce função sintática de adjunto adnominal é o pronome “cujo”.
(B) ERRADO. O dígrafo nasal ocorre em “on-” diante de consoante (d). Trata-se de dígrafo
vocálico nasal.
(C) ERRADO. No texto, de fato o pronome relativo “onde” resgatou seu antecedente “creche”.
Trata-se de emprego correto da palavra “onde” em referência a um lugar físico.
(D) ERRADO. É verdade que a palavra “onde” deve ser empregada somente com sentido
locativo.
(E) ERRADO. Quando empregada para retomar substantivo anterior (creche), a palavra
“onde” fica classificada como pronome relativo, em sua morfologia.

 

Gabarito Legislação e Ética no Serviço Público

QUESTÕES 11 e 12 – Prof. Eduardo Galante

QUESTÃO NÚMERO 11. A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (FASEPA) tem como finalidades:…
GABARITO PRELIMINAR: A.
COMENTÁRIO: Nos termos do Art. 2º – São finalidades da Fundação da Criança e do Adolescente do Pará:

I – promover a execução da política de assistência social, vinculada ao desenvolvimento das ações de proteção especial à criança e ao adolescente, em situação de risco pessoal e social, conforme prevê a Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990;

II – cooperar com os órgãos e entidades públicas de nível federal, estadual e municipal e entidades privadas nacionais e estrangeiras, na execução das atividades de que trata o inciso anterior.

Portanto a assertiva II está errada por apenas mencionar entidades nacionais.

QUESTÃO NÚMERO 12. Marque a alternativa que apresenta corretamente a estrutura organizacional básica da FASEPA:…

GABARITO PRELIMINAR: A.
COMENTÁRIO: Nos termos do Art. 4º, para desempenhar eficientemente sua finalidade institucional, a Fundação da Criança e do Adolescente do Pará – FUNCAP constituir-se-á da seguinte estrutura organizacional básica:

I – Gabinete;

II – Diretorias;

III – Gerências; e

IV – Núcleos.

QUESTÕES 15 e 19 – Prof. Paula Bervian

Questão 15
São disciplinados no Decreto Federal n. 11.129/2022 exceto:
(A) O programa de integridade.
(B) O Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas – CEIS.
(C) O acordo de leniência.
(D) O PAR- Processo Administrativo de Responsabilização.
(E) A responsabilização subjetiva administrativa e civil de pessoas físicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira.
Gabarito: Letra E.
Comentário:
a) Está previsto no artigo. 56 e 57 do Decreto Federal n. 11.129/2022.
b) Está previsto no artigo. 58 e seguintes do Decreto Federal n. 11.129/2022..
c) Está previsto no artigo. 32 e seguintes do Decreto Federal n. 11.129/2022.
d) Está previsto no artigo. 4º e seguintes do Decreto Federal n. 11.129/2022.
e) Gabarito da questão. Diverge do disposto no artigo 1º do Decreto, veja:
Art. 1º Este Decreto regulamenta a responsabilização objetiva administrativa e civil
de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou
estrangeira, de que trata a Lei nº 12.846, de 1º de agosto de 2013.

Questão 19

A suspensão do exercício da atividade de tratamento dos dados pessoais a que se
refere infracão pelo período máximo de 6 (seis) meses, prorrogável por igual período
e a proibição parcial ou total do exercício de atividades relacionadas a tratamento de
dados constituem, nos termos da Lei Geral de Proteção de dados Pessoais:
(A) penas aplicáveis pelos agentes de tratamento de dados.
(B) sancões administrativas aplicáveis pela autoridade nacional.
(C) sanções disciplinares aplicáveis pela Ouvidoria da Casa Civil.
(D) infrações cometidas à LGPD.
(E) punições aplicáveis pela Corregedoria da ANPD.
Gabarito: Letra B
Comentário: A afirmação trata-se de uma sanção administrativa aplicada pela
autoridade nacional, veja:
Art. 52. Os agentes de tratamento de dados, em razão das infrações cometidas às
normas previstas nesta Lei, ficam sujeitos às seguintes sanções administrativas
aplicáveis pela autoridade nacional:
XI – suspensão do exercício da atividade de tratamento dos dados pessoais a que se
refere a infração pelo período máximo de 6 (seis) meses, prorrogável por igual
período;
As demais afirmativas estão incorretas.

QUESTÃO NÚMERO 18 – Gustavo Deitos

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: Todas as condutas narradas no enunciado da questão encontram-se no rol do art. 190 da Lei n. 5.810/1994, que enumera as condutas passíveis da penalidade de demissão (incisos II, V, VI e XVIII).

Gabarito Noções de Informática – Prof. Fabrício Melo

QUESTÕES DE 21 a 30

21 – (CETAP/FASEPA/AGENTE ADMINISTRATIVO – 2023) Um local físico onde é
fornecido acesso à internet sem fio (Wi-fi) para dispositivos móveis, como
smartphones, tabletas e laptops que são normalmente encontrados em locais
públicos, como cafés, restaurantes, aeroportos, hotéis, bibliotecas e centros
comerciais. Estes locais são conhecidos como:
A) VPNs.
B) Intranets.
C) LANs.
D) Hotspots.
E) Extranets.
PROVÁVEL GABARITO: LETRA D
O que é um hotspot?
Um hotspot é um ponto físico para acesso à conexão sem fio Wi-Fi. Permite que as pessoas se
conectem à rede para compartilhar dados, checar as redes sociais, ver vídeos e muito mais.
Como funciona o Wi-Fi hotspot?
A partir de uma malha tecnológica visível e invisível, que inclui ondas de rádio flutuando pelo ar,
roteadores, cabos conectados aos roteadores, uma central de gerenciamento e uma estrutura
fornecida pelo provedor.
Como conectar ao Wi-Fi hotspot?
Hoje é possível conectar ao Wi-Fi por qualquer dispositivo eletrônico, como computador, celular ou
TV. É só acessar a opção da rede nas configurações e entrar com a senha respectiva daquele
hotspot.

Fonte:

Wi-Fi Hotspot: o que é, como funciona e principais benefícios


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22 – (CETAP/FASEPA/AGENTE ADMINISTRATIVO – 2023) O LibreOffice Impress
permite aos usuários praticarem e cronometrarem suas apresentações de slides,
simulando a experiência de uma apresentação ao vivo, permitindo que os
usuários ajustem o tempo de exibição em um ambiente controlado. Essa
funcionalidade é conhecida como:
A) Prática de tempo.
B) Cronômetro.
C) Ensaio cronometrado.
D) Experiência teste.
E) Testar intervalos.
PROVÁVEL GABARITO: LETRA C
Ferramenta presente no MENU APRESENTAÇÃO DE SLIDES.

23 – (CETAP/FASEPA/AGENTE ADMINISTRATIVO – 2023) A tabela a seguir foi
inserida no Writer do LibreOffice em português usando a ferramenta de tabela
do próprio editor e texto (Writer). A coluna A são números inteiros e a coluna B
são suas raízes quadradas. Portanto a fórmula correta escrita na célula B3 é:

A) raiz2 B) mean C) sqrt D) quad E) raiz
PROVÁVEL GABARITO: LETRA C
Veja: Através do Menu TABELA, EDITAR FÓRMULA, escolhemos a fórmula Raiz quadrada que será apresentada como =sqrt<> Ao pressionar ENTER:

24 – (CETAP/FASEPA/AGENTE ADMINISTRATIVO – 2023) A tabela a seguir foi
criado no LibreOffice Calc em português.

Na célula B2 foi digitada a seguinte fórmula:
-EXT.TEXTO(MAIÚSCULA(A1);3;2)
O resultado esperado na célula é:
A) fe
B) DF
C) FE
D) df
E) #NOME? Indicando um erro pois as funções na fórmula não existem ou não
estão sendo utilizadas corretamente.
PROVÁVEL GABARITO: LETRA C

A função =EXT.TEXTO(MAIÚSCULA(A1);3;2)
Primeiramente o Excel irá converter a palavra sdfereg para MAIÚSCULAS com a função
MAIÚSCULA(A1). Ficando SDFEREG.
Já a função =EXT.TEXTO(3;2) irá extrair da palavra a partir da TERCEIRA (3) letra, DUAS (2) letras.
Retornando FE.

 

25 – (CETAP/FASEPA/AGENTE ADMINISTRATIVO – 2023) A tabela a seguir foi
criada no LibreOffice Calc em português. Ela representa as notas obtidas
pelos nove alunos de uma determinada turma, sendo que as colunas B, C, D
e E são as notas das avaliações individuais feitas ao longo do período e a
coluna F, a média aritmética das notas.

Nas células B11 e B12 o usuário da planilha obteve respectivamente a maior nota entre as avaliações individuais e maior média ao final do período letivo.
Dentre as alternativas a seguir, quais fórmulas respectivamente retornam estes valores?
A) =MAIOR(B2:F9;0) e =MAIOR(F2:F9;0)
B) =MAIOR(F2:F9) e =MAIOR(B2:F9)
C) =MAIOR(F2:F9;1) e =MAIOR(B2:F9;1)
D) =MAIOR(B2:F9;1) e =MAIOR(F2:F9;1)
E) =MAIOR(F2:F9) e =MAIOR(F2:F9)
PROVÁVEL GABARITO: LETRA D

Para achar a maior nota =MAIOR(B2:F9;1) onde retornará o PRIMEIRO MAIOR NÚMERO do
intervalo de B2 até F9;

Para achar a maior média =MAIOR(F2:F9;1) onde retornará a PRIMEIRA MAIOR MÉDIA do intervalo
de F2 até F9.

26 – (CETAP/FASEPA/AGENTE ADMINISTRATIVO – 2023) Qual a interface de usuário introduzida pela Microsoft no sistema operacional Windows 8 e mantida a aperfeiçoada no Windows 10, baseada em azulejos (tiles) que apresenta um design minimalista e colorido, desenvolvida com foco na usabilidade em dispositivos com tela sensível ao toque, como tablets e smartphones, embora também seja utilizada em computadores desktop?
A) Metro ou Modern UI.
B) Aqua ou Dock.
C) GNOME.
D) Material Design ou Onde UI.
E) Edge.
PROVÁVEL GABARITO: LETRA A
Á interface anteriormente conhecida como “Metro”, WIndows 8, foi renomeada no Windows 10
para. “Modern UI” (user interface)

 

27 – (CETAP/FASEPA/AGENTE ADMINISTRATIVO – 2023) Qual o recurso de
segurança integrado no Windows 10 que oferece proteção contra ameaças,
como malware e vírus? Ele inclui também um componente que controla o acesso
à internet para os aplicativos e serviços instalados no sistema operacional. Essa
função permite que o usuário defina permissões de rede para cada aplicativo,
garantindo maior segurança e controle sobre as conexões de internet.
A) Windows AntiMalware.
B) Windows Update.
C) Windows PowerShell.
D) Windows Defender.
E) Windows Protector.
PROVÁVEL GABARITO: LETRA D
A Microsoft nomeia como seu principal sistema de segurança, antivírus, Firewall e Smart Screen
como WINDOWS DEFENDER.

 

28 – (CETAP/FASEPA/AGENTE ADMINISTRATIVO – 2023) Qual das alternativas
não é uma ferramenta comum da internet?
A) Clientes de Correio Eletrônico.
B) Redes Sociais.
C) Processadores de Textos.
D) Computação em Nuvem.
E) Navegadores WEB.
PROVÁVEL GABARITO: LETRA C
Das alternativas dadas, a única que não é uma ferramenta comum/típica da Internet são os
PROCESSADORES DE TEXTO, mesmo existindo na forma de SAAS (software como serviço na nuvem)
e podendo ser acessado diretamente por um navegador.

29 – (CETAP/FASEPA/AGENTE ADMINISTRATIVO – 2023) Qual dos recursos a
seguir é um diferencial nativo do sistema operacional para microcomputadores
Windows 10, que não existia na versão para microcomputadores Windows 8?
A) WinRE.
B) WinPE.
C) Microsoft Store.
D) Calendar.
E) Cortana.
PROVÁVEL GABARITO: LETRA E.
A Cortana, assistente digital do WIndows, veio como grande novidade da versão 10 em relação ao
Windows 8.

30 – (CETAP/FASEPA/AGENTE ADMINISTRATIVO – 2023) Um pequeno arquivo
de texto armazenado no navegador do usuário por um site visitado, usado para
registrar informações sobre a interação do usuário neste site, permitindo
personalizar e melhorar a experiência de navegação, capturando informações,
como preferências do usuário, histórico de navegação, dados de login ou
carrinho de compras em um site de comércio eletrônico. Este pequeno arquivo é
conhecido como:
A) Popup.
B) Cookie.
C) MBR.
D) Chat.
E) Hotsite.
PROVÁVEL GABARITO: LETRA B
A questão pede o conceito relacionado ao COOKIE:

Cookies são arquivos criados pelos sites que você visita. Ao salvar informações da visita, eles
facilitam sua experiência on-line. Por exemplo, os sites podem manter sua conta conectada, lembrar
suas preferências e fornecer conteúdo relevante para seu local.
Há dois tipos de cookies:
Cookies primários: criados pelo site que você visita. O site é mostrado na barra de endereço.
Cookies de terceiros: criados por outros sites. O site que você acessou pode incorporar conteúdo de
outros, como imagens, anúncios e texto. Todos os sites podem salvar cookies e outros dados para
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Fonte:
https://support.google.com/chrome/answer/95647?hl=pt-BR&co=GENIE.Platform%3DDesktop

Gabarito Conhecimentos Específicos

QUESTÕES DE 34, 36,39, 44 Prof. Elvis Miranda

QUESTÃO NÚMERO 34
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
O examinador utilizou, para a elaboração desta questão, o texto comumente encontrado em manuais de
arquivo de alguns órgãos públicos. Tomemos como base, por exemplo, o Manual de Gestão de
Documentos do GDF, que apresenta um tópico com 5 parágrafos para falar sobre o arquivamento de
processos (esta questão utilizou um parágrafo deste tópico para cada item). Primeiro parágrafo deste
item no Manual: “O arquivamento de processo é a ação pela qual uma autoridade, por meio de
despacho de encerramento de processo, determina o encerramento de sua tramitação”. Veja que o item
“E” foi alterado, trocando o termo “despacho de encerramento de processo” por “resolução de
encerramento de processo”, o que, para o examinador, é suficiente para tornar o item incorreto. O
segundo parágrafo deste tópico, no Manual em questão, apresenta o seguinte texto: “A custódia do
processo arquivado é geralmente de responsabilidade do setor de arquivo do órgão. É este setor que
guarda e armazena os processos em local adequado, de forma que sejam facilmente recuperados
quando solicitados”. Percebemos que, no item C, o examinador trocou o termo “setor de arquivo do
órgão”, por “arquivo do STF” para tornar o item também incorreto. O terceiro parágrafo deste tópico, no
Manual que estamos utilizando como base apresenta o seguinte texto: “Somente será transferido ao
setor de arquivo o processo encerrado que contenha despacho de encaminhamento ao setor, emitido
por autoridade competente, exarado na última folha, independentemente do código de autuação”.
Percebemos que, no item D, o examinador simplesmente trocou o termo “despacho de
encaminhamento” por “resolução de encaminhamento” para considerar o item incorreto. O quarto
parágrafo do tópico do Manual apresenta o seguinte texto: “Não é admitido o arquivamento de
processos apensados, exceto aqueles relacionados imóveis, bancas, boxes, quiosques ou que tenham
natureza similar, que será encaminhado e arquivado apensado”. No item B, portanto, o examinador
apenas retirou a palavra “não” do início para tornar a afirmativa incorreta. Finalmente, o quinto
parágrafo deste tópico no manual em questão apresenta o seguinte texto: “Uma vez arquivado, pode o
processo voltar a tramitar, desde que haja solicitação da autoridade competente”. O item E, portanto,
apresentou o texto exatamente como se encontra no Manual, de forma que é o item correto da
questão. Percebemos que o examinador simplesmente “copiou e colou” cada parágrafo deste manual
para montar esta questão.

QUESTÃO NÚMERO 36
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
O enunciado da questão faz referência ao setor de protocolo, que é responsável pelo controle da
tramitação dos documentos nas instituições. Para este controle, cabe ao protocolo realizar as atividades
de recebimento (controle de entrada dos documentos), registro (cadastro dos dados em sistema manual
ou informatizado), autuação (abertura ou formação de processo), classificação (separação por área ou
assunto), expedição (encaminhamento para destinatários externos à instituição), distribuição
(encaminhamento dos documentos para as áreas da própria entidade) e controle da movimentação dos
documentos. A questão foi fundamentada no Manual de Gestão Documental do GDF, onde o
examinador simplesmente “copiou e colou” alguns parágrafos para montar os itens. O item A está
incorreto porque resume a atividade de registro, e não de recebimento, como é afirmado (conforme
página 19 do Manual citado). O item B está correto porque apresenta exatamente o que está previsto
no referido Manual (na página 13). O item C está incorreto porque apresenta o conceito de “tramitação”
e não de “classificação”, como é afirmado (página 13 do Manual em questão). O item D está incorreto
porque apresenta o conceito de “classificação”, e não de “tramitação”, como é afirmado (página 47 do
Manual em questão). O item E, finalmente, está incorreto porque apresenta o conceito de “recebimento
de documento”, e não de “registro de documento”, como é afirmado (baseado na página 13 do Manual
em questão). Percebemos, portanto, que o examinador “copiou e colou” diversos trechos deste Manual
para montar a questão.

QUESTÃO NÚMERO 39
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO:
O enunciado e o exemplo apresentados nesta questão fazem referência ao plano de classificação
apresentado pelo Conarq (Conselho Nacional de Arquivos) para os documentos da atividade-meio (área
administrativa) dos órgãos do Poder Executivo Federal (Administração Pública Federal). Portanto, se
trata de um instrumento a ser utilizado na classificação dos documentos.

QUESTÃO NÚMERO 44
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
A bibliografia arquivística apresenta vários critérios para a classificação dos documentos. Um destes
critérios é a classificação quanto ao gênero. O gênero documental está relacionado ao conjunto de
símbolos ou signos utilizados para registrar a informação no documento, como texto, som ou imagem,
por exemplo. A bibliografia apresenta como exemplos de gêneros documentais existentes nos arquivos
o gênero escrito ou textual, iconográfico, cartográfico, filmográfico, micrográfico, sonoro e o
informático. O item I apresenta corretamente um resumo do gênero escrito ou textual. O item II está
incorreto porque resume o gênero sonoro, e não o gênero informático, como é afirmado. O item III, por
sua vez, está incorreto porque apresenta um detalhe vinculado à classificação dos documentos com
relação à natureza do assunto, e não ao gênero.

QUESTÕES DE 31, 32, 40, 42, 43, 45, 46, 47, 48, 49 e 50  – Prof. Margareth de Souza

QUESTÃO NÚMERO : 31

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: De acordo com a lei 8666/93, tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

Logo, o gabarito é a letra b.

QUESTÃO NÚMERO : 32

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO:

SIGA: Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos. De acordo com o Decreto 4915/ 2003:  Art. 2º O SIGA tem por finalidade:

I – garantir ao cidadão e aos órgãos e entidades da administração pública federal, de forma ágil e segura, o acesso aos documentos de arquivo e às informações neles contidas, resguardados os aspectos de sigilo e as restrições administrativas ou legais;

II – integrar e coordenar as atividades de gestão de documentos de arquivo desenvolvidas pelos órgãos setoriais e seccionais que o integram;

III – disseminar normas relativas à gestão de documentos de arquivo;

IV – racionalizar a produção da documentação arquivística pública;

V – racionalizar e reduzir os custos operacionais e de armazenagem da documentação arquivística pública;

VI – preservar o patrimônio documental arquivístico da administração pública federal;

VII – articular-se com os demais sistemas que atuam direta ou indiretamente na gestão da informação pública federal.

Logo, os demais itens estão incorretos: SISG: Sistema de Serviços Gerais; SIOP: Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento; SIAFI: Sistema Integrado de Auditoria Fiscal; SIC: Serviço de Informação ao Cidadão

Logo, o gabarito é a letra a.

QUESTÃO NÚMERO : 40

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO: Para que um projeto possa ser alcançado é necessário que as metas sejam definidas, pessoas competentes e habilidosas estejam na equipe, canais de comunicação adequados, mecanismos de controle eficazes, bem como capacidade de retroalimentação.

Logo, o gabarito é a letra a.

QUESTÃO NÚMERO : 42

GABARITO PRELIMINAR: C

COMENTÁRIO: Os riscos negativos que Patricia poderia incorrer advindos do processo de descentralização se referem à falta de visão de conjunto ou de informações sobre outras áreas, comprometendo os resultados na tomada de decisão.

Logo, o gabarito é a letra c.

QUESTÃO NÚMERO : 43

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: Stakeholders são partes interessadas de uma organização. Assim, os stakeholders internos se referem a quem está ligado diretamente à organização: colaboradores, sócios, proprietários e acionistas.

Logo, o gabarito é a letra d.

QUESTÃO NÚMERO : 45

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: De acordo com a portaria 448/ 2002 em seu Art. 3º – Na classificação da despesa serão adotados os seguintes parâmetros excludentes, tomados em conjunto, para a identificação do material permanente:

I – Durabilidade, quando o material em uso normal perde ou tem reduzidas as suas condições de funcionamento, no prazo máximo de dois anos;

II – Fragilidade, cuja estrutura esteja sujeita a modificação, por ser quebradiço ou deformável, caracterizando-se pela irrecuperabilidade e/ou perda de sua identidade;

III – Perecibilidade, quando sujeito a modificações (químicas ou físicas) ou que se deteriora ou perde sua característica normal de uso;

IV – Incorporabilidade, quando destinado à incorporação a outro bem, não podendo ser retirado sem prejuízo das características do principal; e

V – Transformabilidade, quando adquirido para fim de transformação.

Logo, o gabarito é a letra d, pois transformabilidade, quando adquirido para fim de transformação.

QUESTÃO NÚMERO : 46

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: A amplitude de controle (ou amplitude administrativa) corresponde ao número de subordinados por cada chefe ou gerente. A essa quantidade de subordinados, um gerente consegue dirigir com eficiência e eficácia.

Logo, o gabarito é a letra b.

QUESTÃO NÚMERO : 47

GABARITO PRELIMINAR: B

COMENTÁRIO: O plano operacional transforma o plano estratégico em um mapa ou documento detalhado para descrever quais ações serão executadas pela equipe no curto prazo. A questão solicita que Caio, que faz parte da gerência média, ou seja, o nível tático vai analisar e projetar cada setor. Porém, Caio vai elaborar o plano operacional do seu setor, então ele terá que redigir um documento detalhado de todo ambiente externo.

Logo, o gabarito é a letra b.

QUESTÃO NÚMERO : 48

GABARITO PRELIMINAR: D

COMENTÁRIO: Projetos especiais são aqueles destacados na carteira de projetos estratégicos de uma organização. Assim, projetos especiais são compostos por colaboradores de uma mesma área da organização, tendo como intuito discutir problemas inerentes ao dia a dia do seu setor.

Logo, o gabarito é a letra d.

QUESTÃO NÚMERO : 49

GABARITO PRELIMINAR: A

COMENTÁRIO:

O estoque de proteção, também conhecido como estoque isolador, tem como objetivo compensar as incertezas envolvidas na demanda e no fornecimento.

O estoque de ciclo ou estoque intermediário ocorre porque um ou mais estágios na operação não podem fornecer todos os itens que produzem simultaneamente.

Estoque no canal ou de distribuição: como o material produzido não pode ser imediatamente transportado entre o ponto de fornecimento e de demanda, ele vai do momento em que o distribuidor aloca no seu depósito até descarregar no revendedor. Em transito também é considerado no canal.

Estoque de Antecipação: Quando o produto é produzido, procurando antecipar a demanda. Como por exemplo ovos de páscoa e flutuações significativas em safras agrícolas.

Fonte: http://www.cafecomempreendedor.com.br/2012/02/tipos-de-estoques.html

Logo, o gabarito é a letra a.

QUESTÃO NÚMERO : 50

GABARITO PRELIMINAR: E

COMENTÁRIO: PDCA quer dizer, em inglês, PLAN–DO–CHECK–ACT, que significa Planejar-Fazer-Verificar-Agir, ou Planejar-Fazer-Verificar-Ajustar.

Logo, o item “e” vai tratar sobre o planejamento, a implementação das ações, o acompanhamento para verificar os resultados e, por fim, analisar os resultados das ações e redefinir as estratégias.

Gabarito Noções de Administração Pública

Aguardando comentário do professor.

Gabarito Noções Básicas de Secretaria

Aguardando comentário do professor.

Gabarito Noções Básicas de Administração Geral

Aguardando comentário do professor.

Gabarito Noções de Arquivologia

Aguardando comentário do professor.

Gabarito Noções de Administração de Recursos Materiais

Aguardando comentário do professor.

Gabarito Questão Discursiva – Prof. Margareth de Souza

COMENTÁRIO:
A ferramenta 5W2H serve para definir um plano de ação para as atividades (prazos, responsabilidades, recursos humanos, infraestrutura, recursos financeiros e técnicos. (Machado, 2012). Essa ferramenta funciona como um framework e contém o que será feito, bem como por quê, como, quem, quando, onde e qual o custo envolvido.
O 5W2H tem sua importância para os gestores organizacionais pelo fato de apresentar a compreensão de um problema e também por propor um plano de ação que vise implementar uma melhoria ou correção de um problema. Essa ferramenta se compromete a propor um plano de ação que envolve as seguintes perguntas: 1. What (O que?): qual ação deve ser feita 2. Where (Onde?): em qual local a ação deve ser feita 3. When (Quando?): quando (ou até quando) a ação deve ser feita 4. Why (Por quê?): por que é importante que a ação seja feita em termos qualitativos ou quantitativos 5. Who (Quem?): quem ou quais são os responsáveis pela realização da ação 6. How (Como?): como a ação deve ser realizada 7. How much (Quanto?): qual é o custo gerado pelo problema, quanto vai custar a ação.
No mais, a implementação da ferramenta 5W2H sugere uma oportunidade de melhoria na elaboração dos planos de ação para uma determinada organização. Uma vez que os planos de ação contêm a informação fundamental para a sua elaboração com base em: what (o que), who (quem) e When (quando). Já a implementação da ferramenta consiste na informação de adesão da ação que deve ser feita (where?), porque ela será feita, isto é, sua importância (why?), como deve ser feita (how?) e qual o custo associado a ela (how much?).

 

Gabarito FASEPA: gabarito preliminar

Conforme o edital de abertura, será disponibilizado no Diário Oficial do Estado do Pará e divulgado no endereço eletrônico https://www.cetapnet.com.br, na data provável de 18 de agosto de 2023, o Resultado Preliminar da Prova Objetiva.

Gabarito FASEPA: recursos

Os recursos serão interpostos no prazo de 2 (dois) dias úteis após a divulgação do gabarito preliminar.

O procedimento será realizado no mesmo endereço eletrônico já indicado.

No dia 29 de agosto de 2023 será divulgado o resultado definitivo da prova objetiva.

Prova FASEPA: análise

Fez a prova da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará neste domingo (06/08)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

  • O que você achou do nível de dificuldade da prova?
  • O conteúdo cobrado na prova estava conforme o previsto no edital?
  • A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
  • Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

 

Resumo do concurso FASEPA

Concurso Fasepa FUNDAÇÃO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO DO PARÁ 
Situação atual Edital Publicado
Banca organizadora CETAP
Cargos Administrador, Assistente Social, Pedagogo, Psicólogo, Agente Administrativo, Monitor
Escolaridade Nível Médio e Superior
Carreiras Segurança Pública
Lotação Pará
Número de vagas 67 vagas imediatas + CR
Remuneração de R$ 1.215,50 a R$ 3.104,35
Inscrições de 17/04/2023 a 05/06/2023
Taxa de inscrição de R$ 55,00 a R$ 75,00
Data da prova objetiva 06/08/2023
Clique aqui para ver o edital Fasepa

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