Gabarito Iprev DF: confira o gabarito extraoficial!

Gabarito Iprev DF: Confira também os comentários de nossos mestres sobre a prova do Iprev DF

Avatar


15 de Março de 2023

As provas do concurso Iprev DF foram aplicadas neste domingo, dia 12 de março de 2023. Estão sendo ofertadas 65 vagas imediatas mais 20 de cadastro reserva para o cargo de Analista Previdenciário. As remunerações são de R$ 6.760,00. Confira o seu desempenho na prova por meio do Gabarito Iprev DF preparado pelo nosso time de especialistas.

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova Iprev DF:

Gabarito IPREV DF: gabarito extraoficial

O gabarito concurso Iprev DF extraoficial está em elaboração.

Gabarito IPREV DF: comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Analista Previdenciário: Especialista em Previdenciário comentadas por nossos professores especialistas.

Para este Gabarito extraoficial, os professores do Gran utilizaram essa PROVA AQUI.

Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.

Língua Portuguesa

Comentários de Língua portuguesa – professor Gustavo Silva

Questão 1
Gabarito da questão: errado
Comentários: Efetivamente, o uso do hífen está correto no vocábulo “economistas-chefe”. Contudo, trata-se de um substantivo composto que apresenta dois substantivos em sua constituição. Não tem, portanto, adjetivo composto, muito menos adjetivo gentílico. Tais adjetivos são aqueles que indicam a origem de alguém:
brasileiro, inglês, francês, russo, estadunidense, etc. São exemplos de adjetivos gentílicos compostos norte-rio-grandense, porto-alegrense, mato-grossense, etc

Questão 2
Gabarito da questão: certo
Comentários: Efetivamente “esperam” está flexionado na terceira pessoa do plural (eles), e a ausência de desinência modo-temporal específica comprova a flexão no presente do indicativo. Além disso, a concordância verbal é feita com o sujeito a que se refere, o qual, no contexto, de fato é o termo “Dois terços dos economistas-chefes dos setores público e privado”.
Nota: Embora o gabarito seja correto, a rigor, como o sujeito apresenta núcleo fracionário (“terços”) a concordância é feita com esse núcleo ou com seu determinante (“economistas-chefes “).

Questão 3
Gabarito da questão: errado
Comentários: De fato, tem-se sujeito composto cujos núcleos são “inflação”, “crescimento”, “dívida” e “ambiente”.
Entretanto, o item erra ao afirmar que tal sujeito concorda com a forma verbal “reduzem”, pois é o contrário: a forma verbal “reduzem” é que concorda com o sujeito composto.

Questão 4
Gabarito da questão: errado
Comentários: O termo “à medida que” é locução conjuntiva subordinativa adverbial proporcional e indica a ocorrência simultânea de fatos. Por sua vez, o termo “conforme” é conjunção subordinativa adverbial conformativa, a qual expressão conformidade, harmonia entre dois fatos ou informações. Desse modo, a substituição sugerida altera o sentido do texto.

Questão 5
Gabarito da questão: errado
Comentários: O termo “a proporção” não é uma locução conjuntiva. Trata-se do sujeito da forma verbal “variou” e determina-lhe a concordância no singular. Em vista do fato de o sujeito não poder ser preposicionado, é impossível a ocorrência de crase como sugerido pelo item.

Questão 6
Gabarito da questão: errado
Comentários: Os termos “presas” e “isentas” têm significados diferentes, de sorte que a substituição geraria alteração de sentido. No contexto, a palavra “presas” está associada à ideia de sujeição, limitação, já o termo “isentas” seria associado à noção de desobrigação, liberdade. Em outras palavras, os sentidos dos dois termos tendem à antonímia, não à sinonímia.

Questão 7
Gabarito da questão: errado
Comentários: O texto não faz referência à Oceania, e a menção à China (associada à referência à Ásia) apresenta indicação de expectativa de inflação de tão somente 5% dos especialistas. Além disso, o texto é claro ao afirmar que os economistas veem “mais aperto na política monetária na Europa e nos Estados Unidos”. Daí decorre o erro da afirmação do item

Questão 8
Gabarito da questão: errado
Comentários: O próprio texto menciona que o colesterol participa de importantes processos orgânicos: “Ele faz parte da estrutura das células do organismo e é essencial para a produção de alguns hormônios e algumas vitaminas. O colesterol também forma ácidos biliares, que são substâncias que atuam na digestão”. Na verdade, a referência negativa do texto diz respeito a um tipo específico de colesterol: o LDL-colesterol.

Questão 9
Gabarito da questão: errado
Comentários: O texto, que foi publicado no sítio da CNN Brasil, apresenta natureza informativa; trata-se de texto dissertativo expositivo. Esse tipo de produção textual emprega linguagem formal e objetiva para a apresentação de informações de maneira clara. Não se verifica ali escrita informal.

Questão 10
Gabarito da questão: errado
Comentários: Ao se verificarem as relações coesivas do texto, constata-se que o termo “ele” estabelece coesão referencial anafórica com o substantivo “índice”. Tanto é assim que, no terceiro parágrafo, o trecho “ele também pode estar associado a questões genéticas” deve ser entendido com o índice (bom ou ruim) também pode estar associado a questões genéticas.

Questão 11
Gabarito da questão: certo
Comentários: Trata-se de questão cuja resolução gira em torno da identificação contextual do significado dos verbos envolvidos. O verbo acometer significa, entre outras coisas, atacar, agir de modo a prejudicar. Tal sentido corresponde contextualmente à informação expressa pelo verbo atingir, que está associado a ideia de afetar.

Questão 12
Gabarito da questão: errado
Comentários: A inserção do termo “Ademais” introduziria a noção de adição, acréscimo de informação em continuidade àquilo que fora expresso anteriormente, a saber, a associação entre os índices de colesterol e os fatores genéticos. Ocorre que a informação presente no quarto parágrafo não diz respeito a questões genéticas, o que implica a impropriedade de sentido que o uso do termo sugerido ocasionaria. Além disso, o item não menciona a necessidade de inserção de vírgula logo após “Ademais”, e isso provocaria incorreção gramatical.

Questão 13
Gabarito da questão: errado
Comentários: Inicialmente, no texto, “instituto” não está na linha 23 e não exerce a função de sujeito, mas de adjunto adnominal. Ademais, “Coordenado” e “é” têm como referente textual “projeto”, que retoma “programa”, que, por sua vez, se refere a “HipercolBrasil

Questão 14
Gabarito da questão: errado
Comentários: Trata-se de duas orações que compartilham a mesma referência de sujeito “Fraser”, situação na qual não se emprega vírgula antes da conjunção e. Disso decorre o erro da afirmação do item.

Atualidades

Comentários de Atualidades – professor Cleber Monteiro

Questão 15
Gabarito da questão: certo
Comentários: Mundialmente lançada em 2021 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organização de Alimentação e Agricultura (FAO), a Década da ONU para a Restauração de Ecossistemas tem como objetivo prevenir, deter e reverter a degradação dos ecossistemas em todo o mundo. Por isso, o período de 2021 a 2030 foi designado como a Década da ONU para a Restauração de Ecossistemas.

Questão 16
Gabarito da questão: errado
Comentários:  Não existe esse antagonismo insuperável citado na questão e também não há essa prosperidade humana incompatível com a preservação ambiental.

Questão 17
Gabarito da questão: certo
Comentários: A Coreia do Norte, por possuir bombas nucleares, não participar de tratados que garantam a não-proliferação dessas armas e por ter um governo instável e em constante conflito com outros países, ficou em primeiro lugar no ranking dos países mais perigosos com a segurança nuclear.

Questão 18
Gabarito da questão: certo
Comentários: Desde 12 de janeiro de 2023, com a sanção da Lei 14.532 , a prática de injúria racial passou a ser expressamente uma modalidade do crime de racismo, tratada de acordo com o previsto na Lei 7.716/1989.

Questão 19
Gabarito da questão: errado
Comentários: A China não conteve integralmente a pandemia da Covid-19, onde ocorreram novos surtos nos últimos meses. Outro erro está no final da questão, quando afirma que a China não tem pretensão de invadir a China.

Questão 20
Gabarito da questão: errado
Comentários: : A ideia de transferir a capital para o interior é antiga, sendo datada desde o século XVIII com Marquês de Pombal.

Questão 21
Gabarito da questão: certo
Comentários: A construção de Brasília foi incluída as 30 metas do plano de Metas. Suas justificativas eram, entre outras, a interiorização e o desenvolvimento nacional.

Questão 22
Gabarito da questão: errado
Comentários: : O Conceito de planejamento e o modernismo do projeto urbano e arquitetônico se reproduziu apenas no centro de Brasília, na RA do Plano Piloto. As demais RA’s e os municípios da RIDE se desenvolveram de forma desorganizada e sem planejamento.

Questão 23
Gabarito da questão: errado
Comentários: A principal origem dos Candangos é a Região Nordeste do Brasil e quando analisado por Unidades Federativas destacam-se Minas Gerais e o estado de Goiás.

Sistema Eletrônico de Informações – SEI

Questão 24

No Sistema Eletrônico de Informações – SEI, os processos podem ser atribuídos a usuários específicos dentro da unidade; contudo, outros usuários da mesma unidade podem consultá-los e editá-los.

Gabarito da questão: CERTO

Gabarito da questão: No Sistema Eletrônico de Informações (SEI), os processos podem ser atribuídos a usuários específicos dentro de uma unidade, mas outros usuários da mesma unidade podem consultá-los e editá-los, desde que tenham permissão para isso. Dentro de uma unidade, os usuários podem ser designados como “gerentes de processo” e “participantes”, sendo que os gerentes têm a responsabilidade de gerenciar os processos, enquanto os participantes podem apenas consultá-los e realizar atividades específicas dentro do processo.

Questão 25

De modo semelhante à funcionalidade Retorno Programado, a funcionalidade Controle de Prazos permite a administração de prazos dentro da unidade, e ambas permitem que outras unidades tenham acesso ao controle de prazos.

Gabarito da questão: ERRADO

Gabarito da questão: Errada por causa da parte final da afirmação: “ambas permitem que outras unidades tenham acesso ao controle de prazos”. Na verdade, apenas a funcionalidade Retorno Programado permite que outras unidades tenham acesso ao controle de prazos, enquanto a funcionalidade Controle de Prazos é restrita à unidade responsável pelo processo, ou seja, os prazos são gerenciados apenas pela unidade responsável pelo processo, e não há compartilhamento dessas informações com outras unidades.

Matemática e Raciocínio Lógico

Comentários de Matemática e Raciocínio Lógico – professor Thiago Silva

Questão 33
Gabarito da questão: certo
Comentários: A palavra OSCAR tem 5 letras distintas. Portanto, o número de anagramas é dado pela permutação de 5 elementos. Assim, teremos:
N = 5! = 5.4.3.2.1 = 120 opções

Questão 34
Gabarito da questão: certo
Comentários: Veja que a palavra NIEMEYER tem 4 consoantes (N, M, Y, R) e 4 vogais (I e 3 E repetidos). Como queremos os anagramas que comecem por consoante, para o primeiro espaço, temos apenas 4 opções. Para a segunda letra, temos 7 opções, pois não podemos repetir a primeira; para a terceira letra, temos 6 opções, pois não podemos repetir nem a primeira nem a segunda. E, assim, por diante. Além
disso, precisamos dividir por 3! que seriam as permutações das letras repetidas. Então, temos:
N = 4.7!/3! = 4.7.6.5.4 = 3360 opções

Questão 35
Gabarito da questão: errado
Comentários: Veja que a palavra NIEMEYER tem 4 consoantes (N, M, Y, R) e 4 vogais (I e 3 E repetidos). Como queremos os anagramas que comecem por consoante, para o primeiro espaço, temos apenas 4 opções.
Assim, devemos contar as quatro permutações das consoantes e as quatro permutações das vogais de forma independente. Então, teremos:
N = 4!.4! = (4!)² = (4.3.2.1)² = 24² = 576
Porém, como são 3 vogais repetidas, devemos descontar essas permutações. Assim, teremos:
N = 576/3! = 576/(3.2.1) = 576/6 = 96

Questão 36
Gabarito da questão: errado
Comentários: A palavra “sempre” indica uma proposição universal afirmativa. Sua negação é uma proposição particular negativa. Portanto, a negação de “sempre” é “alguma vez… não”.
Assim, a negação de “A barata sempre mente” é “A barata alguma vez não mentiu”

Questão  37
Gabarito da questão: certo
Comentários: Como a barata sempre mente e ela disse que todas as saias dela são de filó, podemos concluir que ela tem pelo menos uma saia que não é de filó. Desse modo, ela deve ter pelo menos duas saias: uma saia de filó e uma saia que não é de filó.

Questão 38
Gabarito da questão: certo
Comentários: De fato, o conjunto I está contido no conjunto S, tendo em vista que todos os elementos de I são também elementos de S, pois o conjunto I é um intervalo mais restrito dentro do intervalo S.
O intervalo S reúne os números de 0 a 10, [0, 10[, enquanto o intervalo I reúne os números de 5 a 7, de forma que ]5, 7].
Assim, como I está contido em S, a intersecção dos dois é o próprio conjunto mais restrito, no caso, o conjunto I.

Questão 39
Gabarito da questão: certo
Comentários: Veja que I = ]5, 7]. Portanto, 5 não está pertence a I, mas 7 pertence. Então, o certo seria I = {5 < x <=
7}.

Questão 40
Gabarito da questão: certo
Comentários: Essa é precisamente a definição de números racionais. Os números racionais são a razão entre dois números inteiros p/q, de modo que q não seja nulo.
Portanto, o conjunto C foi definido exatamente como o conjunto dos números racionais.

Questão 41
Gabarito da questão: errado
Comentários: Observe que 15/2 = 7,5. Portanto, esse número é maior que 7, logo, não pertence I, pois I = ]5, 7].

Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo

Comentários do Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo – professor Diogo Surdi

Questão 42
Gabarito da questão: certo
Comentários: Estabelece o Código de Ética, em seu artigo 9º, que “É vedado à autoridade pública opinar publicamente a
respeito da honorabilidade e do desempenho funcional de outra autoridade pública”

Questão 43
Gabarito da questão: certo
Comentários: A questão está correta, retratando a previsão do artigo 10 do decreto distrital, que estabelece que “A autoridade pública deve atuar com retidão e honradez, procurando satisfazer o interesse público e evitar obter proveito ou vantagem pessoal indevida para si ou para terceiro”.

Questão 44
Gabarito da questão: errado
Comentários: O que o artigo 11 determina, diferente do que apontado pela questão, é que “A observância do interesse público, especialmente no que diz respeito à proteção e manutenção do patrimônio público, implica o dever de absterse a autoridade pública de qualquer ato que importe em enriquecimento ilícito, gere prejuízo à
Fazenda Pública, atente contra os princípios da Administração Pública ou viole direito de particular”

Questão 45
Gabarito da questão: errado
Comentários: Diferente do que afirmado pela questão, estabelece o artigo 12 do Código de Ética que “A autoridade pública não utilizará bens ou recursos públicos, humanos ou materiais, para fins pessoais, particulares, políticos ou partidários, nem se valerá de sua função para obtenção de vantagem indevida”.

Questão 46
Gabarito da questão: errado
Comentários: O exercício não remunerado de mandatário apenas será possível quando não implicar na prática de atos
empresariais ou outros incompatíveis com o exercício do seu cargo ou função.
Art. 17. É permitido à autoridade pública o exercício não remunerado de encargo de mandatário, desde que não implique a prática de atos empresariais ou outros incompatíveis com o exercício do seu cargo ou função.

Estatuto do Idoso

Comentários de Estatuto do Idoso- professora Fabiana Borges

Questão 47
Gabarito da questão: certo
Comentários: LITERALIDADE DO ARTIGO 3P. DO ESTATUTO DA PESSOA IDOSA:
Art. 3º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar à pessoa idosa, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Questão 48
Gabarito da questão: errado
Comentários: – VIOLA O DISPOSTO NO ARTIGO 3º., §2º., DO ESTAUTO DA PESSOA IDOSA:
§ 2º Entre as pessoas idosas, é assegurada prioridade especial aos maiores de 80 (oitenta) anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação às demais pessoas idosas.

Questão 49
Gabarito da questão: certo
Comentários: LITERALIDADE DO ARTIGO 9º., DO ESTATUTO DA PESSOA IDOSA:
Art. 9o É obrigação do Estado, garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.

Questão 50
Gabarito da questão: errada
Comentários: – POIS VIOLA O DISPOSTO NO ARTIGO 13 DO ESTATUTO DA PESSOA IDOSA:
Art. 13. As transações relativas a alimentos poderão ser celebradas perante o Promotor de Justiça ou Defensor Público, que as referendará, e passarão a ter efeito de título executivo extrajudicial nos termos da lei processual civil.

Direito Constitucional

Comentários de Direito Constitucional – professor Luciano Dutra

Questão 61
Gabarito da questão: certo
Comentários: Conforme o art. 22, inciso XXIII, da CF/1988, “Compete privativamente à União legislar sobre: […] seguridade social”.

Questão 62
Gabarito da questão: certo
Comentários: Segundo o art. 24, XII, da CF/1988, “Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: […] previdência social, proteção e defesa da saúde”.

Questão 63
Gabarito da questão: errado
Comentários: Não é vedada a instituição de regime jurídico único no caso narrado. Importante dizer que a redação do “caput” do art. 39, que diz que “A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, no âmbito de sua competência, regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas”, teve sua eficácia suspensa pela ADI nº 2.135.

Questão 64
Gabarito da questão: certo
Comentários: À luz do art. 39, § 2º, da CF/1988, “A União, os Estados e o Distrito Federal manterão escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos, constituindo-se a participação nos cursos um dos requisitos para a promoção na carreira, facultada, para isso, a celebração de convênios ou contratos entre os entes federados”.

Questão 65
Gabarito da questão: errado
Comentários: Segundo o art. 40, “caput”, da CF/1988, “O regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos terá caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente federativo, de servidores ativos, de aposentados e de pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial”.

Questão 66
Gabarito da questão: certo
Comentários: Conforme o art. 42, “caput”, da CF/1988, “Os membros das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, instituições organizadas com base na hierarquia e disciplina, são militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios”

Questão 67
Gabarito da questão: certo
Comentários: À luz do art. 142, “caput”, da CF/1988, “As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela
Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”.

Questão 68
Gabarito da questão: errado
Comentários: Segundo o art. 149, “caput”, da CF/1988, “Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas”.

Questão 69
Gabarito da questão: errado
Comentários: De acordo com o art. 202, “caput”, da CF/1988, “O regime de previdência privada, de caráter complementar e organizado de forma autônoma em relação ao regime geral de previdência social, será facultativo, baseado na constituição de reservas que garantam o benefício contratado, e regulado por lei complementar”.

Gestão Orçamentária e Financeira

Comentários de Gestão Orçamentária e Financeira – professor Allan Alexandre

Questão: 81
Gabarito da questão: certo
Comentários: De fato, a elaboração do orçamento deve ser pautada pelo princípio da unidade, conforme o artigo 2º da Lei nº 4.320/64. Tal princípio exige que o orçamento seja uma peça única para cada ente. Essa peça única é formada pelos orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimento das estatais, segundo prevê o § 5º do art. 165 da Constituição Federal/88.

Questão: 82
Gabarito da questão: errado
Comentários: Não há de se falar em iniciativa compartilhada no que se refere a projetos relativos aos instrumentos de planejamento. Na verdade, trata-se de iniciativa exclusiva do Poder Executivo, conforme o caput do art. 165 da CF/88.

Questão: 83
Gabarito da questão: errado
Comentários: Na verdade, o princípio enunciado é o da exclusividade, previsto no § 8º do art. 165 da CF/88.

Questão: 84
Gabarito da questão: certo
Comentários: A assertiva repetiu o conteúdo do § 8º do art. 166 da CF/88.

Questão: 85
Gabarito da questão: E
Comentários: : A assertiva erra na parte final ao afirmar que não há possibilidade de alteração do projeto pelo Poder Executivo após o seu recebimento pelo Congresso Nacional. Veja o que dispõe o § 5º do art. 166 da CF/88:
Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum.
§ 5º O Presidente da República poderá enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor modificação nos projetos a que se refere este artigo enquanto não iniciada a votação, na Comissão mista, da parte cuja alteração é proposta.

Questão: 86
Gabarito da questão: errado
Comentários: São apenas 2 categorias econômicas da receita orçamentária, conforme art. 11 da Lei 4.320/64: corrente e de capital.

Questão: 87
Gabarito da questão: errado
Comentários: A descrição da assertiva se encaixa no conceito de investimento. Veja trechos das definições de investimento e de inversão financeira trazidas pela lei 4.320/64, no seu art. 12:
§ 4º Classificam-se como investimentos as dotações para o planejamento e a execução de obras, inclusive as destinadas à aquisição de imóveis considerados necessários à realização destas últimas…
§ 5º Classificam-se como Inversões Financeiras as dotações destinadas a:
I – aquisição de imóveis, ou de bens de capital já em utilização.

Questão: 88
Gabarito da questão: certo
Comentários: De fato, amortização da dívida é despesa de capital, conforme artigos 12 e 13 da lei 4.320/64.

Questão: 89
Gabarito da questão: certo
Comentários: É isso mesmo, conforme o artigo 35 da Lei 4.320/64.

Questão: 90
Gabarito da questão: certo
Comentários: De fato, os créditos extraordinários não requerem tais exigências, conforme artigos 43 e
44 da lei 4.320/64:
Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa.
Art. 44. Os créditos extraordinários serão abertos por decreto do Poder Executivo, que dêles dará imediato conhecimento ao Poder Legislativo.
Repare que não requer prévia aprovação do Poder Legislativo. A aprovação será posterior à abertura.

Questão: 91
Gabarito da questão: errado
Comentários: A LRF apesar de contar com normas que impõem obrigações de fazer, em regra suas disposições contém normas proibitivas, ou seja, trata-se de uma norma de caráter coativo que determina a abstenção da prática de atos especificados.

Conforme § 1º do art. 1º, a LRF é pautada na “ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições”.

Questão: 92
Gabarito da questão: certo
Comentários: É o que prescreve o dispositivo abaixo:
Art. 21. É nulo de pleno direito:
II – o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal nos 180 (cento e oitenta) dias anteriores ao final do mandato do titular de Poder ou órgão referido no art. 20.

Questão: 93
Gabarito da questão: errado
Comentários: Não há essa proibição. Há sim regras com relação à terceirização:
Art. 18
§ 1o Os valores dos contratos de terceirização de mão-de-obra que se referem à substituição de servidores e empregados públicos serão contabilizados como “Outras Despesas de Pessoal”.
Art. 72. A despesa com serviços de terceiros dos Poderes e órgãos referidos no art. 20 não poderá exceder, em percentual da receita corrente líquida, a do exercício anterior à entrada em vigor desta Lei Complementar, até o término do terceiro exercício seguinte.

Questão: 94
Gabarito da questão: errado
Comentários: Não há essa relação no conceito da despesa obrigatória de caráter continuado com o mandato do chefe do Poder Executivo. Na verdade, o conceito envolve o seguinte:
Art. 17. Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.

Questão: 109
Gabarito da questão: errado
Comentários: A evidenciação do cumprimento das metas faz parte do Relatório Resumido da Execução Orçamentária, conforme o Manual de Demonstrativos Fiscais.

Questão: 110
Gabarito da questão: errado
Comentários: Não se trata de inovação da LRF, já que a própria CF/88 previu tal relatório:
Art. 165
§ 3º O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária.
Além disso, o conteúdo citado faz parte do RGF.

Contabilidade Pública

Questão: 95
Gabarito da questão: CERTO
Comentários: Muita atenção deve ser direcionada aos Conselhos de Regulamentação Profissional quando o assunto é a adoção ou não das práticas contábeis aplicadas ao setor público. De acordo com o
Conselho Federal de Contabilidade, por meio da Estrutura Conceitual, tais entidades devem observar obrigatoriamente as NBCs TSP. Contudo, o MCASP, emitido pela STN torna a adoção das NBCs TSP
facultativa para os Conselhos de Regulamentação Profissional. Logo, devemos ter muita atenção com os enunciados das questões.

Para essa questão, a Quadrix seguiu o entendimento do CFC.

Questão: 96
Gabarito da questão: CERTO
Comentários:
Alguns ativos são geralmente descritos como ativos de infraestrutura. Mesmo que não exista definição universalmente aceita de ativos de infraestrutura, esses ativos geralmente apresentam algumas ou todas
as características a seguir:

  •  são parte de um sistema ou de uma rede;
  •  são especializados por natureza e não possuem usos alternativos;
  •  não podem ser removidos; e
  •  podem estar sujeitos a restrições na alienação.

Apesar de a posse de ativos de infraestrutura não estar limitada às entidades do setor público, ativos de infraestrutura importantes são frequentemente encontrados nesse setor. Ativos de infraestrutura se
encaixam na definição de ativo imobilizado e devem ser contabilizados conforme esta norma. Exemplos desses ativos incluem malhas rodoviárias, sistemas de esgoto, sistemas de abastecimento de água e
energia e redes de comunicação.

Questão: 99
Gabarito da questão: ERRADO
Comentários:
O PCASP possui atualmente 8 classes, sendo elas:

Classe Descrição Classe Descrição

Classe Descrição Classe Descrição
1 Ativo 2 Passivo
3 Variação Patrimonial Diminutiva 4 Variação Patrimonial
Aumentativa
5 Controle da Aprovação do
Planejamento e Orçamento
6 Controle da Execução do
Planejamento e Orçamento
7 Controle de Devedores 8 Controle de Credores

Questão: 100
Gabarito da questão: ERRADO
Comentários:
A CASP possui seu regime contábil previsto no art. 35 da Lei 4.320/64, que caracteriza o regime misto (caixa para a receita e competência para a despesa). No entanto, produz duas naturezas da informação:
patrimonial, segundo o regime de competência e orçamentária, de acordo com a 4.320/64.

A questão aborda a natureza da informação patrimonial, por citar as variações patrimoniais (VPD e VPA), portanto, a receita – que é uma VPA – será reconhecida segundo o seu fato gerador, independente do
momento em que ocorrerá o ingresso dos recursos, portanto, incorreto o enunciado.

Questão: 101
Gabarito da questão: ERRADO
Comentários:

No momento da arrecadação da receita orçamentária teremos registros contábeis na natureza da informação orçamentária e de controle.
b. Registro da arrecadação da receita durante a execução do orçamento:

Natureza da informação: orçamentária

D. 6.2.1.1.x.xx.xx Receita a Realizar

C. 6.2.1.2.x.xx.xx Receita Realizada

Natureza da informação: controle

D. 7.2.1.1.x.xx.xx Controle da Disponibilidade de Recursos

C. 8.2.1.1.1.xx.xx Disponibilidade por Destinação de Recursos (DDR)

Questão: 102
Gabarito da questão: CERTO
Comentários:
Quando uma entidade do setor público realiza o procedimento contábil de verificar se um ativo intangível está em situação de imparidade, ela está realizando o controle do objeto da contabilidade, portanto, o
controle do patrimônio. Nesse caso, não há nenhum tipo de movimento referente à lei orçamentária anual (LOA) e por essa razão, não se fala em natureza da informação orçamentária, somente a patrimonial.

Questão: 103
Gabarito da questão: CERTO
Comentários:
Para essa questão podemos trabalhar como exemplo os registros contábeis do FUNDEB.

Os valores transferidos pelos entes ao Fundo não devem constar na contabilidade do ente como caixa e equivalentes de caixa ou ainda, sob qualquer forma de direito, isso porque o agente financeiro
responsável será o Banco do Brasil.

Sob o enfoque patrimonial, os valores transferidos pelos estados, pelo Distrito Federal ou pelos municípios deverão ser reconhecidos como variação patrimonial diminutiva – VPD. Sob a ótica orçamentária, deverão ser tratados como dedução da receita orçamentária realizada.

Reconhecimento das transferências dos Estados, DF ou municípios ao Fundeb

Natureza da informação: patrimonial

D.3.5.2.2.4.xx.xx Transferências ao Fundeb – Inter OFSS – Estado

C.1.1.1.1.x.xx.xx Caixa e Equivalentes de Caixa em Moeda Nacional (F)

Natureza da informação: orçamentária

D.6.2.1.3.x.xx.xx ( – ) Deduções da Receita Orçamentária

C.6.2.1.1.x.xx.xx Receita a realizar

A natureza de receita deduzida reflete a receita originalmente arrecadada.

Natureza da informação: controle

D.8.2.1.1.1.xx.xx Disponibilidade por Destinação de Recursos (DDR)

C.8.2.1.1.4.xx.xx DDR Utilizada

A transferência da complementação da União deverá ser realizada por meio de despesa orçamentária e realizada diretamente ao ente federativo, sem que os recursos transitem pelo Fundo.

Questão: 104
Gabarito da questão: ERRADO
Comentários:
Calculado no balanço patrimonial, o superávit financeiro – diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro -, de exercícios anteriores é fonte para a abertura de créditos adicionais e é apurado no
balanço patrimonial do exercício anterior (art. 43 da Lei 4.320/64). Estes valores não serão considerados como receita orçamentária do exercício em referência, nem farão parte dos cálculos do déficit ou superávit
orçamentário já que foram arrecadados em exercícios anteriores.

Questão: 105
Gabarito da questão: CERTO
Comentários:
O ativo financeiro conterá, além dos numerários, os créditos para os quais a realização independa de autorização orçamentária, estando representado por valores disponíveis e outros que sejam realizáveis
no prazo inferior a 12 meses a contar da data da publicação das demonstrações contábeis.

Questão: 106
Gabarito da questão: ERRADO
Comentários:
As variações cambiais devem ser reconhecidas inicialmente no patrimônio líquido das entidades do setor público e serem levadas à apuração do resultado deve ser reclassificado no resultado do período
quando o ganho ou perda da alienação for reconhecido.

Questão: 107
Gabarito da questão: CERTO
Comentários:
A Lei nº 4.320/64 estabeleceu em seu anexo 12 a estrutura a ser seguida na apresentação do balanço orçamentário. Esta demonstração contábil é um quadro com duas seções: “receitas” e “despesas”, sendo
que cada uma delas apresenta quatro colunas. De acordo com o MCASP e NBC TSP 13, o balanço orçamentário é composto por:

  •  Quadro principal;
  •  Quadro da execução dos restos a pagar não processados; e
  • Quadro da execução dos restos a pagar processados.

Fraudes (em curso). É Auditor do Estado da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE), órgão da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul (SEFAZ-RS), ex-auditor interno pleno na Petrobras S.A., na área de auditorias especiais. Iniciou sua trajetória profissional na iniciativa privada e acumula 18 anos de experiência com auditorias contábeis e operacionais. É professor de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) e Contabilidade Societária para concursos, exames de suficiência e em pós-graduações

 

Gestão de Pessoas

Comentários e Gestão de Pessoas – professor Adriel de Sá

Questão 111
Gabarito da questão: certo
Comentários: A comunicação é o processo pelo qual as pessoas transmitem informações, ideias, sentimentos e emoções de uma pessoa para outra ou de um grupo para outro.
Isso pode ser feito através de várias formas de comunicação, como fala, escrita, gestos, linguagem corporal e expressões faciais. A comunicação eficaz é essencial para o sucesso em muitas áreas da vida, incluindo relacionamentos pessoais, negócios, educação e política, dentre outros.

Questão 112
Gabarito da questão: certo
Comentários: De fato, a comunicação se concentra na maneira como as pessoas se comunicam. A comunicação é um processo complexo que envolve uma variedade de fatores, incluindo o transmissor da mensagem, o receptor, o meio de comunicação utilizado, a mensagem em si e o contexto em que a comunicação ocorre.
A maneira como as pessoas se comunicam pode ter um impacto significativo na eficácia da comunicação.
Por exemplo, a escolha de palavras, a linguagem corporal, a entonação da voz e a expressão facial podem influenciar a forma como a mensagem é recebida e compreendida pelo destinatário

Questão 113
Gabarito da questão: certo
Comentários: A nosso ver, esse é um item que, sem um contexto, é impossível estabelecer um julgamento objetivo. De uma forma geral, a interação social parte do princípio de que há uma recíproca da comunicação entre os indivíduos.
No entanto, existem situações em que as pessoas podem interagir socialmente sem haver comunicação.
Um grupo de pessoas pode interagir em silêncio, como em um funeral ou em um ambiente religioso onde é esperado que as pessoas mantenham silêncio e não se manifestem.
Alguns até afirmam que toda comunicação pressupõe uma interação social, mas nem toda interação social pressupõe comunicação.

Questão 114
Gabarito da questão: certo
Comentários: Para evitar falhas de comunicação e garantir uma interação social eficaz, é fundamental não apenas que a mensagem seja transmitida, mas também que seja compreendida.
A compreensão do significado da mensagem é crucial para garantir que o receptor entenda a mensagem da mesma forma que o emissor pretendia. Isso pode envolver a verificação da compreensão através do feedback, ou seja, o receptor confirma o entendimento da mensagem.
As falhas de comunicação podem ter consequências graves, como mal-entendidos, conflitos interpessoais, erros em trabalhos, acidentes, entre outras situações indesejada

Questão 115
Gabarito da questão: errado
Comentários: Não, o canal não inicia a mensagem pela codificação de uma informação. O canal é o meio pelo qual a mensagem é transmitida do emissor para o receptor, mas a codificação da informação é um processo que ocorre antes da transmissão através do canal.
Como mencionei anteriormente, a codificação é o processo pelo qual a informação é convertida em um formato que possa ser transmitido através de um meio de comunicação. Esse processo ocorre antes da transmissão da mensagem através do canal.
Por exemplo, se uma pessoa está enviando uma mensagem de texto para outra pessoa, a codificação começa com a formulação da mensagem em um idioma ou sistema simbólico que o emissor e o receptor possam entender.
Em seguida, a mensagem é digitada no telefone celular do emissor, o que é o processo de codificação em si.
Depois, a mensagem é enviada através do canal de comunicação, que é a rede de telefonia móvel, e finalmente é recebida e decodificada pelo receptor.

Questão 116
Gabarito da questão: errado
Comentários: O ruído de comunicação psicológico pode incluir fatores externos e internos ao receptor (e não só de fora)
que interferem na comunicação e tornam mais difícil ouvir e entender a mensagem. Entre os fatores externos ao receptor que podem causar ruído de comunicação psicológico, estão o ambiente físico em que a comunicação está ocorrendo (por exemplo, ruídos de fundo, iluminação
inadequada), o comportamento do emissor (por exemplo, falar muito rapidamente, sussurrar) e até mesmo fatores culturais que afetam a compreensão da mensagem.
Além disso, existem também fatores internos ao receptor que podem afetar a comunicação, como emoções intensas, estresse, ansiedade, fadiga, doenças, entre outros. Esses fatores podem interferir na capacidade do receptor de prestar atenção à mensagem e de compreendê-la adequadamente.

Questão 117
Gabarito da questão: certo
Comentários: A comunicação pode ser definida como a utilização de algum meio, como a fala, a escrita, a linguagem corporal ou outros sinais, para transmitir ideias, informações ou pensamentos de uma pessoa para outra.
A comunicação é uma parte fundamental da interação humana e permite que as pessoas compartilhem ideias, conhecimento e emoções. Através da comunicação, as pessoas podem estabelecer relações sociais, resolver conflitos, cooperar em tarefas e projetos, e se conectar com outras pessoas em nível pessoal e profissiona.

Questão 118
Gabarito da questão: errado
Comentários: A fonte é a pessoa ou entidade que envia a mensagem, enquanto a mensagem é o produto físico codificado pelo emissor.
A fonte pode ser uma pessoa, uma organização, um sistema de computador, entre outros. A mensagem que é criada e codificada pelo emissor é então transmitida através do canal de comunicação para o receptor, que decodifica a mensagem e a interpreta.

Questão 119
Gabarito da questão: certo
Comentários: A comunicabilidade é um elemento chave para garantir uma comunicação eficaz, pois permite que a mensagem seja transmitida e recebida de forma clara e precisa, levando em consideração as características e necessidades do público-alvo.
É importante que a mensagem seja comunicada de forma clara e objetiva, utilizando uma linguagem adequada ao público-alvo, para que a mensagem seja recebida e compreendida corretamente. Isso envolve considerar o nível de conhecimento e o contexto cultural do público-alvo, para garantir que a mensagem seja transmitida de forma relevante e apropriada.

Questão 120
Gabarito da questão: errado
Comentários: O ruído de comunicação externo refere-se a fatores externos que afetam a comunicação e que estão fora do controle do emissor e do receptor. Isso inclui fatores como ruído ambiental, interrupções, má qualidade do sinal ou problemas técnicos em dispositivos de comunicação.
Por outro lado, o ruído de comunicação interno está relacionado a fatores psicológicos que afetam o processo de comunicação e que podem estar relacionados tanto ao emissor quanto ao receptor. Isso inclui fatores como distorções cognitivas, preconceitos, emoções, estresse, entre outros, que podem afetar a capacidade do emissor ou receptor de interpretar a mensagem corretamente.
Portanto, o ruído de comunicação externo não envolve fatores biológicos no receptor ou transmissor, mas sim fatores externos que interferem na transmissão da mensagem.

Informática

Aguardando comentários do professor.

 

 

 

Direito Previdenciário

Aguardando comentários do professor.

Redação

Comentários de Redação – professor Gustavo Silva

Queridos servidores, como esperado, a banca Quadrix cobrou a sua clássica estrutura dissertativa, em que se verifica um caráter expositivo nos tópicos solicitados por ela. 

Nesse sentido, é necessário redigir um texto entre 4 e 5 parágrafos. No caso, introdução e conclusão à parte. 

Observa-se a cobrança de 3 tópicos e, assim, cada um deverá ser respondido em parágrafo de desenvolvimento distinto. 

Tópico 1: Entre os princípios expressos, que constam do texto constitucional, temos os mais conhecidos dispostos no art. 37 de nossa carta magna, sendo eles bastante conhecidos pelo mnemônico LIMPE:

  • Legalidade;
  • Impessoalidade;
  • Moralidade
  • Publicidade;
  • Eficiência;

 

Princípios Implícitos ou reconhecidos

Além dos princípios expressos, contidos no texto constitucional, nossa CF também nos contempla com alguns princípios implícitos, os quais seguem:

  • Supremacia do Interesse Público;
  • Indisponibilidade do Interesse Público;
  • Razoabilidade;
  • Proporcionalidade;
  • Autotutela;
  • Boa Fé;
  • Finalidade;
  • Motivação;
  • Segurança Jurídica.

 

Tópico 2

princípio da eficiência exige que o administrador exerça uma gestão produtiva, buscando as melhores alternativas, pautadas na lei, para resolução das situações. Deve haver eficiência na administração dos interesses públicos.

princípio da eficiência, não se encontrava na constituição federal, tendo inserido no texto de nossa carta magna por meio da emenda constitucional nº 19 de 1998, passando assim a fazer parte integrante dos princípios expressos da constituição federal.

 

Tópico 3

O princípio da autotutela estabelece que a Administração Pública possui o poder de controlar os próprios atos, anulando-os quando ilegais ou revogando-os quando inconvenientes ou inoportunos. Assim, a Administração não precisa recorrer ao Poder Judiciário para corrigir os seus atos, podendo fazê-lo diretamente.

Esse princípio possui previsão em duas súmulas do STF, a 346, que estabelece que “A Administração Pública pode declarar a nulidade dos seus próprios atos”, e 473, que dispõe o seguinte:

Súmula nº 473:

A Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revoga-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.

Atualmente, o princípio ganhou previsão legal, conforme consta no art. 53 da Lei 9.784/99: “A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

Num texto dissertativo, você deverá estruturar as informações acima com o objetivo de responder aos tópicos solicitados. Seja fidedigno e vá direto ao ponto.

Gabarito IPREV DF: gabarito preliminar

Segundo o edital IPREV DF, o gabarito preliminar será divulgado no site da banca no dia 13 de março de 2023.

Gabarito IPREV DF: recursos

Os recursos contra o gabarito preliminar do concurso IPREV DF poderão ser interpostos no período de 14 a 20 de março de 2023.

Prova IPREV DF: análise

Fez a prova do IPREV DF neste domingo (12/03)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Resumo do Concurso IPREV DF

concurso Iprev DF Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal
Situação Atual em andamento
Banca organizadora Instituto Quadrix
Cargos analista previdenciario
Escolaridade Nível superior
Carreiras adm
Lotação DF
Número de vagas 85 vagas
Remuneração R$ 6.760,00
Inscrições 13/01 a 08/02/2023
Taxa de inscrição R$ 89,00
Data da prova objetiva 12/03/2023
Clique aqui para ver o edital Iprev DF

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


15 de Março de 2023

Tudo que sabemos sobre:

em andamento