Gabarito MP SC Extraoficial! VEJA AQUI

Gabarito MP SC: confira também os comentários de nossos mestres sobre a prova!

Avatar


13 de junho20 min. de leitura

concurso MP SC oferta vagas para Analista e Auxiliar em diversas especialidades! As provas do Ministério Público do Estado de Santa Catarina foram aplicadas neste domingo, 12 de junho, das 14h às 18h, segundo o horário oficial de Brasília.

Acompanhe aqui, o Gabarito Extraoficial, elaborado pelos mestres do Gran, para o cargo de Auxiliar do Ministério Público.

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova MP SC:

Gabarito MP SC extraoficial

Confira aqui, o Gabarito Extraoficial na íntegra! 

Gabarito MP SC: comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Auxiliar do Ministério Público comentadas por nossos professores especialistas. Para a correção utilizamos a seguinte prova. Clique aqui para acessar. 

Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.

Veja a seguir, a relação das disciplinas cobradas no certame:

Gabarito MP SC: Língua Portuguesa

QUESTÕES DE 01 a 15 Prof. Gustavo Silva

QUESTÃO 01

GABARITO PRELIMINAR C

COMENTÁRIO: Textos narrativos são costumeiramente iniciados pela apresentação dos elementos da narrativa: o espaço, o tempo, os personagens, o narrador, o enredo. Este último se desenvolve a partir da ocorrência de um conflito, um fato que afeta o equilíbrio existente no contexto inicial. No caso em questão, trata-se do fato de o rio crescer e. Sem isso, não se inicia a narração propriamente dita.

QUESTÃO 02

GABARITO PRELIMINAR C

COMENTÁRIO: Em termos simples, o enunciador é aquele que produz o texto falado ou escrito. As marcas do enunciador se mostram no texto mediante indicações de caráter subjetivo, que dizem respeito à opinião ou à visão particular de quem produz o enunciado. Verifica-se tal ocorrência no item C: os termos “moderno” e “pena” traduzem a percepção/opinião do enunciador.

QUESTÃO 03 

GABARITO PRELIMINAR D

COMENTÁRIO:  No contexto, a expressão “deixou de lado” pode ser entendida como desistir, ignorar ou mesmo abandonar, não sendo necessariamente associada à ideia de deixar de gostar ou amar, que é trazida pelo verbo desgostar, cujo significado apresenta contextualização necessariamente emocional, daí a inadequação da substituição.

QUESTÃO 04

GABARITO PRELIMINAR C

COMENTÁRIO: No contexto, o verbo acabar traz, em sua significação, a ideia de que outros fatos ocorreram anteriormente e de que, naquele ponto da narrativa, se encerra a sucessão cronológica das ações realizadas pelo rapaz.

QUESTÃO 05 

GABARITO PRELIMINAR C

COMENTÁRIO: A caracterização normalmente está associada a traços objetivos inerentes ao ser, tais como forma, cor e
tamanho. Entre as alternativas, o adjetivo “curto” é a opção mais adequada. Os adjetivos “elegante”, “modesto” e “fúnebre” traduzem percepções de ordem subjetiva e “importado” diz respeito à origem.

QUESTÃO 06

GABARITO PRELIMINAR E

COMENTÁRIO: Em vista das sequências descritivas presentes no texto, verifica-se que o narrador se desloca até o objeto, que inicialmente estava parado, e o leva consigo. Tendo voltado à cadeira em que estava sentado (e consequentemente a uma situação estática), o narrador passa a girar o objeto entre os dedos, conferindo-lhe movimento.

QUESTÃO 07 

GABARITO PRELIMINAR C

COMENTÁRIO: A indicação de que a favela é vista do alto leva à conclusão de que o observador se encontra em uma
posição privilegiada, da qual tem uma visão mais ampla, que lhe permite fazer a comparação com “o céu no chão”, possivelmente pela amplitude da vista proporcionada pela extensão da favela.

QUESTÃO 08

GABARITO PRELIMINAR D

COMENTÁRIO: Entre as opções apontadas, a inferência logicamente impossível é a do item D. Isso porque a frase se refere ao Brasil, o que sugere que a importação é feita pelo governo brasileiro. Nesse contexto, não há como considerar que se trata de exigência de um grupo de brasileiros ou parte dos brasileiros. Trata-se, porém, de questão cuja resolução pode gerar polêmica.

QUESTÃO 09 

GABARITO PRELIMINAR A

COMENTÁRIO: O contexto de construção da frase, com menção ao exército russo, leva à constatação de que de fato é
inadequada a substituição proposta no item A. Não avançar, num contexto de raciocínio militar, normalmente se associa à ideia de manter a posição, não de recuar. Tem-se, porém, questão polêmica, em vista da alternativa D, cuja substituição parece também inadequada, apesar de a ideia de evitar a curiosidade poder ser associada à noção de impedimento de acesso, que contextualmente é expressa por “Não abriu” e “fechou”.

QUESTÃO 10 

GABARITO PRELIMINAR A

COMENTÁRIO: A ideia de haver um capítulo no livro é perfeitamente traduzida por “Este livro contém um capítulo”, daí a correção do item A. As demais alternativas deturpam o sentido original das frases pertinentes, inclusive o item B, que sugere que o preço cobra, quando na verdade é o hotel que cobra o café da manhã.

QUESTÃO 11

GABARITO PRELIMINAR B

COMENTÁRIO: O texto argumentativo apresenta a tese do autor, seu posicionamento, sua opinião. Entre as opções, a
única que expressa o ponto de vista de quem escreve é o item B, que mostra a percepção, a opinião do autor sobre o ponto final. A alternativa D traz tão somente uma citação, sem apresentar o ponto de vista do autor que emprega tal trecho. Os demais itens apresentam orientações e aconselhamentos.

QUESTÃO 12

GABARITO PRELIMINAR B

COMENTÁRIO: O termo “inocente”, além do sentido de destituído de malícia, significa inofensivo, que não é nocivo, que não faz mal. Trata-se da tradução de algo “que não mostra nenhuma gravidade”, daí a opção pelo item B. Há, entretanto, possibilidade de polêmica em vista do item E, que pode ser defendido, apesar de que o termo hepático se relacione àquilo que faz parte do fígado, que está nele, e não àquilo que o ataca.

QUESTÃO 13 

GABARITO PRELIMINAR B

COMENTÁRIO: Trata-se de questão que envolve o reconhecimento de antônimos, palavras com sentido oposto. Tal relação é verificada tão somente no item B, uma vez que “fato” refere-se àquilo que é real e “hipótese” diz respeito a algo não real, imaginário. Convém observar que não ocorre antonímia no item C, visto que se tem ali “uma moral”, que é substantivo (designa conjunto de valores e normas), e “imoral”, que é adjetivo que qualifica “ciência”. Quanto ao item D, “perguntas” e “respostas” guardam entre si relação mais próxima à noção de causa e consequência.

QUESTÃO 14

GABARITO PRELIMINAR A

COMENTÁRIO: Contextualmente, a cobra e o diabo são traiçoeiros e simbolizam a maldade, daí por que o item A é o correto. O elemento de comparação do item B não é o colorido, e sim a forma. Já o item C se refere à fonte
de sustento, ao alimento; o item D, à noção de beleza; o item E, à falta de compromissos,
responsabilidades.

QUESTÃO 15

GABARITO PRELIMINAR B

COMENTÁRIO: A referência a “duas grandes forças políticas” e a especificação de quais são elas (“social-democratas” e
“liberais”) – além do fato de a questão afirmar que se trata da introdução de um texto jornalístico – levam à constatação de que o texto muito provavelmente apresentará a seguir a diferenciação entre os dois grupos mencionadas e os contrapontos pertinentes, o que demonstra ser a divisão a estratégia de abertura do texto, não uma simples afirmação, como se poderia pensar em um primeiro momento.

Gabarito MP SC: Legislação Específica

Comentários feitos pelo professor Diogo Surdi.

Questão 16
Gabarito: A
Comentários:

Estabelece o artigo 4º do Ato 395/2018/PGJ que “O membro do Ministério Público deverá decidir, no prazo de 30 (trinta) dias, a contar do recebimento da notícia de fato, prorrogável uma vez, fundamentadamente, por até 90 (noventa) dias, sobre a instauração do procedimento próprio”.

Questão 17
Gabarito: E
Comentários:

A questão deve ser respondida com base no artigo 11 da Lei Complementar 738/2019, de seguinte redação:

Art. 11. O Procurador-Geral de Justiça poderá designar Procuradores de Justiça ou Promotores de Justiça da mais elevada entrância e com mais de 10 (dez) anos de carreira, até o limite de 4 (quatro), para as funções de Subprocurador Geral de Justiça, os quais, além de substituí-lo nas hipóteses legais, exercerão, por delegação, outras atribuições na forma disciplinada em ato próprio.

Questão 18
Gabarito: B
Comentários:

Dentre as alternativas elencadas, apenas a Letra B está incorreta, uma vez que o prazo para enviar as correspondências das Promotorias de Justiça é, como regra geral, de no máximo 3 dias úteis.

Art. 2º São atribuições da Secretaria das Promotorias de Justiça:

VII – enviar as correspondências das Promotorias de Justiça no prazo máximo de 3 (três) dias úteis, salvo impossibilidade justificada, a ser informada ao respetivo órgão de execução;

Questão 19
Gabarito: C
Comentários:

Por não ser ocupante de cargo de provimento em comissão, a jornada de trabalho de João será de 7 horas diárias ininterruptas e de 35 horas semanais.

Art. 46. A jornada de trabalho dos servidores do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, observará:

I – aos servidores ocupantes de cargos de provimento efetivo, 7 (sete) horas diárias ininterruptas e de 35 (trinta e cinco) horas semanais; e

II – aos servidores ocupantes de cargos de provimento em comissão, 8 (oito) horas diárias, executada em dois turnos, e 40 (quarenta) horas semanais.

Questão 20
Gabarito: C
Comentários:

Na situação apresentada, José deverá ser sancionado com a penalidade de suspensão até 30 dias.

Art. 137. São infrações disciplinares, entre outras definidas nesta

Lei:

III – puníveis com suspensão até 30 (trinta) dias:

12 – violar direito ou prerrogativa de advogado no exercício de sua função;

Volte ao topo

Gabarito MP SC: Raciocínio Lógico-quantitativo

Comentários feitos pelo professor Thiago Fernando.

Questão 21
Gabarito: D
Comentários:

Vamos montar os diagramas lógicos, observando que a região pintada é a única em que há garantia de que realmente existe um elemento lá, pois o enunciado afirmou que “nem todo B é C”.

Perceba que “nem todo B é C” é logicamente equivalente a “algum B não é C.” Portanto, a letra D está correta.

Sobre as outras frases, nada podemos afirmar:

a) é até possível que seja verdade, pois é possível que todos os elementos de A estejam na intersecção entre B e C. Porém, não temos como garantir. Inclusive, o diagrama desenhado acima contraria essa hipótese.

b) é também possível que nenhum A seja C, porém, não é possível garantir isso. O diagrama desenhado acima contraria essa hipótese.

c) é possível que a região de C fora do conjunto B seja vazia. Não temos garantia quanto a isso.

e) é possível desenhar um diagrama em que C esteja contido em A e B. Esse diagrama não contraria as premissas do enunciado. Portanto, não é possível garantir a afirmação da letra E.

Questão 22
Gabarito: C
Comentários:

Ao multiplicar uma linha ou coluna qualquer por um fator constante, o determinante da matriz fica multiplicado pelo mesmo fator. Assim, como a primeira coluna foi multiplicada por 2 e a segunda por 3, temos que o determinante de B será: det(𝐵) = 2 ⋅ 3 ⋅ det(𝐴) = 6 ⋅ det(𝐴)

Questão 23
Gabarito: A
Comentários:

No início, havia 3 letras A dentre 10 cartões. Então, a probabilidade de Alessandra tirar o primeiro cartão com a letra A é 3/10. Na segunda retirada, haverá 9 cartões, dentre os quais 2 letras A. Portanto, a probabilidade de ela retirar o segundo cartão também com a letra A passou a ser de 2/9.

Por fim, na terceira retirada, haverá 8 cartões, dentre os quais só restou 1 letra A. Então, a probabilidade de ela retirar o terceiro cartão com a terceira letra A passou a ser de 1/8.

Questão 24
Gabarito: D
Comentários:

Podemos permutar livremente os 4 casais. Assim, teremos: 𝑁1 = 4! = 4.3.2.1 = 24

Em seguida, podemos trocar de ordem cada esposa com seu marido. Assim, teremos: 𝑁 = (2!) 4. 24 = 24 . 24 = 16.24 = 384

Questão 25
Gabarito: B
Comentários:

Observe que podemos escrever a soma dos quadrados como: (𝐴 + 𝐵) 2 = 𝐴 2 + 2𝐴𝐵 + 𝐵 2 ∴ 𝐴 2 + 𝐵 2 = (𝐴 + 𝐵) 2 − 2𝐴B

Questão 26
Gabarito: D
Comentários:

A soma dos elementos de A² é: 𝑆𝑜𝑚𝑎 = 7 + 3 + 9 + 4 = 23

Questão 27
Gabarito: B
Comentários:

A ângulo ABP é igual a 45°, pois é igual ao ângulo da diagonal do quadrado. O seno de 45° é igual a √2/2. Então, a área do triângulo ABP pode ser calculada usando dois lados e o seno do ângulo entre eles.

Questão 28
Gabarito: C
Comentários:

Observe que o triângulo ABC é isósceles em A. Então, podemos traçar a altura de A. Como o triângulo é isósceles, a altura é também mediana, portanto, divide o lado BC ao meio, conforme mostramos a seguir. Podemos calcular a altura pelo Teorema de Pitágoras.

Questão 29
Gabarito: E
Comentários:

Podemos resolver o sistema pelo método da adição. Para isso, vamos multiplicar a primeira equação por -2. Portanto, a soma pedida é: 𝑥 + 𝑦 = 13 + 17 = 30

Questão 30
Gabarito: A
Comentários:

Clique aqui para ver na íntegra os cálculos e fórmulas. 

Volte ao topo

Gabarito MP SC: Noções de Administração

QUESTÕES DE 31 a 40 Prof. Adriel de Sá

QUESTÃO NÚMERO 31 
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Henri Fayol elencou as funções da administração, abordando 14 princípios básicos para o bom funcionamento de uma organização:

1. Divisão do trabalho

Quanto mais conhecimento e especialização o trabalhador tiver, maior sua destreza, agilidade e
competência para desempenhar suas funções – e maiores os ganhos para a empresa, que vai dispor de um
funcionário altamente produtivo.

2. Autoridade e responsabilidade

O gestor detém o poder e a obrigação de dar ordens, porém, deve buscar o equilíbrio entre autoridade e responsabilidade.

3. Disciplina

Fruto de obediência e respeito, a disciplina é necessária para manter a organização e a hierarquia – premissas da administração tradicional de empresas.

4. Unidade de comando

Cada funcionário deve responder a somente um chefe, a fim de evitar confusões e conflitos internos.

5. Unidade de direção

As tarefas e realizações com um mesmo propósito devem ser encabeçadas por uma única pessoa.

6. Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais

Para garantir a saúde da empresa, os interesses da organização se tornam mais importantes que os de um funcionário ou de um grupo.

7. Remuneração do pessoal

Remuneração é entendida como qualquer recompensa pelo esforço empregado em prol do sucesso da empresa, desde as financeiras até outros tipos de reconhecimento.

8. Centralização

Descreve a concentração da autoridade conforme a posição dentro da hierarquia da empresa.

9. Hierarquia

Pode ser definida como uma estrutura que vai do chefe de maior

10. Ordem

A ideia é manter tudo em ordem, designando os recursos certos para os processos certos.

11. Equidade

É uma combinação entre benevolência e justiça, que colabora para o bom desempenho de empregados e equipes.

12. Estabilidade do pessoal

Todo empregado necessita de tempo para aprender, firmar os conhecimentos e executar suas atividades com qualidade.

13. Iniciativa

A liberdade para propor e executar um plano ou projeto, que precisa estar disponível para todos os empregados.

14. Espírito de equipe

É o elemento que dá coesão, unidade e força para uma organização.

QUESTÃO NÚMERO 32
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: O enunciado fala nos seguintes papéis: “programação de trabalho”, “partilha de informações com subordinados por meio de reuniões formais” e “identificação de novas oportunidades de negócios para a organização”.

A base teórica são dos autores Peci e Sobral (2008)[1]. Vejamos o resumo da “ópera”:
PAPÉIS INTERPESSOAIS

Os papeis interpessoais seriam aqueles que envolvem as diversas relações pessoais do gestor com clientes,

chefes e subordinados. Todo gestor interage com diversas pessoas em seu dia-a-dia.
· Símbolo — Representação simbólica do grupo ou da organização, atuando como uma referência. exemplos: representação da organização em cerimônias e solenidades; assinatura de documentos legais; acompanhamento de visitantes.
· Líder — Direção das atividades dos subordinados, levando-os à realização dos objetivos. Exemplos: Realização de todas as atividades que envolvam as relações com os subordinados (persuasão, motivação, orientação, etc.).
· Elemento de ligação — Desenvolvimento de uma teia de relações que permita o intercâmbio de informações. Exemplos: manutenção de redes de contatos com o exterior; acompanhamento da correspondência; construção de coalizões e alianças.
PAPÉIS INFORMACIONAIS
Já os papeis informacionais envolvem a coleta, o processamento e a comunicação de informações.
· Monitor — Coleta e análise da informação sobre a organização e seu ambiente. Exemplos: leitura de periódicos e de relatórios; manutenção de contatos pessoais; participação em eventos e conferências.
· Disseminador — PARTILHA DE INFORMAÇÃO COM OS SUBORDINADOS por meio de redes de comunicação interna. Exemplos: Reuniões formais ou informais com o grupo; telefonemas e e-mails informativos; divulgação de memorandos e newsletters.
· Porta-voz — Transmissão para o exterior das estratégias, políticas, atividades e resultados da organização. Exemplos: comunicados de imprensa; entrevistas à mídia; participação em reuniões de acionistas ou com outros grupos de interesse externo.
PAPÉIS DECISÓRIOS
Finalmente, temos os papeis decisórios, que envolvem a forma como os gestores utilizam essas informações na tomada de decisão.
· Empreendedor — IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES QUE POTENCIALIZEM O DESENVOLVIMENTO DA
ORGANIZAÇÃO. Exemplos: reuniões de brainstorming com os subordinados; implementação de projetos; desenvolvimento de novas iniciativas empresariais.
· Solucionador de conflitos — Resolução de conflitos ou de problemas que impeçam o desenvolvimento normal da atividade. Exemplos: ações corretivas em disputas ou crises; resolução de conflitos entre subordinados; auxílio aos subordinados durante processos de mudança ou crise.
· Administrador de recursos — Alocação dos recursos organizacionais em função dos objetivos e necessidades. Exemplos: Realização de todas as atividades que envolvam o orçamento e a
PROGRAMAÇÃO DO TRABALHO DOS SUBORDINADOS.
· Negociador — Representação da organização ou grupo nas principais negociações. Exemplos: Negociação com sindicatos de condições de trabalho; negociação com fornecedores, clientes ou instituições financeiras.
Logo, temos os papéis de “Administrador de recursos”, “Disseminador” e “”Empreendedor”, respectivamente.

QUESTÃO NÚMERO 33
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Mais uma questão que se baseia na literatura de Peci e Sobral (2008)[2]. Segundo os autores, independentemente do tamanho da organização, os administradores planejam, organizam, lideram e
controlam. Dessa maneira, é importante o entendimento do papel das funções administrativas nas grandes
áreas organizacionais.
Assim, pelo quadro concluímos que “desenho dos cargos e tarefas” e “atribuição de bônus de
produtividade” são atividades que se enquadram dentro das funções administrativas de “organização” e “liderança”, respectivamente. Como demonstramos em aula, alguns autores chamam a função de direção de liderança. Precisamos ficar atentos às diferenças doutrinárias! Maximiano (1992)[3], por exemplo, também cita cinco funções, alterando comando por liderança e coordenação por execução:

1. Planejamento
2. Organização
3. Liderança
4. Execução
5. Controle

QUESTÃO NÚMERO 34 
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Existem diversas técnicas de controle comportamental que buscam verificar se os funcionários estão
fazendo o que a instituição espera deles. Os autores Peci e Sobral (2008)[4] destacam como técnicas de controle comportamental:
· Recrutamento e Seleção – Identifica e contrata pessoas cujos valores, atitudes e personalidade se encaixam no perfil comportamental desejado pela organização.
· Orientação – Define quais os comportamentos aceitáveis e desejados e quais os comportamentos que devem ser evitados.
· Desenho de cargos – Define as tarefas que o trabalhador deve executar, os resultados desejados, o ritmo de trabalho pretendido etc.
· Avaliação de desempenho – Direciona o comportamento dos trabalhadores de forma a garantir uma boa avaliação por seus superiores.
· Treinamento – Ensina os trabalhadores a executar, com eficácia e eficiência, suas atividades e tarefas.
· Estabelecimento de objetivos – Dirige e limita o comportamento dos trabalhadores de forma a alcançar objetivos específicos.
· Formalização – Define regras, procedimentos, políticas e normas que estabelecem as práticas aceitáveis e restringem o comportamento.
· Incentivos e bônus – Atua como reforço para encorajar o comportamento desejado e extinguir comportamentos desviantes.
· Disciplina – Reforça as regulamentações e padrões organizacionais.
· Supervisão direta – Limita o comportamento dos trabalhadores e permite a rápida correção de comportamentos desviantes.
· Cultura organizacional – Por meio de histórias, rituais e valores partilhados, transmite o que a organização considera um comportamento apropriado.

QUESTÃO NÚMERO 35
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Primeiramente, a divisão apontada pelo enunciado se trata da departamentalização por produtos. Vejamos as vantagens e desvantagens desse tipo estrutural:

VANTAGENS  DESVANTAGENS 
Facilita o emprego de recursos, da tecnologia, das máquinas e dos equipamentos do conhecimento para cada grupo de produto ou serviço da organização
· Fixa a responsabilidade dos departamentos para um produto ou serviço
· Facilita a coordenação interdepartamental
· Facilita a inovação e a criatividade, que requer cooperação e comunicação de vários grupos para atender as demandas dos clientes
· Indicada para circunstâncias externas mutáveis
· Permite flexibilidade em relação às unidades de produção, sem interferir na estrutura organizacional
· É uma departamentalização temporária por produto
· Dispersa os especialistas em subgrupos orientados para diferentes produtos
· Contraindicada para circunstâncias externas estáveis
· Provoca problemas humanos de temores e ansiedades com a instabilidade
· Enfatiza a coordenação em detrimento da especialização
· Dificuldade em ver a organização como um todo, pois cada divisão defende o seu próprio produto e os seus próprios objetivos divisionais
· Podem trazer elevados custos operacionais em situações que existe estabilidade ambiental e em organizações com poucos produtos diferentes ou linhas reduzidas de produtos.

QUESTÃO NÚMERO 36 
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Sobre as tipologias das barreiras de comunicação, temos que a percepção seletiva ocorre quando o
receptor vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências,
histórico e outras características pessoais. Diferentemente da filtragem, aqui quem manipula a
comunicação é o receptor.

Das outras opções da questão, apenas a letra D é reconhecida pela maioria doutrinária como uma barreira. Nesse caso, a filtragem se refere à manipulação da informação de um emissor para que seja vista mais favoravelmente pelo receptor.

QUESTÃO NÚMERO 37 
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: A ideia de justiça processual aborda o quão equânime são os critérios utilizados para realizar a distribuição dos bens para todos. Perceba que não é o caso do enunciado.

Já a ideia de justiça distributiva analisa como os trabalhadores percebem como justa a distribuição de recompensas, a partir das suas entregas. Logo, é exatamente o caso do enunciado!

Ficamos, assim, entre as letras A e B.

As necessidades de segurança (Teoria de Maslow) são aquelas que estão vinculadas à ausência de perigo, de se estar em ordem, com segurança. Perceba que não é o caso do enunciado.

Já as necessidades de afiliação (teoria de McClelland) tratam do desejo de estabelecer relacionamentos pessoais próximos, de evitar conflitos e de estabelecer fortes amizades. Logo, é exatamente o caso do enunciado!

Nosso gabarito, portanto, é a lera B.

QUESTÃO NÚMERO 38
GABARITO PRELIMINAR: B 
COMENTÁRIO: Um dos principais argumentos utilizados pelos críticos é que o planejamento formal não responde
adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico.

O planejamento parte da premissa de que o futuro é previsível, premissa essa que, em ambientes dinâmicos, pode não se verificar. De fato, se o ambiente de negócios em que as empresas atuam for caótico e altamente mutável, o planejamento pouco pode ajudar a enfrentar os desafios.

Outro argumento utilizado é que o planejamento cria rigidez e restringe a flexibilidade organizacional. Ao especificar objetivos e meios para alcançá-los, o planejamento faz com que os membros organizacionais, por medo ou receio da punição, sigam um rumo preestabelecido. No entanto, no atual ambiente de negócios, a capacidade de adaptação e a flexibilidade são requisitos essenciais para uma organização sobreviver.

Além disso, de acordo com os críticos, o planejamento formal inibe a criatividade, a inovação e a ousadia. O elevado grau de formalidade presente no processo de planejamento tende a definir limites da ação gerencial, inibindo assim a criatividade e a ousadia dos administradores.

QUESTÃO NÚMERO 39
GABARITO PRELIMINAR: ANULADA
COMENTÁRIO: A Técnica de Revisão e Avaliação de Programa (PERT – Program Evaluation and Review Technique) é uma técnica de estimativa que aplica uma média ponderada de estimativas otimista, pessimista e mais provável
quando existe incerteza em relação às estimativas da atividade distinta.

Também conhecida como técnica da estimativa de três pontos, usa estimativas de três pontos para definir uma faixa aproximada para a duração de uma atividade:

· Mais provável (tM). Essa estimativa é baseada na duração da atividade, dados os recursos prováveis de serem alocados, sua produtividade, expectativas realistas de disponibilidade para executar a atividade, dependências de outros participantes e interrupções.

· Otimista (tO). A duração da atividade é baseada na análise do melhor cenário para a mesma.
· Pessimista (tP). A duração é baseada na análise do pior cenário para a atividade. Uma fórmula comumente usada é a distribuição triangular: tE = (tO + tM + tP) / 3. Ou seja, nada mais é que a média simples aritmética!

No entanto, outra fórmula pode ser a distribuição beta: tE = (tO + 4tM + tP) / 6. O enunciado nada disse sobre uma ou outra. Assim, pela primeira fórmula, temos:

tE = 40 + 52 + 88 / 3 = 60 (letra C)

Pela segunda fórmula, temos:

tE = 40 + (4 x 52) + 88 / 6 = 56 (letra B)

Por isso, a melhor opção seria pela anulação da questão.

QUESTÃO NÚMERO 40
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: O enunciado traz um monte de informações que não são necessárias. Como calculamos o estoque médio:

Em = Emax + Emin / 2

Lembre-se de que o estoque máximo é o estoque mínimo (60) somado ao lote de segurança (220).

Em = 280 + 60 / 2 = 170

Gabarito MP SC: Noções de Direito Administrativo

Comentários feitos pelo professor Diogo Surdi.

Questão 41
Gabarito: C
Comentários:

Na situação apresentada, estamos diante da responsabilidade civil objetiva do Estado Alfa. Por estarmos diante de uma responsabilidade objetiva, não há que se falar na necessidade de dolo ou culpa para a responsabilização. Posteriormente, caso seja comprovado que Joana agiu com dolo ou com culpa, poderá o Estado ajuizar a competente ação regressiva.

Questão 42
Gabarito: B
Comentários:

O artigo 37, V, da Constituição Federal estabelece que “as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento”.

Na medida em que João exerce função de confiança, deve ser ele, obrigatoriamente, servidor ocupante de cargo efetivo.

Questão 43
Gabarito: B
Comentários:

A aplicação de sanções disciplinares decorrentes da celebração de um contrato administrativo decorre do poder disciplinar. Isso acontece na medida em que, nos contratos administrativos, estamos diante de um vínculo jurídico específico entre a Administração Pública e o particular que celebrou o contrato.

Questão 44
Gabarito: B
Comentários:

No caso, estamos diante de uma conduta praticada com abuso de poder, mais precisamente com o desvio de finalidade. Em tal situação, o agente, ainda que praticando um ato que está inserido na sua competência, viola a finalidade pública, que é o objetivo a ser alcançado em todos os atos dos agentes estatais.

Questão 45
Gabarito: B
Comentários:

O parecer mencionado pela questão é um ato administrativo enunciativo. Consequentemente, o ato se caracteriza por expressar um juízo de valor, dependendo, para a produção de efeitos, da edição de outros atos de caráter decisório.

Questão 46
Gabarito: E
Comentários:

De acordo com a Nova Lei das Licitações, a contratação mencionada pelo enunciado deve ser feita por meio da inexigibilidade de licitação. Nesta situação, o órgão responsável pelo procedimento deverá demonstrar a inviabilidade de competição mediante atestado de exclusividade, contrato de exclusividade, declaração do fabricante ou outro documento idôneo capaz de comprovar que o objeto é fornecido ou prestado por produtor, empresa ou representante comercial exclusivos, vedada a preferência por marca específica.

Art. 74. É inexigível a licitação quando inviável a competição, em especial nos casos de:

I – aquisição de materiais, de equipamentos ou de gêneros ou contratação de serviços que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivos;

§ 1º Para fins do disposto no inciso I do caput deste artigo, a Administração deverá demonstrar a inviabilidade de competição mediante atestado de exclusividade, contrato de exclusividade, declaração do fabricante ou outro documento idôneo capaz de comprovar que o objeto é fornecido ou prestado por produtor, empresa ou representante comercial exclusivos, vedada a preferência por marca específica.

Questão 47
Gabarito: A
Comentários:

De acordo com a Lei de Improbidade Administrativa, será apenado com a pena de demissão, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, o agente público que se recusar a prestar a declaração dos bens dentro do prazo determinado ou, ainda, que prestar declaração falsa.

Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração de imposto de renda e proventos de qualquer natureza, que tenha sido apresentada à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente.

§ 2º A declaração de bens a que se refere o caput deste artigo será atualizada anualmente e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, do cargo, do emprego ou da função.

§ 3º Será apenado com a pena de demissão, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, o agente público que se recusar a prestar a declaração dos bens a que se refere o caput deste artigo dentro do prazo determinado ou que prestar declaração falsa.

Questão 48
Gabarito: C
Comentários:

No Item I, estamos diante de uma sociedade de economia mista, ou seja, de uma pessoa jurídica de direito privado criada por autorização legal. No Item II, a criação ocorre diretamente por meio de lei, tendo por finalidade o exercício de atividades típicas do Estado. Logo, a entidade em questão é uma autarquia.

Questão 49
Gabarito: E
Comentários:

Estabelece o §2º do artigo 41 da Constituição Federal que “Invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado, e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço”.

Observa-se que a resposta da questão, de acordo com o texto constitucional, é a Letra E.

Questão 50
Gabarito: E
Comentários:

A Súmula 615 do STJ estabelece que “Não pode ocorrer ou permanecer a inscrição do município em cadastros restritivos fundada em irregularidades na gestão anterior quando, na gestão sucessora, são tomadas as providências cabíveis à reparação dos danos eventualmente cometidos”.

A súmula em questão é medida decorrente do princípio da intranscendência subjetiva das sanções, que, em breve síntese, estabelece que não podem ser impostas sanções e restrições que superem a dimensão estritamente pessoal do infrator.

Gabarito MP SC: Noções de Direito Constitucional

Comentários feitos pelo professor Weslei Machado.

Questão 42
Gabarito: B
Comentários:

De acordo com o art. 37, V da Constituição Federal, as funções de confiança são exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo. Com isso, pode-se afirmar que a alternativa correta é a letra B, pois João, para ser designado para a função de confiança de diretor do Departamento de Segurança e Inteligência, deve ser necessariamente ocupante de cargo efetivo.

Questão 51
Gabarito: B
Comentários:

O art. 5º, XI da Constituição Federal autoriza o ingresso domiciliar, dentre outras situações, em caso de flagrante delito. Nesse caso, existindo a prática de crime no interior de uma residência, qualquer pessoa poderá ingressar e efetuar a prisão em flagrante delito.

Com isso, João, ao presenciar a prática de um crime contra uma criança no interior de uma casa, poderá, com o afastamento da inviolabilidade domiciliar, ingressar no local e prender em flagrante delito o agressor. Desse modo, pode-se afirmar que a alternativa correta é a letra B.

Questão 52
Gabarito: B
Comentários:

Dentre os remédios constitucionais cabíveis para a proteção ao meio ambiente, tem-se a ação popular. Essa ação constitucional somente pode ser manejada por cidadão, sendo considerada um direito político.

Diante do fato da impossibilidade de estrangeiros titularizarem direitos políticos no Brasil, para que Jean possa propor a ação cabível, deve se naturalizar brasileiro, requerer o seu alistamento eleitoral e, assim, terá legitimidade à propositura da ação popular. Com isso, pode-se afirmar que a alternativa correta é a letra B.

Questão 53
Gabarito: C
Comentários:

De acordo com o art. 15, III da Constituição Federal, tem-se a suspensão dos direitos políticos em caso de condenação criminal transitada em julgado enquanto durarem os efeitos da pena. Cessado o cumprimento da pena, cessa-se a restrição da cidadania e, por essa razão, diante o cumprimento da pena e independentemente de reabilitação, Maria poderá votar nas próximas eleições. Com isso, tem-se que a alternativa correta é a letra C.

Questão 54
Gabarito: A
Comentários:

De acordo com o art. 17, II da Constituição Federal, os partidos políticos estão proibidos receberem recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros ou de subordinação a estes. Ou seja, para financiar suas atividades o Partido Político XX não poderá receber recursos de nenhuma das entidades ou governo estrangeiros litados nos itens e, com isso, a alternativa correta é a letra A.

Questão 55
Gabarito: C
Comentários:

De acordo com o art. 18, parágrafo quarto da Constituição Federal, a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.

Com isso, para a incorporação do Município Alfa ao Município Beta, exige-se lei complementar, com a fixação do período dentro do qual é admitido, estudo de viabilidade município, plebiscito e lei estadual, motivo pelo qual a alternativa correta é a letra C.

Questão 56
Gabarito: A
Comentários:

De acordo com o art. 37, XIII da Constituição Federal, é vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público. Com isso, o Estado Alfa, sob nenhum pretexto, poderá equiparar a remuneração dos servidores estaduais à remuneração dos servidores federais, motivo pelo qual a alternativa correta é a letra A.

Questão 57
Gabarito: B
Comentários:

Com a aplicação subsidiária do art. 41, parágrafo terceiro da Constituição Federal e considerada a garantia da inamovibilidade, em caso de extinção de órgão judiciário, o juiz de direito dele titular, deve ser colocado em disponibilidade.

Ainda que em disponibilidade, por se tratar de um juiz de direito, incide todas as proibições constitucionais, dentre elas, o exercício de qualquer outro cargo ou função, da advocacia, mas será possível o exercício de uma função de magistério. Com isso, pode-se afirmar que a alternativa correta é a letra B.

Questão 58
Gabarito: E
Comentários:

As competências originárias e recursais (recurso ordinário e recurso extraordinário) do Supremo Tribunal Federal estão estabelecidas em um rol taxativo contido na Constituição Federal. Com isso, pode-se afirmar que a alternativa correta é a letra E.

Questão 59
Gabarito: A
Comentários:

O Conselho Nacional de Justiça, órgão do Poder Judiciário sem competência jurisdicional, não tem competência para rever decisões judiciais, em nenhuma situação. As decisões judiciais devem ser impugnadas com o uso da sistemática própria recursal.

Na verdade, o CNJ tem competência apenas para apurar a violação de deveres funcionais e não reformar decisões judiciais, motivo pelo qual a alternativa correta é a letra A.

Questão 60
Gabarito: D
Comentários:

Os membros do Ministério Público são inamovíveis. Ou seja, não podem ser removidos de ofício, salvo em caso de decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa.

Assim, Ana somente poderá ser removida compulsoriamente em caso de decisão do órgão colegiado competente do MP, por maioria absoluta, motivo pelo qual a alternativa correta é a letra D.

Volte ao topo

Gabarito MP SC preliminar

De acordo com o edital de abertura o gabarito oficial preliminar e o resultado preliminar da Prova Escrita Objetiva serão divulgados no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/mpsc22.

A data não foi informada. A equipe do Gran Cursos Online vai acompanhar as informações que devem ser disponibilizadas posteriormente.

Volte ao topo

Gabarito MP SC: recursos

O candidato que desejar interpor recurso contra o gabarito oficial preliminar e o resultado preliminar da Prova Escrita Objetiva, disporá de 2 (dois) dias úteis para fazê-lo, a contar do dia subsequente ao da divulgação.

O procedimento será feito no endereço eletrônico mencionado anteriormente.

Volte ao topo

Prova MP SC: análise

Fez a prova do Ministério Público do Estado de Santa Catarina neste domingo (12/06)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Volte ao topo

Resumo do concurso MP SC

concurso MP SC Ministério Público do Estado de Santa Catarina
Situação atual edital publicado
Banca organizadora Fundação Getúlio Vargas
Cargos Analista e Auxiliar do MP SC
Escolaridade Níveis médio e superior
Carreiras Administrativa e tecnologia da informação
Lotação Estado de Santa Catarina
Número de vagas 50 + CR
Remuneração de R$ 6.233,73 a R$ 8.040,06
Inscrição de 30 de março de 2022 até 28 de abril de 2022
Taxa de inscrição de R$ 100,00 a R$ 150,00
Data da prova 12 de junho de 2022
Clique AQUI e confira o edital MP SC 2022

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


13 de junho20 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado