Gabarito PCDF Agente: VEJA aqui o gabarito e a correção da prova

Gabarito PCDF Agente: confira aqui o gabarito extraoficial

Avatar


24 de agosto23 min. de leitura

Neste último domingo (22/8), foram aplicadas as provas objetivas e discursiva do concurso da Polícia Civil do Distrito Federal, destinando ao cargo de Agente de Polícia (Gabarito PCDF Agente).

Ao todo, 88.891 inscritos concorrem às 600 vagas imediatas, além das 1.200 para formação do cadastro de reserva para o cargo de Agente.

Os candidatos tiveram 4h30 para realizar as provas objetivas que versaram sobre as disciplinas de:

Conhecimentos básicos

  • Língua Portuguesa
  • Língua inglesa
  • Conhecimentos sobre o Distrito Federal
  • Legislação
  • Matemática e raciocínio Lógico
  • Atualidades

Conhecimentos específicos

  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Penal
  • Noções de Direito Processual Penal
  • Noções de Direito Humanos
  • Informática
  • Estatística
  • Contabilidade

Ansioso para saber como foi o seu desempenho na prova? Fique tranquilo! Neste domingo (22/8), o Gran Cursos Online disponibilizou, logo após a realização da prova, as questões da prova para o cargo de Agente de Polícia comentadas por nossos professores especialistas e também o nosso gabarito extraoficial.

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre o Gabarito PCDF Agente extraoficial

Gabarito PCDF Agente: gabarito extraoficial

Acesse AQUI o Gabarito PCDF Agente Extraoficial!

 

Gabarito PCDF Agente: comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizou o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Agente de Polícia comentadas por nossos professores especialistas.

Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.

ATENÇÃO: para a correção da prova, os professores utilizaram esta prova AQUI!

Conhecimentos básicos

Conhecimentos específicos

 

Gabarito PCDF Agente: Língua portuguesa – Professor Bruno Pilastre

Comentários das questões de 1 a 20

QUESTÃO NÚMERO 1 Quanto à tipologia textual, o texto é predominantemente expositivo.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: o texto é predominantemente narrativo, havendo estruturas injuntivas. 


QUESTÃO NÚMERO 2 No texto, o autor utiliza parênteses, em diferentes trechos, para fazer digressões.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: de fato, as passagens entre parênteses são digressões do narrador, as quais expressam pensamentos, considerações e impressões do autor em relação ao que se narra. 


QUESTÃO NÚMERO 3 O texto envolve um único personagem, que subverte a sua lógica de hábitos cotidianos.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: para essa questão, estamos considerando “um único personagem” como “personagem central”. Não consideramos a breve citação aos “pobres familiares”, que atuam de forma extremamente coadjuvante (meros espectadores). A subversão da lógica de hábitos cotidianos existe, sendo comprovada pela distinção entre a cena inicial e os eventos subsequentes. 


QUESTÃO NÚMERO 4 O texto apresenta uma espécie de roteiro cujo conhecimento é necessário para que o interlocutor da voz da narrativa aja com inteira liberdade e por conta própria.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: a partir da existência do roteiro (e o conteúdo do texto é, de fato, uma espécie de roteiro), o interlocutor passa a agir em conformidade com esse roteiro. Não há, então, a ideia de que esse personagem (o interlocutor) aja com “inteira liberdade e por conta própria”. 


QUESTÃO NÚMERO 5 A sequência de ações do texto se organiza a partir de uma lógica imperativa de que os atos e as palavras referidos devem necessariamente parecer extravagantes, desarrazoados.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: as noções de “extravagante” e “desarrazoados” denominam algo que “está fora do uso geral, habitual ou comum” ou “não racional”, “dominado pela emoção”. A sequência de ações (após a cena inicial) expressa justamente essas noções, especialmente no modo calmo e frio com que o personagem conduz as suas ações (por exemplo, “Nada de grandes lances”) absurdas ao olhar dos espectadores dos eventos. 


QUESTÃO NÚMERO 6 No trecho “Feito um banhista incerto assoma depois com sua nudez no trampolim do patamar”, o termo “assoma” foi empregado no sentido de surgir.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: os verbos “assomar” e “surgir” são sinônimos. 


QUESTÃO NÚMERO 7 A expressão “homem moderno” (primeiro período) faz referência ao ser humano como tipo representativo de determinada época.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: estamos considerando que, no texto, “homem moderno” faz referência ao ser humano como um tipo (no texto, “espécie”) representativo de determinada época. Essa consideração leva em conta o trecho entre parênteses, o qual diz “milenarmente” (relativo a tempo) e desloca, temporalmente (isto é, de época), o interlocutor. 


QUESTÃO NÚMERO 8 No trecho “pondo-se enfim em vestes mínimas”, o elemento “se” veicula a noção de reflexividade.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: essa questão pode ser problemática, porque há, sim, a possibilidade de o “se” veicular a noção de reflexividade (“pondo-se a si mesmo”). No entanto, o “se” também pode ser parte integrante do verbo, como registrado pelo Houaiss (verbo “pôr” no sentido de “usar ou fazer usar roupa ou acessório; vestir). Marcaremos o item, por ora, como Certo. 


QUESTÃO NÚMERO 9 No primeiro período do texto, o termo “onde” tem como antecedente o termo “sala”.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: na cadeia coesiva do texto, o locativo “onde” retoma, de fato, “sala”. 


QUESTÃO NÚMERO 10 No trecho “largue tudo de repente sob os olhares à sua volta”, o uso do acento indicativo de crase é facultativo.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: o acento indicativo de crase só é facultativo se houver termo regente (conforme nos ensina Amini Boainain Hauy em sua Gramática da Língua Portuguesa). No trecho em análise, a expressão “à sua volta” é locução adjetiva com núcleo feminino. A crase, então, é obrigatória. 


QUESTÃO NÚMERO 11 Conclui-se do texto que a crença na ciência em detrimento da crença em verdades absolutas permitiu à sociedade moderna ser mais justa.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: a partir da leitura do texto, não se pode inferir que “a crença na ciência em detrimento da crença em verdades absolutas permitiu à sociedade moderna ser mais justa”. 


QUESTÃO NÚMERO 12 A “revolução da ignorância” mencionada no texto explicita um déficit cognitivo da sociedade no início da Revolução Científica que a impedia de encontrar respostas a seus questionamentos mais essenciais.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: não se fala, ao longo de todo o texto, sobre “déficit cognitivo”. 


QUESTÃO NÚMERO 13 Dada a sequência lógica do texto, infere-se que Darwin é um dos cientistas que representam a ciência moderna.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: a inferência está correta, especialmente se considerarmos o trecho “nunca afirmou ser ‘o último dos biólogos’”. 


QUESTÃO NÚMERO 14 Tanto as antigas tradições quanto a ciência atual reconhecem a sua falta de conhecimento acerca dos grandes questionamentos da humanidade.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: as antigas tradições não reconheciam a sua falta de conhecimento acerca dos grandes questionamentos da humanidade (conferir, em especial, o segundo parágrafo do texto). 


QUESTÃO NÚMERO 15 Feitos os devidos ajustes de maiúsculas e minúsculas, o ponto final que encerra o segundo período do quarto parágrafo, após “enfrentar”, poderia ser substituído corretamente pelo sinal de dois-pontos, visto que o período subsequente explica o que é o “problema sério” mencionado.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: o trecho seguinte à forma “enfrentar” é, sim, a explicação do que seja o “problema sério” mencionado. 


QUESTÃO NÚMERO 16 As orações que compõem o primeiro período do quarto parágrafo estabelecem entre si uma relação de causa e consequência.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: não há, no primeiro período do quarto parágrafo, a relação de causa e consequência. 


QUESTÃO NÚMERO 17 O agente da forma verbal “obter” (sétimo período do segundo parágrafo) é interpretado como “um indivíduo”, mencionado no período anterior.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: a análise da cadeia coesiva do trecho está correta. Para confirmá-la, note a forma pronominal “ele”, na sequência, que tem o mesmo referente: “um indivíduo”. 


QUESTÃO NÚMERO 18 No trecho “os biólogos admitem que ainda não têm uma boa explicação para como o cérebro gera consciência” (terceiro parágrafo), a correção gramatical seria mantida, embora as relações sintáticas dos termos fossem alteradas, se a forma verbal “têm” fosse substituída por há.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: a substituição propõe a ocorrência do “haver” existencial. Essa forma (impessoal) é adequada no trecho, embora haja mudança nas relações sintáticas (o verbo “têm” possui sujeito; o verbo “há”, não). 


QUESTÃO NÚMERO 19 A coerência do texto seria mantida caso o início de seu último parágrafo fosse assim reescrito: Uma das coisas que tornou possível às ordens sociais modernas manterem-se coesas foi a disseminação de uma crença quase religiosa na tecnologia e nos métodos da pesquisa científica.
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: a reescrita proposta mantém a coerência do trecho original. 


QUESTÃO NÚMERO 20 No trecho “A ciência de nossos dias é uma tradição de conhecimento peculiar, visto que admite abertamente a ignorância coletiva” (terceiro parágrafo), o vocábulo “que” classifica-se como pronome e retoma “A ciência de nossos dias”.
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: o vocábulo “que” é parte de uma locução conjuntiva. Por isso, não é pronome relativo. 

 

Comentário sobre o nível da prova (e nota de corte) na disciplina de Língua Portuguesa (Texto e Gramática)

A prova de Língua Portuguesa para o concurso de Agente da Polícia Civil do Distrito Federal (CEBRASPE, 2021) estava em um nível DIFÍCIL (com maiúscula!), especialmente as questões de Interpretação de Texto. As questões de gramática (que abordaram diversos conteúdos) também estavam complicadas e exigiram muita atenção do(a) candidato(a). Para a disciplina de Língua Portuguesa, estimo que a nota de corte fique por volta de 60%.

Gabarito PCDF Agente: Língua inglesa – Professor Eldon Mello Jr

Comentários das questões de 21 a 29

QUESTÃO NÚMERO: 21
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: “Comprehensive” é um falso cognato de “compreensivo”, “understanding”. Na verdade, significa “completo”. Isto é, as bases de dados são completas, não “compreensivas”. “Report” não é “repórter”, mas sim “relato” ou “relatório”. “Repórter” em inglês é “reporter” mesmo, podendo ser sinônimo de “journalist” na maioria dos casos.


QUESTÃO NÚMERO: 22
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: No início do segundo parágrafo temos que “a polícia tem usado impressões digitais para identificar pessoas por mais de um século”.


QUESTÃO NÚMERO: 23
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: Em “their options”, “suas opções”, “suas” se refere às opções dos “Law enforcement leaders” do parágrafo anterior. Não há outro substituto possível no trecho em questão.


QUESTÃO NÚMERO: 24
GABARITO PRELIMINAR: CERTO/ Possivelmente será anulada
COMENTÁRIO: “An ever-expanding array” seria um conjunto, uma gama infinita de características. Contudo, a referência na questão está errada, pois diz que a expressão se encontra na segunda sentença do segundo parágrafo, sendo que está, na verdade, na terceira sentença. Em situação semelhante, o CEBRASPE anulou a questão.


QUESTÃO NÚMERO: 25
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: “In a nutshell” corresponde sim a “briefly”.


QUESTÃO NÚMERO: 26
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: “Keep up to date with” quer dizer “manter-se atualizado”, enquanto “to meet the deadline” seria “cumprir o prazo”.


QUESTÃO NÚMERO: 27
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: “Alternatively” de fato indica uma opção, uma alternativa ao que foi dito anteriormente.


QUESTÃO NÚMERO: 28
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: “Heinous crimes” são crimes hediondos, portanto, não pode ser substituído por “petty crimes”, “crimes de menor potencial ofensivo”.


QUESTÃO NÚMERO: 29
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: No final do segundo parágrafo temos que “A atividade policial é uma carreira tão variada que você poderá se encontrar fazendo todo tipo de atividades”. Em seguida, nos parágrafos seguintes, o texto apresenta vários exemplos de atividades que um policial pode desenvolver.

 

Gabarito PCDF Agente: Conhecimentos sobre o Distrito Federal – Professor Diogo Surdi

Comentários das questões 30 a 34

QUESTÃO NÚMERO: 30
GABARITO PRELIMINAR: CERTO

COMENTÁRIO: Conforme afirmado pela questão, o Parque Nacional de Brasília abriga o lago artificial de Santa Maria. O motivo do lago ser classificado como “artificial” é pelo fato de ter ocorrido a intervenção humana na construção de uma represa, que é onde as águas mencionadas estão presentes. O Lago de Santa Maria, assim como o reservatório de Descoberto, é responsável por abastecer grande parte do território do Distrito Federal.


QUESTÃO NÚMERO: 31
GABARITO PRELIMINAR: CERTO

COMENTÁRIO: A Estação Ecológica de Águas Emendadas é uma estação ecológica localizada na região administrativa de Planaltina. Por ser uma unidade de conservação, a visitação pública está sujeita a uma série de normas e restrições estabelecidas no Plano de Manejo.


QUESTÃO NÚMERO: 32
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIO: Estabelece o §2º do artigo 1º da Lei Complementar 94/1998 que “Os Municípios que vierem a ser constituídos a partir de desmembramento de território de Município citado no § 1º deste artigo passarão a compor, automaticamente, a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno”.
Consequentemente, os municípios constituídos em razão do desmembramento serão parte integrante da RIDE e farão jus a todos os benefícios e incentivos eventualmente concedidos para os demais entes participantes.


QUESTÃO NÚMERO: 33
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIO: A RIDE é formada pelo Distrito Federal e por municípios localizados nos Estados de Goiás e de Minas Gerais. O erro da questão está em afirmar que a mencionada região integrada é formada por municípios dos três entes federativos. E como é sabido, o Distrito Federal possui a peculiaridade de não poder ser dividido em Municípios.


QUESTÃO NÚMERO: 34
GABARITO PRELIMINAR: CERTO

COMENTÁRIO: O artigo 3º da Lei Complementar 94/1998 estabelece que “Consideram-se de interesse da RIDE os serviços públicos comuns ao Distrito Federal e aos Municípios que a integram, especialmente aqueles relacionados às áreas de infraestrutura e de geração de empregos”.
Como decorrência desta previsão, tivemos a instituição do consórcio “Águas Lindas”, formado pela CAESB e pela SANEAGO. Ambas as empresas são responsáveis, de forma consorciada, pela prestação de água potável no município de Águas Lindas.

 

Gabarito PCDF Agente: Legislação da PCDF – Professores Diogo Surdi e Péricles Mendonça

Comentários da questões de 38 a 39

QUESTÃO NÚMERO: 38
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: essa é a precisão do artigo 53 parágrafo 1 da lei 4.878/65.


QUESTÃO NÚMERO: 39
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: art 5 parágrafos 2 e 3 da lei 9.264/96.


Comentário da questão 40

QUESTÃO NÚMERO: 40 – A PCDF deve ser dirigida por um policial civil de carreira, bacharel em direito, oriundo de uma das carreiras da corporação
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: conforme preceitua art. 119, caput, da LODF, a PCDF deve ser dirigida por um integrante da carreira de delegado de polícia. Portanto, não há previsão na LODF para que integrantes de outras carreiras, mesmo que bacharéis em direito, ocupem essa posição.

Gabarito PCDF Agente: Matemática e Raciocínio Lógico – Professor Thiago Cardoso

Comentários das questões de 43 a 50

QUESTÃO NÚMERO: 43
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: Se existem M moças e R rapazes, o número de acenos é igual a MR. Portanto, é proporcional ao número de rapazes.


QUESTÃO NÚMERO: 44
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: Suponhamos que existem M moças e R rapazes. Os apertos de mão ocorrem apenas entre dois rapazes. Temos R opções para o primeiro rapaz e R – 1 opções para o segundo, já que uma pessoa não pode apertar sua própria mão. Como A apertar a mão de B é igual a B apertar a mão de A, precisamos descontar as permutações entre dois elementos. Assim, temos:

 


QUESTÃO NÚMERO: 45
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: Um aceno só pode ser entre duas moças diferentes. Uma moça não pode acenar para ela própria. Assim, temos 20 opções para a primeira moça e 19 opções para a segunda. Como não faz diferença a
ordem entre as pessoas no aceno, devemos dividir pelas permutações.

QUESTÃO NÚMERO: 46
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: Temos que escolher uma moça (20 opções) e um rapaz (18 opções). Então, usando o princípio fundamental da contagem, temos:
𝐴𝑐𝑒𝑛𝑜𝑠 = 𝑀. 𝑅 = 20. 18 = 360


QUESTÃO NÚMERO: 47
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: Vamos escrever as negações das três frases pronunciadas.

Depoente Depoimento Negação
Fernando Marcos ou Carlos Não foi Marcos e não foi Carlos
Luís Fernando ou Carlos Não foi Fernando e não foi Carlos
Pauçp Marcos ou Fernando Não foi Marcos e não foi Fernando

Desse modo, sobraram apenas duas opções para culpados: Luís e Paulo. Como sabemos que são exatamente dois culpados, então só podem ser eles.


QUESTÃO NÚMERO: 48
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: Vamos fazer uma prova por redução ao absurdo. Ou seja, vamos tentar achar uma forma de que haja três pessoas com 18 anos ou mais e vamos provar que isso é impossível. Para isso, vamos calcular a idade de Carlos.

𝐶𝑎𝑟𝑙𝑜𝑠 = 2021 − 1994 = 27

Suponhamos que Carlos seja o mais velho. Nesse caso, haverá uma pessoa com 17 anos. Assim, sobraram 3 pessoas cujas idades devem somar:

𝑆 = 110 − 27 − 17 = 66

Desse modo, não é possível que haja dois suspeitos com menos 18 anos ou menos, aí sobrariam 30 anos para um cliente, o que chocaria com o fato de que Carlos é o mais velho.
Se Carlos for o segundo mais velho, nesse caso, haverá uma pessoa com 37 anos. Assim, sobram 3 pessoas cujas idades devem somar:

𝑆 = 110 − 27 − 37 = 46

Nesse caso, seria sim possível que houvesse 3 pessoas com idades, por exemplo, iguais a 17, 16 e 13 anos. Portanto, existe sim possibilidades em que as condições do enunciado são atendidas.

{37, 27, 17, 16, 13}

Nesse exemplo, Carlos nasceu em 1994, portanto, tem 27 anos; a diferença de idade entre os dois mais velhos é igual a 10 anos; e a soma das idades é igual a 110 anos. E, nesse caso, há três suspeitos com menos de 18 anos.


QUESTÃO NÚMERO: 49
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO:Uma das equivalências clássicas do operador condicional consiste na propriedade de inversão. Para isso, devemos negar as duas proposições constituintes do operador. Vamos desmembrá-lo:
A: Marcos é culpado                              ~A: Marcos é inocente
B: Paulo ou Carlos são inocentes       ~B: Paulo e Carlos são culpados
Portanto, o erro da proposição equivalente é que o OU deveria ser trocado por E, conforme previsto pela Lei de De Morgan. O correto seria: “Se Paulo e Carlos são culpados, então Marcos é inocente” Vale notar que utilizamos, nessa questão, consideramos que “inocente” como um antônimo absoluto
de “culpado”.


QUESTÃO NÚMERO: 50
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: Só existem dois culpados, então, só existe uma forma de selecionar os dois culpados para a acareação. Por outro lado, o número total de formas de escolher duas pessoas entre os 5 selecionados é dada pela combinação:

Gabarito PCDF Agente: Noções de Direito Administrativo – Professor Diogo Surdi

Comentários das questões de 35 a 37 e de 51 a 56

QUESTÃO NÚMERO: 35
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIO: O concurso público apenas é exigido para a nomeação dos cargos de provimento efetivo. Os cargos em comissão são considerados de livre
nomeação e exoneração, não havendo necessidade de prévia aprovação
em concurso público.


QUESTÃO NÚMERO: 36
GABARITO PRELIMINAR: CERTO

COMENTÁRIO: As atribuições do cargo, ainda que definidas em lei, não garantem que o servidor terá o direito a receber os adicionais de insalubridade e de periculosidade. Para que o recebimento seja devido, o servidor deve estar em contato habitual e/ou permanente com as situações ensejadoras do recebimento destas indenizações.

                                                   Art. 68. Os servidores que trabalhem com habitualidade em
locais insalubres ou em contato permanente com substâncias
tóxicas, radioativas ou com risco de vida, fazem jus a um adicional
sobre o vencimento do cargo efetivo.


QUESTÃO NÚMERO: 37
GABARITO PRELIMINAR: CERTO

COMENTÁRIO: Caso o servidor, no processo de readaptação, for julgado incapaz para o serviço público, teremos a aposentadoria do agente estatal. Neste sentido
é a previsão da Lei 8.112/1990:

Art. 24. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de
atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que
tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em
inspeção médica. § 1o Se julgado incapaz para o serviço público, o
readaptando será aposentado.


QUESTÃO NÚMERO: 51
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIO: Uma das vedações estabelecidas pela Lei 8.112/1990 é justamente a de coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político.

Art. 117. Ao servidor é proibido:
VII – coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a
associação profissional ou sindical, ou a partido político;

Nesta situação, a penalidade que deve ser aplicada é a de advertência.

Art. 129. A advertência será aplicada por escrito, nos casos de
violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e
XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei,
regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de
penalidade mais grave.


QUESTÃO NÚMERO: 52
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIO: O poder de polícia apresenta caráter externo, sendo aplicado a todos os particulares com o objetivo de limitar um direito individual em prol do
interesse coletivo. No caso, a aplicação da penalidade decorre diretamente
do poder disciplinar e indiretamente do poder hierárquico.


QUESTÃO NÚMERO: 53
GABARITO PRELIMINAR: CERTO

COMENTÁRIO: O ato de aplicação da penalidade deve contar com todos os elementos dos atos administrativos. Neste caso, o requisito da competência está
materializado na aplicação da sanção por parte da autoridade
hierarquicamente competente (no caso, Antônio, que é chefe da
repartição).

Art. 141. As penalidades disciplinares serão aplicadas:
III – pelo chefe da repartição e outras autoridades na forma dos
respectivos regimentos ou regulamentos, nos casos de advertência
ou de suspensão de até 30 (trinta) dias;


QUESTÃO NÚMERO: 54
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIO: Nem todas as modalidades licitatórias previstas na Lei 8.666/1993 exigem o cadastramento prévio ou a habilitação preliminar. O cadastramento é exigido na tomada de preços. A habilitação preliminar, por sua vez, na concorrência.

Art. 20, § 1o Concorrência é a modalidade de licitação entre
quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação
preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de
qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.
§ 2o Tomada de preços é a modalidade de licitação entre
interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a
todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia
anterior à data do recebimento das propostas, observada a
necessária qualificação.


QUESTÃO NÚMERO: 55
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIO: Para que a licitação seja dispensável em razão de calamidade pública, uma série de requisitos devem ser observados.

Art. 24. É dispensável a licitação:
IV – nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando
caracterizada urgência de atendimento de situação que possa
ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de
pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens,
públicos ou particulares, e somente para os bens
necessários ao atendimento da situação emergencial ou
calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que
possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e
oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da
ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação
dos respectivos contratos;

Logo, ao contrário do que afirma a questão, não são automaticamente dispensáveis as licitações originadas pelos entes abrangidos pela calamidade. Em sentido oposto, a dispensa apenas poderá ocorrer quando os requisitos legais forem observados.


QUESTÃO NÚMERO: 56
GABARITO PRELIMINAR: CERTO

COMENTÁRIO: A responsabilidade objetiva do Estado admite excludentes e atenuantes de responsabilização. Dito de outra forma, nas situações em que o agente estatal causar um dano ao particular, a obrigação do Estado de realizar a indenização poderá ser excluída (como, por exemplo, nos casos de culpa exclusiva da vítima) ou atenuada (quando o particular tiver contribuído
para que o dano ocorresse).

 

Gabarito PCDF Agente: Noções de Direito Constitucional – Professor Aragonê Fernandes

Comentários das questões de 57 a 60/ de 77 a 79

QUESTÃO NÚMERO: 57
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: A eficácia dos direitos fundamentais se estende para a relação entre particulares, dentro da chamada eficácia horizontal ou transversal/diagonal.


QUESTÃO NÚMERO: 58
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: O artigo 5º, § 2º, reconhece a possibilidade de incorporação de outros direitos e garantias fundamentais mediante tratados internacionais. A incorporação mediante o rito especial dos tratados internacionais sobre direitos humanos, prevista no § 3º do artigo 5º da CF, é uma das hipóteses de reconhecimento, mas não a única.


QUESTÃO NÚMERO: 59
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: Item mal formulado. De todo modo, o direito de greve é negado para todos que atuam na segurança pública.


QUESTÃO NÚMERO: 60
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: A parte final diz respeito a atribuição dada à PF.


QUESTÃO NÚMERO: 77
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: É direito de primeira geração/dimensão, dentro das liberdades clássicas.


QUESTÃO NÚMERO: 78
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: O ingresso de Clara com os adereços não ofende a laicidade do Estado. A negativa gera discriminação, assim com aconteceria se fosse negado a um judeu o uso de um quipá.


QUESTÃO NÚMERO: 79
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: A ação de indenização deve ser ajuizada contra o Estado, nunca contra o agente público diretamente. Aplicação da teoria da dupla garantia.

Gabarito PCDF Agente: Noções de Direito Penal  e Processual Penal- Professor Leonardo Castro

Comentários das questões 41 e 42 – de 61 a 76 

QUESTÃO NÚMERO: 41
GABARITO PRELIMINAR: CERTA
COMENTÁRIO: artigo 17, § 1º, da Lei nº 8.429/92.


QUESTÃO NÚMERO: 42
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA
COMENTÁRIO: artigo 22, § 1º, III, da Lei nº 13.869/19.


QUESTÃO NÚMERO: 61
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA
COMENTÁRIO: princípio da continuidade típico-normativa (transferência do texto para outro dispositivo).


QUESTÃO NÚMERO: 62
GABARITO PRELIMINAR: CERTA
COMENTÁRIO: princípio da territorialidade temperada – artigo 5º, caput, do CP.


QUESTÃO NÚMERO: 63
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA
COMENTÁRIO: artigo 10 do CP.


QUESTÃO NÚMERO: 64
GABARITO PRELIMINAR: CERTA
COMENTÁRIO: ultratividade da lei penal – artigo 3º do CP.


QUESTÃO NÚMERO: 65
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA
COMENTÁRIO: artigo 5º, XLIII, da CF.


QUESTÃO NÚMERO: 66
GABARITO PRELIMINAR: CERTA
COMENTÁRIO: artigo 180, § 4º, do CP.


QUESTÃO NÚMERO: 67
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA
COMENTÁRIO: artigo 317, § 2º, do CP.


QUESTÃO NÚMERO: 68
GABARITO PRELIMINAR: CERTA
COMENTÁRIO: artigo 129, § 3º, do CP.


QUESTÃO NÚMERO: 69
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA
COMENTÁRIO: artigo 2º, § 6º, da Lei nº 12.830/13.


QUESTÃO NÚMERO: 70
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA
COMENTÁRIO: artigo 5º do CPP.


QUESTÃO NÚMERO: 71
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA
COMENTÁRIO: artigo 155 do CPP.


QUESTÃO NÚMERO: 72
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA
COMENTÁRIO: artigo 2º do CPP.


QUESTÃO NÚMERO: 73
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA
COMENTÁRIO: artigo 322 do CPP.


QUESTÃO NÚMERO: 74
GABARITO PRELIMINAR: CERTA
COMENTÁRIO: artigo 302, IV, do CPP.


QUESTÃO NÚMERO: 75
GABARITO PRELIMINAR: CERTA
COMENTÁRIO: artigo 5º, XXXVIII, da CF.


QUESTÃO NÚMERO: 76
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: não se fala em confissão ficta em ação penal.

Gabarito PCDF Agente: Noções de Direitos Humanos – professor Thiago Medeiros

Comentários das questões de 80 a 81

QUESTÃO NÚMERO: 80
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: A pessoa presa não precisa explicar o motivo de sua escolha

QUESTÃO NÚMERO: 81
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: O Tratado terá status de Emenda Constitucional, portanto não será inferior à CF.

QUESTÃO NÚMERO: 82
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: O PNDH-3 tem natureza jurídica de Decreto, portanto não é capaz de prever tipificações penais ou sanções.

Gabarito PCDF Agente: Informática – Professores Fabrício Melo, Josis Alves e Sergio Sierro

Comentários das questões de 84 a 89

Comentários das questões 83 e da 90 a 96

QUESTÃO NÚMERO: 83
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: : Os hipervisores (Monitor de Máquina Virtual) possibilitam a criação de máquinas virtuais com sistemas operacionais convidados (guest) diversos, Microsoft Windows, Linux, etc.


QUESTÃO NÚMERO: 84
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: Para controlar entrada e saída de dados, não é interessante que a CPU tenha que ficar continuamente monitorando e status de dispositivos como discos ou teclados. O mecanismo de interrupções permite que o hardware “chame a atenção” da CPU quando há algo a ser feito. Quando ocorre uma interrupção, a CPU interrompe o processamento do programa em execução e executa um pedaço de código (tipicamente parte do sistema operacional) chamado de tratador de interrupção. Em muitos casos, após a execução do tratador, a CPU volta a executar o programa interrompido. Um erro fácil de perceber no item é a afirmação que os dispositivos de E/S (entrada/saída) acompanham os ciclos de instruções do processador. Jamais! Um agente, a partir do computador de sua casa, necessitava acessar, com segurança, os serviços de PaaS na nuvem, com criptografia, utilizando a Internet pública como meio de comunicação entre essas localidades. Para tanto, criou-se uma VPN (virtual private network) da Internet Pública, a fim de estabelecer a conexão entre as localidades e, para prover o sigilo, criptografou-se o referido tráfego antes de ele entrar na Internet.


QUESTÃO NÚMERO: 85
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: VPN não deixa a rede imune a vírus, e necessariamente e continuadamente, analisado por antivírus.


QUESTÃO NÚMERO: 86
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: Uma VPN pode perfeitamente ser usada para acessar serviços de nuvem computacional como SAAS e PAAS.


QUESTÃO NÚMERO: 87
GABARITO PRELIMINAR: CERTO

COMENTÁRIO: Temos no item, 3 filtros constantemente abordados pelo CEBRASPE. “operação apale” → Retorna uma Pesquisa exata, termos na ordem que se apresentam; -drogas → à O traço exclui a palavra drogas da pesquisa;
site:pcdf.df.gov.br site: –> é o filtro para uma pesquisa em um site específico.


QUESTÃO NÚMERO: 88
GABARITO PRELIMINAR: CERTO


QUESTÃO NÚMERO: 89
GABARITO PRELIMINAR: CERTO

COMENTÁRIO: Sandbox é um mecanismo de segurança para separar programas em execução, geralmente em um esforço para atenuar a disseminação de falhas no sistema ou vulnerabilidades de software. É frequentemente usado para executar programas ou códigos não testados ou não confiáveis, possivelmente de terceiros, fornecedores, usuários ou sites não verificados ou não confiáveis, sem arriscar danos à máquina host ou ao sistema operacional. Normalmente, uma caixa de areia fornece um conjunto de recursos rigidamente controlado para a execução de programas
convidados, como espaço de armazenamento e espaço de memória. O acesso à rede, a capacidade de inspecionar o sistema host ou ler os dispositivos de entrada geralmente não são permitidos ou são fortemente restringidos.


QUESTÃO NÚMERO: 90
GABARITO PRELIMINAR: CERTO

COMENTÁRIO: A questão descreve a utilização da linguagem de programação Python para criação de algoritmos de aprendizagem de máquina no processo de mineração de dados, inclusive as etapas do
processo


QUESTÃO NÚMERO: 91
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIO: A questão descreve a modelagem preditiva, e não a descritiva como afirma a questão.


QUESTÃO NÚMERO: 92
GABARITO PRELIMINAR: CERTO

COMENTÁRIO: A questão versa sobre o que se encontra em uma documentação de API.


QUESTÃO NÚMERO: 93
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIO: Os metadados de imagens podem ser editados


QUESTÃO NÚMERO: 94
GABARITO PRELIMINAR: CERTO

COMENTÁRIO:  Há vários autores que versam sobre o tema e cada um deles apresenta conceitos diferentes. E os dados, sim, são a matéria-prima para a informação.


QUESTÃO NÚMERO: 95
GABARITO PRELIMINAR: CERTO

COMENTÁRIO: A função de codificação de fonte tem por objetivo representar, na forma digital, a informação a ser transmitida. A eficiência do codificador está relacionada com a quantidade de bits utilizada
para representar a informação. Quanto menos bits forem empregados, sem perda de informação, mais eficiente é o codificador. Logo, um processo de codificação de fonte eficiente inclui retirar redundâncias
presentes na fonte de informação.


QUESTÃO NÚMERO: 96
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIO: Na primeira forma normal (1FN) os atributos devem ser atômicos, e não multivalorados
como afirma a questão.


 

Gabarito PCDF Agente: Estatística – Professor Thiago Fernando Cardoso

Comentários da questões de 97 a 108

QUESTÃO NÚMERO: 97
GABARITO PRELIMINAR:  ERRADO
COMENTÁRIO: O valor esperado da média amostral é igual à própria média populacional, que, no caso de uma distribuição uniforme, é dada pela média aritmética dos pontos extremos do intervalo. Assim, podemos dizer que:

 


QUESTÃO NÚMERO: 98
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: Como X é uma variável aleatória contínua, a sua função densidade de probabilidade é nula em qualquer ponto específico. Só faz sentido falar da probabilidade de intervalos. Mas a probabilidade um ponto qualquer é sempre nula.


QUESTÃO NÚMERO: 99
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: Essa é uma das propriedades mais importantes dessas duas grandezas: a média amostral e a variância amostral são sempre descorrelacionadas. Lembre-se disso! Muito importante. A explicação para isso é que X e X² são grandezas descorrelacionadas. E note que a variância é expressa exatamente em função de X².


QUESTÃO NÚMERO: 100
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: Essa é uma das fórmulas que precisamos memorizar. A variância populacional da distribuição uniforme é exatamente dada por essa expressão em função do comprimento de intervalo.


QUESTÃO NÚMERO: 101
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: Como a amostra só tem 10 elementos, a distribuição ainda não se aproxima de uma distribuição normal. Nesse caso, utiliza-se realmente uma t-Student com 9 graus de liberdade.


QUESTÃO NÚMERO: 102
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: Pelo Teorema Central do Limite, a variância da média amostral é igual à variância da variável original dividida pelo número de elementos da amostra.


QUESTÃO NÚMERO: 103
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: A amostragem aleatória estratificada consiste em dividir as observações da variável aleatória em estratos, que são mais homogêneos que a população original. Nesse caso, as faixas de renda familiar seriam os estratos. Ao se fazer isso, tem-se um custo maior. Porém, tem-se uma amostragem mais eficiente, de modo que a estimação é realmente mais precisa.


QUESTÃO NÚMERO: 104
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: Para uma distribuição normal, o estimador de máxima verossimilhança presume que o valor esperança da média é igual à média populacional e que a variância é viesada, sendo igual a:


Note, portanto, que o estimador de máxima verossimilhança já determina os parâmetros da distribuição normal associada diretamente em função da média e da variância da própria distribuição.
Portanto, outros parâmetros não são necessários.


QUESTÃO NÚMERO: 105
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: O nível de significância é um parâmetro definido pelo pesquisador. Ele corresponde à probabilidade de rejeitar a hipótese nula quando ela é falsa. Quando o tamanho da amostra aumenta, a probabilidade de que a média amostral distoe da média populacional se reduz. Assim, os erros do tipo I e do tipo II se tornam realmente menos prováveis. Como a potência do teste é o complementar ao erro do tipo II, essa potência aumenta.


QUESTÃO NÚMERO: 106
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: A potência de um teste corresponde à probabilidade de detectar erros, isto é, a probabilidade de rejeitar a hipótese nula quando ela é falsa. Perceba que a definição de potência do teste não envolve somente o caso de o desvio for igual a p. Essa definição envolve, na realidade, que o desvio seja maior ou igual a p. Portanto, foi usada nesse item uma definição inadequada da potência do teste.


QUESTÃO NÚMERO: 107
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: Quando o nível de significância aumenta, o teste se torna mais rigoroso. Portanto, a potência do teste também aumenta.


QUESTÃO NÚMERO: 108
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: Correlação não implicada causalidade. Porém, ausência de correlação não indica ausência de causalidade. A ausência de correlação implica apenas a ausência de relação linear entre as variáveis. É possível que duas variáveis tenham sim bastante relação entre si, mas apresentam correlação nula. Basta para isso que a relação entre elas seja de outro tipo que não seja linear. Por exemplo, as variáveis X e X² possuem uma íntima relação entre si, mas apresentam correlação nula.

Gabarito PCDF Agente: Contabilidade – Professor Claudio Zorzo

Comentários das questões de 109 a 120

QUESTÃO NÚMERO: 109
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: O objeto da contabilidade é o patrimônio e o seu objetivo é apresentar informações sobre o patrimônio e sua evolução; desta forma, a contabilidade foca os registros contábeis nas contas que afetam o patrimônio, seja qualitativa ou quantitativamente.


QUESTÃO NÚMERO: 110
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: No término do exercício o resultado apurado na conta ARE – apuração do resultado do exercício será transferido para p PL, na conta lucro ou prejuízo acumulado, para assim fechar o balanço patrimonial.

Se, antes da apuração do resultado, o ativo é 150 mil, o passivo é 125 mil e o PL é 30 mil, podemos afirmar, para a equação patrimonial fechar, que o resultado apurado será um prejuízo de 5 mil, que irá reduzir o PL para 25 mil e assim fechar a equação patrimonial.


QUESTÃO NÚMERO: 111
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: O pagamento de um título com juros é um fato MISTO DIMINUTIVO, pois diminui o ativo, diminui o passivo e diminui o PL.


QUESTÃO NÚMERO: 112
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: A baixa de uma duplicata descontada, não quitada pelo cliente, e os respectivos juros passivos a transcorrer, pode ser registrada em dois lançamentos de primeira fórmula ou em um lançamento de 4ª fórmula, da seguinte forma:

D- duplicata descontada

D- despesa com juros

C- despesa financeira a transcorrer

C- banco

QUESTÃO NÚMERO: 113
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: O plano de contas não apresenta o saldo das contas, mas sim, a natureza do saldo, se devedora ou credora. O saldo das contas é apresentado no balancete de verificação.


QUESTÃO NÚMERO: 114
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: Conforme a classificação abaixo temos 6 contas devedoras e 6 contas credoras.

CAIXA = ATIVO – DEVEDORA

BANCOS CONTA MOVIMENTO =ATIVO – DEVEDORA

IMPOSTOS A RECOLHER = PASSIVO – CREDORA

EMPRÉSTIMOS A PAGAR = PASSIVO – CREDORA

JUROS PASSIVOS A TRANSCORRER – REDUTORA DO PASSIVO – DEVEDORA

DEPRECIAÇÃO ACUMULADA = REDUTORA DO ATIVO – CREDORA

CAPITAL SOCIAL – PL – CREDORA

DUPLICATAS DESCONTADAS = PASSIVO – CREDORA

INSTALAÇÕES = ATIVO – DEVEDORA

VEÍCULOS = ATIVO – DEVEDORA

RESERVA PARA CONTINGÊNCIA = PL – CREDORA

AÇÕES EM TESOURARIA – REDUTORA DO PL – DEVEDORA


QUESTÃO NÚMERO: 115
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: A variação monetária ATIVA é uma receita, desta forma irá aumentar o resultado do exercício quando ocorrer.

QUESTÃO NÚMERO: 116
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: O imposto de renda retido na fonte é retirado do montante dos valores a pagar como salários aos funcionários e reconhecido como uma obrigação a recolher aos cofres públicos.

Por exemplo: A folha salarial é de 100.000,00 e o IR retido na fonte é $ 20.000

D- Despesa com salários – 100.000 – despesa na DRE

C- Salários a pagar – 80.000 – aumenta o passivo

C- IR a recolher – 20.000 – aumenta o passivo


QUESTÃO NÚMERO: 117
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: A baixa de um bem totalmente depreciado é um fato permutativo, assim, não irá alterar o valor do ativo e nem o resultado do exercício.

Por exemplo:

Máquina – 100.000

Depreciação acumulada – (100.000)

A baixa do bem será registrada da seguinte forma:

D- depreciação acumulada – 100.000

C- Máquina – 100.000

Assim, não haverá alteração no valor do ativo.


QUESTÃO NÚMERO: 118
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: A provisão para crédito de liquidação duvidosa é conta redutora do ativo (segundo a lei 6.404-76); ela apresenta a estimativa de perda por inadimplência; assim, reduz o valor contábil dos valores a receber de clientes, diminuindo o valor do ativo circulante.

A reversão de uma provisão para inadimplência, pelo recebimento do total provisionado, irá ser registrada em contrapartida de uma receita, aumentando o resultado do exercício e por consequência irá aumentar o ativo circulante pela baixa da conta redutora.

Por exemplo: A empresa apresenta seguintes valores:

Clientes – 200.000

PCLD – (30.000)

Note que o valor contábil da conta clientes é de $ 170.000.

Quando a empresa receber os $ 200.000,00, o registro será o seguinte:

D- Caixa – 200.000

D- PCLD – 30.000

C- Receita com reversão de PCLD

C- Clientes – 200.000

Com a entrada dos $ 200.000,00 e a baixa da PCLD o ativo irá aumentar em $ 30.000,00.

Importante destacar que o termo provisão, segundo o CPC, é utilizado somente para contas do passivo; para demonstrar a provável perda por inadimplência, o CPC utiliza a conta “perdas estimadas com crédito de liquidação duvidosa”.


QUESTÃO NÚMERO: 119
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: O registro do recebimento de um “aluguel a receber” com desconto envolve 3 contas e será registrado da seguinte forma:

D- caixa – 900 (aumenta o ativo)

D- desconto passivo concedido – 100 (despesa na DRE)

C- aluguel a receber – 1.000 (diminui o ativo)

O desconto concedido é uma despesa e irá afetar o resultado do exercício, no momento da sua concessão.


QUESTÃO NÚMERO: 120
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: O pagamento antecipado de juros sobre um empréstimo a pagar irá gerar uma despesa antecipada, registrada no ativo, em contrapartida da saída do dinheiro. Desta forma, no momento do pagamento antecipado temos um fato permutativo, que não irá afetar o resultado do exercício.

Contudo, a apropriação dos juros pagos antecipadamente, irá afetar o resultado dos exercícios subsequentes, quando da sua apropriação.

Gabarito PCDF Agente: Atualidade – Professor Luiz ziriba

Comentário da prova discursiva

 Volte ao topo

Gabarito PCDF Agente: gabarito oficial preliminar

O gabarito preliminar da prova objetiva do concurso PCDF para o cargo de Agente será divulgado a partir das 19 horas da data provável de 24 de agosto de 2021, no endereço eletrônico: www.cebraspe.org.br/concursos/pc_df_20_agente.

Volte ao topo

Gabarito PCDF Agente: recursos

Segundo edital do concurso PCDF Agente, os candidatos que desejarem interpor recurso contra o gabarito oficial preliminar terão entre os dias 25 de agosto e 08 de setembro de 2021 para fazê-lo.

Volte ao topo

Gabarito PCDF Agente: próximas etapas

As próximas etapas do concurso PCDF Agente são:

  • Exames biométricos e avaliação médica – de caráter eliminatório;
  • Prova de capacidade física – de caráter eliminatório;
  • Avaliação Psicológica – de caráter eliminatório e;
  • Sindicância de vida pregressa e investigação social – de caráter eliminatório.

A segunda etapa será constituída de:

  • Curso de Formação Profissional – de caráter eliminatório e classificatório.

Volte ao topo

Gabarito PCDF Agente: cronograma

Atividade Datas/período
Gabarito oficial preliminar das provas objetivas e padrão preliminar de resposta da prova discursiva 24/08/2021

a partir das 19 horas (horário oficial de Brasília/DF)

Período para a interposição de recursos contra o gabarito oficial preliminar das provas objetivas e pela manutenção do gabarito e contra o padrão de respostas da prova discursiva 25/8 a 8/9/2021

das 10 horas do primeiro dia às 18 horas do último dia (horário oficial de Brasília/DF)

Resultado provisório nas provas objetivas 29/9/2021
Período para a interposição de recursos contra o resultado provisório nas provas objetivas 30/9 a 14/10/2021

das 10 horas do primeiro dia às 18 horas do último dia (horário oficial de Brasília/DF)

Resultado final nas provas objetivas e resultado provisório na prova discursiva 28/10/2021

Prova PCDF Agente: análise

Fez a prova da PCDF Agente neste domingo (22/08)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Volte ao topo

Ranking PCDF Agente

É hora de acompanhar a publicação do gabarito extraoficial do Gran Cursos Online e descobrir a sua possível colocação com o Gran Ranking.

Ranking PCDF Agente Extraoficial

Resumo do Concurso PCDF Agente

Concurso PCDF Agente POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL
Banca organizadora Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – CEBRASPE
Cargos Agente de Polícia
Escolaridade nível superior
Carreiras Segurança pública
Lotação Brasília DF
Número de vagas 600 + 1.200 CR
Remuneração
  • R$ 8.698,78 (conforme o edital)
  • de R$ 9.394,68 a R$ 14.851,63 (subsídio reajustado conforme Medida Provisória n.º 971, de 26 de maio 2020 que alterou a redação da Lei nº. 11.361/2006)
Inscrições de 18/08/2020 a 08/09/2020
Taxa de inscrição R$ 196,00
Data da prova objetiva 22/08/2021
clique AQUI para fazer download do edital  PCDF  Agente

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


24 de agosto23 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Concurso PCDF Agente