Gabarito PCDF Escrivão: confira AQUI o gabarito extraoficial

Gabarito PCDF Escrivão: acompanhe a correção no nosso pós-prova com os professores do Gran Cursos Online.

Avatar


23 de agosto25 min. de leitura

Chegou o grande dia! Após esperar por mais de um ano, finalmente, neste último sábado (21/8), foram aplicadas as provas objetivas e discursiva do concurso da Polícia Civil do Distrito Federal, destinando ao cargo de Escrivão de Polícia (Gabarito PCDF Escrivão).

Ao todo, 52.634 inscritos concorrem às 300 vagas para o cargo de Escrivão.

Os candidatos tiveram 4h30 para realizar as provas objetivas que versaram sobre as disciplinas de:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • Conhecimentos sobre o Distrito Federal;
  • Legislação;
  • Atualidades (somente para a prova discursiva);
  • Conhecimentos Específicos;
  • Informática; e
  • Matemática e Raciocínio Lógico.

Após a prova bate aquela ansiedade para saber como foi o desempenho na prova, não é mesmo? Por isso, para auxiliar os candidatos, neste sábado (21/8), o Gran Cursos Online disponibilizou após a realização da prova as questões da prova para o cargo de Escrivão de Polícia comentadas por nossos professores especialistas e também o nosso gabarito extraoficial.

Navegue na matéria utilizando o índice abaixo:

Gabarito PCDF Escrivão: gabarito extraoficial

Confira aqui, o gabarito extraoficial completo!

Gabarito PCDF Escrivão: comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizou o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Escrivão de Polícia comentadas por nossos professores especialistas.

ATENÇÃO: para a correção da prova, os professores utilizaram esta prova AQUI!

Para facilitar a correção de sua prova, você pode utilizar o índice abaixo para navegar pelos comentários das disciplinas:

Gabarito PCDF Escrivão:  comentários de Língua portuguesa – Professor Bruno Pilastre

QUESTÕES DE 1 a 22 – Gramática e Texto

QUESTÃO NÚMERO 1

(Seria mantida a correção gramatical do período caso a locução “iam ocorrer” (l. 16) fosse substituída por ocorriam ou ocorreriam, mas apenas a substituição por ocorreriam preservaria a ideia original do texto)
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: em termos de correção gramatical, as duas formas verbais podem ocorrer na subordinada substantiva objetiva direta introduzida por “sabia”: que crimes ocorriam/sabia que crimes ocorreriam. Em termos semânticos (isto é, manutenção do modo-tempo), apenas “ocorreriam” preserva a flexão de futuro do pretérito do indicativo.


QUESTÃO NÚMERO 2

(A correção gramatical do texto seria mantida caso a vírgula empregada logo após “mudou” (l. 4) fosse suprimida
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: de maneira geral, a tradição gramatical diz que a vírgula é obrigatória antes da conjunção “e” ligando orações com sujeitos diferentes (como no trecho em análise). No entanto, o CEBRASPE tem uma “gramatisprudência” muito própria (alinhando-se ao gramático Evanildo Bechara): a banca considera que a correção gramatical seria mantida após a retirada da vírgula antes da conjunção “e” ligando orações com sujeitos diferentes. Por isso, considero (juntamente com a equipe de Língua Portuguesa do Gran Cursos Online) a afirmativa como Certa.


QUESTÃO NÚMERO 3

(As formas verbais “dizem” (l. 13) e “afirma” (l. 23) foram empregadas com o mesmo objetivo: fazer referência às palavras de um interlocutor.)
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: estamos julgando a questão 3 como Certa a partir da leitura do termo “interlocutor” como “voz discursiva”. Isso quer dizer o seguinte: a opinião de “alguns observadores” (l. 9) e a afirmativa do especialista “Frank Zimring” (l. 24) são “palavras de um interlocutor”. Terminologicamente (na Linguística), “interlocutor” é “cada uma das pessoas que participam de uma conversa”, “a pessoa com quem se conversa” ou “cada uma das pessoas envolvidas num ato linguístico”. Se formos rígidos em relação à especificidade dessa terminologia, a questão pode ser julgada como Errada.

Nessa linha, os verbos “dizem” e “afirma” são exemplos de verbos “dicendi”, os quais, por definição, não necessariamente expressam as palavras de um interlocutor (uma segunda pessoa), mas “voz(es) discursiva(s)” (termo relacionado aos fenômenos de polifonia/intertextualidade). Bom, essa complicação toda é só para alertar a possibilidade de a banca seguir por outra linha de entendimento no gabarito preliminar, ok?


QUESTÃO NÚMERO 4

(No trecho “e previa o combate a crimes pequenos e a prevenção do vandalismo” (l. 7 a 9), o “a”, em ambas as ocorrências, classifica-se como preposição e seu emprego deve-se à presença da palavra “combate”.)
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: apenas o primeiro “a” é uma preposição regida pelo termo “o combate”. O segundo “a” é um artigo pertencente ao sintagma nominal “a prevenção do vandalismo”. Note que estamos diante de uma coordenação de complementos verbais: previa [o combate a crimes pequenos]Obj.1 e [a prevenção do vandalismo]Obj.2.


QUESTÃO NÚMERO 5

(Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos originais do texto, o trecho “Outra medida que teve papel importantíssimo foi a implementação de cortes (tribunais), nos anos 90, para tratar de crimes menores, mediar conflitos comunitários e casos de violência doméstica e para lidar com usuários de drogas.” (l. 25 a 29) poderia ser reescrito da seguinte forma: Outra medida cujo papel foi muito importante foi a implantação, nos anos 90, de cortes (tribunais) para tratar de crimes menores, mediar conflitos nas comunidades e casos de violência doméstica e lidar com usuários de drogas.)
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: a reescrita proposta realiza as seguintes alterações (mais relevantes): que teve papel importantíssimo > cujo papel foi muito importante; modificação da posição do adjunto “nos anos 90”; implementação > implantação; comunitário > nas comunidades; para lidar > lidar. Todas as alterações mantêm a correção gramatical e os sentidos originais do texto.


QUESTÃO NÚMERO 6

(O principal objetivo do texto é alertar as mulheres sobre a violência letal cometida contra elas no ambiente doméstico.)
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: este não é o principal objetivo do texto. O objetivo é dissertar (argumentativamente) sobre a importância de “se evidenciar a situação feminina de vítima em um contexto em que as mulheres são trancadas de forma desigual em relação aos homens”.


QUESTÃO NÚMERO 7

(No texto, a autora discorre sobre aspectos positivos trazidos pela então recém-sancionada lei que pune o assassinato de mulheres.)
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: a autora não discorre sobre os aspectos positivos trazidos pela então recém-sancionada lei que pune o assassinato de mulheres. No último período do texto, inclusive, há um apontamento sobre os limites da criação da lei em si (“As mulheres mortas pelo gênero não retornarão pela instauração de uma nova ordem punitiva, o feminicídio”), encaminhando para a defesa de que a identificação dessa tipificação criminal é necessária e importante.


QUESTÃO NÚMERO 8

(No trecho “Muitas delas saíram do espaço da casa como asilo (‘lugar onde ficam isentos da execução das leis os que a ele se recolhem’) para o necrotério” (l. 10 a 12), a definição de asilo é um recurso utilizado para fazer referência direta à impunidade associada aos crimes
contra as mulheres “assassinadas pela fúria do gênero” (l.4 e 5).)

GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: de fato, toda a estrutura entre parênteses é a definição do termo “asilo”, adotada pela autora como recurso para fazer referência direta à impunidade associada aos crimes contra as mulheres “assassinadas pela fúria do gênero”.


QUESTÃO NÚMERO 9

(O texto é predominantemente argumentativo e um dos elementos principais em que se esteia é a evidência das provas, que se apresenta por meio de fatos comprovados por dados estatísticos.)
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: a afirmativa enquadra adequadamente o texto na tipologia textual argumentativa. A partir do segundo período do texto, apresentam-se as provas (dados numéricos/estatísticos referenciados por períodos de tempo) citadas pela banca na afirmativa.


QUESTÃO NÚMERO 10

(Seria mantida a correção gramatical do texto caso se inserisse o vocábulo que logo após a palavra “outras”, em suas duas ocorrências, nas linhas 2 e 3.)
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: as formas “outras” estão relacionadas (via coesão) ao termo “violências”, sendo possível reconstruir “outras violências” (com o substantivo elíptico). No texto, o pronome relativo em “que instauram a solidão” retoma “violências”. A mesma estrutura é possível nas duas predicações seguintes: o pronome relativo “que”, agora manifesto, retomaria o termo “violências” por anáfora (outras que marcam
a lei; outras que aniquilam).


QUESTÃO NÚMERO 11

(Sem prejuízo do sentido original e da correção gramatical do texto, o vocábulo “assim” (l. 3) poderia ser substituído por desse modo.)
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: no trecho em análise, o vocábulo “assim” é equivalente a “desse modo”. Com a substituição, a correção gramatical e o sentido original do texto são mantidos: “desse modo sobrevive Maria da Penha”.


QUESTÃO NÚMERO 12

(A autora defende que, ao se nominarem como feminicídio certo tipos de homicídio contra mulheres, coloca-se em evidência a situação feminina de vítima em um contexto em que as mulheres são tratadas de forma desigual em relação aos homens.)
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: o que pode gerar dificuldade na resolução dessa questão é este trecho da afirmativa: “certos tipos de homicídios contra mulheres”. Bom, eu julgo o trecho como adequado em relação ao conteúdo do texto, especialmente se considerarmos o que se afirma a partir do terceiro período. Lemos que do total de 337 mortes violentas de mulheres, 81 mortes eram de violência doméstica. Então temos
uma parte em relação ao total (e a autora não generaliza, dizendo que todas as 337 mortes foram causadas pelo tratamento desigual em relação aos homens).

Desse modo, julgamos estar correta a sequência da afirmativa: a autora defende que, ao se nominarem como feminicídio certo tipos de homicídio contra mulheres, coloca-se em evidência a situação feminina de vítima em um contexto em que as mulheres são tratadas de forma desigual em relação aos homens.)


QUESTÃO NÚMERO 13

(O termo “pelo gênero” (l. 6 e 7) veicula o agente da ação de matar.)
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: para essa questão, é importante diferenciar “agente” de “causa”. Não é o gênero em si o AGENTE da ação de matar, mas a CAUSA (isto é, a diferença de gênero causa/motiva um comportamento criminal de um AGENTE). Por essa razão, julgamos a afirmativa como Errada.


QUESTÃO NÚMERO 14

(Conclui-se do texto que 157 processos judiciais relativos a mortes violentas de mulheres no DF desapareceram enquanto tramitavam na justiça.)
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: não se pode inferir essa informação a partir da leitura do texto. Não há qualquer afirmação relativa ao desaparecimento de processos enquanto tramitavam na justiça.


QUESTÃO NÚMERO 15

(No último período do texto, a oração “que a nominação de seu desaparecimento seja uma operação de resistência” exerce a função de complemento da forma verbal “acredita”, cujo sujeito é indeterminado, conforme comprova o emprego da partícula “se”.)
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: toda a análise proposta pela banca está adequada: o verbo “acredita” tem sujeito indeterminado (verbo na 3ª pessoa do singular mais o “se”, índice de indeterminação do sujeito) e a oração “que a nominação de seu desaparecimento seja uma operação de resistência” é uma subordinada substantiva objetiva direta (complemento da forma verbal “acredita”).


QUESTÃO NÚMERO 16

(Nessa narração, a personagem, com base em lembranças e impressões do seu passado, reconstrói cenas fragmentárias das violências psicológicas a que seu relacionamento com Fernando se resumia.)
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: as “violências psicológicas” estão presentes nos comportamentos e falas do personagem Fernando. Além disso, há claramente a marcação memorialística (lembranças) na estrutura narrativa, a qual é organizada de forma fragmentária.


QUESTÃO NÚMERO 17

(Os sentidos originais e a correção gramatical do texto seriam preservados se o vocábulo “esganiçada” (l.2) fosse substituído por estridente.)
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: os vocábulos “esguaniçada” e “estridente” são sinônimos. Por isso, são intercambiáveis (gramaticalmente e semanticamente).


QUESTÃO NÚMERO 18

(O fio dental enredado é usado pela personagem como metáfora para denotar não só o nível de desgaste do seu relacionamento infeliz, mas também para explicitar sua passividade diante de tal fato.)
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: a análise realizada pela banca é adequada (e muito pertinente, vale observar) em relação ao trecho final do texto.


QUESTÃO NÚMERO 19

(No trecho “Se por acaso alguém tinha pensado em comprar um novo fio dental” (l. 27 e 28), a partícula “Se” introduz uma oração interrogativa indireta.)
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: o trecho em análise é a fala de Fernando (reproduzida pela narradora). Nessa fala, há claramente uma interrogação (introduzida pelo “se”) indireta (pois passa pela “voz” da narradora).


QUESTÃO NÚMERO 20

(Os sentidos e a correção gramatical do texto seriam preservados se as locuções verbais “tinha levado” (l. 27) e “tinha pensado” (l. 28) fossem substituídas pelas formas verbais levara e pensara, respectivamente.)
GABARITO PRELIMINAR: CERTO
COMENTÁRIO: nessa questão, a banca sugere a substituição de uma locução verbal por um verbo único (nuclear). Nessa substituição, são preservadas as informações de modo-tempo e de número-pessoa.


QUESTÃO NÚMERO 21

(No trecho “Quando me lembro dessa noite” (l.21), a correção gramatical seria mantida caso o pronome “me” fosse deslocado para imediatamente após a forma verbal “lembro”, da seguinte forma: Quando lembro-me dessa noite.)
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: a próclise é obrigatória, pois há fator de atração (Quando).


QUESTÃO NÚMERO 22

(O emprego de “princesa” (l. 8 e 19) no tratamento que Fernando dispensa à narradora comprova que ele a ama, embora aja de maneira grosseira algumas vezes.)

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: o personagem Fernando emprega “princesa” de forma irônica (além de formas diminutivas, como “lanterninha”). Por isso, o emprego dessa palavra não comprova que ele ama a narradora.


Comentário sobre o nível da prova (e nota de corte) na disciplina de Língua Portuguesa (Texto e Gramática)

A prova de Língua Portuguesa para o concurso de Escrivão da Polícia Civil do Distrito Federal (CEBRASPE, 2021) estava em um nível entre médio e difícil. As questões de gramática exigiram diversos conteúdos, como funções do “se”, colocação pronominal, equivalência de formas verbais, sintaxe do período simples e do período composto e pontuação.

Nas questões de Interpretação de Texto, a abordagem da banca buscou aprofundar o nível de leitura, cobrando inferências mais complexas (especialmente no último texto, literário). Para a disciplina de Língua Portuguesa, estimo que a nota de corte fique entre 60% e 65%.

 

Gabarito PCDF Escrivão:  comentários de Língua inglesa – Professor Edson Mello Jr

Questões de 23 a 32 – Língua Inglesa

QUESTÃO NÚMERO 23
GABARITO PREMILINAR: ERRADO
COMENTÁRIO: “Serves” se refere à cidade, “town”, e não ao departamento de polícia.


QUESTÃO NÚMERO 24
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: “Essa dificuldade”, “this hardship”, se refere sim ao final do primeiro parágrafo, mas a justificativa não é boa: “The fact that many young people live in the town’s urban area”. O problema não é viver na área urbana em si, apenas os jovens que vivem nas áreas desfavorecidas.   


QUESTÃO NÚMERO 25
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: O programa a que o enunciado se refere não foi criado pelos estudantes, mas sim pelo departamento de polícia, linhas 9-10: “… the department established its Cops Mentoring Kids program …”.


QUESTÃO NÚMERO 26
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO: Entre as linhas 3 e 5 temos que “a agência reconhece a importância de criar os jovens para se tornarem cidadãos honestos, ordeiros.”


QUESTÃO NÚMERO 27
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO: No final do último parágrafo temos que “Construir a autoestima e valores dos jovens fornece a resiliência contra a má influência de criminosos predadores”.


QUESTÃO NÚMERO 28
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: O senso comum de que seu cabelo pode perder a cor não é novo, pelo contrário, na linha 4, o autor usa a palavra “longstanding”, que nesse contexto pode ser entendida como “velha”.


QUESTÃO NÚMERO 29
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO: Entre as linhas 26 e 27 temos que “esses achados fornecem o primeiro elo científico entre estresse e o embranquecimento do cabelo.”


QUESTÃO NÚMERO 30
GABARITO PRELIMINAR: Certo
COMENTÁRIO: A palavra “likely” normalmente é usada para se referir ao que é “provável”.


QUESTÃO NÚMERO 31
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: Melanócitos não são folículos capilares. Conforme o exposto entre as linhas 9 e 11, são células especializadas a partir das células-tronco (“stem cells”) próximas da base de cada folículo capilar.


QUESTÃO NÚMERO 32
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO: No terceiro parágrafo temos que os efeitos do sistema nervoso simpático normalmente são transitórios e reversíveis no comportamento de luta ou fuga (“fight or flight”).

 

Gabarito PCDF Escrivão: comentários de conhecimentos sobre o Distrito Federal – Professor Diogo Surdi

Questões de 33 a 38 – Conhecimentos sobre o DF 

QUESTÃO NÚMERO 33

GABARITO PRELIMINAR: Errada

Podemos conceituar as regiões integradas de desenvolvimento como uma forma de associação entre diversos entes federativos que possui, basicamente, dois objetivos principais: 

  1. a) acelerar o desenvolvimento econômico da região;
  2. b) reduzir as desigualdades sociais;

Logo, é incorreto afirmar que a RIDE foi criada com o objetivo de solucionar os problemas decorrentes do crescimento desordenado de Brasília e seu entorno. 


34- Certa. 

Brasília realmente é uma das três metrópoles mais importantes do país. Prova disso é que, como a própria questão afirma, sua influência urbana se estende para diversos pontos do território nacional, como, por exemplo, para os Estados de Minas Gerais e Goiás (que, em conjunto com o Distrito Federal, são responsável pela composição da RIDE). 


35- Certa.

Todos os pontos mencionados pela questão estão corretos, fazendo de Brasília um verdadeiro centro polarizador. É em Brasília, por exemplo, que temos a supremacia da gestão pública federal. Além disso, Brasília é amplamente conhecida pela vasta gama de atividades relacionadas com a prestação de serviços públicos. Isso gera o deslocamento da população em função dos serviços e pelas oportunidades oriundas do mercado de trabalho. 


36- Certa.

Uma das principais características do Distrito Federal é a existência de um fenômeno hidrográfico de dispersão atípico. Isso ocorre, dentre outros fatores, na medida em que o ente federativo conta com nascentes de rios oriundos de três bacias hidrográficas distintas. E boa parte desta atipicidade decorre da localização do DF, que está no centro do país. 


37- Certa.

O PAD-DF – Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal foi instituído no ano de 1977. O objetivo, com o programa, era o de incorporar ao processo produtivo áreas rurais do Distrito Federal que, até então, estavam inteiramente inexploradas.

Atualmente, o PAD-DF transformou o Distrito Federal em um polo indutor de desenvolvimento agrícola. 


38- Certa.

Planaltina e Brazlândia são núcleos preexistentes à construção de Brasília e do Distrito Federal como um todo. Ambas as cidades são consideradas históricas, haja vista que contam com um importante patrimônio. Por isso mesmo, o Poder Público impôs para estes núcleos uma série de limitações destinadas a evitar a deterioração do patrimônio existente, priorizando assim a preservação do já mencionado patrimônio histórico. 

Gabarito PCDF Escrivão: comentários de Legislação da PCDF – Professor Diogo Surdi

Questões de 39 a 50 -Legislação da PC-DF

39- Errada.

Nos termos do Regimento Interno da PC-DF, receber e controlar as comunicações de prisão em flagrante é uma atribuição da Divisão de Correição, e não da Ouvidoria. 

  • Art.17. A Divisão de Correição, unidade orgânica de execução, diretamente subordinada à Corregedoria-Geral de Polícia, tem como atribuições: III – Receber e controlar as comunicações de prisão em flagrante.

40- Errada.

De acordo com o Regime Jurídico dos Policiais Civis da União e do Distrito Federal, a função policial realmente é incompatível com qualquer outra atividade.

  • Art. 4º A função policial, fundada na hierarquia e na disciplina, é incompatível com qualquer outra atividade.

No entanto, ainda que o exercício de atividade liberal estranha a cargo seja considerada de natureza grave, a sanção que deve ser aplicada, no caso, é a demissão, e não a suspensão.  

  • Art. 43. São transgressões disciplinares:

LIII – exercer, a qualquer título, atividade pública ou privada, profissional ou liberal, estranha à de seu cargo;

  • Art. 48. A pena de demissão, além dos casos previstos na Lei nº 1.711, de 28 de outubro de 1952, será também aplicada quando se caracterizar:

Il – transgressão dos itens IV, IX, XI, XII, XIII, XIV, XV, XVI, XXVIII, XXXVI, XXXVIII, XL, XLIII, XLIV, XLV, XLVIII, L, LI, LII, LIII, LV, LVIII, LXI e LXII do art. 43 desta Lei.


41- Errada.

Em sentido oposto ao que afirmado pela questão, o artigo 6º do Decreto-Lei 2.266/1985 estabelece que “Não haverá transferência nem ascensão funcional para a Carreira Policial Civil do Distrito Federal”.


42- Errada. 

Assim como informado, o policial civil preso em flagrante tem direito à prisão especial. Contudo, a mencionada prisão especial irá durar, apenas, durante o curso da ação penal e até que a sentença transite em julgado.

Após o trânsito em julgado, o policial estará sujeito ao mesmo sistema disciplinar e penitenciário dos demais presos. 

  • Art. 40. Preso preventivamente, em flagrante ou em virtude de pronúncia, o funcionário policial, enquanto não perder a condição de funcionário, permanecerá em prisão especial, durante o curso da ação penal e até que a sentença transite em julgado.  3º Transitada em julgado a sentença condenatória, será o funcionário encaminhado a estabelecimento penal, onde cumprirá a pena em dependência isolada dos demais presos não abrangidos por esse regime, mas sujeito, como eles, ao mesmo sistema disciplinar e penitenciário.

43- Certa. 

A questão está de acordo com o que afirma a Lei 9.264/1996, mais precisamente em seu artigo 12-B:

  • Art. 12-B.  A cessão dos integrantes das carreiras de que trata esta Lei somente será autorizada para:     

III – Tribunais Superiores, órgãos do Tribunal Regional Federal da 1ª Região situados no Distrito Federal, Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, órgãos do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região situados no Distrito Federal e Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, para o exercício de cargo em comissão cuja remuneração seja igual ou superior à de cargo DAS-101.4 ou equivalente;  


44- Certa. 

A Divisão de Registros Criminais e Controle de Procedimentos é responsável, conforme afirmado pela questão, por controlar o registro de tramitação de inquéritos policiais e termos circunstanciados e pela emissão de relatórios mensais e anuais com mapas estatísticos das atividades desenvolvidas.

  • Art.18. A Divisão de Registros Criminais e Controle de Procedimentos, unidade orgânica de execução, diretamente subordinada à Corregedoria-Geral de Polícia, tem como atribuições:

II – Controlar o registro de tramitação de inquéritos policiais e termos circunstanciados no âmbito da Polícia Civil;

IX – Emitir relatórios mensais e anuais com mapas estatísticos das atividades desenvolvidas;


45- Certa. 

O afastamento do servidor, no curso da instrução processual em razão da prática de improbidade administrativa, ocorre sem prejuízo da remuneração. Neste sentido é a previsão do artigo 20, Parágrafo Único, da Lei 8.429, com a seguinte redação:

  • Art. 20, Parágrafo único. A autoridade judicial ou administrativa competente poderá determinar o afastamento do agente público do exercício do cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração, quando a medida se fizer necessária à instrução processual.

46- Certa. 

A questão está de acordo com a disposição do artigo 20 da LIA, que estabelece que “A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória”. 


47- Errada. 

A aplicação das sanções estabelecidas na Lei de Improbidade Administrativa independem da ocorrência de prejuízo ao Erário. Logo, a aplicação da perda da função pública não está condicionada a um eventual prejuízo causado pelo agente público. 

  • Art. 21. A aplicação das sanções previstas nesta lei independe:

I – da efetiva ocorrência de dano ao patrimônio público, salvo quanto à pena de ressarcimento;


48- Certa. 

De acordo com o §1º do artigo 119 da Lei Orgânica do Distrito Federal, temos a previsão de que “São princípios institucionais da Polícia Civil unidade, indivisibilidade, legalidade, moralidade, impessoalidade, hierarquia funcional, disciplina e unidade de doutrina e de procedimentos”. 


49- Errada. 

Diferente do que afirmado, a Lei Orgânica do DF estabelece que as atividades desenvolvidas nos Institutos de Criminalística, de Medicina Legal e de Identificação são considerados de natureza técnico-científica, e não exclusivamente técnica. 

  • Art. 119, § 8º As atividades desenvolvidas nos Institutos de Criminalística, de Medicina Legal e de Identificação são considerados de natureza técnico-científica.

50- Errada.

A independência funcional no exercício das atribuições de Polícia Judiciária apenas é assegurada aos Delegados de Polícia, e não aos demais agentes mencionados pela questão. 

  • Art. 119, § 4º Aos integrantes da categoria de delegado de polícia é garantida independência funcional no exercício das atribuições de Polícia Judiciária.

Gabarito PCDF Escrivão: comentários de Conhecimentos específicos de Direito Constitucional – Professor Aragonê Fernandes

QUESTÕES DE 51 a 61 – Direito Constitucional

QUESTÃO NÚMERO 51
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Os direitos valem para brasileiros e estrangeiros que estejam no país.


QUESTÃO NÚMERO 52
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: A inviolabilidade de domicílio vale para habitações de uso coletivo, desde que ocupadas. Assim, está presente a inviolabilidade, o que conduz a que ele possa alegar.


QUESTÃO NÚMERO 53
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Pode impetrar HC, desde que em português.


QUESTÃO NÚMERO 54
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Extradição por tráfico é possível a estrangeiros e a brasileiros naturalizados (tanto antes quanto após a naturalização).


QUESTÃO NÚMERO 55
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: PM é a responsável pelo policiamento ostensivo e pela preservação da ordem pública. A prisão poderia ser efetuada por qualquer força de segurança.


QUESTÃO NÚMERO 56
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Não vai a júri, por não se enquadrar como crime doloso contra a vida.


QUESTÃO NÚMERO 57
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Tráfico não é imprescritível.


QUESTÃO NÚMERO 58
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: É permitida em caso de guerra declarada.


QUESTÃO NÚMERO 59
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Item fora do edital. Exige conhecimentos do artigo 4º da CF. Cabe anulação.


QUESTÃO NÚMERO 60
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO: Não há desrespeito. SV 5/STF.


QUESTÃO NÚMERO 61
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Sim, está no artigo 5º da CF.

Gabarito PCDF Escrivão: comentários de Conhecimentos específicos de Direito Penal – Leonardo Castro

Direito Penal – Questões 62 a 73

QUESTÃO NÚMERO 62
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA
COMENTÁRIO: O texto trata da teoria da anterioridade (CF, art. 5º, XXXIX), que não se confunde com o da retroatividade (CF, art. 5º, XL).


QUESTÃO NÚMERO 63
GABARITO PRELIMINAR: CERTA
COMENTÁRIO: em tese, hipótese de incidência da teoria da ubiquidade (CP, art. 6º). No entanto, há um problema: a extorsão é crime formal. Portanto, pouco importa o local do efetivo recebimento da vantagem, pois se trata de mero exaurimento da conduta.


QUESTÃO NÚMERO 64
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA
COMENTÁRIO: trata-se do crime de extorsão (CP, art. 158).


QUESTÃO NÚMERO 65
GABARITO PRELIMINAR: CERTA
COMENTÁRIO: a questão é polêmica. Por não se tratar de discussão sobre a extraterritorialidade, não haveria, em tese, óbice à persecução penal em nosso país pela prática do delito (CP, art. 8º). No entanto, a banca parece ter trazido o julgado publicado no Informativo 959 do STF, quando a Corte entendeu, no caso concreto, que o agente não podia responder a ação penal no Brasil se já processado criminalmente, pelos mesmos fatos, em um Estado estrangeiro.


QUESTÃO NÚMERO 66
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA
COMENTÁRIO: artigo 331 do CP.


QUESTÃO NÚMERO 67
GABARITO PRELIMINAR: CERTA
COMENTÁRIO: artigo 316 do CP.


QUESTÃO NÚMERO 68
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA
COMENTÁRIO: artigo 317 do CP.


QUESTÃO NÚMERO 69
GABARITO PRELIMINAR: CERTA
COMENTÁRIO: artigo 330 do CP.


QUESTÃO NÚMERO 70
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA
COMENTÁRIO: é crime formal (CP, art. 157, parágrafo primeiro).


QUESTÃO NÚMERO 71
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA
COMENTÁRIO: artigo 181, I, do CP.


QUESTÃO NÚMERO 72
GABARITO PRELIMINAR: CERTA
COMENTÁRIO: artigo 129, parágrafo nono, do CP.


QUESTÃO NÚMERO 73
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA.
COMENTÁRIO: artigo 138 do CP.

Gabarito PCDF Escrivão: comentários de Conhecimentos específicos de Direito Processual Penal – Professor Leonardo Castro

Processual Penal – 74 a 85

QUESTÃO NÚMERO 74
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA.
COMENTÁRIO: artigo 5º do CPP.


QUESTÃO NÚMERO 75
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA.
COMENTÁRIO: artigo 7º, XXI, “a”, da Lei nº 8.906/94.


QUESTÃO NÚMERO 76
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA.
COMENTÁRIO: art. 1º, III, da Lei nº 7.960/89. A corrupção ativa (CP, art. 333) não é compatível com a prisão temporária.


QUESTÃO NÚMERO 77
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA.
COMENTÁRIO: questão polêmica, mas, a princípio, errada.


QUESTÃO NÚMERO 78
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA.
COMENTÁRIO: errado (CPP, art. 304, parágrafo primeiro). Em verdade, não seria relaxamento, mas deixar de lavrar o APF.


QUESTÃO NÚMERO 79
GABARITO PRELIMINAR: CERTA.
COMENTÁRIO: artigo 2º, parágrafo sexto, da Lei nº 12.830/13.


QUESTÃO NÚMERO 80
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA.
COMENTÁRIO: artigo 89, parágrafo terceiro, da Lei nº 9.099/95.


QUESTÃO NÚMERO 81
GABARITO PRELIMINAR: ERRADA.
COMENTÁRIO: artigos 61 e 76 da Lei nº 9.099/95.


QUESTÃO NÚMERO 82
GABARITO PRELIMINAR: CERTA.
COMENTÁRIO: artigo 304, parágrafo segundo, do CPP.


QUESTÃO NÚMERO 83
GABARITO PRELIMINAR: CERTA.
COMENTÁRIO: artigo 305 do CPP.


QUESTÃO NÚMERO 84
GABARITO PRELIMINAR: CERTA.
COMENTÁRIO: o fato de o delito ser afiançável não resulta, automaticamente, em concessão da liberdade provisória. A banca apontará, provavelmente, como correta, mas a questão pode ser objeto de recurso.


QUESTÃO NÚMERO 85
GABARITO PRELIMINAR: CERTA.
COMENTÁRIO: artigo 5º, LXIV, da CF.

 

Gabarito PCDF Escrivão: comentários de Conhecimentos específicos de Direitos Humanos – professor Thiago Medeiros

Comentários das questões de 86 a 92

QUESTÃO NÚMERO 86
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIO: Antes da 2ª Guerra Mundial já existiam documentos positivando direitos humanos. Por exemplo as Convenções de Genebra sobre Direito Humanitário e o regramento de normas trabalhistas previstas na Organização Internacional do Trabalho. A questão desconsiderou os precedentes históricos.


QUESTÃO NÚMERO 87
GABARITO PRELIMINAR: CERTO

COMENTÁRIO: É no período Axial (sécs. VIII a II a.C), que o ser humano passa a ser considerado, em sua igualdade essencial, como ser dotado de liberdade e razão, não obstante as múltiplas diferenças de sexo, raça, religião ou costumes socias.


QUESTÃO NÚMERO 88
GABARITO PRELIMINAR: CERTO

COMENTÁRIO: A Declaração Universal dos Direitos Humanos além de ser um instrumento normativo, é o primeiro documento de dimensão mundial a tratar de forma abrangente o tema dos direitos humanos.


QUESTÃO NÚMERO  89
GABARITO PRELIMINAR: CERTO

COMENTÁRIO:  Art. 109, § 5º Nas hipóteses de grave violação de direitos humanos, o Procurador-Geral da República, com a finalidade de assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil seja parte, poderá suscitar, perante o Superior Tribunal de Justiça, em qualquer fase do inquérito ou processo, incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal.


QUESTÃO NÚMERO  90
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIO: É um princípio que rege as relações internacionais.


QUESTÃO NÚMERO 91
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIO: Art. 5º, §3º – Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.


QUESTÃO NÚMERO 92
GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

COMENTÁRIO: O PNDH não possui força normativa. É um decreto executivo e não foi discutido previamente pelo Congresso Nacional.

 

Gabarito PCDF Escrivão: comentários de Conhecimentos específicos de informática – Professor Fabrício Melo

QUESTÃO NÚMERO 93 – (CEBRASPE/PCDF/ESCRIVÃO.2021) Caso se deseje ter acesso remoto a todos os aplicativos e recursos de um computador conectado em rede, de forma similar ao que ocorre no acesso local, é possível fazê-lo por meio de recursos disponibilizados na área de trabalho remota do Windows 10.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO.

Área de trabalho remota é um acessório do Windows 10 que permite o acesso a um outro computador de maneira remota.

Veja:


QUESTÃO NÚMERO 94 – (CEBRASPE/PCDF/ESCRIVÃO.2021) Considere que a sintaxe “velocidade do jaguar” –carro tenha sido utilizada em uma pesquisa no Google. Nesse caso, serão mostrados resultados que contenham a frase velocidade do jaguar, com essa correspondência exata, sem a palavra carro.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO.

Aspas = Termos Exatos;

Traço = exclusão do termo.


QUESTÃO NÚMERO 95 – (CEBRASPE/PCDF/ESCRIVÃO.2021) Sendo o HTTPS um protocolo de segurança utilizado em redes privadas de computadores, infere-se que o endereço https://intra.pcdf.df.br identifica necessariamente um sítio localizado em um servidor de uma intranet.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO.

Necessariamente? Não! Poderia ser um domínio na rede pública (Internet).


QUESTÃO NÚMERO 96 –  (CEBRASPE/PCDF/ESCRIVÃO.2021) No PowerPoint do Office 365, uma alteração no slide mestre é aplicada a todos os slides nele embasados, incluindo as fontes e as imagens.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO.

De acordo com a própria Microsoft: Quando você quiser que todos os seus slides contenham as mesmas fontes e imagens (como logotipos), poderá fazer essas alterações em um só lugar — no Slide Mestre, e elas serão aplicadas a todos os slides. Para abrir o modo de exibição do Slide Mestre, na guia Exibir, selecione Slide Mestre. Veja:


QUESTÃO NÚMERO 97 – (CEBRASPE/PCDF/ESCRIVÃO.2021) Por meio de configurações do IMAP e do SMTP, é possível ler as mensagens do Gmail em aplicativos tais como o Apple Mail e o Microsoft Outlook.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO.

Apple Mail e o MS-Outlook são programas clientes de e-mail que podem receber uma conta do Gmail através de uma configuração usando o SMTP para o envio das mensagens e o IMAP para o recebimento delas.


QUESTÃO NÚMERO 98 – (CEBRASPE/PCDF/ESCRIVÃO.2021) Sempre que uma URL é salva pelo gerenciador de favoritos do Google Chrome, ela é sincronizada em todos os dispositivos utilizados pelo usuário, na sua conta do Google.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO.

SEMPRE? Se o recurso tiver desativado, não será sincronizado. Existe a possibilidade de o usuário não utilizar a sincronização. Veja na imagem:


QUESTÃO NÚMERO 99 –(CEBRASPE/PCDF/ESCRIVÃO.2021) No Word do Office 365, o recurso controlar alterações é limitado à visualização das alterações realizadas, sem que se possa removê-las ou torná-las permanentes.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO.

O recurso não é limitado apenas a visualização das alterações. É possível removê-las ou torna-las permanentes. Veja:


QUESTÃO NÚMERO 100 – (CEBRASPE/PCDF/ESCRIVÃO.2021) No Office 365, tanto no Word quanto no PowerPoint, a função Limpar toda a formatação aplica no texto selecionado – que pode estar sobrescrito, em negrito e itálico e com fonte na cor vermelha, por exemplo – o estilo de formatação padrão.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO.

Recurso encontrado na guia Página Inicial, Grupo Fonte, Limpar toda a formatação. Veja:

Tendo como referência a figura precedente, que apresenta parte de uma planilha sendo editada no Microsoft Office Excel, julgue os próximos itens.


QUESTÃO NÚMERO 101 – (CEBRASPE/PCDF/ESCRIVÃO.2021) Considerando-se que a célula D2 contenha a fórmula =(B$2+C$2), é correto concluir que, ao se arrastar a alça de preenchimento para baixo até a célula D4, o valor resultante nesta célula será 400.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO.

D2 🡪 (B$2+C$2) 🡪 300

D3 🡪 (B$2+C$2) 🡪 300

D4 🡪 (B$2+C$2) 🡪 300


QUESTÃO NÚMERO 102- (CEBRASPE/PCDF/ESCRIVÃO.2021) Considerando-se que a célula D5 contenha a fórmula =SOMA(B2:C4), é correto afirmar que o valor resultante nessa célula será 200.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO.

=SOMA(B2:C4) 🡪 SOMAR DE B2 ATÉ C4 = 950.


Julgue os itens a seguir, a respeito de redes de computadores.

QUESTÃO NÚMERO 103- (CEBRASPE/PCDF/ESCRIVÃO.2021) O modelo OSI (open systems interconnection) possibilita a conexão de diferentes redes de computadores com sistemas operacionais Windows; para acessar máquinas ligadas à rede com sistema Linux, é necessário instalar, nelas, um sistema operacional Windows, conforme modelo OSI implantado.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO.

Sistemas heterogêneos são capazes de se comunicarem baseados no padrão TCP/IP. O modelo OSI apenas define conceitualmente as camadas da rede.


QUESTÃO NÚMERO 104 – (CEBRASPE/PCDF/ESCRIVÃO.2021) No modelo OSI (open systems interconnection), os dados trafegam entre sete camadas que se comunicam entre si por meio de serviços existente nas interfaces entre camadas adjacentes. Quando são alterados, os serviços obrigam que as respectivas camadas adjacentes (superior e inferior) também sejam modificadas.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO.

As camadas são independentes, cada uma com uma função e se comunicando entre si. Elas não serão modificadas.


QUESTÃO NÚMERO 105 –(CEBRASPE/PCDF/ESCRIVÃO.2021)  PPP (point to point protocol) é um protocolo de comunicação que permite a configuração de um endereço de rede temporário para conexão à Internet.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

“O PPP (Point-to-Point Protocol) definido pela RFC 1548, é protocolo de camada 2 do modelo OSI que fornece um método para transmissão de datagramas. Conforme (Fillipetti 2008, p. 366) “[…] pode ser usado através de links seriais síncrono (ex. ISDN) e assíncronos (dial-up) que utilizam LCP (Link Control Protocol) para estabelecer e gerenciar conexões na camada de enlace”.

Fonte: www.teleco.com.br


QUESTÃO NÚMERO 106- (CEBRASPE/PCDF/ESCRIVÃO.2021) O DTD (document type definition) define regras que obrigam a formatação da informação de forma descritiva dentro de um arquivo XML, como, por exempli, o encadeamento dos atributos de dado.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

Definição

No XML as regras que definem um documento são ditadas por DTDs (Document Type Definitions), as quais ajudam a validar os dados quando a aplicação que os recebe não possui internamente uma descrição do dado que está recebendo. Sintaxe de um DTD

Um DTD defini um documento XML da seguinte maneira:

Declaração de um conjunto de elementos. Você não pode utilizar outros elementos que não estejam definidos neste conjunto. Imagine como se fosse o vocabulário do XML.
Definição do conteúdo para cada elemento. A definição de conteúdo é um padrão que nos diz quais os elementos ou dados que aquele determinado elemento XML pode conter, em qual ordem, quantidade e se é opcional ou obrigatório. Imagine como se fosse a gramática do XML.
Declaração de um conjunto de atributos para cada elemento. Cada declaração de atributo define o nome, tipo (datatype), valores padrões (se aplicável), e comportamento (obrigatório ou opcional).


QUESTÃO NÚMERO 107- CEBRASPE/PCDF/ESCRIVÃO.2021) Para que as pragas virtuais denominadas worms ataquem o computador em uso, é necessário que se execute um arquivo do tipo .bat.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO

Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.


QUESTÃO NÚMERO 108- (CEBRASPE/PCDF/ESCRIVÃO.2021) Firewall de proxy é um aplicativo de segurança que monitora e controla o tráfico de dados de uma rede interna para a rede externa e impede o ataque externo.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO. >>PASSÍVEL DE ANULAÇÃO.

O correto seria a palavra TRAFEGO e não TRÁFICO.
Porém, o examinador errou na digitação da palavra, provavelmente.
Provavelmente o item foi feito para vir como certo, mas é passível de anulação.

 

Gabarito PCDF Escrivão: comentários de conhecimentos específicos de Matemática e Raciocínio Lógico – Professores Josimar Padilha e Thiago Fernando Cardoso

QUESTÕES DE 109 a 120 – Matemática e Raciocínio lógico

QUESTÃO NÚMERO 109
GABARITO PRELIMINAR: Errado
COMENTÁRIO:
Vamos escolher os números presentes na senha, sem nos importar com a ordem entre eles. Para isso, devemos saber que 6 algarismos do número já estão definidos, pois correspondem aos dois algarismos do dia, mês, ano da criação do arquivo. Sobram, portanto, dois algarismos.

10

10

= 10.10 = 100

Algarismo 1

Algarismo 2

Possibilidades

Por conta, são 100 possibilidades para a escolha dos algarismos. Vale notar que são 90 possibilidades em que os dois algarismos são diferentes e 10 possibilidades em que os dois algarismos são iguais.
Agora, vamos contar as permutações. No caso dos dois algarismos extras serem diferentes, teríamos 5! Permutações:

5

4 3 2

1

Dia

Mês Ano Alg 1

Alg 2

Nesse caso,

𝑁 = 5! ⋅ 90 = 10800

Além disso, no caso dos dois algarismos extras serem iguais, devemos utilizar uma permutação de 5 elementos, com repetição de 2:

Dia Mês Ano Alg 1 Alg 2

𝑁 =
5!
2!
⋅ 10 = 600
Então, o total de senhas possíveis é:
𝑁 = 10800 + 600 = 11400


QUESTÃO NÚMERO 110
GABARITO PRELIMINAR: Certo

COMENTÁRIO: Nesse caso, há 10 opções para cada algarismo.

10

10 10 10 10 10 10 10

= 108

Alg 1

Alg 2 Alg 3 Alg 4 Alg 5 Alg 6 Alg 7 Alg 8

Total


QUESTÃO NÚMERO 111
GABARITO PRELIMINAR: Certo

COMENTÁRIO: Vamos substituir P = 80.


QUESTÃO NÚMERO 112
GABARITO PRELIMINAR: Errado

COMENTÁRIO:


QUESTÃO NÚMERO 113
GABARITO PRELIMINAR: Certo

COMENTÁRIO:

Observe que as apostas crescem segundo uma progressão aritmética com primeiro termo igual a 2 e razão igual a 2.

Portanto, a vigésima quinta aposta dele terá o valor máximo permitido.


QUESTÃO NÚMERO 114
GABARITO PRELIMINAR: Errado

COMENTÁRIO:

Portanto, ele recebeu R$200 e gastou R$110 nas suas apostas. Logo, o valor do prêmio excede em apenas R$90 o valor total apostado.


QUESTÃO NÚMERO 115
GABARITO PRELIMINAR: Certo

COMENTÁRIO: Uma das equivalências clássicas do operador condicional é a propriedade de inversão. Para isso, invertemos as duas frases e aplicamos a negação em ambos.
Foi exatamente o que aconteceu no enunciado, portanto, a afirmação está correta.


QUESTÃO NÚMERO 116
GABARITO PRELIMINAR: Errado

COMENTÁRIO: Vamos utilizar as propriedades de equivalência lógica do operador condicional.

𝐴 → 𝐵 = ¬𝐴 ∨ B

Assim, temos:

𝐴 → 𝐵 = ¬[(𝑝 ∧ 𝑞)] ∨ [𝑝 ∨ (~𝑞)] = [(¬𝑝) ∨ (¬𝑞)] ∨ [𝑝 ∨ (~𝑞)]

Usando a comutatividade do operador OU:

𝐴 → 𝐵 = [(¬𝑝) ∨ (𝑝)] ∨ [(~𝑞) ∨ (~𝑞)]

Perceba que não p OU p é uma tautologia, isto é, ela é sempre verdadeira. Em seguida, podemos utilizar o fato de que uma proposição verdadeira OU qualquer proposição é sempre verdade.

𝐴 → 𝐵 = 𝑉𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟𝑜 ∨ [(~𝑞)] = 𝑉𝑒𝑟𝑑𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟𝑜

Desse modo, a proposição citada no enunciado é sempre verdadeira, independentemente do valor lógico das premissas p e q.


QUESTÃO NÚMERO 117
GABARITO PRELIMINAR: Errado

COMENTÁRIO: A proposição “Todos são iguais perante a lei” é universal afirmativa. Portanto, a sua negação é uma proposição particular negativa. Assim, devemos trocar o “todos” por “algum não”.

“Alguém não é igual perante a lei”


QUESTÃO NÚMERO 118
GABARITO PRELIMINAR: Errado

COMENTÁRIO: Vamos contar todas as permutações de 6 elementos nessa mesa redonda. Para isso, devemos utilizar uma permutação circular:

𝑃𝐶(6) = (6 − 1)! = 5! = 120

Agora, vamos excluir as permutações proibidas: aquelas em que as duas pessoas sentam juntas e consideramos as permutações circulares de 5 elementos.

2 ⋅ 𝑃𝐶(5) = 2. (5 − 1)! = 2.4! = 2.24 = 48

Então, o número de permutações possíveis é:

𝑁 = 120 − 48 = 72


QUESTÃO NÚMERO 119
GABARITO PRELIMINAR: Errado

COMENTÁRIO: Não é possível concluir isso, pois pode acontecer a seguinte situação:


QUESTÃO NÚMERO 120
GABARITO PRELIMINAR: Certo

COMENTÁRIO:

O número de diagonais do retângulo é igual a 2. Além disso,
Vamos, então, escrever os termos dessa progressão aritmética até encontrar um múltiplo de 7.

Assim, o primeiro múltiplo de 7 encontrado é 49. Logo, a casa tem número 249, que é inferior a 250.

 

Gabarito PCDF Escrivão: comentários de Atualidades – Prof. Luiz Ziriba

RESPOSTA

A tão esperada questão discursiva de Atualidades da PROVA CESPE PCDF/Cargo: Escrivão, demandou conhecimentos acerca da questão da mulher no Brasil, mais especificamente em relação a violência de gênero e ao tipo (qualificado) de homicídio denominado feminicídio que
veio a luz com o advento da Lei 13.104/15.

Em sendo assim, o postulante ao cargo deveria possuir conhecimentos acerca da questão da mulher no Brasil inicialmente. Em nossa aula de Atualidades/Brasil havia, inclusive, um texto sobre a questão do feminicídio (explicitando, logicamente, a criação da lei em tela de 2015) e que abordava (entre outros aspectos) a relação antagônica do aumento do número de feminicídios e a queda nos homicídios totais no país.

Um outro ponto fundamental a ser levado em conta é a característica do Cespe / Cebraspe de promover um conteúdo por assim dizer: “ultra-multidisciplinar” nas provas de Atualidades. Ou seja, o postulante ao cargo, para realizar uma boa redação, deveria estar bem familiarizado com o universo de legislações pedidos no edital; sendo neste caso específico a Lei 13.104/15 em associação a Lei Maria da Penha (de 2006) bastante importantes e oriundas também do conteúdo de Dir.penal.

 

Volte ao topo

Gabarito PCDF Escrivão: ranking extraoficial

Após a divulgação do gabarito PCDF extraoficial que o Gran Cursos Online promoverá na noite de sábado (21), os candidatos poderão avaliar o desempenho e mensurar a quantidade de acertos obtidos na prova.

Não esqueça de convidar todas as pessoas que você conhece que também participaram do concurso. Quanto mais cadastros, mais preciso será o ranking!

Ah, seja honesto ao inserir a sua nota. Não adianta tentar “enganar” seus concorrentes com uma nota que não é real, ok? Ninguém ganha com isso.

Boa sorte!

Clique aqui para preencher o ranking PCDF extraoficial

Gabarito PCDF Escrivão: gabarito oficial preliminar

O gabarito preliminar da prova objetiva do concurso PCDF para o cargo de Escrivão será divulgado a partir das 19 horas da data provável de 23 de agosto de 2021, no endereço eletrônico: www.cebraspe.org.br/concursos/pc_df_19_escrivao.

Volte ao topo

Gabarito PCDF Escrivão: recursos

Conforme o edital do concurso PCDF Escrivão, os candidatos que desejarem interpor recurso contra o gabarito oficial preliminar terão entre os dias 24 de agosto e 06 de setembro de 2021 para fazê-lo.

Volte ao topo

Gabarito PCDF Escrivão: próximas etapas

As próximas etapas do certame serão:

  • Prova Prática de digitação, de caráter eliminatório;
  • Exames biométricos e avaliação médica – de caráter eliminatório;
  • Prova de capacidade física – de caráter eliminatório;
  • Avaliação Psicológica – de caráter eliminatório; e
  • Sindicância de vida pregressa e investigação social – de caráter eliminatório.

A segunda etapa será constituída de:

  • Curso de Formação Profissional – de caráter eliminatório e classificatório.

Volte ao topo

Gabarito PCDF Escrivão: cronograma

Atividade Datas/períodos
Gabarito oficial preliminar das provas objetivas e padrão preliminar de resposta da prova discursiva 23/08/2021

a partir das 19 horas (horário oficial de Brasília/DF)

Período para a interposição de recursos contra o gabarito oficial preliminar das provas objetivas e pela manutenção do gabarito e contra o padrão de respostas da prova discursiva 24/08 a 06/09/2021

das 10 horas do primeiro dia às 18 horas do último dia (horário oficial de Brasília/DF)

Resultado provisório nas provas objetivas 27/09/2021
Período para a interposição de recursos contra o resultado provisório nas provas objetivas 28/09 a 11/10/2021

das 10 horas do primeiro dia às 18 horas do último dia (horário oficial de Brasília/DF)

Resultado final nas provas objetivas e resultado provisório na prova discursiva 22/10/2021

Prova PCDF Escrivão: análise

Fez a prova da PCDF neste sábado (21/8)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

Volte ao topo

Leia mais sobre o concurso PCDF acessando AQUI

Resumo do Concurso PCDF Escrivão

Concurso PCDF Escrivão POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL
Situação atual edital publicado
Banca organizadora Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – CEBRASPE
Cargos Escrivão de Polícia
Escolaridade nível superior
Carreiras Segurança Pública
Lotação Distrito Federal
Número de vagas 300 vagas
Remuneração
  • R$ 8.698,78 (conforme o edital)
  • de R$ 9.394,68 a R$ 14.851,63 (subsídio reajustado conforme Medida Provisória n.º 971, de 26 de maio 2020 que alterou a redação da Lei nº. 11.361/2006)
Inscrições de 22/10/2020 a 11/02/2020
Taxa de inscrição R$ 199,00
Data da prova objetiva 21/08/2021
Clique aqui para ver o edital PCDF Escrivão 2019

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


23 de agosto25 min. de leitura