Gabarito Senado Extraoficial para Analista na área Administração

Gabarito Senado Extraoficial: está sendo elaborado. Saiba aqui os comentários dos nossos mestres especialistas em aprovação!

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6 de Novembro de 2022

concurso Senado Federal aplicou a prova objetiva neste domingo, dia 6 de novembro de 2022. Confira nesta matéria a correção e o gabarito Senado extraoficial para Analista Legislativo na especialidade Administração.

As provas objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, serão realizadas em todas as capitais do país com duração de 4h30min, das 15h às 19h30min.

Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a prova do Senado:

Gabarito Senado extraoficial

O gabarito extraoficial do concurso público está em fase de elaboração.

Gabarito Senado: comentários

Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Analista Legislativo na especialidade de Administração, comentadas por nossos professores especialistas.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A PROVA (TIPO 1 – BRANCA)

Este conteúdo será atualizado conforme o recebimento dos comentários.

Confira abaixo os comentários:

Gabarito Língua Portuguesa (Prof. Gustavo Silva)

QUESTÃO NÚMERO 1
GABARITO PRELIMINAR: C ou D
COMENTÁRIO:
O texto mostra forte presença de temporalidade em vista da sequência cronológica na apresentação das ações realizadas pelo alpinista, o que o caracteriza como narravo.
Destaque-se que, apesar de não ser a resposta mais adequada e sujeita a recurso, a banca pode optar pela alternava D, uma vez que o autor aborda um tema (o tato e sua relação com a avidade de alpinismo) e apresenta informações acerca dele.

QUESTÃO NÚMERO 2

GABARITO PRELIMINAR: C ou E
COMENTÁRIO:
Efevamente a argumentação trazida no texto representa a versão do sujeito que recorre contra a multa aplicada e tão somente sua percepção da situação descrita. Não houve o emprego de elementos objevos na argumentação a exemplo de previsão legal que amparasse a excepcionalidade do caso.
Convém, contudo, ressaltar que a banca pode considerar a alternava E como gabarito, visto que se trata de texto apresentado a órgão público para se recorrer contra uma multa aplicada. Nesse pode produção textual, o objevo é esclarecer o contexto em que houve a aplicação da multa para que se prove que ela não deveria ter ocorrido. Ocorre, porém, que o texto não é perfeitamente claro.

QUESTÃO NÚMERO 3

GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
A retomada semânca adequada por nominalização se apresenta tão somente na alternava C. Ali, o nome “desgraça” retoma a referência conda no verbo “explodiu” da frase anterior. Ressalte-se que, na alternava A, o termo “ocorrência” retoma “colisão”, que não é verbo, daí a ausência de real nominalização e a inadequação desse item. Já os demais itens não guardam relação adequada entre os nomes empregados e os verbos antecedentes: “involução” e “subiu” (B), “acidente” e “teria apresentado” (D), “coação” e “protegerá” (E).

QUESTÃO NÚMERO 4
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Por se tratar de uma carta encaminhada pelo jornalista ao jornal para o qual trabalha, o leitor do texto é colocado na mesma posição do desnatário da carta, ou seja, o leitor tem o acesso às informações da carta como se fosse o próprio desnatário que a lê, daí tomar conhecimento dos fatos e das informações “ao mesmo tempo” do desnatário.

QUESTÃO NÚMERO 5
GABARITO PRELIMINAR: D ou E
COMENTÁRIO:
Todas as alternavas trazem indicações de desaprovação, em consonância com a argumentação contrária à fixação da carta nas escolas: “elogio ao suicídio” (A), “Não é documento básico de uma nação” (B), “apologia da violência” (C). Até mesmo a alternava E tem fundo negavo, ao associar “momento culminante da sua vida” ao suicídio.
Por outro lado, a alternava D ganha contornos de contra-argumentação em certos momentos, por conta do emprego de certas expressões elogiosas e relavizadoras associadas ao suicídio: “paixão […] legíma”, “aceitemos”, “paixão compreensível”, “revide mais do que respeitável até”.
Cabe, porém, ressaltar que a banca pode adotar a alternava E como resposta, em vista de certa menção elogiosa presente no trecho “é um texto de pronunciamento apaixonado que se atribui a um homem no momento culminante da sua vida”.

QUESTÃO NÚMERO 6
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Problemas de estruturação costumam estar associados à quebra de paralelismo na apresentação de construções coordenadas. Tal problema se apresenta na alternava C, uma vez que ali se verifica este trecho: “É, portanto, um texto […] capaz de merecer o respeito […], mas nunca para ser afixado […]. A conjunção “mas” conecta duas estruturas coordenadas que deveriam ostentar paralelismo entre si, ou seja, ambas deveriam ser constuídas de um adjevo (a exemplo de “capaz”) seguido por seu complemento nominal (a exemplo de “de merecer o respeito”).

QUESTÃO NÚMERO 7
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO:
O uso de mais objevidade da segunda frase, no item D, ocorre pelo abandono à referência à primeira pessoa do plural, antes empregada no trecho “Nossa empresa”. Por outro lado, a subjevidade encontra-se reforçada nas segundas frases dos itens A, pela presença do pronome “Nós”, e E, em vista do uso da referência “Nosso serviço”. Já os itens B e C perdem objevidade por conta da expansão das estruturas.

QUESTÃO NÚMERO 8

GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO:
Na alternava C, efevamente a explicação relava ao gosto dos legumes alcança mais precisão com a exemplificação que se apresenta, com a menção ao chuchu.
No item A, o que se tem é uma especificação, não paráfrase. No item B, não há comentário, e sim analogia. No item D, não se emprega definição de caráter individual, mas o realce ao uso de sendo denotavo dos termos. Já no item E, não existe emprego de emologia, uma vez que não se apresenta a origem da palavra, e sim termo correspondentes.

QUESTÃO NÚMERO 9
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
Em todas as outras alternavas há traços de contato com o interlocutor. Nas alternavas A e B, os vocavos demonstram o contato comunicavo, assim como o pronome “Você” na alternava D. Já o item C, que apresenta uma expressão de natureza emova, permite considerar o emprego de tal exclamação como forma de provocação em relação ao um interlocutor.
O item E, por sua vez, não apresenta elementos que demonstrem desejo de contato com um interlocutor, até mesmo em vista do emprego da 3.ª pessoa do plural, que denota mais impessoalidade.

QUESTÃO NÚMERO 10

GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: O eslo literário naturalista tende a apresentar seus personagens com aspectos animalescos e comportamentos patológicos, determinados por elementos biológicos, históricos e sociais. Além disso, a realidade social em que se encontram tais personagens é mais marginal e decadente. Os textos naturalistas, portanto, se caracterizam pela crueza das imagens que produzem como se verifica no texto do item D.

Gabarito Raciocínio Lógico Matemático

Aguardando comentário do professor.

Gabarito Língua Inglesa

Aguardando comentário do professor.

Gabarito Direito Constitucional

Aguardando comentário do professor.

Gabarito Direito Administrativo (Prof. Gustavo Scatolino)

QUESTÃO 32
Letra C
A responsabilidade é objetiva, mas em razão da culpa concorrente haverá redução no valor da indenização.

 

QUESTÃO 33
Letra B
Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

 

QUESTÃO 34
Letra A
A aplicação de multa decorre da exigibilidade do ato administrativo que significa a imposição de meios indiretos de coerção. Porém, a cobrança da multa, por ser feita judicialmente, não possui autoexecutoriedade.

 

QUESTÃO 35
Letra E
Trata-se de ato do art. 10 da Lei nº 8.429/92.
XVI – facilitar ou concorrer, por qualquer forma, para a incorporação, ao patrimônio particular de pessoa física ou jurídica, de bens, rendas, verbas ou valores públicos transferidos pela administração pública a entidades privadas mediante celebração de parcerias, sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie;
Segundo o art. 12 “§ 1º A sanção de perda da função pública, nas hipóteses dos incisos I e II do caput deste artigo, atinge apenas o vínculo de mesma qualidade e natureza que o agente público ou político detinha com o poder público na época do cometimento da infração, podendo o magistrado, na hipótese do inciso I do caput deste artigo, e em caráter excepcional, estendêla aos demais vínculos, consideradas as circunstâncias do caso e a gravidade da infração.

 

QUESTÃO 36
Letra B
Como o IPHAN é uma autarquia se sujeita ao controle finalístico/Ministerial do Ente criador da entidade. Não havendo relação de hierarquia.

 

QUESTÃO 37
Letra D
Art. 130. A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.
§ 2o – Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinquenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.

 

QUESTÃO 39
LETRA E
Art. 74. É inexigível a licitação quando inviável a competição, em especial nos casos de:
III – contratação dos seguintes serviços técnicos especializados de natureza
predominantemente intelectual com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada
a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação:
a) estudos técnicos, planejamentos, projetos básicos ou projetos executivos;
b) pareceres, perícias e avaliações em geral;
c) assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias;
d) fiscalização, supervisão ou gerenciamento de obras ou serviços;
e) patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas;
f) treinamento e aperfeiçoamento de pessoal;
g) restauração de obras de arte e de bens de valor histórico;
h) controles de qualidade e tecnológico, análises, testes e ensaios de campo e laboratoriais, instrumentação e monitoramento de parâmetros específicos de obras e do meio ambiente e demais serviços de engenharia que se enquadrem no disposto neste inciso;
IV – objetos que devam ou possam ser contratados por meio de credenciamento;
V – aquisição ou locação de imóvel cujas características de instalações e de localização
tornem necessária sua escolha.

 

QUESTÃO 40
Letra E.
Lei n.º 9784/99
Art. 64-B. Acolhida pelo Supremo Tribunal Federal a reclamação fundada em violação de enunciado da súmula vinculante, dar-se-á ciência à autoridade prolatora e ao órgão competente para o julgamento do recurso, que deverão adequar as futuras decisões administrativas em casos semelhantes, sob pena de responsabilização pessoal nas esferas cível, administrativa e penal. (Incluído pela Lei n.º 11.417, de 2006). Vigência

Gabarito Conhecimentos específicos 

Direito Financeiro – Prof. Manuel Piñon

QUESTÃO NÚMERO 41 – Ao analisar as contas do Presidente…
GABARITO PRELIMINAR EXTRAOFICIAL: Letra D
COMENTÁRIO:
Está relacionado ao Princípio Orçamentário denominado de Anualidade ou Periodicidade deixa claro que a vigência do orçamento deve ser limitada a um ano ou um exercício financeiro.

QUESTÃO NÚMERO 42 – Sobre as etapas da receita orçamentária …
GABARITO PRELIMINAR EXTRAOFICIAL: Letra C
COMENTÁRIO:
Vamos avaliar as assertivas.
I – Verdadeira.
II – Falsa. Nem todos os estágios ocorrem para todas as receitas orçamentárias, já que temos casos onde ocorre arrecadação de receitas que não foram previstas e também pode ocorrer arrecadação de receitas que não passaram pelo lançamento, como é o caso de uma doação em espécie recebida pelos entes públicos.
III – Verdadeira.

 

QUESTÃO NÚMERO 43 – Relacione as etapas do ciclo …
GABARITO PRELIMINAR EXTRAOFICIAL: Letra A

 

QUESTÃO NÚMERO 44 – A figura ilustra os estágios da despesa…
GABARITO PRELIMINAR EXTRAOFICIAL: Letra C
COMENTÁRIO:
Vamos avaliar os itens:
(F) Na verdade, os estágios da despesa são interdependentes, ou seja, em regra, somente pode haver o pagamento após a liquidação e essa depois do empenho.
(V) Sim, essa é a regra.
(F) Apresentou o conceito de liquidação.
(F) O empenho vem antes da liquidação.
(V) Sim, não só pode como deve

 

QUESTÃO NÚMERO 45 – Considerando o processo de planejamento…
GABARITO PRELIMINAR EXTRAOFICIAL: Letra C

 

QUESTÃO NÚMERO 46 – Segundo a Lei 4.320/1964, considerando-se a coincidência entre exercício financeiro e o ano civil…
GABARITO PRELIMINAR EXTRAOFICIAL: Letra E
COMENTÁRIO:
Vamos avaliar os itens:
I – Verdadeiro. Regime de caixa para as receitas.
II – Falso. Devem ser inscritas em restos a pagar.
III – Falso. Podem ser pagas à conta de dotação específica consignada no orçamento.

 

QUESTÃO NÚMERO 47 – Nos termos da Lei 4.320/1964, o artigo 1º do decreto…
GABARITO PRELIMINAR EXTRAOFICIAL: Letra A
COMENTÁRIO:
A Conta Única do Tesouro Nacional, mantida no Banco Central do Brasil, acolhe todas as disponibilidades financeiras da União, inclusive fundos, de suas autarquias e fundações. Constitui importante instrumento de controle das finanças públicas, uma vez que permite a racionalização da administração dos recursos financeiros, reduzindo a pressão sobre a caixa do Tesouro, além de agilizar os processos de transferência e descentralização financeira e os pagamentos a terceiros

 

QUESTÃO NÚMERO 48 – As despesas Orçamentárias são aquelas …
GABARITO PRELIMINAR EXTRAOFICIAL: Letra D
COMENTÁRIO:
A aquisição de bens usados é inversão financeira.
Os gastos com pessoal militar integram as despesas de custeio.
As despesas com pagamento de juros da dívida são transferências correntes.
Os gastos com planejamento e execução de obras são investimentos.
As despesas com amortização da dívida são transferências de capital.

QUESTÃO NÚMERO 49 – A IN 1234/2012…
GABARITO PRELIMINAR EXTRAOFICIAL: Letra B
COMENTÁRIO:
Vamos avaliar os itens:
I – Verdadeiro. Confira:
Art. 2º Ficam obrigados a efetuar as retenções na fonte do Imposto sobre a Renda (IR), da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e da Contribuição para o PIS/Pasep sobre os pagamentos que efetuarem às pessoas jurídicas, pelo fornecimento de bens ou prestação de serviços em geral, inclusive obras, os seguintes órgãos e entidades da administração pública federal:
I – os órgãos da administração pública federal direta;
II – as autarquias;
III -as fundações federais;
IV – as empresas públicas;
V – as sociedades de economia mista; e
VI – as demais entidades em que a União, direta ou indiretamente detenha a maioria
do capital social sujeito a voto, e que recebam recursos do Tesouro Nacional e estejam obrigadas
a registrar sua execução orçamentária e financeira no Sistema Integrado de Administração
Financeira do Governo Federal (Siafi).

II – Verdadeiro. Confira:
DAS HIPÓTESES EM QUE NÃO HAVERÁ RETENÇÃO
Art. 4º Não serão retidos os valores correspondentes ao IR e às contribuições de que trata esta Instrução Normativa, nos pagamentos efetuados a:
I – templos de qualquer culto;
II – partidos políticos;
III – instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, a que se refere o art. 12 da Lei nº 9.532, de 10 de dezembro de 1997;
IV – instituições de caráter filantrópico, recreativo, cultural, científico e às associações civis, a que se refere o art. 15 da Lei nº 9.532, de 1997;
V – sindicatos, federações e confederações de empregados;

III – Verdadeiro. Funciona como uma antecipação do tributo.

QUESTÃO NÚMERO 50 – O conceito de orçamento-programa…
GABARITO PRELIMINAR EXTRAOFICIAL: Letra B
COMENTÁRIO:
O Orçamento-Programa deve ser visto como um plano de trabalho expresso por um conjunto de ações a realizar e pela identificação dos recursos necessários para a sua execução.
O Orçamento-Programa explicita o princípio da programação ao apresentar os programas de cada órgão do governo, incluindo os objetivos a serem alcançados, determinando as ações que serão desenvolvidas para atingir esses objetivos e calcular e consignar os recursos para efetivar essas ações.
O Orçamento-Programa também explicita o princípio da especificação ou da discriminação ao impedir que as dotações sejam feitas de forma globalizada, tanto no que se refere à arrecadação de receitas quanto para gastar recursos financeiros obtidos.

Administração Pública – Prof. Adriel de Sá Monteiro

QUESTÃO NÚMERO 51
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO:
A afirmativa I é falsa. O Governo Eletrônico (e-Gov) pode ser definido como o programa governamental direcionado à disponibilização de informações e serviços à sociedade por meio de novos canais de relacionamento entre governo e cidadãos. Nesse aspecto, incluem-se a melhoria dos processos internos, eficiência
administrativa e governança, elaboração e monitoramento das políticas públicas, integração entre governos e entre governos e cidadãos, aumento da transparência e possibilidade de participação democrática e controle social. A ideia é exatamente a ampliação do contato com o usuário, e não a sua redução.
A afirmativa II é verdadeira. Segundo a Lei Complementar 101/2000 (art. 48), umas das formas de transparência inclui assegurar a transparência liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público.
A afirmativa III é verdadeira. A ideia de simplificação administrativa envolve a aplicação de soluções tecnológicas que visem a simplificar processos e procedimentos de atendimento ao usuário e a propiciar melhores condições para o compartilhamento das informações.
A afirmativa IV é verdadeira. O Governo Eletrônico brasileiro é a transformação das relações do Governo com os cidadãos, empresas e também entre os órgãos do próprio governo de forma a aprimorar a qualidade dos serviços prestados; promover a interação com empresas e indústrias; e fortalecer a participação cidadã por meio do acesso a informação e a uma administração mais eficiente.

QUESTÃO NÚMERO 54
GABARITO PRELIMINAR: E
COMENTÁRIO:
A sequência correta é 2, 2, 1, 2 e 1.
O Modelo Gerencial (2) desloca a ênfase dos procedimentos (meios) para os resultados (fins), com orientação para o cidadão-cliente, sendo uma gestão flexível e descentralizada.
O Modelo Gerencial (2) inclui a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário.
O Modelo Burocrático (1) tem o traço de uma organização estável e especializada, com carreiras organizadas (profissionalização) e divisão do trabalho.
O Modelo Gerencial (2) prevê um Estado que atue no papel de regulador, fiscalizador e controlador, defendendo que os princípios gerenciais presentes nas empresas privadas sejam também aplicados no meio público.
O Modelo Burocrático (1) tem um apego às normas, procedimentos e rotinas de trabalho (padronização).

QUESTÃO 55
Gabarito preliminar: D.
A Teoria do Equilíbrio Pontuado é uma teoria sobre a formação e mudança de agenda em políticas públicas, elaborada por
Baumgartner e Jones (1993)1
Segundo Maria das Graças Rua e Roberta Romanini, na coleção “Para Aprender Políticas Públicas”, o modelo em estudo indaga acerca das causas da continuidade e das alterações inerentes às políticas públicas.
A teoria do equilíbrio pontuado realiza os seguintes questionamentos:
Ou seja: por que os processos políticos exibem longos períodos de estabilidade e, de repente, passam por alterações de grandes proporções, às quais se segue, novamente, a estabilidade? E por que a agenda de políticas públicas e as próprias políticas públicas ora mudam radicalmente, ora exibem apenas alterações incrementais?

QUESTÃO 56
Gabarito preliminar: D.
A primeira afirmativa está correta. Em um BSC, o mapa estratégico deve ser elaborado com uma descrição clara da estratégia e das metas vinculadas entre si. Cada objetivo terá de um a dois indicadores associados, com metas e planos de ação a ele conectados.
A segunda afirmativa está correta. Se o foco da medição está na experiência do usuário, os indicadores devem ser gerados a partir das necessidades dos usuários.
A terceira afirmativa está correta. A confiabilidade trata da qualidade das instruções e fórmula no sentido de que o resultado apurado pelo indicador de fato apresente o resultado de acordo com a descrição do que se deseja medir. A simplicidade diz respeito à facilidade de ser compreendido e aplicado tanto pelos executores, quanto pelos que receberão seus resultados. A rastreabilidade trata da facilidade para identificação da origem dos dados, seu registro e manutenção. A praticidade é a garantia de que realmente funciona na prática e permite a tomada de decisões gerenciais.

QUESTÃO 57
Gabarito preliminar: E.
A primeira afirmativa é falsa. Ser um dos objetivos é diferente de ser “o foco”. E, claramente, processos não são o foco da governança pública, mas um de seus itens de um conjunto maior. A prática de estabelecer o modelo de governança consiste na definição de um conjunto de diretrizes (orientações), valores, processos e estruturas necessários para que as atividades de governança – avaliar, dirigir e monitorar a gestão.
A segunda afirmativa é verdadeira. A governança pública deve promover valores de integridade e implementar elevados padrões de comportamento, começando pela demonstração de conduta exemplar da liderança da organização e de apoio às políticas e programa de integridade.
A terceira afirmativa é verdadeira. Em termos diretos, um dos objetivos da governança pública é a melhoria do desempenho da organização para a geração de valor.
A quarta afirmativa é verdadeira. A governança pública também promover a simplificação administrativa, a modernização da gestão pública e a integração dos serviços públicos.

QUESTÃO 67
Gabarito preliminar: B.
A sequência correta é 1, 5, 4, 2 e 3.
A abordagem clássica (1) tem dois personagens se destacam nos primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração Clássica:
Frederick Winslow Taylor (um americano), que divulgou os postulados a chamada Escola da Administração Científica, cuja preocupação principal era aumentar a eficiência da organização por meio da racionalização do trabalho operário; e
• Jules Henri Fayol Barros Zacanti (um turco), que desenvolveu a chamada Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas.
Por isso, foco na tarefa e na estrutura organizacional.
A abordagem contingencial (5) procura analisar as relações dentro e entre os subsistemas, bem como entre a organização e seu ambiente e definir padrões de relações ou configuração de variáveis. Ele enfatiza a natureza multivariada das organizações e procura verificar como as organizações operam sob condições variáveis e em circunstâncias específicas.
A abordagem sistêmica (4) ou seja, toda organização que funciona como um sistema aberto, recebe entradas e insumos de seu ambiente externo, processa-os e transforma-os em produtos/serviços para devolvê-los ao ambiente externo e colocá-los no mercado.
A abordagem estruturalista (2) apresenta uma concepção mais eclética que a Teoria Burocrática. Assim, por exemplo, enquanto a Teoria Burocrática enfatiza os aspectos intraorganizacionais, a Teoria Estruturalista introduz os estudos sobre o ambiente, dando relevância, também, aos aspectos interorganizacionais.
A abordagem comportamental (3) possui enfoque nas necessidades, interesses e sentimentos das pessoas que trabalham nas organizações.

QUESTÃO 68
Gabarito preliminar: D.
Na abordagem por traços, o líder apresenta características marcantes de personalidade por meio das quais pode influenciar o comportamento das demais pessoas. Cada autor especifica alguns traços característicos de personalidade que definem o líder.
A letra A está incorreta. Trata-se da liderança autocrática, onde o líder centraliza totalmente a autoridade e as decisões.
A letra B está incorreta. Trata-se de características da liderança orientada para as tarefas, onde o líder se concentra nas tarefas a ser desempenhadas, no progresso que esteja sendo feito e nas maneiras de cumprir o trabalho.
A letra C está incorreta. A abordagem situacional enfatiza que o estilo de liderança deve se ajustar à contingência ou à situação (e não previamente), pois, assim como a situação varia, também variam os requisitos de liderança.
A letra E está incorreta. A liderança contingencial exige que o líder que se adapta diante de certas situações se origina da relação entre estilo do líder, característica do liderado e situação encontrada. Logo, os atributos da personalidade do líder são fatores importantes para essa teoria.

QUESTÃO 69
Gabarito preliminar: A.
A correlação de conceitos do modelo da espiral de conhecimento é a seguinte:
• Socialização = TÁCITO em TÁCITO
• Externalização = TÁCITO em EXPLÍCITO
• Combinação = EXPLÍCITO com EXPLÍCITO
• Internalização = EXPLÍCITO em TÁCITO
Logo, a sequência correta é: 3, 4, 2 e 1.

QUESTÃO 70
Gabarito preliminar: E.
Os princípios e valores orientam a convivência dos membros de uma organização e o processo de tomada de decisão e do comportamento no cumprimento da sua missão e na busca da visão de futuro.
A visão é um modelo mental claro de um estado ou situação altamente desejável pela organização, ou seja, uma realidade futura e possível.
Deve responder à seguinte questão: “Aonde queremos chegar?”.
A análise interna e a análise externa (diagnóstico organizacional) permitem ao administrador analisar, sistematicamente, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de sua organização, permitindo que ele antecipe os problemas futuros. Uma das ferramentas mais utilizadas para esse diagnóstico é a Análise ou Matriz SWOT, uma ferramenta típica do planejamento estratégico que considera a organização como um todo e o seu ambiente interno e externo.
Um cenário não é a realidade futura, mas um meio de representá-la, com o objetivo de nortear a ação presente à luz dos eventos futuros possíveis (desejáveis ou indesejáveis). Assim, o planejamento baseado em cenários visa estabelecer objetivos e metas de forma aberta e flexível, buscando sempre a aprendizagem sobre o futuro.
Por fim, a missão é o que a organização realizará no seu negócio ou a definição do próprio negócio; enfim, é a razão de ser da organização.
A declaração de missão deve responder à seguinte questão: “Por que ou para que existimos?”.

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Gabarito Senado preliminar

O gabarito oficial preliminar e o resultado preliminar da Prova Objetiva, bem como o espelho de correção e o resultado preliminar da Prova Discursiva serão divulgados no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/senado22.

Data prevista para divulgação do gabarito preliminar: a definir pela FGV, entre os dias 7 e 11 de novembro.

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Gabarito Senado: recursos

Para recorrer contra o gabarito oficial preliminar da Prova Objetiva, o candidato deverá usar formulários próprios, encontrados no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/senado22, respeitando as respectivas instruções.

O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito.

Período de interposição de recursos: 2 (dois) dias úteis para fazê-lo, a contar do primeiro dia útil subsequente à publicação do gabarito preliminar.

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Gabarito Senado: próximas etapas

Exclusivamente para tal cargo foi somente as provas objetiva e discursiva.

 

Prova Senado: análise

Fez a prova do Senado Federal neste domingo (6/11)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

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Resumo do Concurso Senado

concurso Senado Senado Federal
Situação atual Edital publicado
Banca organizadora Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Cargos Advogado, Analista Legislativo, Consultor Legislativo e Técnico Legislativo (Policial Legislativo)
Escolaridade Nível superior
Carreiras Legislativo, jurídica, saúde, administrativa, Tecnologia da Informação e Policial
Lotação Brasília/DF
Número de vagas 22 + 980 Cadastro de Reserva
Remuneração de R$ 19.427,79 a R$ 33.461,68
Inscrições de 23 de agosto de 2022 até 21 de setembro de 2022
Taxas de inscrição de R$ 55,00 a R$ 94,00
Data  da prova objetiva 6 de novembro de 2022
Confira aqui os editais publicados:


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6 de Novembro de 2022

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