Gerenciamento da Qualidade

Avatar


02 de janeiro2 min. de leitura

Olá, Concurseiro/a!

No post de hoje, dando sequência à nossa série sobre as áreas de conhecimento do PMBOK, vamos conversar sobre a área de QUALIDADE, com uma breve descrição, alguns pontos de atenção, conhecendo seus processos e resolvendo algumas questões!

De acordo com o PMBOK 6, o Gerenciamento da Qualidade do Projeto inclui os processos para incorporação da política de qualidade da organização com relação ao planejamento, gerenciamento e controle dos requisitos de qualidade do projeto e do produto para atender os objetivos das partes interessadas.

E como já tradição, com apenas esse conceito simples, já conseguimos resolver algumas questões, conforme exemplo a seguir:

Em linhas gerais, qualidade é adequação aos requisitos.  Com efeito, o gerenciamento da qualidade do projeto aborda o gerenciamento do projeto e das entregas do projeto.  Gerenciamento da Qualidade se aplica a todos os projetos, independentemente da natureza das suas entregas.  As medidas e técnicas de qualidade são específicas do tipo de entrega produzida pelo projeto.

Por exemplo, o gerenciamento da qualidade do projeto para entregas de software pode usar abordagens e medidas diferentes das utilizadas na construção de uma usina nuclear.

Os processos de Gerenciamento da Qualidade, conforme o PMBOK 6, são:

  • 8.1 Planejar o Gerenciamento da Qualidade — O processo de identificar os requisitos e/ou padrões da qualidade do projeto e suas entregas, e documentar como o projeto demonstrará a conformidade com os requisitos e/ou padrões de qualidade. 
  • 8.2 Gerenciar a Qualidade — O processo de transformar o plano de gerenciamento da qualidade em atividades da qualidade executáveis que incorporam no projeto as políticas de qualidade da organização. 
  • 8.3 Controlar a Qualidade — O processo de monitorar e registrar resultados da execução de atividades de gerenciamento da qualidade para avaliar o desempenho e garantir que as saídas do projeto sejam completas, corretas e atendam as expectativas do cliente. 

Para compreendermos a dinâmica do gerenciamento da qualidade, podemos observar a imagem a seguir, que ilustra as principais inter-relações do Processo de Gerenciamento da Qualidade do Projeto, com “conversa” direta com os processos de Integração e Escopo.

 

Nessa área de conhecimento, os assuntos mais cobrados pelas bancas dizem respeito aos nomes dos processos (já listados acima) e às ferramentas e técnicas aplicáveis e suas respectivas saídas.  Para resolver isso, sempre recomendo uma “zapeada” na visão geral desta área de conhecimento.

 

Vejamos algumas questões, que exemplificam exatamente esse viés de cobrança, das mais diversas bancas:

Admito que Qualidade não seja uma das áreas mais cobradas nas provas, mas as bancas costumam colocar o PMBOK e suas áreas de conhecimento nos editais, não excluindo a qualidade.  Então, devemos sempre nos preparar…

Para que você se sinta preparado para as mais simples ou complexas questões, faço questão que nossas aulas gravadas aqui no Gran Cursos Online abordem cada um dos 49 processos do PMBOK 6, detalhando suas entradas, ferramentas e técnicas e saídas, demonstrando como as bancas costumam cobrar aquele processo em específico, para você estar sempre alerta e ready to GO!

Continue com a gente e bons estudos!

Avatar


02 de janeiro2 min. de leitura