Gestão do tempo para Concursos Públicos

Avatar


06 de fevereiro4 min. de leitura

Fala galera, beleza pura? Hoje o nosso bate-papo é sobre a gestão do tempo para concursos públicos. Como assim, Nelson? É isso mesmo, você deverá ter em mente que, para lograr êxito em concurso público, deverá ser o gestor de seu tempo, ou seja, desenvolver métodos e utilizar ferramentas que lhe ajudarão a atingir um alto rendimento nos estudos, tudo isso, apenas organizando suas tarefas semanais. Vamos aprender mais sobre auto-organização?

Para passar em concursos públicos, não basta dedicar-se por incontáveis horas, deixar de conviver com sua família, abandonar a prática de atividades físicas e buscar a exaustão em seu processo de aprendizagem. Essas, com certeza, não são as atitudes que você deverá adotar: se fosse apenas isso, muitos candidatos seriam aprovadas em pouco tempo de estudos, porém, eu e você sabemos, que não é isso que ocorre.

Tranquilo, coach Nelson, mas como posso colocar em prática suas dicas? Ordenarei esse texto, em uma lista de recomendações sobre gestão do tempo, visando não só aumentar a sua produtividade nos estudos, mas também reduzir o tempo até a sua aprovação. Vamos dividir essa lista em pontos.

Ponto 1 – Separe o final de semana para você organizar todos os seus afazeres semanais, ou seja, monte sua grade de horários com todas as disciplinas, materiais, horários e metas a serem cumpridas.

Ponto 2 – Em seu calendário mensal de estudos, destaque os dias em que terá que ir às consultas ou outros compromissos inadiáveis e redistribua o tempo de estudos deste dia nos outros ou “pague sua dívida” em sua “folga” dos estudos. É isso mesmo, disciplina no cumprimento de suas metas é fundamental.

Ponto 3 – Organize o seu ambiente de estudos, mantenha-o limpo e iluminado. Coloque a sua garrafa de água, todos os materiais e fontes de estudo, em cima de sua mesa, sempre ao seu alcance. Isso reduzirá o tempo perdido, haja vista que você não consumirá seu precioso tempo procurando materiais ou indo à cozinha beber água. Sua concentração aumentará perceptivelmente.

Ponto 4 – Faça o uso consciente de seu celular. O maior vilão de todos os meus alunos, chama-se CELULAR! ATENÇÃO, isso mesmo, CAIXA ALTA e texto em negrito: controle seu tempo em REDES SOCIAIS. Como fazer isso? Vários aparelhos celulares e aplicativos registram o tempo perdido em redes sociais por dia. Com meus alunos, indico apenas uma hora por dia gasta nesses ambientes.

Ponto 5 – Você deverá respeitar todos os pontos anteriores. Muitos candidatos traçam metas prósperas e arrojadas, no entanto não as colocam em prática. Respeite o seu tempo, seus sonhos e o seu propósito. CUMPRA o que você se propôs a fazer durante sua semana. Na sexta feira, beba da água do sucesso, por ter cumprido sua meta semanal.

Gostaram? Pois bem, agora vamos “botar a mão na massa”. Apresentarei um modelo de guia de estudos semanal, utilizado por mim, em um evento realizado pelo GranCursos Online, destinado à gratificante carreira policial. Veja.

Caro aluno(a), infere-se desse exemplo de planejamento de estudos semanal, a importância não só em possuir conhecimento de todas as matérias que enfrentará durante a semana, mas também do tempo destinado a cada uma delas.

Esse cronograma foi direcionado para um candidato que possui quatro horas líquidas para estudar diariamente. Opa, coach, o que seria essas horas líquidas? As horas “líquidas” de estudos correspondem ao tempo, por você, cronometrado. Ao estudar, o candidato acionará o cronômetro quando iniciar os seus estudos, pausando-o, todas as vezes em que perder o foco, ir ao banheiro, mexer em seu celular ou conversar com o parente ou amigo. Após usar tal técnica, tenha certeza que sua produtividade aumentará geometricamente.

Agora, no tocante ao convívio social de um candidato para concursos públicos, vamos bater um papo sobre eventos sociais? Para tornar nosso conteúdo mais didático, também organizei minhas colocações mais importantes em pontos. Vamos lá?

Ponto 1 – Sendo o gestor de seu tempo, você conseguirá ir a festas, encontrar amigos, assistir um filme ou até realizar curtas viagens. Tudo isso durante a sua preparação. Basta que dedique um tempo para cada atividade, respeitando, obviamente, a maior parte de seu tempo para os estudos. Saiba que ninguém consegue obter alto rendimento executando várias tarefas. Concentre sua energia diária em poucas atividades.

Ponto 2 – Esqueça-se daquela falsa crença que diz: para passar você precisa  “bitolar”, estudar no mínimo oito horas por dia e economizar energia em seus momentos de descanso. Essa conduta é totalmente o contrário do que deve ser feito!  Sabe aquele show da banda que você admira? Pois bem, compre o ingresso e vá, mas saiba que você não poderá ficar até as cinco da manhã sem dormir, ou seja, a diversão deve respeitar a moderação e a razoabilidade.

Ponto 3 – Aplique em sua vida o conceito de Intervalo de Qualidade para Concursos. Muitos candidatos, de maneira equivocada, optam por ficar em casa sem realizar nenhuma atividade que possui vontade, porque acreditam que ficarão “cansados” para estudar no dia seguinte. Exatamente o contrário é o que ocorre se o estudo for intercalado com intervalos de qualidade, assim, em sua folga na preparação, faça uma atividade que te proporcione prazer e felicidade. Pratique atividade física, encontre seus amigos, assista a um filme, recarregue, assim, suas energias para regressar aos estudos no dia seguinte.

Por fim, após apresentar alguns pontos acerca de gestão do tempo, o mais importante é você colocá-los em prática! Organize seu guia semanal de estudos, coloque em prática o conceito de intervalo de qualidade, torne-se o gestor de seu tempo e, ao final, alcance a APROVAÇÃO!

Estamos juntos nesta árdua caminhada, saiba que você está passando por um tempo de provações. Mantenha-se focado, sua hora vai chegar!!

Conte com toda a Equipe do Grancursos Online para isso!

Abraços.


Nelson Marangon

Atualmente como Escrivão de Polícia da PC-DF, foi aprovado em diversos concursos públicos antes dos vinte e cinco anos, entre eles: Polícia Rodoviária Federal; Polícia Militar do Distrito Federal (22º posição); Tribunal Superior do Trabalho; Escrivão de Polícia PCDF. É Advogado-Colaborador na Defensoria Pública do DF.


CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 920.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias o Gran Sistema de Ensino!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


06 de fevereiro4 min. de leitura