Governança de Dados x Gestão de Dados

Avatar


30 de março4 min. de leitura

Olá pessoal…salve, salveeee 🙂

Estou de volta com mais um artigo, agora trazendo uma introdução sobre um tema que vem ganhando força no serviço público, estou falando da Governança e Gestão de Dados, vem comigo !!

Vamos iniciar falando sobre Governança de Dados.

A Governança de Dados é um termo amplo e seu conceito está atualmente em evolução, onde envolve o cruzamento de diversas disciplinas, onde o foco principal está na qualidade de dados em seu sentido mais amplo. Para se obter esta qualidade, não tem como fugir da necessidade de maturidade da organização na gerência dos dados, como sendo um recurso importante, onde aspectos de segurança, valoração, monitoração, privacidade, ética e aderência a regras de compliance(conformidade), são levados em consideração.

É por meio da Governança de Dados, que as empresas têm revisto os seus processos, para que estes se abasteçam e produzam dados, criando assim um sentido maior de qualidade conjunta entre esses dois elementos importantes: processos e dados.

Assim como um processo organizacional, a Governança de Dados passa a estabelecer políticas, padrões, processos, procedimentos e diretrizes coorporativas, legislando sobre dados, inclusive, atribuindo papéis específicos para tratamento destes elementos com responsabilidade. No serviço público isto vem se materializando através da formação de comitês de governança de dados, dois grandes exemplos são o Banco Central do Brasil e o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

No tocante aos papéis, destaca-se os proprietários (owners) e gestores (stewards) de dados, onde o foco são em funções do negócio da organização, mas que mantêm relação com papéis já conhecidos, como os administradores de dados, administradores de banco de dados, arquitetos de dados, sendo estes papéis mais comuns no âmbito da TI em uma organização. Resumindo, este elo entre área de negócio e área técnica, girando em torno de processos e dados, faz surgir uma Governança de Dados mais bem orquestrada na organização, seja ela pública ou privada.

Com relação a maturidade de uma organização, vejamos abaixo uma figura, chamada de 9 Ps  da Governança de Dados, onde de forma engraçada, um gestor pode avaliar em que nível de maturidade a sua organização se encontra.

Neste contexto, é importante diferenciar Gestão de Dados e Governança de Dados.

A Gestão de Dados é a disciplina responsável por definir, planejar, implantar e executar estratégias, procedimentos e práticas necessárias para gerenciar de forma efetiva os recursos de dados e informações das organizações, incluindo planos para sua definição, padronização, organização, proteção e utilização.

Segundo o guia DMBOK:

Gestão de Dados é a função na organização que cuida do planejamento, controle e entrega dos ativos de dados e de informação. Esta função inclui: as disciplinas do desenvolvimento, execução e supervisão de planos, políticas, programas, projetos, processos, práticas e procedimentos que controlam, protegem, distribuem e aperfeiçoam o valor dos ativos de dados e informações.

As principais funções que compõe a disciplina de Gestão de Dados, estabelecidos pelo guia DMBOK são as seguintes :

A primeira função a ser observada na figura acima é a de Governança de Dados, responsável pelo planejamento, supervisão e controle do uso e gestão de dados em alto nível. É uma função estratégica e direcionadora de toda a Gestão de Dados da organização, por isso está localizada no centro do círculo e veremos mais detalhes sobre ela adiante.

A Gestão da Arquitetura de Dados é responsável por definir as necessidades de dados da empresa, sendo geralmente necessidades corporativas. Também é responsável por criar e manter a Arquitetura Corporativa de Dados de acordo com os objetivos estratégicos da empresa.

A Gestão de Modelagem de Dados e Projeto representa as atividades de dados dentro do ciclo de desenvolvimento de sistemas, tais como: Modelagem de Dados (incluindo as avaliações em modelos de dados existentes), análise de requisitos de dados, projeto de banco de dados, implantação e manutenção dos bancos de dados.

A Gestão de Armazenamento de Dados é responsável por manter armazenados os dados ao longo do seu ciclo de vida após a criação das estruturas para esse propósito. O ciclo inicia na criação e/ou aquisição dos dados e vai até o arquivamento final ou a sua eliminação.

A Gestão da Segurança dos Dados é responsável por definir e manter a políticas de segurança e procedimentos a fim de prover a adequada autenticação, utilização, acesso e auditoria de dados.

A Gestão de Dados Mestres e Dados de Referência é responsável por definir e controlar atividades para garantir a consistência e disponibilização de visões únicas dos dados mestres e de referência de empresa.

A Gestão de Data Warehousing (DW) e Business Intelligence (BI) é responsável por definir e controlar processos para prover dados de suporte à decisão, geralmente disponibilizados em aplicações analíticas. Destaquei em vermelho esta função na figura acima, para que possam perceber o vínculo entre estes assuntos, que com frequência são cobrados nas provas de concursos.

A Gestão da Documentação e Conteúdo é dedicada a planejar, implementar e controlar atividades para armazenar, proteger e acessar os dados não estruturados da organização.

A Gestão de Metadados é responsável por gerir e armazenar os metadados da organização, além de viabilizar formas de acesso. Metadados é frequentemente chamado de dados sobre dados ou informação sobre informação.

A Gestão da Qualidade dos Dados é dedicada à gestão das atividades para aplicação de técnicas de qualidade de dados com o propósito de medir, avaliar, melhorar e garantir a qualidade dos dados da organização.

A Gestão de Integração de Dados é responsável pela aquisição, extração, transformação, movimento, entrega, federação, virtualização e suporte operacional. Deve também garantir a interoperabilidade dos dados. Parte destas atividades servirá para construir o DW que será utilizado por ferramentas analíticas.

Bem, vou ficando por aqui, não deixem de ler o artigo do link  que deixei no final deste artigo, como leitura complementar.

Questão de Concurso

[FGV – TJGO – 2014 – Analista Judiciário – Análise de Sistemas]

Uma das funções da Governança de Dados é denominada Gerência de Dados Mestres e de Referência. Nesse contexto, dados mestre e de referência de uma empresa são:

a) os glossários contendo os termos de negócio;
b) os esquemas dos bancos de dados e outros repositórios não estruturados;
c) os códigos e cadastros críticos de negócio;
d) os metadados dos sistemas corporativos;
e) as dimensões dos sistemas de BI corporativo.

Gabarito: c)

Um forte abraço, bons estudos e até o próximo artigo. 😉

Prof. Luis Octavio Lima
Referências:
[1] RÊGO, Bergson. Gestão e Governança de Dados
[2] BARBIERI, Carlos. Governança de Dados
[3] The Dama Guide to the Data Management Body of Knowledge (Dama-Dmbok)
Avatar


30 de março4 min. de leitura