Governo do RS altera regras do plano de carreira do Magistério estadual

As principais mudanças atingem o acesso à promoção de classe e modificações no período de estágio probatório do Magistério

Avatar


18 de fevereiro1 min. de leitura

Regras do plano de carreira do magistério foram alteradas (foto: freepik)

Com intuito de modernizar as normas referentes ao plano de cargos e salários do Magistério estadual, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, sancionou a Lei 15.451/2020, que altera o estatuto, instituindo regras mais rígidas. As principais alterações atingem o acesso à promoção de classe e modificações no período de estágio probatório.

Segundo a Lei, o tempo de estágio probatório passa de dois para três anos. Além disso, a nova regra estipula a avaliação de desempenho como item fundamental para aquisição da estabilidade. Esta verificação levará em conta os seguintes requisitos: idoneidade moral, disciplina, assiduidade, dedicação, eficiência e produtividade.

Ainda em relação ao estágio, a norma estabelece que nas situações em que o profissional do Magistério Público Estadual estiver afastado das suas funções, inclusive para o exercício de função de confiança, o período de estágio probatório ficará suspenso pelo prazo máximo de seis anos, após o qual deverá ser retomado o exercício das funções para as quais foi nomeado por concurso público, sob pena de não confirmação no cargo.

Foram designados dois critérios para o acesso à promoção de classe: a antiguidade e merecimento. Segundo as novas regras, não será promovida a pessoa em estágio probatório e nem aquele que, já tendo sido confirmado na carreira, não conte com o interstício mínimo de três anos de efetivo exercício na respectiva classe.

O merecimento será avaliado anualmente e levará em conta alguns itens como a participação em cursos profissionais; cumprimento do plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino em que atua; assiduidade; melhoria dos índices de fluxo da educação básica da escola e apresentação; e execução de propostas progressivas de inovações educacionais, numa perspectiva inovadora, criativa e empreendedora.

Servidores nomeados para mandato público eletivo, à disposição de outros órgãos ou entidades; ocupando cargo de provimento em comissão; licenciado para o desempenho de mandato classista; ou no gozo de licença para tratar de interesses particulares terão período de interstício suspenso até que retornem às atividades no Magistério.

As demais alterações podem ser conferidas aqui.


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

CONCURSOS PREVISTOS PARA RS

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


18 de fevereiro1 min. de leitura