Hábitos saudáveis para manter o ritmo na quarentena

Avatar


15 de maio4 min. de leitura

Aqui estamos novamente para tratar de como manter seus estudos em dia nesse clima de pandemia histórico que estamos enfrentando. Provavelmente você deve estar um pouco desanimado, com certa dose de pânico e medo, cheio de dúvidas e de incertezas. Se está sentindo qualquer um desses sintomas, pode se tranquilizar. Tudo isso é normal, e mais importante, TUDO ISSO VAI PASSAR!

Este é realmente um período difícil pelo qual estamos passando. Alguns conseguem lidar de maneira mais amena, outros estão passando por imensas dificuldades, afinal de contas, o futuro é incerto, as pessoas estão perdendo dinheiro, empregos e vidas. A tensão toma conta de nosso país e do mundo, tanto nos aspectos óbvios, como na saúde, mas também na economia e na política. Mas, de novo, TUDO VAI PASSAR!

Eu assisti a uma live no Instagram (nessa quarentena), sobre negócios e investimentos, em que alguém (um megaempresário, cujo nome não me recordo) disse uma frase a qual tenho carregado comigo: “Nenhum mal é permanente, assim como nenhuma felicidade; tudo são momentos, tudo passa”.

Isso me tocou bastante porque é uma verdade com a qual temos de lidar: nenhum mal ou nenhum bem é permanente. Atravessamos por momentos, alguns melhores, outros piores, e esses momentos fazem parte da vida. Mas isso não é uma questão apenas de sobrevivência. Não devemos simplesmente passar por esses momentos, e sim aproveitá-los. Na adversidade é quando mostramos nosso real valor. Existem oportunidades a serem aproveitadas mesmo em tempos de desespero.

Voltando ao discurso da live, eles falaram sobre ofertas de ações de empresas altamente rentáveis vendidas a preço de banana. Trazendo para o nosso foco, você que estuda ganhou um bem mais precioso que o dinheiro: TEMPO. Principalmente aqueles que estavam inscritos para o concurso de Escrivão da PCDF, cuja prova seria em março.

Sim, é verdade que temos alguns editais os quais foram publicados nesse período, a exemplo da PCPR, do Depen, dentre outros. Porém, tudo pode acontecer. Não estou dizendo que essas provas serão anuladas. Calma! Digo apenas que pode acontecer de serem anuladas, afinal, vivemos num período de incertezas.

Como fazer para administrar essas incertezas? Como fazer para aproveitar o tempo que nos foi dado?

Primeiro, aja. Não adianta ficar se lamentando ou sofrendo por antecedência. Se tem uma coisa que aprendi em meus anos como praticante de arte marcial, é que a melhor defesa será sempre o ataque. Aplique isso aos estudos com um simples conceito: comece a estudar!

Estabeleça uma meta. Coloque-se em ação. Não deixe o tempo ser desperdiçado. Não fique pensando em problemas, e sim, em soluções. Aprenda algo novo, reinvente-se, enfrente seus medos e se permita ser criativo. Vamos tratar de cada um desses tópicos individualmente:

  1. Estabelecer uma meta.

Antes de qualquer coisa, responda a si quatro perguntas básicas:

a) O quê? (Sua meta, seu objetivo, o que pretende almejar);

b) Quanto? (Coloque aqui o preço que está disposto a pagar para cumprir seus objetivos. Lembre-se: primeiro vem o preço, depois, a satisfação);

c) Quando? (Estabeleça um prazo RAZOÁVEL para cumprimento da meta);

d) Como? (Aqui você define a forma que vai adotar para atingir seus objetivos – o procedimento).

Respondidas essas perguntas, é hora de colocá-las em prática. Escreva-as em um papel. Revise-as quando for necessário. Mas aja.

  1. Colocar-se em ação.

É normal que, nos primeiros dias de confinamento, você tenha se sentido como se estivesse de férias: acordou tarde, ficou à toa, viu Netflix. Já acabou esse período, agora é hora de agir. Adote uma rotina de vida. Não igual, porque o momento não é o mesmo, mas parecida com a que você tinha antes desse período. Se está trabalhando de home office, tente realizar suas tarefas no mesmo horário no qual costumava trabalhar. Se você tem filhos, coloque-os para seguir a mesma rotina de antigamente.

Acorde cedo para fazer exercícios, e não deixe de fazê-los – mesmo em casa, temos uma gama de opções à nossa disposição, além de muitos vídeos gratuitos na Internet ensinando a como manter uma rotina de atividades físicas em casa. Use a tecnologia ao seu favor. E, o mais importante, estude quando é seu horário de estudar. Você não está de férias, e o tempo está passando.

  1. Não desperdiçar tempo, mas também não querer extrapolá-lo.

Se estudava quatro horas diárias, faça suas tarefas. Se, por acaso, consegue encaixar mais uma hora que era desperdiçada no trânsito, esta é uma excelente oportunidade, mas não exagere. Não é porque agora está com três horas livres a mais que deve utilizar todo esse tempo para estudar.

Se você já tem uma quantidade de horas líquidas boas, não se force muito. Querendo ou não, esse é um período difícil e qualquer tensão pode vir a arrebentar a corda, que é a sua sanidade. Dê a si mesmo o luxo de ter algum tempo para relaxar, apenas não desperdice o seu tempo.

  1. Não focar em problemas.

Mude seu mindset. Na corrida do ouro nos EUA, muita gente foi ao oeste atrás do sonho da riqueza; alguns a encontraram, mas muitos se deram mal. Mas houve um grupo que lucrou, e muito: os fornecedores de pás e de picaretas. Aprenda a enxergar oportunidades enquanto outros veem problemas.

  1. Aprender algo novo.

Somos seres evolutivos, criativos e revolucionários. Aprenda consigo mesmo e permita a mudança. Abrace-a. Aprenda algo novo, algo que nunca pensou em fazer, faça isso por algum tempo, e fique bom nessa atividade. Aprenda. Conheça um método novo, descubra uma habilidade nova, permita que sua criatividade ganhe asas, você vai se surpreender com os resultados.

Não é um período fácil, sei disso. Também sei que não tenho todas as respostas, mas posso contar minha experiência. Há muito eu adoto todas essas atitudes que narrei para vocês, e elas têm sido a chave para o sucesso de minhas realizações. Deu certo para mim e pode dar certo para você também, só precisa pôr em prática. Como um grande mestre disse uma vez: “Não tente, faça!”

Para você que ainda não conhece os serviços do Gran Cursos Online, aqui nós temos uma equipe capacitada da qual tenho orgulho de fazer parte. Temos profissionais altamente habilitados e preparados, nossos GranXperts, cujo trabalho é exatamente traçar para você a melhor forma de atingir seus objetivos. Nós te orientamos e acompanhamos seus estudos para que você atinja seu potencial máximo e, com isso, venha a obter o melhor resultado em sua prova. Venha conhecer nossos serviços!

Avatar


15 de maio4 min. de leitura