Largura de Banda vs Taxa de Transmissão

Por
2 min. de leitura

Olá meu querido aluno, hoje vamos falar sobre um ponto muito importante dentro de redes de computadores. Este conceito às vezes causa confusão, pois ele aparece com nomes diferentes a depender do autor. Hoje vamos falar de largura de banda e de taxa de Transmissão.

Um sinal pode ser decomposto em diversos outros sinais. No domínio da frequência, é possível montar um gráfico que mostra todas as frequências que compõem esse sinal. Esse gráfico é chamado de espectro de frequência.

Chamamos de largura de banda o intervalo de frequência que um sinal ocupa no espectro de frequência. Essa largura pode ser calculada pela diferença entre a maior e a menor frequência que faz parte do sinal. Como ele é intervalo, por isso chamamos ele de banda. Ou seja, ele é apenas parte do espetro total.  Colocando os sinas em regiões diferentes é possível fazer transmissões simultâneas.

A taxa de transferência é quantidade de bits que é possível transmitir com um determinado sinal. Alguns autores de redes usam o termo largura de banda como sinônimo de taxa de transferência, esse é o caso do Kurose. Já o Forouzan, deixa claro a diferença entre os dois conceitos.

Usar taxa com sinônimo de banda acontece porque os dois termos estão intimamente ligados devido a equação de Nyquist. Segundo Tanenbaum, se um sinal consistir em V níveis discretos, pelo teorema de Nyquist, temos:

taxa máxima de dados = 2 H Log2 V bits/s

Onde H é a largura de banda.

Se o canal de transmissão tiver ruído deve-se usar a equação de Shannon dada por:

número máximo de bits/s = H log2 (1 + S/N)

Onde S/N é a relação sinal ruído que é divisão entre a potência média do sinal e potência média do ruído.

Note que se o ruído for muito grande, a tendência termos log2(1) na equação anterior e com isso a taxa será zero. Esse número máximo de bits dado pela equação de Shannon é chamada de capacidade de Shannon.

Segundo Forouzan,

A capacidade de Shannon nos fornece o limite superior; a fórmula de Nyquist nos informa quantos níveis de sinal precisamos.

A largura de banda é uma medida de desempenho da rede. Conceitualmente ela é medida em Hertz. Contudo, no jargão de rede de computadores, ela pode ser entendida como sinônimo de taxa de transferência. Nesse caso ela é medida em bits por segundo.

Esse assunto é muito importante e básico para o entendimento de diversos outros dentro de redes de computadores. Não obstante, vamos ver uma questão envolvendo diretamente esse conceito básico

(CESPE/Especialista/FNDE/2012) Um parâmetro utilizado para aferir o desempenho das redes é a largura em banda, que pode ser empregada em dois contextos diferentes, tendo duas maneiras de medição: largura de banda em hertz e largura de banda em bits por segundo.

Certo.

A largura de banda é uma medida de desempenho da rede. Conceitualmente ela é medida em Hertz. Contudo, no jargão de rede de computadores, ela pode ser entendida como sinônimo de taxa de transferência. Nesse caso ela é medida em bits por segundo.

Por
2 min. de leitura