Mantendo o foco na quarentena!

Avatar


01 de maio4 min. de leitura

Hoje nós estamos vivendo algo nunca antes experimentado pela nossa geração. A situação gerada pela Covid-19 trouxe à tona medo, desespero e incerteza em um nível que abalou pilares econômicos, políticos e ideológicos de várias nações. Para você que está estudando, não é anormal sentir essas aflições, pelo contrário, é muito humano de sua parte. O estudo para concurso já traz à tona esses sentimentos ao longo de um período muito grande de frustrações, coisa que o novo Coronavírus apenas fez potencializar. Porém, isso não é motivo para desistir de seus sonhos.

A crise é válida sim, preocupante também, mas não invencível. O mundo não vai acabar; sendo os seres adaptáveis que somos, vamos aprender a nos habituar com essa nova rotina e sairemos dessa situação mais fortes. O mundo não vai acabar – isso significa que tudo assumirá a normalidade tão logo as coisas entrem nos eixos. Sendo assim, como você estará quando tudo voltar ao normal?

Aqueles que adotarem uma postura resiliente e proativa colherão os frutos de seu esforço. Quem infelizmente apenas ceder ao medo e à insegurança se lamentará depois pelo tempo perdido.

Recebemos uma dádiva muito preciosa e extremamente rara para quem está estudando: tempo! Mas só desfrutará dessa dádiva quem conseguir abrir os olhos para enxergar a verdade e quem souber aproveitá-la.

Para quem trabalha e estuda, agora trabalha em casa, economizando o tempo de deslocamento ou trânsito. Quem ainda está na faculdade está com as aulas suspensas, tendo mais tempo para estudar.

Mas aí vem a procrastinação e falas como: “Mas agora eu não estou com cabeça, porque fico muito em casa”, “Eu tenho muito serviço de home office e não consigo dar conta”, “Eu tenho que cuidar dos meus filhos”, “Tem muita gente em casa e não consigo estudar”, “Eu não tenho dinheiro”.

Se você der ouvidos à procrastinação, escutará várias desculpas para não realizar seu objetivo. Para quem procrastina, é muito fácil encontrar desculpas para se acomodar. Aqueles que possuem um propósito definido, coragem e força para ir atrás de seus objetivos veem um problema e encontram solução para ele. Todos temos tarefas novas a serem realizadas. Todos temos de nos adaptar. A questão é como faremos isso. Por isso, preparei algumas dicas que irão ajudar a manter seu foco nesse período de quarentena:

  1. Mantenha sua rotina

Quebrar um hábito bem definido pode ser tão perigoso quanto ter um hábito ruim, por isso, mantenha sua rotina na medida do possível. Por exemplo, se você costuma trabalhar em determinado horário, continue trabalhando nesse horário, mesmo que seja em home office. Se costumava acordar cedo e ir para academia, acorde cedo para realizar alguma atividade física em casa. Claro que pequenas concessões podem ser feitas, como aproveitar um pouco mais com a família, acordar um pouco mais tarde, já que não vai gastar para treinar em casa o mesmo tempo que ficava na academia, porém, mantenha a essência.

  1. Não ceda tanto tempo ao lazer

Serviços de streaming, séries, filmes e livros de temas gerais estão sendo muito importantes nesse período. É legal poder aproveitar um pouco mais e passar mais tempo com um filme bacana, mas não se perca nesse mundo. Lembre-se de que você tem obrigações a cumprir primeiro. Uma vez realizadas, poderá aproveitar de um tempo para descanso. Nada mudou.

  1. Não crie metas que te prejudicarão

Algumas pessoas querem aproveitar a quarentena para estudar mais horas, fazer mais cursos, ler todos os livros que estavam em espera. Calma! Não adianta nada criar metas impossíveis de serem cumpridas. O dia continua tendo 24 horas, as quais você deve dividir entre todas as suas atividades necessárias e um período de descanso.

  1. Não aumente sua carga de uma vez

Alguns alunos, infelizmente, têm pouco tempo para se dedicar aos estudos, e por isso conseguem estudar apenas uma ou duas horas diárias. Essas pessoas podem e devem aumentar sua carga de estudos, aproveitar o tempo economizado (com trânsito, deslocamento etc.) e acrescentar mais tarefas. Porém, não faça isso exageradamente. Não queira triplicar o seu tempo de estudos. Primeiro, porque sua mente não aguentará o esforço no longo prazo, e segundo, porque você não conseguirá mantê-lo quando a crise passar. Vá fazendo aos poucos, ganhando cada hora. Como na musculação, você não chega já colocando o maior peso.

  1. Saiba aproveitar o que já tem

Assim como não se deve aumentar de forma exagerada ou muito rápida a sua carga de estudos, você também não pode fazer isso se já está com uma rotina boa. Para quem já estuda seis ou sete horas por dia, não tem sentido algum querer acrescentar mais só por conta da quarentena.

  1. Mantenha o pensamento positivo

O mundo não vai acabar! Os concursos voltarão, tudo se ajeitará normalmente. A pressa de querer saber quando as provas vão ocorrer não te ajuda. Encare o fato de que o período é de incertezas, e qualquer certeza é mera ilusão. Cada órgão continuará o seu processo de contratação a seu tempo à medida que as coisas se estabilizarem, portanto, não há necessidade de pânico. Mantenha seu foco e continua sua meta com o concurso que tem em mente.

  1. Aproveite o tempo que lhe foi oferecido

Quem teve a prova suspensa recebeu um grande presente: mais tempo! Tempo para corrigir os pontos fracos e para se aprimorar no que já foi estudado. Use-o! Estude o que faltou, faça mais revisões e mais simulados. Sua prova acontecerá, portanto, esteja melhor preparado.

  1. Reinvente-se! Aproveite as oportunidades!

Quem for capaz de criar novas estratégias e se adaptar a esse estudo vai andar cinco passos na frente do que estaria em seu trajeto normal. Toda crise traz oportunidades e elas estão ali para quem estiver disposto a pagar o preço. Faça acontecer. Darwin explicou que, na natureza, a espécie que mais sobreviveu não foi a mais rápida, a com mais atributos, e sim aquela que foi melhor sucedida em sua capacidade de adaptação.

Para finalizar, todos sobreviveremos a essa crise, e temos o potencial de sairmos dela mais fortes. Mas, para isso, temos de saber lidar com as adversidades e ser capazes de enxergar oportunidades onde outros enxergam problemas. Ganhamos a maior dádiva de todas: tempo! Saiba fazer valer a pena.

Para você que ainda não conhece os serviços do Gran Cursos Online, aqui nós temos uma equipe capacitada, da qual tenho orgulho de fazer parte. Temos profissionais altamente habilitados e preparados, nossos Gran Xperts, cujo trabalho é exatamente traçar para você a melhor forma de atingir seus objetivos. Nós te orientamos e acompanhamos seus estudos para que você atinja seu potencial máximo e, com isso, venha obter o melhor resultado em sua prova. Venha conhecer nossos serviços!

Avatar


01 de maio4 min. de leitura