Melhor tema do mês é o do TRT 3ª Região: Masculinidade tóxica e atitudes dos homens no século XXI

No dia 23 de outubro, no concurso do TRT 3ª Região (TRT de Minas Gerais), a FUMARC apresentou um tema inovador, mas que há tempos já faz parte do repertório da nossa sociedade: masculinidade tóxica, ou masculinidade frágil.

Por
5 min. de leitura

A banca foi espetacular em trazer um tema ainda tão pouco explorado. Vamos entender como pode ser a abordagem do candidato.

Os temas que estão na agenda do dia não tardam a chegar às provas de concursos, quando passam a ser cobrados nas discursivas.

Às vezes chegam com mais rapidez, às vezes demoram mais. Temas sobre meio ambiente, mulheres e minorias acabam sendo mais explorados. Temas como masculinidade tóxica ou violência doméstica são tão importantes quanto, mas acabam tendo pouca vazão.

Por isso, é necessário ficar antenado ao que está acontecendo na sociedade e parabenizar a banca pela ousadia de escolher esse tema.

A grande surpresa é que o tema sobre masculinidade tenha sido trazido por uma banca de expressão regional: a FUMARC. Mas o tema é muito bom e vamos explorar cada parte do pedido feito no enunciado das provas de Técnico Judiciário Administrativo, Agente de Polícia Judicial, Contabilidade, Enfermagem do Trabalho e Tecnologia da Informação (cargos 101 a 105), que foi o seguinte:

COMO EVITAR QUE OS CONCEITOS PASSADOS POR GERAÇÕES PASSADAS CONTINUEM A DETERMINAR AS ATITUDES DOS HOMENS DO SÉCULO XXI

Veja a riqueza do pedido:

  • Fala-se de construção geracional;
  • Fala-se de conceitos, comportamentos e atitudes passados pela sociedade;
  • Fala-se de homem do século XXI;
  • Questiona-se ao candidato acerca da proposição a ser seguida para se evitar esse tipo de masculinidade.

Realmente é um tema riquíssimo, fonte de muitos problemas sociais. Veja os principais comentários a seguir.

 

1) PROVA DISCURSIVA – REDAÇÃO – TEMA:

Texto Motivador 1: “Sou integrante de uma geração que começa a discutir a masculinidade e poderia estar mais maduro quando apareceram em minha vida o João, hoje com 11 anos, e a Maria, de 7. O fato é que essa ainda é uma trilha difícil, sobre a qual pesa um machismo, às vezes nas entrelinhas, que resiste ao tempo. Sensibilidade e cuidados, em pleno século XXI e com tantos avanços, parecem ainda não ser temas do universo masculino.

Texto Motivador 2: “Isso não é coisa de homem!”. Será mesmo? Quem nunca ouviu frases como “menino não chora”, “menino não pode usar rosa”, “menino não brinca de boneca nem casinha” e, ainda, “meninos não se abraçam”? Aposto que, muitas vezes ao longo de todas as nossas vidas, pelo menos uma destas frases nós fomos obrigados a ouvir, não é mesmo? Isso porque, desde muito cedo os garotos são ensinados que não podem demonstrar seus sentimentos, não podem mostrar suas “fraquezas” e muito menos reclamar. Eles têm que aguentar calados suas dores e temores, pois “o sexo frágil são as mulheres”.

Disponível em: https://www.conexasaude.com.br/blog/masculinidade-toxica/#:~:text=Como%20vimos%2C%20podemos%20definir%20a,diversos%20aspectos%20de%20sua%20vida). Acesso em: 26 set. 2022.

Texto Motivador 3: Masculinidade tóxica é a existência ou o comportamento designado ao gênero masculino que causa malefícios, tanto a ele próprio quanto à sociedade ao seu redor. São expectativas projetadas sobre os homens que estabelecem que eles devem adotar determinadas atitudes e seguir certos costumes para ocuparem o lugar que, em tese, lhes cabe na sociedade.

Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/o-que-e-masculinidadetoxica-e-como-ela-afeta-homens-e-mulheres/. Adaptado. Acesso em: 26 set. 2022.

A partir da leitura dos textos e dos conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, escreva um texto dissertativo-argumentativo em que você discuta o seguinte tema: como evitar que os conceitos passados por gerações passadas continuem a determinar as atitudes dos homens no século XXI?

Para isso, discuta as questões relacionadas

a) ao homem moderno no papel de pai;

b) às atribuições do homem no lar;

c) à vaidade masculina no mundo moderno.

 

Requisitos:

Não copie fragmentos dos textos.

Seu texto deverá ter de 20 a 30 linhas.

Dê um título ao seu texto.

 

2) ANALISANDO O PEDIDO E ORGANIZANDO AS IDEIAS

Primeiro ponto, é preciso dar um título no texto. Não é toda banca que pede isso. Na verdade, a maioria das bancas não pede, mas a FUMARC é a FUMARC.

Antes que me perguntem: “Professor, eu posso perder pontos por não ter colocado título?” Resposta: sim. Assim como pode perder pontos se fizer uma redação de dezoito linhas, por exemplo. Veja que o número de linhas é uma das condições após os itens que devem constar na sua redação.

Por falar em itens necessários que devem constar na redação, vamos a eles:

1) No âmbito do tema, é necessário discutir a atuação do homem moderno no papel de pai.

É preciso destacar que o pai sempre representou uma figura de poder na família nuclear, especialmente no Ocidente, em que pais eram tradicionalmente os responsáveis pela preservação da honra da família.

A paternidade moderna propõe outro posicionamento do homem nessa família. Existe uma geração atual de pais que estão construindo a paternidade como lugar de cuidado e de tratamento de maneira afetuosa e incondicional aos filhos.

Há um longo caminho para se projetar a figura do pai também como cuidador. A ideia contida aqui é a de que o laço afetivo independe ou deveria independer de gênero. As crianças também podem ser educadas para enxergar o pai como cuidador. Ganham os homens e ganha toda uma futura geração, que vai ter contato com outro tipo de paternidade.

b) É preciso discutir no âmbito do tema quanto às atribuições do homem no lar.

Firmar-se profissionalmente e garantir a ascensão na carreira eram as primeiras preocupações de um homem do século passado. Ele precisava garantir que a família estaria em segurança, e essa segurança passava por um acordo tácito passado de geração em geração: a mulher cuida do lar, enquanto o homem “vai à caça” para garantir o sustento.

Doce ilusão. Em pesquisas de Censo, antes era comum haver a opção “profissão: do lar”. As mulheres expandiram seus direitos (com muito suor, sangue e preconceitos quebrados) e dominam o mercado de trabalho, o que ocasiona novos papéis entre homens e mulheres no lar.

O homem moderno tem que dividir suas ambições profissionais, pessoais e familiares com sua companheira. A chave do sucesso é o respeito e o diálogo entre os dois. Para isso, é preciso haver uma desconstrução acerca da importância da organização do tempo, das tarefas domésticas e dos momentos de lazer. O homem é perfeitamente capaz de varrer uma casa e lavar roupa, assim como uma mulher realiza a tarefa de dirigir um carro ou conduzir uma reunião com primazia. Direitos iguais. Deveres iguais.

c) É preciso discutir no âmbito do tema quanto à vaidade masculina no mundo moderno.

A aparência física é uma preocupação na época atual. Busca-se a todo momento estar bem vestido, seja para chamar atenção, por prestígio social ou mesmo para melhoria do marketing pessoal. Todo esse cuidado certifica que questões pertinentes à vaidade estão atingindo um maior universo, principalmente no sexo masculino.

No mundo de mudanças, a mulher foi aos poucos conquistando o mercado de trabalho, a predominância masculina passou a ser questionada, novos papéis foram distribuídos aos sexos, dando lugar, também, a imagens de um “novo” homem.

O revelar-se masculino para o ambiente da vaidade revelou várias particularidades desses homens. Aparece, então, um novo homem ou homem moderno, que confirma a nova virilidade, reposicionando sua imagem como preocupado em não ser desleixado com a aparência e que acaba acarretando quebras de paradigmas do que é ser um homem no século XXI.

 

3) ASPECTOS ESPERADOS PELA BANCA

Fique ligado, porque sua nota será a soma de uma composição de quatro fatores. A correção da FUMARC levará em consideração os seguintes aspectos:

Caso se sinta injustiçado com a nota recebida, utilize o período de recurso fornecido pela banca organizadora para tentar reaver pontos preciosos.

Como a prova de redação será avaliada na escala de 0 (zero) a 50 (cinquenta) pontos, será considerado habilitado o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 60% (sessenta por cento) do total de pontos.

Portanto, não fique parado.

O concurso terá muitas chamadas. Se você tiver nota inferior a 30,00 pontos (60% dos 50,00 pontos em questão), não deixe de fazer seu recurso para voltar à classificação.

..

.

Por fim, espero que tenha gostado do texto e que esteja conseguindo manter o foco nesse período difícil que vivemos.

Sugiro que você conheça a nossa equipe de GranXperts para te auxiliar com metas de estudo, organizar seu processo de aprendizado e acelerar sua entrada no serviço público.

Não perca a oportunidade de entrar em contato com a nossa equipe de GranXperts para que possamos te auxiliar nesse processo e que cada batalha seja vencida.

Para sanar qualquer dúvida nessa fase ou para obter indicação de especialistas em recurso, você pode entrar em contato comigo:

Foco na missão, guerreiro!

Você é capaz.

.

…..

Para quem não me conhece: sou Bruno Pimentel, Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) do Tesouro Nacional.

Realizo coaching no Gran Cursos Online. Sou da equipe de estrelas do GranXperts. Sou membro da Sociedade Latino Americana de Coach (SLAC) e certificado em coaching com a certificação Professional Coach Certification – PCC®.

Tenho doze anos de experiência como servidor público federal, logrando êxito em diversos certames federais e estaduais com as bancas: Cespe/Cebraspe, FCC, FGV e ESAF.

Possuo mestrado e sou especialista em discursivas com foco em estudos de caso e em peças técnicas: elaboro temas, corrijo textos e dou consultoria no tema.

Por
5 min. de leitura