Como vem acontecendo a cada semana, houve um novo avanço no pedido de concurso para este ano feito pelo Ministério das Comunicações (MC) ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). No último dia 14, o pedido encontrava-se no Departamento de Modelos Organizacionais e Força de Trabalho nos setores de Infraestrutura e de Articulação Governamental (Desig/Segep).
Agora, desde o último dia 20, o documento é analisado pelo Gabinete da Secretaria de Gestão Pública (Gabin/Segep) do Planejamento. A tendência é que, nos próximos dias, a solicitação seja encaminhada para outro setor da pasta. Foram pleiteadas pelo ministério 187 novas vagas.
Sobre o pedido
Como anunciado anteriormente pela assessoria de imprensa do MiniCom, o pedido refere-se a diversos cargos com exigência de ensino médio e formação superior. Os que necessitam de diploma de graduação serão destinados aos profissionais com formação geral e específica, como administração, economia, ciências contábeis, estatística, arquivologia, entre outras.
O setor de comunicação ainda informou que o ministério espera fazer o processo seletivo no próximo ano. “A realização do concurso está vinculada às aprovações necessárias por parte do Ministério do Planejamento. A expectativa do MiniCom é que o pleito seja aprovado e que o concurso possa ser realizado ainda em 2015”.
Todas as carreiras apresentadas na solicitação pertencem à carreira do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE), cujas remunerações variam de R$ 2.800 a R$ 4.247. As lotações ocorrerão somente na sede, em Brasília.
Último edital
Em 2009, o MiniCom lançou processo seletivo com 170 postos distribuídos entre os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina, além do Distrito Federal. Na ocasião, a banca organizadora do certame foi o Instituto Cetro.
Ensino médio completo habilitou a participação nos empregos de agente administrativo e técnico em contabilidade. Já o ensino superior foi requerido nas colocações de administrador, analista técnico-administrativo, arquivista, bibliotecário, contador, economista, psicólogo e técnico em comunicação social.
Todos os participantes foram submetidos às provas objetivas com 50 perguntas de múltipla escolha, a serem aplicadas nos municípios de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Florianópolis (SC), de acordo com a opção de unidade de lotação.
Os testes constaram de questões sobre língua portuguesa, atualidades, legislação, raciocínio lógico, noções de direito administrativo e constitucional, conhecimentos de informática e/ou conhecimentos específicos.
O Ministério
Criado pelo decreto-lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967, o Ministério das Comunicações, atua nas áreas de dos serviços de radiodifusão, postais e de telecomunicações; é responsável por formular e propor as políticas nacionais para estas áreas, bem como a política nacional de inclusão digital.
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