Motivação para cumprimento de objetivos

Avatar


18 de junho2 min. de leitura

Olá, amigo (a) concurseiro(o), tudo bem? No presente artigo, vou mostrar alguns pontos importantes que considero serem fundamentais na questão da motivação, disciplina e cumprimento de seus objetivos.

Um fator que se destaca quando falamos em meta é o fato de que temos de nos manter firmes nos propósitos para conseguirmos alcançá-la, mas todos sabemos que, a médio e longo prazo, isso não será tarefa fácil. Ao cumprir cada meta, porém, você ganhará confiança e motivação para seguir adiante. Um tijolo de cada vez, 1% todos os dias.

Metas são a maneira mais simples de manter seu objetivo nos trilhos, e o processo de definição delas é tão fácil quanto o esquema que irei chamar de “1-2-3”:

  1. Certifique-se de que seus objetivos sejam realistas e viáveis

É importante manter a barra alta, mas não tão alta que você nunca vá alcançá-la. Definir metas que estão além do seu alcance é um recibo para o desastre. É importante ter objetivos – “Sonhos” – que podem levar algum tempo para serem alcançados e fornecer motivação para o plano de longo prazo.

Esse tipo de definição de metas de longo prazo fornecerá o foco e a disciplina necessários para que a motivação persista quando o estudo e o desenvolvimento estiverem em épocas mais difíceis.

Objetivos de curto prazo, como ir bem em um concurso “meio”, são realistas, alcançáveis e também contribuem para o objetivo do “Sonho” de longo prazo. No início da sua jornada, quando você se sentar com uma caneta e papel, comece sua lista com objetivos desafiadores, mas que sabe que pode alcançar. Quando você chegar lá, terá a preparação e a motivação para definir metas novas e mais altas para seguir em frente.

  1. Certifique-se de que seus objetivos são flexíveis

A preparação para concurso público é muito exigente e há diversas situações que podem atrapalhar seu rendimento e progresso. As restrições de tempo são provavelmente as mais comuns, especialmente para os iniciantes. A maioria dos concurseiros (as) tem emprego, família ou ambos.

Alguns ainda estão na faculdade. Todos nós temos responsabilidades diárias que precisam ser consideradas ao projetarmos metas e cronogramas de estudos. Depois, há os inevitáveis contratempos que te manterão fora da sua programação e atrapalharão seu objetivo dentro da meta.

Talvez você pegue um resfriado e precise descansar por alguns dias. Ou pior, talvez tenha de entregar um trabalho complexo para seu chefe ou professor. Seja qual for a causa, haverá momentos em que você não poderá seguir seu plano e isso irá atrapalhar o progresso que você está fazendo em direção aos seus objetivos. Certifique-se de que suas metas sejam flexíveis para que interrupções curtas no processo de estudos gerem menos impacto.

  1. Certifique-se de ter uma maneira de medir seu progresso

Como você sabe que está progredindo em direção a seus objetivos? Alguns objetivos básicos são fáceis de medir, como por exemplo a relação exercícios/acertos. Se você precisa perder 5 kg e tem um plano alimentar sensato com o qual consegue perder, digamos, meio quilo por semana, a balança contará a história. É assim com os exercícios preparatórios.

O desempenho deve ser aferido semanalmente e a sua análise será o norte dos seus estudos. “Em qual disciplina devo aumentar, diminuir ou manter a carga horária?” – são perguntas como essa que devem ser feitas para você se situar dentro da própria realidade e, assim, melhorar o seu rendimento.

Já estamos nos divertindo? É muito mais fácil ficar motivado e trabalhar duro se você estiver se divertindo. Dessa maneira, você ficará motivado e animado com os estudos, provas, e seu progresso produzirá mais motivação e disposição para você fazer o trabalho duro. Portanto, procure maneiras de tornar sua meta algo que você anseia.

Experimente alterar um pouco a rotina de estudos para evitar que ela fique entediante. Mescle as matérias das ciências exatas com as de ciências humanas e jamais fique por horas lidando com a mesma disciplina.

Na verdade, rotina e planejamento são elementos-chave para um programa de estudos bem sucedido. Isso não significa que você sempre tenha de fazer a mesma coisa da mesma maneira. Colocar um pouco de variedade na rotina é fácil e te ajudará a manter as coisas interessantes. Custe o que custar, tente manter seu processo interessante e divertido. Se você está se divertindo e vendo resultados, a empolgação com tudo isso realmente te manterá motivado.

Avatar


18 de junho2 min. de leitura