MPS.BR 2020

Quais as mudanças dessa nova versão do MPS.BR ?

Avatar


23 de setembro2 min. de leitura

Olá Pessoal!

 

Saiu uma nova versão do modelo MPS.BR, agora MPS.BR 2020. Essa nova versão trouxe uma série de mudanças estruturais, tanto nos processos como nos níveis de maturidade e por isso estou escrevendo esse artigo para começarmos a preparação, pois em breve as bancas devem cobrar baseados nessa atualização do modelo.

Vamos então ver a estrutura do MPS.BR 2020, na Figura 1 a seguir:

O MPS.BR continua com os modelos de referências anteriores, também é interessante o concurseiro se atentar que normalmente quando se fala em MPS.BR para os concursos de T.I as questões abordam basicamente o MR-MPS-SW, Modelo de Referência MPS para Software, e é nele que vamos dar atenção nesse artigo.

Além disso os Processos agora são divididos em dois conjuntos Processos de Projetos e Processos Organizacionais, conforme Figura 2. Os Processos de Projeto são os atinentes a projetização e etapa da engenharia de software e os Processo Organizacionais aqueles referentes a melhoria de nível da organização por atividade de decisão, recursos humanos e a melhoria desses processos.

Veremos na Figura 3, como os os processos estão distribuídos conforme os níveis de maturidade do modelo MR-MPS-SW.

 

Então veja que a mudança foi enorme, pois agora além dos dois conjuntos de processos citados anterioremente teremos atributos específicos para cada conjunto, coisa que não acontecia na versão anterior do MPS.BR (2016). Veremos isso com mais detalhes conforme, Figura 4.

Assim, com todas essa mudanças será necessário aos alunos estudar essa nova versão a partir do momento que as bancas começem a cobrar nos editais, pois será necessário detalhar todos os processos e seus atributos conforme os conjuntos que surgiram (Projeto e Organizacionais) e aprofundar nos níveis de maturidade, na versão de Janeiro [1] tinham sido excluídos os níveis A e B mas como consta na versão final [2] os níveis foram mantidos, isso pode ser conferido nas referências.

E para concluir, vamos ver uma questão recente que não trata especificamente das alterações no modelo mas sobre o seu objetivo.

 

Ano: 2020 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Ministério da Economia Prova: CESPE / CEBRASPE – 2020 – Ministério da Economia – Tecnologia da Informação – Gestão de Projetos

Julgue os itens subsequentes, referentes a processo de desenvolvimento de software, CMMI-DEV, MPS.BR, Scrum e programação ágil.
A criação do MPS.BR justificou-se principalmente pelo alto custo dos processos de avaliação ou certificação internacional, demasiado onerosos para pequenas e médias empresas.

Certo
Errado

Gabarito: Certo, umas das justificativas de criação do modelo foi realmente os altos custos dos processos de avaliação, como por exemplo o CMMI.

 

OBS: Estamos atualizando esse artigo pois a versão de referência era a publicada em Janeiro/2020 [1] e a versão final saiu em Maio/2020 [2].

 

Referências

 

[1] MPS.BR | GUIA GERAL SOFTWARE 2020 versão Janeiro – https://softex.br/download/mps-br-guia-geral-software-2020/

[2] MPS.BR | GUIA GERAL SOFTWARE 2020 versão Final- https://softex.br/download/1-guia-geral-de-software-2020/

 

 

Professor MSC, Washington Almeida

 

Doutorando e Mestre em Engenharia de Software pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife – C.E.S.A.R. Atualmente é Analista Judiciário na Justiça Federal (TRF1), Professor no Gran Cursos Online e na Universidade de Brasília – UNB.

 

Avatar


23 de setembro2 min. de leitura