MPU: EDITAL PUBLICADO! Saia na frente com estas dicas e técnicas de estudo!

Avatar


22 de agosto5 min. de leitura

Olá, amigos!

Nestes últimos dias, “bons ventos sopraram” sobre a Procuradoria-Geral da República, e com eles nos sobrevieram ótimas “brisas”: FOI PUBLICADO o tão aguardado edital do X Concurso Público para provimento de Cargos de Analista e Técnico do Ministério Público da União (CONCURSO DO MPU, para facilitar).

O edital traz 47 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva, sendo:

− 36 vagas para Analista do MPU/Direito, nos estados do Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina; e

− 11 vagas para Técnico do MPU/Administração para os estados do Acre, Amapá, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, conforme tabela a seguir:

 

Com isso, não podemos perder tempo!

É hora de arregaçar as mangas, alinhar as estratégias e arrochar nos estudos!

Eu sou até meio suspeito para falar do MPU, pois, durante 13 anos, servi nesse órgão extraordinário. Somente saí de lá porque a Câmara dos Deputados estava precisando muito de mim (rsrsrs). Atualmente, sou Consultor Legislativo na Casa do Povo.

O MPU, além de todos os benefícios diretos decorrentes do cargo púbico efetivo (ótimas remunerações, estabilidade, plano de saúde, diversos auxílios), é uma casa de oportunidades para aqueles que pretendem “fazer” carreira no órgão. Há muitas perspectivas de crescimento!

Veja. Tudo isso faz com que esse concurso seja bem-visado e, consequentemente, bastante concorrido.

Nestas poucas linhas, quero compartilhar com você algumas informações relevantes (em forma de perguntas e respostas – quatro ao todo!) que podem se tornar vantagem competitiva na sua jornada em busca da tão almejada aprovação.

Ah, apenas para não esquecer, LEIA INTEGRALMENTE O EDITAL, beleza!? Nele encontram-se todas as regras do jogo!

Vamos lá!

1º − Como serão as etapas do concurso?

Conforme vimos, a organização do concurso está sob a responsabilidade do CESPE.

As inscrições no concurso deverão ser realizadas por meio do site da organizadora, no período das 10h do dia 23/08 até às 18h do dia 10/09. A taxa de inscrição é de R$ 60 para o cargo de nível superior e de R$ 55 para o cargo de nível médio.

As provas estão marcadas para o dia 21 de outubro.

 

Nota: atualmente, há mais de 1.700 cargos vagos no MPU! (Uau!!!)

 

Outra informação relevante: o órgão possui tradição em nomear muitos candidatos, além das vagas imediatas previstas no edital.

Apenas a título de exemplo, veja como foram as nomeações no 7º concurso!

Percebeu??? Havia 109 vagas imediatas para Técnico, e foram nomeados mais de 2.600 candidatos.

Não estou dizendo que no 10º concurso será, exatamente, assim. Não é isso! Mas que, por tradição, o órgão sempre nomeia bem além do número de vagas previstas no edital, durante o prazo de validade do concurso.

2º − Como serão as provas?

Para o cargo de Analista do MPU, haverá prova objetiva (com 120 questões) e prova discursiva. Os candidatos terão 4 horas e 30 minutos para a resolução. Destaca-se que essas provas serão aplicadas no turno da manhã.

Para o cargo de Técnico do MPU, haverá somente prova objetiva, a qual terá a duração de 3 horas e 30 minutos e será aplicada no turno da tarde.

Nota: é perfeitamente possível (e até recomendável) realizar as duas provas, se você tiver os requisitos exigidos para o cargo de Analista. Claro que a decisão final acerca disso deverá levar em conta a sua realidade quanto à possibilidade de estudar todo o conteúdo programático.

3º − Dá tempo para eu me preparar?

Olha só, embora a resposta objetiva dependa de diversos fatores, no geral, podemos dizer que “SIM”.

Dá tempo sim, especialmente se você já possui alguma bagagem nas matérias comuns que são exigidas nesse tipo de concurso (Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Administrativo).

Além disso, no geral, o edital veio bem mais enxuto, se comparado aos anteriores.

Ademais, eu disse que é possível porque, analisando os últimos três editais dos concursos do MPU (2010, 2013, 2015), todos coordenados pelo CESPE, vemos que o prazo médio entre a publicação do edital e a data da prova foi de 70 dias.

Neste, como se vê, o prazo para o estudo é de 60 dias.

Nota: não dá para perder tempo! Você precisa ter um bom planejamento, disciplina e constância!

Nessa linha, nós, do Gran Cursos Online, podemos direcioná-lo nessa caminhada, para que você não perca tempo tentando “arrumar” e consolidar materiais, ou mesmo buscando saber se tal material é atualizado ou não, ou ainda queimando neurônios para saber por onde começar…

Aqui, no Gran, há uma equipe preparada para ajudá-lo nisso. Em nossas videoaulas, bem como nos materiais em PDF (autossuficientes), você encontrará todo o direcionamento para um estudo competitivo.

3º − Quais são as matérias exigidas no edital?

Como normalmente ocorre, o edital divide as disciplinas em dois grupos, quais sejam:

Conhecimentos Básicos (PARA TODOS OS CARGOS)

Língua Portuguesa

– Legislação Aplicada ao MPU e ao CNMP

– Ética no Serviço Público

– Acessibilidade

 

Nota: houve redução de matérias, pois foram suprimidas Informática e Raciocínio Lógico. Em contrapartida, foi inserida a matéria Acessibilidade.

 

Conhecimentos Específicos PARA ANALISTA

− Direito Constitucional (minha paixão!!! rsrs)

− Direito Administrativo

− Direito do Trabalho

− Direito Processual do Trabalho

− Direito Civil

− Direito Processual Civil

− Direito Penal

− Direito Processual Penal

− Direito Penal Militar

− Direito Processual Penal Militar

 

Conhecimentos Específicos PARA TÉCNICO

− Direito Constitucional (minha paixão!!! rsrs)

− Direito Administrativo

− Noções de Administração

− Noções de Arquivologia

− Noções de Administração Orçamentária, Financeira e Orçamento Público

 

Vamos à última pergunta.

 

4º − Como deve ser o estudo? O que não pode faltar?

Conforme já comentei, não temos muito tempo. Com isso, é fundamental que você possua um bom planejamento de estudos. O planejamento é o processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações visando à consecução de determinados objetivos. (Dicionário Aurélio)

Por meio do planejamento, você organizará um verdadeiro roteiro que deve ser seguido durante a jornada. É como se fosse o “plano de voo”. Assim como uma aeronave não decola sem o plano de voo, não é adequado iniciar os estudos sem um adequado planejamento. Por meio desse roteiro, você saberá, por exemplo, o que deverá estudar a cada dia, até a data da prova.

Caso queira saber mais sobre isso, sugiro que leia o artigo que escrevi: Como elaborar um plano de estudos vencedor? (leia aqui)

Além do planejamento, seu estudo deve T.E.R. (Teoria, Exercícios, Revisão).

Um bom plano de estudos deve englobar estes três pilares: a base teórica, muitos exercícios e uma boa revisão periódica.

Em relação à base teórica, você a adquirirá por meio da leitura da legislação, das videoaulas e das Aulas em PDF.

À medida que você vai estudando a base teórica, vai, também, resolvendo questões de provas anteriores para treinar, bem como para aprofundar o conteúdo.

Além disso, é importante fazer resumos dos pontos mais importantes (se quiser aprender como fazer resumos, leia este artigo que escrevi – Como elaborar um resumo vencedor).

Esses resumos servirão como uma excelente fonte para a revisão da matéria. Nos dias que antecedem a prova, você não terá como assistir a todas as aulas novamente, nem como ler todos os PDFs. Os resumos serão seu guia nessa reta final.

Nota: se você já possui uma bagagem teórica, dê prioridade à resolução dos exercícios. Nesse ponto, temos algo muito favorável: o CESPE possui um vasto número de questões de provas anteriores.

Ainda nessa questão dos estudos, é importantíssimo que, de tempos em tempos (exemplo – a cada dia 15 dias), você resolva uma prova!

Não fique apenas respondendo às questões sobre cada tema! Agende, em seu plano de estudos, um momento para resolver provas anteriores, ou mesmo simulados.

Quanto a isso, normalmente, nós disponibilizamos simulados comentados, para que você possa se preparar de forma mais competitiva! Acompanhe em nosso blog.

Olha só! Quando eu me preparava para concursos (MPU, CGU, CÂMARA etc.), eu adotava uma técnica que denominava de ESTUDO DIRIGIDO.

Funcionava assim: eu respondia a muitas questões e agendava momentos para “fazer provas”.

Quando eu conferia o gabarito, eu anotava tudo o que havia errado.

Ao retornar para o estudo teórico, eu dava prioridade aos temas que havia errado.

A ideia era não cometer o mesmo erro novamente. Com isso, em todas as provas a que me submeti (mais de 10 reprovações!), eu sempre tirava uma nota maior da que havia tirado na prova anterior.

Faça isso durante a sua preparação! Tenho convicção de que o ajudará bastante!

Aqui, no Gran Cursos Online, além dos cursos completos e por disciplinas, nós disponibilizamos para você muitos materiais em nosso blog, bem como em nosso canal no Youtube.

É isso! Fé na missão! Corra atrás do seu sonho: valerá muito a pena todo o esforço empreendido!

Conte conosco!

Grande abraço,


Wellington Antunes

Professor de Direito Constitucional. Licitações, Contratos e Convênios. Servidor Efetivo do MPU. Aprovado para Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados/2014 (aguardando nomeação) Aprovado para Analista de Finanças e Controle da CGU (aguardando nomeação). Graduado em Administração Pública. Pós-graduado em Direito Administrativo no IDP (Especialista). Instrutor interno do MPU (atuante na área de Licitações e Contratos, entre outras funções – pregoeiro, elaboração de Editais, Projetos Básicos e Termos de Referência, instrução de processos de dispensa e de inexigibilidade).

 

 


O Gran Cursos Online Coaching oferece atendimento individual e personalizado e vai colocar você rumo ao sucesso. Clique no botão abaixo e comece a estudar agora mesmo!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/coaching-mpu” target=”blank” style=”flat” background=”#2900ff” color=”#ffffff” size=”7″ center=”yes” icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se[/su_button]

O Gran Cursos Online tem tradição de aprovação e anos de experiência em concursos públicos. Mais de 7.500 cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/concurso/mpu-ministerio-publico-da-uniao” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


22 de agosto5 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

edital publicado