As mulheres estão dominando a carreira pública

Avatar


08 de março2 min. de leitura

No Distrito Federal, as servidoras já são maioria: ocupam 62% das vagas no serviço público, índice que cresce ano a ano. No Governo Federal, os homens ainda estão em maior número (55%), mas o ingresso de mulheres vem aumentando em ritmo mais acelerado de algum tempo para cá. Além disso, a maioria dos servidores do sexo masculino está na faixa etária dos 50 aos 60 anos, portanto mais próximos da aposentadoria. Já entre as servidoras, a faixa predominante é mais jovem, dos 31 aos 35 anos de idade, seguida pela faixa que vai dos 51 aos 55. Isso sinaliza que, em breve, o número de mulheres ultrapassará o de homens também no serviço público federal.

Mas por que as mulheres têm buscado tanto a carreira pública? Acredito que uma das razões seja o fato de que no setor público brasileiro não há discriminação de gênero nas seleções por concurso, e homens e mulheres ganham exatamente o mesmo nos órgãos e entidades do governo. Não menos importante é a possibilidade de escolher o local de lotação. As mulheres têm preferência por trabalhar perto de casa, o que lhes permite conciliar melhor a jornada tripla: vida pessoal, profissional e familiar.

E por que será que as mulheres têm conquistado com cada vez mais frequência as primeiras posições na lista de aprovados dos grandes certames, que antes eram exclusividade dos homens? O que as terá tornado tão competitivas? Pelo que observo diariamente entre as mulheres que conheço, imagino que seja o talento que elas desenvolveram de fazer – e muito bem – mais de uma coisa ao mesmo tempo. Também não dá para ignorar a enorme disciplina e obstinação que elas têm enquanto buscam seus objetivos, além da treinada resistência que lhes é peculiar. De fato, a ciência já comprovou que as mulheres dispõem de muito mais resistência física do que os homens. Logo, como o esforço necessário para conquistar a carreira pública não é comparável ao empreendido em uma prova de 100 metros rasos, mas, sim, ao necessário para concluir uma ultramaratona, talvez resida aí um dos segredos da garra tão característica do gênero feminino.

Na minha percepção, mulher é sinônimo de amor, de confiança, de vida, de inteligência, de garra, de disciplina, de organização, de atitude, de esperança, de solução, de frescor; enfim, de todas as qualidades que todos nós desejamos ter.

O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março. Na data, costuma-se comemorar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres. No entanto, não podemos nos esquecer de seu principal propósito, que é renovar o apoio à luta delas por mais igualdade e respeito.

Parabéns, mulheres, pelo seu dia. Que cada uma de vocês colha todo o sucesso que merece. E que venham inúmeras aprovações em concurso público. Sabemos que, com a estabilidade e a segurança da carreira pública lhes proporcionando um futuro promissor, vocês vão longe.

Nessa empreitada, estaremos sempre unidos, fortes na persistência e na obstinação, até a realização do seu sonho de entrar no serviço público.

PS: Siga-me (moderadamente, é claro) em minha recém-lançada página do Facebook e em meu perfil do Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.

Gabriel Granjeiro


GabrielDiretor-Presidente e Fundador do Gran Cursos Online. Vive e respira concursos há quase 10 anos. Formado em Administração e Marketing pela New York University, Leonardo N. Stern School of Business. Fascinado pelo empreendedorismo e pelo ensino a distância.

 

 


 

Avatar


08 de março2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

carreira pública mulheres serviço público