Não existe aprovação na zona de conforto

Avatar


10 de fevereiro2 min. de leitura

Olá, tudo certo? Espero que sim.

Atualmente, sou Delegada de Polícia Civil no Estado de Minas Gerais e GranXpert da carreira de Delta aqui no Gran Cursos Online. Fui aprovada nos dois primeiros e únicos concursos que fiz na vida, Delta MG e Delta SP, ambos realizados no mesmo ano em que me formei. Também fiz 70 de 80 pontos possíveis na primeira fase da OAB, ainda no nono período da faculdade, o que me faz ser uma das maiores pontuadoras do exame unificado.

Hoje a minha finalidade é a de te provar que “não está fácil para ninguém” e que não é só você que anda sofrendo neste caminho até a aprovação.

Constantemente, recebo mensagens de alunos falando que vão desistir e que “estudar para concurso público não é para eles”.

Veja bem: o problema é que muita gente romantiza o que é, de fato, estudar para concurso público. Além disso, muitas pessoas não compreendem que estudar para concurso é um projeto, no mínimo, de médio prazo.

Também há aquele belo conto de fadas de que “existe uma fila para a aprovação”. Aí você pega um aluno que está há cinco anos estudando e que ainda não passou nem em uma primeira fase. Como explicar para ele, depois de cinco anos, que NÃO adianta estudar muito, se ele não sabe estudar certo? Como explicar para ele que aquele cara que está estudando há um ano e meio, da forma certa e mantendo constância, está muito mais próximo da aprovação do que ele?

Claro que também existe aquele aluno que quer estudar pouco, sair em todos os finais de semana, viajar em todos os feriados e que também quer ser aprovado em seis meses de estudo.

Estudar para concurso público, realmente, é muito doloroso. Você perderá momentos importantes com a sua família e com pessoas que ama para cumprir sua meta de estudos. Você se sentirá sozinho, ansioso e indeciso. Você duvidará de si mesmo quase todos os dias. E é isso aí. É normal.

Então, coloque na sua cabeça: não há aprovação na zona de conforto. Todos os aprovados tinham rotinas imperfeitas, problemas pessoais etc… A questão é que eles fizeram o necessário para conseguirem chegar até a aprovação. O necessário, muitas vezes, exige de nós escolhas difíceis. Decida, portanto, fazer o necessário o mais rápido possível.

Sempre me perguntam como passei tão nova e logo nos dois primeiros concursos que fiz na vida e quantas horas eu estudava por dia. A minha resposta é: eu estudava todas as horas possíveis do meu dia. Eu dei o meu máximo quando resolvi que seria Delegada de Polícia.

Fato é que não dá para querer ter uma “rotina leve” para passar rápido em provas de carreira jurídica. Diferentemente do que querem que você acredite, você precisará ser desequilibrado. Hoje, para fazer no mínimo 80% de uma prova de primeira fase, não dá para acreditar nesses papos de que você conseguirá ter uma rotina equilibrada e irá passar rápido em concurso público. Não dá.

É necessário esforço, comprometimento, disciplina, foco, propósito e, claro, desequilíbrio. E todos esses atributos não estão na sua zona de conforto.

Por fim, espero que tenha gostado do texto e aguardo o seu feedback. Sugiro, também, que você conheça a nossa equipe de GranXperts para que possamos te auxiliar com metas específicas de estudo, além da possibilidade de organizarmos todo o seu processo de aprendizado. Isso vai te ajudar muito a deixar de ser um concurseiro inconstante.

Para qualquer dúvida, encontro-me à disposição. Conte sempre comigo.

 

Mariana Fioravante Romualdo – Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e GranXpert da Carreira de Delegado(a) de Polícia no Gran Cursos Online.

No Instagram: mari.fioravante

Avatar


10 de fevereiro2 min. de leitura