Não existe o “momento certo”

Avatar


20 de julho3 min. de leitura

Olá, pessoal! Tudo certo? Espero que sim.

Atualmente, sou Delegada de Polícia Civil no estado de Minas Gerais e GranXpert da carreira de Delta, aqui no Gran Cursos Online. Fui aprovada nos dois primeiros e únicos concursos que fiz na vida, Delta MG e Delta SP, ambos realizados no mesmo ano em que me formei. Também fiz 70 de 80 pontos possíveis na primeira fase da OAB, ainda no nono período da faculdade.

Hoje eu quero conversar com você que não está passando por bons momentos durante a sua preparação para as provas da carreira que você tanto almeja.

Constantemente recebo perguntas dos alunos e dos meus mentorandos aqui do GRAN. “Professora, como eu faço para colocar a minha vida em ordem e, a partir daí, começar a estudar para concursos públicos?”. A minha resposta a esses alunos é sempre a mesma: “Prezado aluno, não existe o momento ideal e perfeito para começar a estudar para concurso público. Não espere que a vida fique tranquila ou que os problemas acabem.”

Meus queridos concurseiros, o que eu preciso que vocês compreendam, de uma vez por todas, é que o mundo e a sua vida não vão parar para que você comece a estudar. E mais: quando você começar a estudar, aparecerão inúmeros problemas que, evidentemente, não estavam planejados, e você precisará saber lidar com isso. Mais importante do que buscar ter uma vida sem problemas (o que é impossível), é saber manter a constância nos estudos quando o problema aparecer.

Saibam que a maioria dos aprovados viviam em rotinas imperfeitas, inclusive eu. A maioria dos aprovados trabalhavam, ou faziam faculdade, tinham filhos e tinham diversos problemas nos mais diferentes âmbitos da vida. A vida de ninguém é perfeita. O que de fato nos fez aprovados foi a capacidade de compreender que, quando se tem disciplina e paciência, tudo é possível.

O mais importante que você pode fazer por você é parar de postergar o seu sonho. Comece a estudar hoje! Pare de ficar jogando o dia do começo dos estudos para frente. Fazer isso é ficar fingindo que o problema não existe, é querer fugir da realidade. É até “ansiolítico” quando a gente fala: “Ah, na semana que vem eu começo a estudar direito.” Essa fala nos traz uma paz temporária, mas aí, quando chega o dia de realmente começar a estudar, você posterga o seu sonho mais uma vez, porque coloca a culpa na sua rotina. Perceba que quanto mais você postergar mais você afastará a sua aprovação.

Vejam bem: o processo de estudos não é um processo linear! Existirão dias bons e dias péssimos. Existirão dias que você estudará da melhor forma possível e existirão dias que você simplesmente não conseguirá estudar, e tudo bem. Vocês precisam entender que estudar para concursos é um plano de médio prazo e que não há como esperar que esse plano se dê de forma totalmente linear.

Os alunos sempre têm a curiosidade de nos perguntar quantas horas por dia nós estudávamos para conseguirmos as nossas aprovações. O que eu também sempre respondo é: “Eu estudava todas as horas possíveis que tinha naquele dia! Existiam dias que eu conseguia estudar seis horas, aí aproveitava integralmente as seis horas. Outros dias, eu conseguia apenas estudar por duas horas, aí eu também aproveitava integralmente as duas horas.”

Outro erro muito comum que os alunos cometem é o de querer “dar um tempo” nos estudos. Muitos pedem dois, três meses de descanso. Pessoal, como eu sempre falo, a constância é muito mais importante do que a intensidade. Assim, se você estiver cansado, é muito mais prudente que você diminua a carga horária das suas metas diárias, em vez de simplesmente ficar semanas, meses, sem estudar.

Conclui-se, então, que não existe o momento certo para começar a estudar. O melhor que você pode fazer por você mesmo é começar a estudar hoje, sem postergar! Quando você perceber o poder da disciplina somada com a paciência, você vai ter mais paz no seu processo de estudos até a aprovação. Compreender que a sua aprovação é construída dia após dia te dará mais ânimo para chegar lá.  O seu foco passará a ser no seu processo de estudos, e isso diminuirá a sua ansiedade.

Não espere o momento certo chegar, porque ele nunca chegará. Por isso, sugiro que você “profissionalize” o seu processo de estudo. Afinal de contas, estudar certo revolucionará a sua vida.

Por fim, sugiro que vocês conheçam a nossa equipe de GranXperts para que possamos auxiliá-los com metas específicas de estudo que organizarão todo o seu processo de aprendizado.  

Para qualquer dúvida, encontro-me à disposição. Contem sempre comigo,

 

Mariana Fioravante Romualdo – Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e GranXpert da Carreira de Delegado(a) de Polícia no Gran Cursos Online.

No Instagram: mari.fioravante

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


20 de julho3 min. de leitura