Novo Manual de Redação Oficial da Presidência da República

Avatar


14 de janeiro3 min. de leitura

Governo Temer divulgou o Novo Manual de Redação Oficial. Saiba mais aqui!

Novo Manual de Redação Oficial da Presidência da República

Novo Manual de Redação Oficial da Presidência da República foi publicado!

Ano novo! Vida nova! Manual de Redação Oficial novo! Tudo novo!

No dia 27 de dezembro de 2018, quase no apagar das luzes do Governo Temer, a Presidência da República lançou a nova edição do Manual de Redação Oficial (o que norteia a maioria das provas de concurso público sobre o assunto).

A mudança era necessária há muito tempo, para atualizar e simplificar certos procedimentos. Havia muita discrepância entre o preconizado no antigo Manual e a prática de redação oficial no serviço público. Continua havendo, é verdade, mas muitos ajustes foram feitos, alguns para adequar a redação das exposições de motivos ao Sistema de Geração e Tramitação de Documentos Oficiais (Sidof).

A primeira edição do Manual é de 1991 e surgiu para alinhar os protocolos à moderna administração pública gerencial, diminuindo a ênfase nos procedimentos e a burocracia (no mau sentido do termo) das práticas antigas. A segunda edição foi lançada em 2001 e apresentou poucas mudanças, foi mais uma modernização do leiaute. Agora, a terceira edição trouxe  alterações significativas, sobretudo quanto à redação de correspondências, já que os atos normativos são regidos pela Lei Complementar 95, de 1998.

Destacamos algumas das mudanças.

OBJETO COMO ERA ANTES COMO ESTÁ AGORA
ATRIBUTOS DA REDAÇÃO OFICIAL Impessoalidade, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Clareza e precisão, Objetividade, concisão, coesão e coerência, impessoalidade, formalidade e padronização.
 

 

 PADRÃO OFÍCIO

Era um conjunto de correspondências que apresentavam a mesma forma e diferentes funções. Era formado por memorando, ofício e aviso. Nesta nova edição, ficou abolida aquela distinção e o padrão ofício é um conjunto unitário, pois passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses.
 

 OFÍCIO

Como era espécie, só havia um tipo. O ofício virou gênero, ao qual foram associadas três espécies: circular, conjunto e conjunto circular.
FONTE Times New Roman Calibri ou Carlito
 

VOCATIVO

O uso de “Prezado/Prezada” no vocativo feria o princípio da impessoalidade, sendo, pois, proibido. Quando o destinatário for um particular, no vocativo, pode-se utilizar  utilizar o vocativo “Prezado Senhor” ou “Prezada Senhora”
TELEGRAMA E FAX Eram formas de correspondências oficiais. Não são mais mencionados.

 

O novo Manual também é muito mais preciso na composição de certos procedimentos, com a clara indicação do uso de negrito e formatação da identificação do expediente, por exemplo. Isso é ótimo, sem dúvida, porque uniformiza mais ainda a redação oficial e permite uma cobrança mais objetiva nas questões de prova.

Além disso, incorpora algumas normas do mundo contemporâneo informatizado, como a etiqueta virtual, ao recomendar que, no envio de correio eletrônico, não se deve utilizar texto em caixa alta para destaques de palavras ou trechos da mensagem, pois denota agressividade de parte do emissor da comunicação.

Enfim, novos tempos pedem novos procedimentos, que pedem novas linguagens. A terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República vem ao encontro dessa necessidade de mudança.

Para sermos também adeptos dessa renovação, nós, do Gran Cursos Online, decidimos regravar as matrizes de Redação Oficial, que serão vinculadas a novos e antigos cursos sem edital ou com edital publicado depois de 27 de dezembro de 2018, para os quais valem as novas regras.

Que venha o novo!

Bons estudos!

Tereza Cavalcanti

Tereza CavalcantiProfessora de língua portuguesa desde 1984. Formada pela Universidade de Brasília em 1986 (Letras – Português), com especialização em Literatura Brasileira pela mesma instituição e em Docência para Ensino Superior pelo IESB. Trabalhou em educação regular (ensino médio e superior) e em cursos preparatórios para vestibular durante vinte e cinco anos. Há vinte anos, dedica-se à preparação para concurso público, ministrando aulas de gramática, interpretação de texto, redação oficial e redação discursiva. Aprovada em diversos concursos (Secretaria de Educação, Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Colégio Militar, Correios, IF-DF, Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal Militar), encontrou nas aulas para concurso sua verdadeira vocação e tem-se dedicado exclusivamente a essa área há dez anos.

 

 


CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para este ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga! Mude de vida em 2019!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada/” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


14 de janeiro3 min. de leitura