O esforço que recompensa

Avatar


09 de dezembro1 min. de leitura

Olá, meus caros leitores! Hoje vou escrever sobre um tema que, no meu ponto de vista, é a força motriz de qualquer grande conquista que porventura desejemos alcançar: O Esforço! Se fizermos uma breve pesquisa na internet sobre alguns sinônimos relacionados, vamos encontrar as seguintes definições: 1. empenhar-se, lutar para, diligenciar, envidar, dar ânimo e coragem; 2. animar, alentar, encorajar, entusiasmar, estimular.

Apesar desses sinônimos lembrarem algo positivo, muitas pessoas, no entanto, encaram o esforço como algo ruim, cansativo ou chato – e não raramente é mesmo! Dessa maneira, é preciso tornar nossos esforços atraentes, pois, antes de tudo, é a expectativa de uma futura recompensa que nos motiva a agir. Outro aspecto importante é sobre a necessidade em cercar-se de pessoas que possuem as mesmas características suas. Ou seja, elas devem ser esforçadas e compromissadas com os próprios objetivos.

Todos nós podemos tornar esforços difíceis mais atraentes na medida em que associamos essas perspectivas a uma experiência agradável. Um exemplo é mudar as palavras “tenho que” para “consigo”. “Eu não tenho que acordar às 5h30 da manhã para estudar, eu CONSIGO”. “Eu não tenho que terminar a meta que planejei para esta semana, eu CONSIGO!” Simplesmente alterando uma palavra mentalmente, você muda toda a forma pela qual encara determinados eventos.

Quando você reorienta seus esforços no sentido de destacar suas qualidades e benefícios ao invés de focar os pontos negativos, acaba reprogramando sua mente e torna essas atitudes muito mais atraentes. Voltando ao tema sobre os estudos, em vez de pensar “preciso zerar todo o conteúdo de Constitucional que está faltando hoje”, mentalize “é o momento de terminar esta matéria, pois ela é fundamental para a minha aprovação”.

Essas pequenas orientações de atitudes mentais, obviamente, não são mágicas, mas de alguma forma contribuem para alterar sentimentos negativos que a pessoa costuma a associar a determinado esforço ou situação. Todo esforço é um comportamento que, de alguma maneira, produzirá algum resultado. E geralmente é engrandecedor.

Uma forma de se manter fiel e motivado ao próprio esforço é elaborar metas de desempenho com curto, médio e longo prazos. Anotando, por exemplo, quantos exercícios realizou ou quantas páginas de um livro leu em determinada semana, quantos quilômetros correu em um mês etc. Quando conseguimos identificar que estamos evoluindo a tendência, acabamos nos esforçando cada vez mais.

Para terminar, lembre-se de que a recompensa sempre estará do outro lado do sacrifício e abnegação. O maior prazer de um corredor vem após uma corrida extenuante, difícil. Os nossos esforços revelarão o quanto realmente desejamos alcançar um objetivo.

Avatar


09 de dezembro1 min. de leitura