O filtro e o concurso público!

Avatar


04 de agosto2 min. de leitura

Concurso Público

Concurso público

Por Wellington Antunes, professor de Direito Constitucional do Gran Cursos Online.

Examinai tudo. Retende o bem. (1 Tessalonicenses 5:21)

Hoje vivemos na era da informação. A todo momento somos bombardeados por milhares de informes acerca dos mais variados assuntos.

Nesse contexto, o grande desafio é conseguir selecionar (filtrar) as informações, a fim de que possamos decidir quais devem ser retidas (armazenadas) e quais, deletadas.

Reter apenas o essencial. concurso público

Esse filtro é fundamental, pois nem todas as informações que recebemos nos serão úteis. Na verdade, grande parte deve ser imediatamente descartada para que não contamine nossa saúde mental.

Veja.

Quando uma pessoa se dispõe a realizar algo, principalmente se for um projeto ousado, é necessário, de antemão, preparar-se para essa tarefa ímpar: selecionar as informações que serão recebidas nessa trajetória.

Lembro-me de quando, ainda em 2002, dispus-me a estudar para concursos públicos (um grande projeto).

Naquela ocasião, muitas pessoas, inclusive algumas bem próximas, começaram a lançar sobre mim diversas informações, tais como: “concurso não é para você”. “Concurso é ilusão, só entram as cartas marcadas”. “Concurso é igual mega-sena: sorte – 1 em 1 milhão”, entre outras tantas que nem valem à pena reproduzir.

Confesso que no início tive um pouco de dificuldade para lidar com isso, porém, como eu tinha um objetivo a ser alcançado, comecei a filtrar rigorosamente essas informações.

Adotei o seguinte critério: tudo aquilo que pudesse contribuir para a minha vitória seria armazenado; aquilo que somente ocuparia espaço, seria excluído, imediatamente.

Isso não é fácil – é verdade -, mas é necessário para que não percamos tempo (que é valiosíssimo) nessa trajetória ao encontro da realização de nosso sonho.

Atualmente, o desafio continua: além da presença daqueles que apenas se aproximam para disseminar o caos, ouve-se muito falar de crise, de competição acirrada, de editais “entupidos” de matérias novas, do grau de dificuldade das provas, etc.

Ademais, vale também destacar a grande quantidade de “materiais” que, diariamente, é lançada na internet.

O filtro, nesse último caso, deve ser mais rígido ainda, pois estudar por meio de materiais desatualizados ou daqueles dos quais não seja possível conhecer a fonte do que é ensinado pode ser muito prejudicial.

Seja cuidadoso na escolha. Consulte os resultados. Caso decida pela contratação de uma orientação profissional, na medida do possível, opte por aqueles que tenham tradição na oferta desses serviços.

Enfim, filtre as informações e retenha aquilo que lhe seja bom.

Lembre-se que momentos turbulentos podem se tornar em mananciais de vitórias, se soubermos decidir e reagir adequadamente.

E nesse processo de decisão e reação, todo o bem que retivemos ser-nos-á extremamente útil.

O modo como você reúne, administra e usa a informação determina se vencerá ou perderá. (Bill Gates)

Pense nisso.

______________________________________________

Wellington Antunes é Professor de Direito Constitucional, Licitações, Contratos e Convênios. Servidor Efetivo do MPU. Aprovado para Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados/2014 (aguardando nomeação) Aprovado para Analista de Finanças e Controle da CGU (aguardando nomeação). Graduado em Administração Pública. Pós Graduado em Direito Administrativo no IDP (Especialista). Bacharelando em Direito. Instrutor interno do MPU (atuante na área de Licitações e Contratos, entre outras funções – pregoeiro, elaboração de Editais, Projetos Básicos e Termos de Referência, instrução de processos de dispensa e de inexigibilidade)”

______________________________________________

Gostou do que você leu?

Confira o curso completo com teoria e exercícios do professor Wellington Antunes e fique por dentro de todos os assuntos cobrados na matéria de Direito Constitucional. 

Continue Lendo

 

Avatar


04 de agosto2 min. de leitura