O final de ano e o dilema do concurseiro: descansar ou não descansar?

Avatar


29 de Dezembro de 2022

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Do lado de cá, tudo ótimo.

Eu sou Lorena, Delegada da Polícia Civil da Bahia e GranXpert do Gran Cursos Online. Sou a Delegada mais jovem do Estado da Bahia e passei no primeiro e único concurso de Delegado que prestei, em 2018. Sou baiana e tive a benção de ser aprovada no meu estado.

Chegamos ao final do ano, época de confraternizações, festas, reencontros, e, dessa vez, até copa do mundo teve. Várias oportunidades de fugir da rotina de estudos, e os concurseiros, já cansados e desgastados de um ano inteiro de estudos, perguntam-se o que devem fazer: permanecer firme nos cronogramas ou tirar uma folguinha para recarregar?

A verdade é que não somos robôs, e o nosso corpo sente o peso da rotina de preparação para concursos públicos, psicologicamente e até mesmo fisicamente. Ao longo do ano, abrimos mão de uma série de eventos, sacrificamos momentos especiais ao lado das pessoas que amamos, deixamos de assistir àquele filme que está todo mundo comentando, de ir à praia, a restaurantes, e até mesmo deixamos de passar um tempinho a mais na cama, ainda que o sono esteja grande.

Se você se encontra nesse grupo, que se dedicou verdadeiramente o ano inteiro, deixou de aproveitar vários finais de semana e feriados e seguiu suas metas na maior parte do tempo, saiba que você merece, sim, tirar uns dias para relaxar, a seu critério. Pode ser uma ou duas semanas, o período entre o Natal e o Ano Novo, ou mesmo alguns dias a mais. Faça as coisas que você gosta, mate as saudades das pessoas que não vê com frequência, durma, passeie, divirta-se.

Esse intervalo é necessário para que você recarregue sua bateria e comece 2023 com disposição para seguir na dura batalha dos estudos. Não se sinta culpado por descansar, pois você vem de um longo período de foco, e seu corpo e sua mente com certeza estão fadigados. Pense que esses momentos serão importantes para a sua saúde mental, memórias positivas que te confortarão nos dias difíceis.

No entanto, se você não foi uma pessoa disciplinada ao longo do ano, parou por diversas vezes, interrompeu seu projeto, retomou, e só agora conseguiu emplacar um bom ritmo de estudos, não faz sentido parar apenas porque o fim de ano chegou. Nesse caso, você deve aproveitar que finalmente os seus estudos estão rendendo e entender que não pode estar cansado a ponto de precisar recarregar as energias, pois já parou em outros momentos.

A divisão tradicional do ano, com a ideia de férias e festas em dezembro, não pode te obrigar a parar se não há necessidade nesse momento da sua vida. Lembre-se de que você já parou em períodos que deveria ter continuado e tente compensar esse tempo.

Da mesma forma, não é possível que tirem um período de folga aqueles que se encontram em reta final, com edital aberto e na iminência da realização de prova. Nesses casos, é preciso manter o foco, e o descanso poderá ocorrer após a prova.

Como vimos, não existe uma regra absoluta para o descanso de fim de ano. Como quase tudo no mundo dos concurseiros, deve ser feita a análise de cada realidade. Não se compare nem tente aplicar a lógica da vida dos outros à sua. Analise a sua vida e o seu processo e decida o que é melhor para você nesse momento.

Lembro que, no Réveillon de 2017 para 2018, o que antecedeu a minha aprovação (fui aprovada em 2018), eu decidi viajar, me dei uma semana de folga e recarreguei as baterias. Sempre gostei de natureza e estar no mar, em cachoeiras, com pessoas que amo, foi excelente para mim. Voltei aos estudos no início de janeiro, com toda a disposição. No meio de janeiro, o meu edital saiu. Quando chegou o carnaval, em fevereiro, não havia sentido aproveitar aquele “feriado”, pois eu já havia descansado e me divertido há pouco tempo e, além disso, eu estava em reta final. Assim, passei o carnaval todo em casa, estudando, e, poucos meses depois, veio a minha tão sonhada aprovação.

Faça essa análise da sua realidade, do seu momento e das suas necessidades e seja fiel à decisão que tomar. Se concluir que se esforçou bastante ao longo do ano e merece uma folga, desligue-se dos estudos, aproveite cada dia para fazer as coisas que você gosta, e volte com tudo. Não fique procurando saber se os outros estão estudando ou descansando, ou pensando se vai esquecer tudo que estudou. Apenas aproveite. Contudo, se você perceber que não faz sentido parar nesse momento, seja porque não manteve um ritmo bom ao longo do ano e não se sente desgastado, seja porque está próximo de alguma prova, não se sinta a pessoa mais sofredora da terra e não fique pensando nas pessoas que estão curtindo. Apenas estude. Em todos os casos, valerá a pena.

Para encerrar a nossa conversa por hoje, recomendo que conheçam a nossa equipe de GranXperts, um time extremamente capacitado e qualificado para auxiliar nos seus estudos, oferecendo orientação individualizada e específica para a sua realidade, organizando metas e cronogramas de estudo e fornecendo dicas valiosas para acelerar o seu aprendizado e a sua aprovação.

Estou à disposição para eventuais dúvidas. Contem comigo, e estamos juntos!

 

            Luana Lorena Costa Almeida – Delegada de Polícia Civil do Estado da Bahia e GranXpert do Gran Cursos Online.

            No Instagram: @lorealmeida3

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


29 de Dezembro de 2022