O momento certo: agora!

Avatar


30 de novembro3 min. de leitura

Pensando com meus botões e avaliando o cenário em que vivo, vejo e percebo, como Coach e docente na área de concursos públicos, concluí que não há um momento certo para todos – nem para iniciar e nem para parar de estudar – mas a certeza de que o momento é o AGORA de cada um.

Parece uma conclusão radical? Sim, e é! De que são feitos os momentos…de escolhas. Sendo assim, utilizamos nosso livre arbítrio e, por esse motivo, os momentos são diferentes para cada um …. Somos seres ímpares, inseridos em uma sociedade cheia de diversidades, determinantes e condicionantes.

Quando falamos de “concursos versus momento certo”, precisamos saber do “nosso momento” certo. Como assim? Se é o concurso que desejo, se é o nicho em que quero “habitar” até a minha aposentadoria, se eu estou disposto a abdicar de algumas rotinas e se estou pronto para conhecer disciplinas que não foram contempladas na graduação pelo fato de não serem da minha área de formação.

Atualmente, somos conduzidos por tudo e todos…a mídia, a moda, a direita, a esquerda, família, amigos. Em consequência, não criamos o nosso momento, e sim aquele almejado por todos.

E como mudar isso? Como construir momentos? Como saber o momento certo de construir o seu “momento certo”?

Pesquise, leia, avalie, pergunte: qual o cargo público no qual eu me encaixo? Qual a rotina que eu gostaria de ter? Não faça essa escolha baseada apenas em ambição financeira ou por ser apenas mais uma oportunidade de adentrar na carreira pública.

Após essa reflexão, você poderá tomar decisões com mais clareza. Não esqueça de conversar com as pessoas que são mais próximas e com aquelas que a sua vida impacta.

Utilizar a ferramenta de perdas e ganhos é uma “boa pedida”. Ela é muito utilizada no processo de coaching e ajuda o coachee a ter mais clareza do que se ganha e do que se perde diante daquela situação específica.

FERRAMENTA – PERDAS E GANHOS

Fonte: https://coachingsp.wordpress.com/2011/07/06/modelo-9-analise-de-ganhos-e-perdas/

Então, o momento certo chega? Talvez…, mas não pare de seguir em frente! Comece seus estudos e pondere: eu consigo planejar esse novo caminho sozinho ou preciso de ajuda profissional?

Não é vergonha admitir que temos fraquezas – basta lembrar que ninguém nasceu sabendo. Procure, sim: um mentor, um Coach, um amigo, um curso.

Momentos são recortes do tempo em que achamos algo marcante: uma música, uma pessoa, um livro, uma paisagem, um texto, uma decisão:

Respire fundo, projete, reflita e lembre: o conjunto dos momentos é o que chamamos de VIDA; logo, não pare de construir momentos e, se precisar, peça ajuda!

Mas nunca esqueça: O MOMENTO É AGORA! É O PRESENTE. Não foque no ontem e nem pense tanto no amanhã. Construa seu momento no “momento em que você vive”, dentro da sua realidade, sem se comparar com outras pessoas ou cobrar de si metas/ações que não estão dentro do seu contexto, pois o maior risco é se sentir frustrado.

Só mais uma dica: não espere o cenário estar perfeito, pois ele nunca estará – cada pessoa tem seu próprio cenário perfeito, e ele muda várias vezes no decorrer da vida.

Além disso, nunca esqueça: o seu melhor momento é o SEU AGORA!

Já pensou em estudar orientado por um coach para passar em concurso? Clique aqui e conheça o time de consultores do Gran Cursos Online. Acelere a sua aprovação!

 

Quer passar em concurso em 2019? Confira uma lista elaborada pelo Gran Cursos Online de editais que podem ser publicados no ano que vem!


Natale Souza – Enfermeira, graduada pela UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana – em 1999; pós-graduada em Saúde Coletiva pela UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz – em 2001, em Direito Sanitário pela FIOCRUZ em 2004; e mestre em Saúde Coletiva. Atualmente, é servidora pública da Prefeitura Municipal de Salvador e atua como Educadora/ Pesquisadora pela Fundação Osvaldo Cruz – FIOCRUZ – no Projeto Caminhos do Cuidado. Além disso, é docente em cursos de pós-graduação e preparatórios para concursos há 16 anos, ministrando as disciplinas: Legislação do SUS, Políticas de Saúde, Programas de Saúde Pública e específicas de Enfermagem.


Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/coaching-para-concursos” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


30 de novembro3 min. de leitura