O primeiro passo: Escolha a sua área de concurso

Avatar


21 de maio6 min. de leitura

A primeira decisão a se tomar quando se “entra de cabeça” no sonho de ocupar um cargo público é escolher a sua área de estudos, pois isso vai ser determinante na sua aprovação.

Em alguns casos, isso é mais simples, pois já existe o sonho em ocupar determinado cargo público, como ser Juiz, Delegado, Auditor ou Promotor, por influência da família, ou por vocação, o que facilita na programação para os estudos. Para outros, a decisão inicial é “quero ser servidor público” pelos mais diversos motivos, como estabilidade, status, boa remuneração, entre outros.

Para o seu sucesso na aprovação, é fundamental que se escolha uma área determinada, um núcleo comum de matérias às quais você vai se dedicar a fim de evitar que seu caminho até ser aprovado seja muito longo.

Esse equívoco de não definir previamente a área de estudos ocorre muito; quem estuda para quase tudo não consegue estudar efetivamente para nada – quem “atira” para todos os lados não consegue acertar o alvo.

Realizar concursos de uma mesma área rende bons frutos, pois estes possuem natureza parecida, com disciplinas, provas e exigências semelhantes; por isso é possível seguir o mesmo foco de estudos e, consequentemente, ter mais chance de êxito na tão sonhada aprovação.

Para conseguir alcançar as suas metas, tenha objetivos claros, assim não perderá tempo.

Inicialmente, o ideal é que você siga a sua vocação. A primeira dica é pesquisar sobre as carreiras, conhecer como é a vida das pessoas que as seguem e imaginar-se sentado naquela cadeira. Pergunte-se: “Será que é nesse lugar que quero chegar?”, “É isso que desejo fazer pelo resto da vida?”. Além disso, converse com professores ou colegas já aprovados, pois eles podem passar experiências e recomendações sobre determinado cargo.

De qualquer forma, inicialmente devem-se observar quais os requisitos para ingressar em determinada carreira, como graduação em nível superior, tempo de atividade jurídica, inscrição no conselho respectivo, entre outras qualificações necessárias para os mais diversos cargos. Retire os concursos incompatíveis com o seu currículo (ao menos por um momento), e exclua as áreas e certames incoerentes com seus objetivos.

Outra informação importante é pesquisar os editais de concursos anteriores. O edital é a “lei” de cada concurso e, nesse documento, consegue-se entender as atribuições da carreira e as disciplinas cobradas nas provas, o que permite que você se foque para determinados tipos de concursos.

Obs.: se o concurso desejado necessita de qualquer graduação superior e o candidato ainda não a possui, os cursos de formação em tecnólogo são possíveis de concluir em apenas dois anos, o que abrevia a sua caminhada em busca do sonho do cargo público.

Confira então os outros passos que você deve seguir para escolher a sua área de estudos para concursos:

a) Tempo que está disposto a estudar até a aprovação: se você tem uma meta pré-estabelecida, por exemplo, quer passar num concurso em até dois anos, ou quer passar num cargo “trampolim” ou “escada” em até um ano para, depois, se preparar para outro, nesse caso, é claro que não se deve buscar cargos mais complexos, como Auditor, Procurador, Delegado ou Juiz de Direito.

Se o tempo para a aprovação faz diferença (e isso acontece de acordo com a necessidade de cada um), deve-se focar em cargos menos complexos (talvez até de nível médio) os quais possuam mais frequência de certames, além da maior quantidade de vagas oferecidas.

Outro aspecto a se levar em conta é quanto tempo diário você está disposto a estudar para alcançar o seu objetivo, porque, com uma quantidade de horas elevadas estudando em sua cadeira (e claro, o estudo adequado com bom material e professores gabaritados), em regra, é possível alcançar mais rápido os objetivos. Lembrando que o ideal é, no mínimo, quatro horas diárias de estudo.

b) A afinidade do candidato com as disciplinas cobradas no certame: pesquisando o edital, pode-se observar quais as matérias são mais cobradas para determinado cargo. Por exemplo, para quem gosta mais de Direito Penal e Processo Penal, a carreira de Delegado de Polícia é interessante, ou para quem se agrada com a área de Economia ou de Cálculo, os cargos da área fiscal são indicados.

É importante observar ainda que existem disciplinas mais cobradas nos cargos da esfera federal, e outras, para os âmbitos estadual ou municipal, sempre se levando em conta qual a graduação do candidato e o requisito para ingressar no cargo.

Aqui é preciso fazer um lembrete: se você está estudando para determinado concurso, é necessário separar mais tempo para as disciplinas com as quais você não possui tanta afinidade, ou possui mais dificuldade no aprendizado.

c) Remuneração do cargo ou pretensão financeira: cada tipo de cargo traz uma gama de responsabilidades e complexidades, e são remunerados de acordo com tais requisitos. Mas se o aluno se atentar somente à remuneração, pode acabar frustrado no futuro com o dia a dia de seu trabalho. O ideal é conciliar a sua vocação com uma remuneração razoável, que atenda às suas necessidades.

d) Disposição de mudar de cidade e região: é sabido que, quando aprovado em alguns cargos, necessariamente o nomeado terá de residir em outra localidade. Mais que isso, em busca de oportunidades, candidatos migram para outros estados no intuito de fazer um certame e, nesse momento, aceitam que, caso aprovados, esta será a sua futura morada definitiva (salvo em caso de concursos federais).

No meu caso, por exemplo, eu residia em Santa Catarina, mas tinha o sonho de ser Delegado de Polícia; com a ajuda de minha família, prestei concursos em diversos locais do país. Nessa brincadeira, acabei fazendo quatro academias de polícia e residindo em diversas unidades da federação.

Existe ainda o famoso caso do Policial Federal (ou de outros cargos na esfera federal), o qual sabe que cumprirá um tempo nas fronteiras do país – sendo que, nesse caso, após alguns anos, é possível retornar à sua cidade de origem.

Lembrando que isso é muito pessoal, e cada pessoa deve avaliar se vale a pena mudar de região para atingir seu sonho, ou se deve permanecer no estado de origem persistindo no concurso almejado.

Agora que já existe um norte de como escolher a sua área de estudos, é importante observar os principais campos de estudos para concursos públicos, e escolher o ideal para você.

I) Tribunais: os concursos para Tribunais são muito interessantes por serem abertos frequentemente com um número razoável de vagas. No entanto, existem diversos tribunais Brasil afora, como TJ, TRF, TRT, TRE, STJ. Além disso, alguns concursos cobram disciplinas muito diferentes dos demais, como os Tribunais do Trabalho.

Fique atento a isso; caso queira se preparar para a maioria dos concursos para tribunais, foque no estudo das matérias centrais comuns entre os certames, dedicando-se quando da abertura do edital para as matérias específicas. Lembrando que esses concursos possuem vagas tanto para o nível médio como para o nível superior, o que traz diferenças também nas disciplinas previstas no edital de abertura.

II) Gestão: nessa área estão englobadas as agências reguladoras, criadas para fiscalizar a prestação de serviços públicos praticados pela iniciativa privada, como a ANP (Agência Nacional do Petróleo) ou a ANCINE (Agência Nacional do Cinema).

Alguns Ministérios do Governo Federal também disponibilizam vagas para essa área, como o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG).

III) Fiscal: as oportunidades estão nos âmbitos das três esferas de Administração Pública. As atribuições dos cargos são parecidas, mas o que as diferencia são as peculiaridades de cada tributo de responsabilidade do ente federativo respectivo.

IV) Controle: os concursos mais procurados nessa área são o do TCU (Tribunal de Contas da União) e os dos Tribunais de Contas estaduais e municipais, além do concurso da CGU (Controladoria Geral da União).

Via de regra, os certames dessa área envolvem as matérias de controle externo, de auditoria governamental e de administração financeira e orçamentária.

V) Jurídicos: aqui entram os concursos para Defensor Público, Delegado, Procurador do estado ou município, Juiz, Promotor de Justiça etc. São destinados aos graduados em Direito, e em regra, exigem tempo de atividade jurídica.

São cargos com remunerações expressivas e que demandam uma boa jornada de tempo e dedicação para a aprovação, mas, como se sabe, o concurso público é um projeto de médio/longo prazo.

VI) Área Administrativa: possui vagas tanto para nível médio quanto para nível superior, com possibilidade de oportunidades em órgãos de todos os poderes.

O concurso para a área administrativa tem como objetivo a contratação de profissionais para executar as ações administrativas dentro de um órgão. Por exemplo, existem cargos na Polícia Federal os quais integram a instituição, mas não são de natureza policial, são cargos de apoio exatamente com atividade administrativa.

VII) Carreiras policiais: nessa área, além de inúmeras oportunidades de concursos, geralmente é oferecida uma quantidade expressiva de vagas. Há cargos em diversas instituições, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Civis e Militares dos estados e do DF, Guardas-Municipais, Polícia Legislativa e Polícia Penal.

Em regra, esses concursos exigem a graduação em nível superior, mas cargos como os de Policial Legislativo Federal e de Agente Federal de Execução Penal são de nível médio, o que abre uma gama de possibilidades para o candidato.

Além disso, as disciplinas cobradas são Português, Informática, Raciocínio Lógico, Direito Penal, Processual Penal, Administrativo e Constitucional. Trata-se de um núcleo comum de disciplinas que possibilita ao aluno realizar uma quantidade significativa de concursos com matérias semelhantes, ou seja, é uma excelente área de estudos para se apostar. Mas cuidado: a vocação e a consciência sobre a atividade que se irá prestar devem existir antes da assunção do cargo, evitando frustrações futuras.

VIII) Área Militar: essa área compreende as três Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e possui concursos efetivos (de carreira) e temporários, com todos os níveis de graduação. O interessante na área de concurso militar é que os certames são realizados regularmente.

IX) Área da Saúde: normalmente para cargos de ensino superior em Medicina, em Enfermagem, em Fisioterapia, em Farmácia e em Nutrição, mas existem também os cargos de carreiras técnicas, como Enfermagem, Odontologia, entre outras, com oportunidades nos concursos municipais, estaduais e federais.

X) Educação: essa área é para quem tem vontade de atuar especialmente na área do magistério, com opções em colégios municipais e estaduais, nas instituições federais de ensino, além de universidades públicas.

Concluindo, se você conseguiu identificar uma vocação pré-determinada para algum cargo, ou se, após conversar com colegas e professores e pesquisar editais, identificou uma área de interesse e atende aos requisitos necessários para o cargo, possui afinidade com as disciplinas cobradas no certame, verificou que a remuneração é adequada para as suas pretensões e que a localidade do concurso não é um problema, chegou a hora de dar início aos estudos em busca de sua aprovação.

Assim, siga as dicas elencadas, sempre lembrando que dinheiro é muito importante em nossas vidas, mas trabalhar motivado e com prazer no dia a dia também é fundamental para se buscar a felicidade. A dica principal é: busque o meio termo, o proporcional entre esses dois aspectos, e claro, estude com determinação e foco após saber em qual área irá se dedicar diariamente pelos próximos meses ou anos.

 

Dito tudo isso, BOA SORTE!

 

Avatar


21 de maio6 min. de leitura