O que é dígrafo

Entenda o que é dígrafo e como utilizar nas provas e comece os seus estudos para garantir a sua aprovação.

Avatar


03 de agosto2 min. de leitura

Alguns conteúdos que estudamos nos primeiros anos de escola são simples, porém são bastante cobrados nas provas de concurso público. Por isso, antes de ignorar conteúdos mais básicos da língua portuguesa, lembre-se de checar se eles não costumam cair nas provas do concurso que você deseja realizar.

Uma boa dica é buscar provas anteriores deste concurso para responder. Depois disso, você consegue identificar quais são os temas que mais se repetem.

Preparamos este material para você entender melhor o que é dígrafo, além de tirar suas dúvidas relacionadas a fonemas.

Entenda os fonemas

Na gramática portuguesa existem os fonemas, que são os diversos sons que diferenciam as palavras. Um exemplo prático são as palavras “não” e “pão”. O fonema nos faz diferenciar os seus sons e, consequentemente, o seu sentido.

Dígrafo

Neste contexto, o dígrafo surge como um significado essencial para a compreensão das palavras dentro da língua portuguesa. O dígrafo é quando duas letras acabam emitindo o mesmo som, dando a sensação, durante sua pronúncia, de ser apenas uma.

Exemplos: correr, assar, queijo.

Estes sons das duas letras juntas, que ocorrem quando pronunciamos estas palavras, são os fonemas que discutimos anteriormente.

Os seguintes grupos de letras compõem os dígrafos: lh, nh, ch, rr, ss, qu e gu, sc, sç, xc, xs.

Em alguns casos, apesar da composição de letras se fazer presente, não é possível considerar um dígrafo. Veja: Quadrilha. A palavra “quadrilha” apresenta a composição qu, mas não se enquadra como dígrafo, uma vez que a letra “u” é pronunciada. Sendo assim, não há aqui um fonema, como nas palavras “aguentar” e “quando”.

Confira alguns exemplos de palavras com dígrafos.

  • Alho = lh
  • Chuva = ch
  • Ninho = nh
  • Carro = rr
  • Assistir = ss
  • Águia = gu
  • Aquilo = qu
  • Nascer = sc
  • Descer = sc
  • Cresça = sç
  • Exceção = xc
  • Exsurgir = xs

Além dos dígrafos citados, há também os chamados dígrafos nasais. Os dígrafos nasais são aqueles formados por “m” ou “n” (am, an, em, en, im, in, om, on, um e un). Exemplos de palavras: amputar, anteceder, enfurecer, importar, introvertido, ombro, ondulados, umbigo, junto

Dica importante!

Uma observação necessária a se fazer em relação ao dígrafo é que a letra seguinte a ele não é um fonema, mas, sim, uma letra diacrítica. É ela quem determina que tipo de som deve ser emitido. Além disso, a letra “h” não é um fonema, mas, sim, uma letra que continua a existir na nossa língua apenas por questão de origem.

Não confunda também o dígrafo com o encontro consonantal. Enquanto o dígrafo é o encontro de duas letras que emitem um único som, o encontro consonantal é o encontro de duas consoantes com sons distintos.

E só para lembrar aos que estudaram o tema há muito tempo, uma consoante é um fonema que encontra dificuldade ao passar pelo aparelho fonador. Para conseguir ser pronunciada, ela exige mais esforço de lábios, dentes, palato, língua e outros elementos.

Estude com os profissionais mais qualificados

Estudar dígrafos é algo muito simples, e por isso é comum que os concurseiros ignorem o tema, já que ele dá a sensação de que é “assunto de primeira série”. E, pensando bem, é um tema bem básico mesmo.

Apesar disso, não deixe de lado estes conteúdos mais iniciantes da nossa língua portuguesa, pois eles costumam ser cobrados justamente por este motivo nas provas. As bancas também optam por pregar pegadinhas nos estudantes que prestam provas de concurso, com o objetivo de identificar se o candidato está mesmo preparado.

Portanto, atente-se aos mínimos detalhes, uma vez que nossa língua apresenta uma gramática muito extensa e detalhada.

Com o Gran Cursos Online, você tem acesso a diversos conteúdos exclusivos para sanar todas as suas dúvidas sobre os assuntos da Língua Portuguesa que mais são cobrados nas provas de concurso público. Acesse nosso site para saber mais sobre esses e outros assuntos, como o que é sujeito composto, por exemplo!

Confira também os concursos abertos e os concursos previstos.

Avatar


03 de agosto2 min. de leitura