O que é gestão de pessoas e como aplicá-la no escritório de advocacia

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30 de Novembro de 2017

gestão de pessoasPor: Projeto Exame de Ordem | Cursos Online

Por Ana Paula Rodrigues Alves

“Sempre trate os seus empregados exatamente como você gostaria que eles tratassem os seus melhores clientes.” – Stephen R. Covey

O cenário corporativo tem passado por diversas mudanças e transformações, os avanços tecnológicos auxiliam no meio jurídico tornando as operanções mais eficientes. Por sua vez, a inteligência artificial e sua aplicação dentro do direito é uma realidade constante.

Com tanta tecnologia disponível, por que devo investir em pessoas?

A tecnologia embora necessária no âmbito jurídico, se vale para melhorar a qualidade no trabalho e potencializar os resultados, gerando economia de tempo e dinheiro, mas não substituirá o homem. A verdade é que uma empresa é feita de pessoas para pessoas, por isso, investir no capital humano tornou-se fundamental!

Certamente já deve ter ouvido falar que o seu maior cliente é seu colaborador. Há muita verdade nisso, eis que um colaborador insatisfeito refletirá nos seus clientes externos.

Nesse contexto, a gestão de pessoas tornou-se grande diferencial das empresas, pois são elas que irão garantir o crescimento e desenvolvimento do escritório, sendo o caminho mais curto para o sucesso.

Colaboradores satisfeitos tendem a desempenhar melhor sua função, tornam-se muito mais criativos e comprometidos com os objetivos da empresa.

Mas afinal, o que é gestão de pessoas e como se aplica no escritório de advocacia?

O conceito de gestão de pessoas está relacionado à estratégias que visam administrar os relacionamentos internos, atrair, inspirar, reconhecer e desenvolver o capital humano dentro da empresa, produzindo resultados positivos para todos os envolvidos.

Para que o gerenciamento de pessoas seja feito da melhor forma, é preciso planejamento desde o processo de recrutamento e seleção, definição de funções, treinamento, orientação, integração do colaborador à empresa, avaliação e feedbacks na melhoria do desempenho, dar perspectiva de crescimento, administração de conflitos até o desligamento do colaborador.

O gestor cumpre um importante papel na gestão de pessoas, visto que, como influenciador direto de seus liderados, sua conduta exerce grande efeito sobre os subordinados.

A figura do líder que apenas delega tarefas visando técnica e mecanicismo do profissional caiu em desuso. O desafio atual está em estimular os colaboradores a desenvolver suas tarefas para que atinjam os objetivos propostos pela empresa. Isso equivale dizer que é preciso construir uma cultura corporativa guiada pelos valores da empresa.

Assim, o líder precisa conhecer sua equipe, saber identificar os pontos fortes e frágeis de cada colaborador, respeitando as particularidades de cada um. O desafio do líder está em desenvolver as habilidades de cada um, saber incentivar, estimular e inspirar cada um de seus liderados alinhando todos aos objetivos e metas a serem alcançados dentro da empresa.

Ferramentas como os softwares de gestão auxiliam neste processo, visto que com as informações ali constantes, é possível uma avaliação do desempenho de cada colaborador e análise mais detalhadas, possibilitando feedbacks e ações mais assertivas para cada situação.

Evidente que o uso dos softwares por si só, não pode trazer todos os elementos necessários para avaliar um colaborador. O líder precisa se valer de outros meios em conjunto com as ferramentas de gestão, como observação do relacionamento interno, o engajamento do colaborador as metas propostas, o senso de responsabilidade as competências técnicas e comportamentais entre outros.

O correto gerenciamento de pessoas repercute no desempenho organizacional, trazendo muitos benefícios. O escritório que observa a importância da gestão de pessoas saí na frente. Uma equipe unida e alinhada as metas da empresa, não só traz resultados evidentes como fortalece a imagem da empresa perante os clientes contribuindo assim para o sucesso do escritório.

Fonte: migalhas.com.br

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