O que eu aprendi com minhas reprovações

Avatar


03 de julho3 min. de leitura

O segredo no mundo dos concursos públicos não é tão secreto assim. Ao longo desses anos, aprovando alunos em vários concursos e sendo também aprovado em oito deles, eu entendi que o que ninguém quer fazer é o diferencial.

As pessoas buscam soluções mágicas e rápidas – alguns as chamam de milagres. Eu penso que milagre e graça são bônus que alguns podem receber, e isso não serve apenas para os estudos. A grande questão é que muitos, muitos, muitos concurseiros negligenciam o simples, o básico, o trivial! Muitos querem o método milagroso, rápido e mágico.

Não somos como antigamente, e isso é bom e ruim. Antigamente, nossos ancestrais tinham como base econômica e sustável a agricultura familiar. Usando a agricultura como exemplo, percebemos três principais bases: preparar a terra, irrigar a plantação e fazer a colheita. Essa três etapas não acontecem de forma simultânea, porém é o básico para uma boa plantação.

Trazendo nossa analogia para o mundo dos concursos, vejo hoje muito alunos afoitos, agoniados, ansiosos demais pelo resultado. Muitos desses estudantes tendem a desistir do mundo dos concursos públicos, pois não querem aprender a plantar a sua aprovação. Passar em concursos públicos exige manejo, prática, perseverança, persistência e orientação. Tudo que precisa ser feito para passar nas provas engloba um tripé que chamo de IFM: Intensidade, Frequência e Método.

Na base desse tripé, temos a Intensidade. Viver é oscilar – nossos batimentos cardíacos dizem isso, porém intensidade quer dizer o quanto você quer de fato se entregar para a sua aprovação. Esta precisa ser de fato uma entrega, e não um fingir entregar-se. É de fato colocar na sua cabeça e nas suas ações que você vai precisar dizer “não” para muitos desejos imediatos, que você vai precisar dizer “não” para muitas pessoas, a fim de, no final desse plantio da sua aprovação, você fazer a colheita verdadeira: a sua nomeação. Intensidade é isso, é  ter uma entrega forte nos seus estudos, fazer de verdade, e não fingir que faz.

Na outra ponta de nosso tripé, está a Frequência. Esta quer dizer “fazer sempre”. Faça  chuva ou faça sol. Com Coronavírus, sem Coronavírus. Passando bem ou passando mal. Estude nem que seja um minuto quando estiver muito mal, doente ou algo do tipo. Muito erradamente, há pessoas as quais acreditam que terão dias perfeitos para estudar, em que tudo vai colaborar para um dia incrível de estudos. Ledo engano. Não seja tolo. Dias perfeitos de estudos são a junção da sua intensidade com a sua frequência, é isso que fortalecerá sua jornada. Como o grande filosofo Epicteto dizia: “Nada de grande se cria de repente”. Certa vez, eu assisti a uma entrevista de Michael Phelps na qual ele disse algo que me marcou muito: “Nos meus últimos sete anos, eu treinei todos os dias”. TODOS OS DIAS. Fazendo uma conta rápida, foram 2.555 dias de treino – isso de fato é frequência.

No centro desse tripé, está o Método. Este é fruto de saber como você aprende melhor. Cada pessoa tem suas particularidades, e saber o método de estudo que funciona para você é fundamental. Nesse ponto, vejo muitos concurseiros ficando “malucos”. Eles querem aplicar tudo, todas as técnicas de aprendizagem acelerada, todos os tipos de ciclos de estudos, todas as técnicas de revisão – isso te faz entender quando eu digo “ficando malucos”. Aprenda aquilo que funciona para você, aprenda aquilo que realmente te ajuda. Tenha um mentor, pois esse cara vai explorar o seu melhor te ensinando aquilo que funciona para você. Quando você sabe qual método é mais eficiente para sua particularidade, sua aprovação começa a aparecer pelo parabrisa da sua vida. A frase de Isaac Newton parece clichê, mas é a mais pura verdade: “Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes”. Todos que chegaram longe tiveram mentores.

Não podemos esquecer do foco emocional, que é a cereja do bolo. Ele é apenas  responsável por 70% do seu resultado. Inteligência emocional é o grande combustível. É a grande energia, é o grande eixo da sua aprovação. Daniel Goleman, PhD pela universidade de Havard, a melhor instituição de ensino do mundo, há cerca de 30 anos mudou o mundo com revelações gigantescas. Considerado o pai da inteligência emocional, ele resumiu seus estudos em duas grande frases. A PRIMEIRA: “No mundo atual, não basta ser inteligente, esperto e preparado para competir. É preciso ter calma e empatia e persistir diante das frustrações para conseguir viver bem no amor, ser feliz com a família e vencer no mercado de trabalho”. A SEGUNDA: “O caminho para sair da pobreza é a educação EMOCIONAL”.

Foi isso que eu descobri ao longo do anos: ter intensidade, frequência, método e inteligência emocional será o grande diferencial na sua vida como um todo, principalmente nos concursos públicos. Se você está começando a estudar agora, ou se já tem um tempo que estuda e até agora nada de ser aprovado, busque ajuda. Aprenda a ter intensidade, frequência, método e inteligência emocional.

Para finalizar, acredite em você, mas acredite de verdade, e tenha sempre alguém perto de si que acredite mais em você do que você mesmo. Quando falo em acreditar em si, eu de fato tenho a convicção de que esse é o caminho e a atitude a serem tomados. Tenho uma filha de seis meses e digo para ela, praticamente todos os dias, uma espécie de mantra: “Filha, você é incrível, linda, inteligente, abençoada, rica, próspera, saudável. Filha, você é demais e vai realizar todos os sonhos que você quiser de fato realizar”.

Eu acredito imensamente em tudo que coloquei aqui. Resultados? Tenho vários, e continuarei tendo, pois eu ACREDITO muito no meu potencial e ACREDITO demais no potencial de cada aluno meu .

Faça do seu estudo sua vida e assim você será aprovado. Tenha um mentor, tenha um GranXpert para te ajudar na jornada.

Avatar


03 de julho3 min. de leitura