O que fazer com as questões difíceis?

Avatar


06 de janeiro2 min. de leitura

Olá, pessoal! tudo certo? Espero que sim.

Atualmente, sou Delegada de Polícia Civil no Estado de Minas Gerais e GranXpert da carreira de Delta, aqui no Gran Cursos Online. Fui aprovada nos dois primeiros e únicos concursos que fiz na vida, Delta MG e Delta SP, ambos realizados no mesmo ano em que me formei. Também fiz 70 de 80 pontos possíveis na primeira fase da OAB, ainda no nono período da faculdade, o que mais faz ser uma das maiores pontuadoras do Exame Unificado.

Bom, fato é que já tivemos excelentes provas em 2021 e o ano de 2022 promete ser ainda melhor para os concurseiros, com diversas provas previstas para a carreira de Delegado de Polícia.

Pensando nisso, no texto de hoje, quero conversar com você sobre as questões difíceis que aparecerão nas suas provas.

Vamos partir da seguinte premissa: não sei se já te falaram isso, mas o que vai te aprovar é acertar as questões fáceis e as questões médias da prova. Eu brinco com os meus alunos que eu errava as questões difíceis, batia no peito e falava: “errei mesmo!”. Eu sabia que errar aquela questão mega difícil não iria me reprovar, até porque a maioria esmagadora dos candidatos bem-preparados também iriam errá-la.

E é justamente por isso que eu fico brava quando algum aluno chega até mim e fala: “nossa, reprovei na prova X porque errei aquela questão superdifícil de teoria da imputação objetiva!”. Sabe qual é a resposta que dou a esse aluno? “Não. Você não reprovou porque errou essa questão. Você reprovou porque errou uma questão que cobrou uma súmula vinculante, ou uma súmula nova do STJ, ou uma questão de lei seca de temas batidos, ou uma questão jurisprudência recente”.

Você consegue compreender o que eu quero te dizer com isso? O que te reprova é NÃO FAZER O BÁSICO BEM-FEITO! Mariana, mas o que é o básico? Ora, o básico para uma primeira fase é ter domínio da lei seca, da jurisprudência recente e das súmulas importantes. Não precisa inventar moda. Não precisa acertar aquela questão que nem o examinador sabe explicar direito.

Um outro ponto sobre as questões difíceis diz respeito ao tempo excessivo que diversos candidatos perdem nelas. Prezados, pensem bem: não adianta gabaritar Penal e zerar Constitucional. Alunos que comentem esse tipo de erro precisam partir do ponto zero de estudos para concurso: humildade.

O que eu sempre fazia era resolver a prova duas vezes. Na primeira leitura, eu já respondia todas as questões fáceis e médias e já passava as respostas para o gabarito. Já na segunda leitura, tentava responder as questões difíceis.

Se você ficar preso por diversos minutos em uma questão difícil, sobretudo se isso ocorrer no começo da prova, infelizmente, você terá uma alta probabilidade de reprovar. É por isso que sugiro essas duas leituras da prova.

Por fim, espero que tenham gostado do texto e aguardo o feedback de vocês. Sugiro, também, que vocês conheçam a nossa equipe de GranXperts para que possamos auxiliá-los com metas específicas de estudo, além da possibilidade de organizarmos todo o seu processo de aprendizado.

Para qualquer dúvida, encontro-me à disposição. Contem sempre comigo!

 

 

            Mariana Fioravante Romualdo – Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais e GranXpert da Carreira de Delegado(a) de Polícia no Gran Cursos Online.

            No Instagram: mari.fioravante

Avatar


06 de janeiro2 min. de leitura