Olá, futuros servidores. Ano novo e nada melhor que já iniciarmos o ano com um assunto “novo”.
Em 2021, tivemos o lançamento da nova versão do PMBOK (a versão 7). Este guia traz uma série de alterações com relação à versão passada, e nesse Artigo, vamos falar sobre uma delas.
Primeiramente, importante dizer que a gestão de projetos não muda. O que acontece é que estamos encontrando outros modelos, formas mais eficientes de se gerenciar projetos.
A sétima edição do PMBOK enfatiza a gestão de projetos orientada a mudanças, justamente para estar de acordo com o novo contexto global.
O PMBOK 6 tem um modelo mais prescritivo, onde ele fala das entradas e saídas, por exemplo, escrever um Termo de Abertura de Projetos – TAP, um Plano de Gerenciamento de Projetos – PGP.
E, agora a versão 7 traz que o seguinte: não podemos ter só as prescrições, seguir as “receitas de bolo”, mas precisamos ser mais orientadores.
Isso porque o contexto da gestão de projetos está mudando.
Daí surge uma das principais diferenças entre a versão 6 e a mais atual. O Guia PMBOK 7 traz algumas diferenças com relação à versão 6, e uma delas é que as versões anteriores se baseavam em processos, a sétima muda para uma perspectiva de 12 (doze) Princípios de Gerenciamento de Projetos, que são considerados como a espinha dorsal dos Padrões.
Esses Princípios resumem “o quê” e “o porquê” do gerenciamento de projetos.
Vejamos, agora, quais são esses Princípios:
- Servidão: seja como um servidor diligente, respeitoso e atencioso;
- Colaboração: crie um ambiente colaborativo com seu time;
- Empatia: Engaje efetivamente com os stakeholders para entender seus interesses e necessidades (abordagem colaborativa);
- Foco no Valor: foque em valor (lembrando que “valor” se refere ao benefício. Em outras palavras, não basta entregar no prazo e respeitando escopo e orçamento, é fundamental entregar benefício);
- Pensamento Sistêmico: reconheça, avalie e responda às interações dos sistemas (um projeto não é um sistema isolado, pois sofre influência de ações internas e externas);
- Liderança: motivar, influenciar, treinar e aprender;
- Tailoring (Adaptação): adapte a abordagem de entrega com base no contexto (não existe mais o conceito de “one-size fits all” – um tamanho serve para todos);
- Qualidade: integre a qualidade aos processos e resultados (satisfazer as necessidades do cliente que usará o projeto);
- Complexidade: aborde a complexidade, que é uma parte inerente ao projeto;
- Riscos: responda e gerencie as oportunidades e as ameaças;
- Adaptabilidade e Resiliência: seja adaptável e resiliente;
- Mudanças: disponibilize a mudança para alcançar o estado futuro estável (entenda que as mudanças existem e podem ser benéficas para a entrega de valor).
É isso, Pessoal.
Por hoje, é só.
Bons estudos!
Profª. Samantha Gomes
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