O que o COBIT 2019 trouxe de novo?

Avatar


16 de julho1 min. de leitura

Olá, Pessoal.

Como estão?

O COBIT 2019 foi projetado para orientar as organizações no desenvolvimento de uma estratégia única de governança de TI e gerenciamento de forma personalizada.

Candidato(a), basicamente, essa estratégia única se refere a visão holística, um framework integrado que consiga olhar a organização como um todo e garantir que todas as práticas de governança de TI estejam sobre a área de TI como um todo e não somente nos aspectos técnicos.

O sistema de governança de TI não é composto só por processos, e sim por infraestrutura, cultura, fluxos de informação, habilidades, comportamentos, políticas, procedimentos.

Além disso, o COBIT traz a questão da Compliance. Controle de Riscos e Controles Internos devem ser identificados, avaliados, monitorados, controlados e mitigados de forma contínua.

 

ATENÇÃO:

Objetivos do COBIT 2019 são:

– Estratégia única de governança e gerenciamento de forma personalizada;

– Compliance, Controle de Riscos e Controles Internos.

 

Além disso, o COBIT 2019 incorporou novidades e melhorou o direcionamento das suas ações, considerando as principais tendências do mercado de TI.

Sendo assim, o COBIT 2019 traz as seguintes melhorias em relação às versões anteriores:

  • Reconhecimento do cenário atual no que se refere à transformação digital.
  • Inclusão de Fatores de Desenho e Áreas de Foco para a construção do Sistema de Governança da organização. Flexibilidade e abertura – a definição e o uso de fatores de design permitem que o COBIT seja adaptado para melhor alinhamento com o contexto particular de uma organização. A arquitetura aberta COBIT permite adicionar novas áreas de foco ou modificar as existentes;
  • Implantação mais prática e personalizada, aplicação do framework adaptada a cada tipo de organização, dentro dos seus cenários específicos;
  • Alterações nas métricas utilizadas para medição do resultado dos objetivos de governança e de gestão de TI; e
  • Nível de capacidade x Nível de maturidade. Os conceitos de maturidade e capacidade são introduzidos para melhor alinhamento com o CMMI.

 

É, isso, Pessoal.

Bons estudos e até mais.

Avatar


16 de julho1 min. de leitura